Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Isabela.L 19/02/2024

Reflexivo
Um relato de uma terapeuta, com alguns de seus pacientes, e com seu próprio terapeuta. Nos faz refletir sobre nossas escolhas, nossos medos, e na nossa vida. Fala de vida, morte, relacionamentos, maternidade, doenças. Tudo em uma escrita fluída, que te faz se envolver com cada história e cada personagem.

Joel.Martins 10/04/2022

Complexidade nos define
O que falar de um livro que vai lá nos nossos traumas e nos faz dialogar com eles?
Esse livro é muito importante por nos alerta sobre a necessidade de falar sobre o que nos aflige; a importância de nos conhecer; e de confiar em alguém para compartilhar um pouco da nossa vida.
Gostei bastante ??

Pietro G. Primieri 11/08/2022

Talvez vc deva conversar com alguém
Eu não me sinto bem relendo livros. Sinto q é um desperdício de tempo, pois poderia ler algo novo. Conforme eu ia lendo os capítulos deste livro, eu sentia q será um desperdício se eu NÃO reler ele no futuro. Isso exemplifica bem o qnto eu achei o livro magnífico e o pq de colocá-lo nos favoritos. É uma obra belissíma!

Paola 20/07/2022

Livro muito bom. Divaga assuntos que permeiam a terapia de forma fluida e leve, mas é um livro de estilo pratô, se gosta de sally rooney deve gostar desse

letpitt 06/07/2023

Simplesmente um dos livros mais bonitos que eu já li. Faço terapia há anos e realmente aplaudo de pé o trabalho desses profissionais. Me vi em cada personagem abordado pela Lori, inclusive ela própria. Aprendi coisas novas sobre mim e sobre pessoas próximas. 10/10, uma das melhores leituras do ano ??

oliveiraecv 14/08/2023

Terapia
Sempre tive um pouco de preconceito com esse livro por causa do nome, mas ainda bem que decidir lê-lo. Cada personagem tem uma história e conclusão singular, todas elas me fizeram chorar? a evolução deles me tocaram e muito! poder enxergar a terapia não apenas do lado do paciente, mas do psicólogo sempre foi minha curiosidade e vontade. Principalmente agora onde estou focando na minha saúde mental e curtindo o processo.
Enfim, ao começar o livro tive a sensação que terminaria em uma semana, mas não quis me apressar na história. Simplesmente terminava a sessão de cada um deles e refletia, pensava até em como nos parecíamos ou como lidaria com os problemas deles.
Livro muito bom!

K 23/05/2021

maravilhoso!
apaixonada pela lori e pela forma que ela compartilha seus próprios processos fazendo terapia com o leitor. além de todo desenvolvimento com seus "pacientes". me emocionei com a leitura e sinto que esse livro me fez refletir muitas coisas sobre mim mesma, além de me deixar com mais vontade ainda de fazer terapia, haha.
Barbstract 09/06/2021minha estante
ahhh ??

Nicole 31/12/2023

Uma leitura que vai ficar comigo
Eu demorei bastante tempo para terminar esse livro, nem lembro quando comecei? mas isso pela minha rotina, não pelo livro.
Eu amei!
Faz a gente refletir sobre vários aspectos da vida, nos dá várias lições, mas sem o tom de autoajuda, sabe?
Fiquei com vontade de começar a fazer terapia é mais vontade ainda de ter meus pacientes logo (estou estudando psicologia).
Criei um apego aos personagens, a Rita, a Julie, o John? me preocupei com eles.
Então, recomendo muito!

Rafaela.Garcia 28/11/2021

? Não falar sobre alguma coisa não a torna menos real, torna-se mais assustadora. Sofrimento não se mede. Todo sofrimento é válido para quem vive?.

Ale 24/01/2022

Emocionante
Esse livro oferece uma série de reflexões sobre a vida, sobre pessoas, conexão, vulnerabilidade? Não tenho nem ideia de quantas vezes chorei. É muito bonito ver como há um cuidado na maneira como as vidas ali são descritas, em como a gente se envolve com os clientes da Lori e em como o poder da relação pode ser transformador.

Sofia 08/10/2021

Existe uma saída, desde que estejamos dispostos a vê-la.
Principalmente nesses 2 anos que estamos vivendo, a terapia e a sua importância se tornou um tema recorrente e necessário. Quantas pessoas se viram trancadas com seus próprios medos, ansiosas com o amanhã, com a doença e precisando lidar com o luto de um amor perdido, um familiar perdido, o fim de um emprego. Enfim, cada um tem o seu motivo específico para procurar a terapia.

Nesse livro, a autora Lori vai reunir alguns casos dos seus pacientes e a sua própria experiência com a terapia para nos mostrar o outro lado, o lado de quem está disposto a ouvir e ajudar e também tem os seus próprios medos, anseios e monstros.

Passando por pacientes que estão morrendo aos que tem o desejo de morrer, a terapeuta vai nos mostrar como toda dor é válida, merece ser ouvida e tem a sua importância. Como cada ser humano é único e deve ser respeitado e acolhido na sua individualidade. E como ela, mesmo que psicóloga, enfrenta suas dificuldades e também precisa de acompanhamento.

É um livro que nos ensina um pouco sobre tudo, sobre a vida, sobre a cura, sobre a morte e, na minha visão, principalmente sobre a possibilidade de estarmos abertos à vulnerabilidade. A entender e aceitar a vulnerabilidade de sermos humanos que sentem, acertam e erram. E o quanto de coragem existe dentro dessa vulnerabilidade.

Ela traz também sobre a conexão paciente-terapeuta que é única, única em cada caso, única para cada um dos envolvidos e o quanto cada paciente que passa deixa a sua marca e vice-versa. Um livro sobre a construção que a terapia faz e o quanto essa conexão ajuda. Como é importante falar, buscar ajuda e entender coisas que são tão profundas que sozinho não é possível enxergar.

Acho que é um livro necessário, principalmente nos tempos que vivemos que se mostrou tão necessária essa ajuda psicológica, mas que ao mesmo tempo para tantos é um assunto tabu. Cada um tem o seu motivo para buscar a terapia e toda razão é válida.

Gabi 01/04/2022

A todas as pessoas que precisam conversar com alguém
Ainda estou procurando as palavras pra essa resenha. Ler esse livro foi como fechar os olhos e me afastar da minha própria vida, finalmente vendo a humanidade que há nela. Como uma pessoa que sofre com a depressão, me identifiquei com várias das histórias e vivências dos personagens, especialmente quanto aos anseios e receios pela morte. É incrível como um livro pode alcançar lugares dentro de nós, que nós mesmos sequer ousamos tocar. A mensagem que este livro mais me marcou foi a de que, antes e apesar de qualquer coisa que possa existir em nossas vidas, a nossa humanidade é o que, de fato, tem escrito noss história.
J. Silva 02/04/2022minha estante
??????

Barbstract 27/04/2021

mais um livro que todo mundo deveria ler.
que livro espetacular! me descobri demais lendo esse livro, amadureci junto com a autora e descobri muitas novas facetas da terapia. a terapia é um processo de autoconhecimento que todos deveriam fazer e que processo gostoso! esse livro é bastante envolvente, e sendo um relato real, gosto ainda mais dele. Recomendado demais!