Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Mael 11/05/2021

Um dos melhores livros que já li
Simplesmente perfeito, incrível, espetacular... Incomensurável o quanto pude aprender com esta obra. Vale a pena a (re)leitura.

Evaldo7 30/08/2023

Um livro que vai conversar com a sua alma e coração!
#dll23: favorito de autoria feminina

Terapeuta: Olá, bem-vindo à nossa sessão de hoje. Como você tem se sentido desde a última vez que nos encontramos?

Paciente: Tenho tido altos e baixos, mas acho que estou lidando melhor com algumas coisas. Ainda me pego pensando muito nos meus problemas, sabe?

Terapeuta: É normal ter esses momentos de reflexão. E é exatamente sobre isso que quero conversar hoje. Eu tenho uma recomendação que acredito que poderá ajudá-lo. Você já ouviu falar no livro Talvez você deva conversar com alguém, escrito por Lori Gottlieb?

Paciente: Nunca ouvi falar desse livro. Como ele pode me ajudar?

Terapeuta: Este livro é um relato sincero e emocionalmente envolvente da experiência da terapeuta Lori Gottlieb, que também busca a ajuda de um terapeuta quando enfrenta momentos difíceis em sua própria vida. Ela narra as histórias de seus pacientes e sua própria jornada no processo terapêutico. O que o torna valioso é como ele destaca a importância de buscar ajuda e como a terapia pode ser benéfica, não apenas para lidar com problemas emocionais, mas também para explorar questões mais profundas sobre quem somos.

Paciente: Parece interessante. Mas como isso vai me ajudar?

Terapeuta: Ao ler sobre as experiências de Lori Gottlieb e seus pacientes, você poderá se identificar com algumas das situações e emoções discutidas no livro. Isso pode ajudá-lo a compreender que não está sozinho em suas lutas e que muitas pessoas enfrentam desafios semelhantes. Além disso, a narrativa mostra como o processo terapêutico pode ser transformador, ajudando as pessoas a ganhar perspectiva sobre seus problemas, explorar suas emoções e encontrar maneiras de lidar com as adversidades da vida.

Paciente: Eu sempre tive um pouco de receio de procurar terapia, sabe? Parece que admitir que preciso de ajuda é um sinal de fraqueza.

Terapeuta: Esse é um sentimento comum, mas lembre-se de que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem e autocompaixão. O livro também aborda essa questão. Através das histórias compartilhadas, você pode perceber como admitir que precisamos de apoio é um passo importante para o autodesenvolvimento e a saúde mental.

Paciente: E como é a abordagem da autora em relação à terapia? Ela acha que é eficaz?

Terapeuta: A Lori Gottlieb, tanto como terapeuta quanto como paciente, destaca a eficácia da terapia. Ela mostra como o processo de falar sobre nossos sentimentos, explorar nossos pensamentos e trabalhar com um profissional treinado pode ser uma jornada de crescimento emocional significativa. Através do livro, você também pode aprender sobre diferentes abordagens terapêuticas e como elas podem se adequar às necessidades individuais.

Paciente: Ok, doutor, você me convenceu. Acho que vou dar uma chance a esse livro. Parece que ele pode realmente me ajudar a entender melhor a terapia e como ela pode ser benéfica.

Terapeuta: Fico contente em ouvir isso. Lembre-se de que estamos aqui para trabalhar juntos em sua jornada de crescimento e autodescoberta. O livro pode ser uma ferramenta adicional para esse processo. Não hesite em trazer suas reflexões após lê-lo, para que possamos discutir mais sobre como você se sente em relação à terapia e como podemos aplicar algumas das ideias do livro em nossas sessões.

Essa resenha trata sobre alguns aspectos da obra geral de Lori Gottlieb. Sempre é importante consultar um profissional de saúde mental para obter orientação adequada às suas necessidades individuais.
Busque ajuda, você não está só.

Ana 27/03/2021

Não me prendeu
Achei beeem chato para um livro superestimado pelas críticas. A terapeuta conta a história dos seus pacientes (e a sua como paciente), algumas vezes introduzindo alguns jargões técnicos para determinados comportamentos. São histórias normais da vida como ela é, mais dura para alguns, mais leve para outros. Se resume a isso.
Luana 13/05/2021minha estante
Estou presa nele... mas s conseguir terminar de tão chato que é

Vitu.. 11/04/2023

A mente nos bagunça
Um livro que te prende,demorei um tempo para ler,porém se soubesse que era tão bom,teria digerido totalmente no mesmo mês que iniciei. Um livro com histórias reais e fictícias(como a autora coloca),mas de uma fineza em abordar os temas dos seus pacientes. Uma abordagem cativante e que te emociona na grande maioria da leitura. A autora sendo uma terapeuta,nos mostra como o falar, colocar nossos sentimentos,pensamentos em pauta,e transformar nossas aflições em pontos a serem debatidos,ajuda-nos a refletir e a cada passo, melhorar questões que nos cercam. Um ótimo livro, indico pra apreciar a leitura sem precedentes..
Honorato 11/04/2023minha estante
Sensacional mesmo esse livro.

nico. 30/10/2020

esse livro. ESSE LIVRO !!!!
eu não sei nem por onde começar. pra falar a verdade, só peguei pra ler ele por causa do principal tópico: a psicologia. depois de ver várias avaliações, soube que o livro era realmente bom, mas é completamente diferente quando você mesmo lê. independente das expectativas que você coloca sobre ele, ele vai te surpreender. juro. não esperava acabar chorando no final, muito menos por ter me emocionado com o processo de cada um dos personagens, o da lori e, honestamente, o meu também. sinto que aprendi um monte de coisas com esse livro e que com o decorrer dele evolui junto, guardando cada lição no meu coração.

sei que uma das principais intenções da lori nesse livro é nos fazer sentir menos sozinhos no meio de tantas tempestades emocionais, mostrando que todos temos problemas e nenhum é maior do que o outro, e ela consegue fazer isso muito bem. :-)

só pelo fato de que no livro há uma terapeuta expondo seus sentimentos e sua vulnerabilidade, já mostra o quão humana e realista a leitura vai ser. a vida nem sempre é fácil, mas que se dane, nós vamos conseguir passar por isso. ela nos lembra o tempo todo de que acabamos escutando demais o que nossa cabeça tem a nos dizer, a maior parte julgamentos, mesmo com a consciência de que estamos nos esforçando e que não é a verdade absoluta. pensamos demais no que os outros vão achar da gente, mas quem julga em primeiro lugar somos nós. "você é o seu próprio carcereiro"

é importante ler com calma pra absorver cada uma dessas mensagens. esse é um livro que eu indicaria pra qualquer pessoa, de verdade.

Manu 17/02/2022

não sei o que dizer, só sentir.
essa leitura foi um misto de emoções, uma terapia em forma de livro (literalmente), o jeito que você consegue se identificar com todos os personagens de uma forma é tipo ?
ainda tô absorvendo e por enquanto só sentindo o que não deu pra colocar em palavras (pqp q livro INCRÍVEL!!!!!!)

almeidalewis 31/01/2022

A importância da terapia
Lori a escritora do livro hj terapeuta, no entanto já foi roteirista de séries como Friends e plantão médico ! Cursou medicina, mas terminou se encontrando na psicologia ( e que bom ????? ).

De maneira sensível nos é narrado como funciona a terapia e não apenas na vida dos seus pacientes como também na vida do próprio profissional no livro, claro está bem simplificado, pois 7 ou 12 páginas é uma forma resumida de conhecermos um pouco da história/evolução desse trabalho terapêutico e suas nuances.

O livro funciona como uma ferramenta para podermos ser apresentado ao processo da terapia de maneira menos preconceituosa e de certa forma afastar estigmas e preconceito que acompanharam/acompanham a psicologia/saúde mental.

Através de algumas histórias conheceremos uma superação de luto, processo e caminho de superação de um término, de dor. Tudo isso explicado de maneira muito clara, dinâmica e compreensivel parece até que estamos na sala com Lori Gottlieb... da importância do silêncio na terapia.

Ficamos ansioso para nos encontrarmos novamente com o terapeuta de Lori e acompanhar a sua terapia assim como para sabermos qual foi o desfeixo das histórias dos pacientes que Lori nos apresenta.

Ass: Alexsandro G.almeida
Em 31,01,2022
brendaflleal 05/01/2024minha estante
Estou começando agorinha. ?

almeidalewis 05/01/2024minha estante
Boa leitura ?, Brenda532

brendaflleal 05/01/2024minha estante
Obrigada

Pietro G. Primieri 11/08/2022

Talvez vc deva conversar com alguém
Eu não me sinto bem relendo livros. Sinto q é um desperdício de tempo, pois poderia ler algo novo. Conforme eu ia lendo os capítulos deste livro, eu sentia q será um desperdício se eu NÃO reler ele no futuro. Isso exemplifica bem o qnto eu achei o livro magnífico e o pq de colocá-lo nos favoritos. É uma obra belissíma!

mimiranda 29/03/2021

Todo mundo deveria conversar com alguém
Esse livro me trouxe a certeza dessa afirmação. Não é que todos precisamos em todo o mundo estar conversando com alguém, os momentos que estamos sozinhos são bem reflexivos, mas para isso, precisamos conversar com alguém.

Achei incrível porque a autora mostrou toda a sua vulnerabilidade mostrando que mesmo sendo psicóloga e tendo conhecimento, o ser humano é frágil e, muitas vezes, precisa de ajuda.

O livro só trouxe a contestação do que a terapia faz na vida das pessoas: a ajudam a se encontrar dentro de si e serem melhores pra si e para os outros. Todo mundo deveria conversar com alguém!

Valério 20/08/2023

Desbravando nosso cérebro com contexto
Primeiro, o livro é do tipo que agradará mais às mulheres, pelo estilo das narrativas (especialmente no que diz respeito ao personagem chamado de "O namorado", mas não apenas ele). Mas não tira o valor do aprendizado contido e explicado durante os casos apresentados pela autora.
Impossível não compararmos as situações e histórias do livro com as nossas próprias.
Portanto, vejo como uma boa leitura pelos insights psiquiátricos, mas ao mesmo tempo, quem ler apenas pelos relatos de casos, especialmente se for homem, pode se frustrar um pouco.
No balanço, bem mais positivo que negativo. Um presente para o autoconhecimento.

Lissa 25/01/2024

5/5
Impecável, um dos melhores livros que já li na vida, o primeiro desse ano, me fez tão bem, tem tudo a ver com o que sou e acredito, pessoal e profissionalmente! Todos os apontamentos que algum dia eu já refleti está presente nessas páginas, desde quando era uma estudante/estagiária até hoje, formada, em que posso ter a autonomia total de ser eu no meu próprio consultório, mas sempre embasada pelas condutas éticas e morais. As críticas sobre as pessoas não buscarem a terapia por desejarem soluções rápidas como medicamentos, ou, nem sequer, cogitar esse tipo de tratamento como uma possibilidade de evoluírem. A terapia é para todos, mas ao mesmo tempo, não é, pois é só para os corajosos. Mostra também toda a humanidade de psicólogos, em que, a maior parte da sociedade supõe que sejam robôs perfeitos e sem problemas, que resolvem suas dificuldades internas num piscar de olhos e que não sintam e reajam de formas inadequadas, como ter emoções tidas como negativas como a raiva ou tristeza. A única coisa que nos favorece em nossa formação (ou deveria) é que temos mais conhecimento de como poderíamos tentar enfrentar aquele conflito, até mesmo, fazendo terapia também! Os casos diferentes que ela atende nos ensinam muitas novas perspectivas, fazendo a gente ampliar nossa empatia, a qualidade mais necessária no ser humano e nessa profissão linda, mas que infelizmente, anda escassa. A escrita também é muito convidativa, com referências acessíveis a teorias e a grandes nomes da Psicologia, permitindo uma leitura agradável. Para o que a obra propõe, a minha avaliação merece nota máxima, me agregou demais e vou sempre recomendar essa leitura para quem é da área e quem também não.
Naiane Nany 25/01/2024minha estante
Comprei esse livro e nunca li, pois só via resenhas falando que era chato. agora com a sua, me deu vontade de ler também.

bebel 25/01/2024minha estante
melhor livro que li na vida também!!! surreal e com muito aprendizado. sou apaixonada por esse livro e pretendo reler o mais cedo possível!

Bruna 13/02/2022

Talvez você deva ler esse livro também
Esse livro carrega experiências tão importantes. Apesar de ser denso, a leitura flui e te cativa conforme você passa a se ver ali dentro. Me provocou lágrimas, sorrisos, reflexões, sensações e lembranças. Criou também marcas que levarei a partir dele. O quão forte e bonito é ver -e sentir- a construção de um laço terapêutico em toda a sua complexidade enquanto seres humanos.

clara 04/10/2023

A vida de todos nós
Gostei muito do livro e da pura humanidade de cada página, todos nós precisamos conversar com alguém em algum momento e entender com lidar com nós mesmos. por felicidade? aceitação? propósito? mudança? sei lá. no final, tudo junto

GabsOSilva 10/01/2024

Somente uma pausa.
O título pode parecer estranho, mas eu só estou fazendo uma pausa em relação a essa leitura, porque sei que em algum momento vou voltar para essas páginas e ler tudo novamente. Tentei adiar o final, porque ler esse livro foi como fazer mais uma terapia, só que essa não era com uma pessoa. Senti como se ele estivesse segurando minha mão. Apesar de já estar na minha lista, comprei esse livro por impulso e fico extremamente feliz em dizer que foi uma das melhores escolhas. Termino essa leitura me sentindo leve, mais forte e com mais clareza de quem sou e de quem quero ser, mas principalmente, mais motivada a viver o agora.

Isabela.L 19/02/2024

Reflexivo
Um relato de uma terapeuta, com alguns de seus pacientes, e com seu próprio terapeuta. Nos faz refletir sobre nossas escolhas, nossos medos, e na nossa vida. Fala de vida, morte, relacionamentos, maternidade, doenças. Tudo em uma escrita fluída, que te faz se envolver com cada história e cada personagem.