Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

lumodl 29/03/2024

Ótimo!
Confesso que o título do livro não me passou muita confiança quando o escolhi pra ler, mas é como dizem: não se julga um livro pela capa!

Excelente desenvolvimento da história, excelentes pontos tratados e, principalmente, excelente reflexão! Indico a todos que posso.

alana 28/03/2024

Sessão de terapia quase gratuita
Bom, o livro é um pouco grande, demorei mais do que deveria porque esse tipo de livro não está entre meus favoritos... No entanto, foi uma boa leitura. Algumas vezes pensamos que os terapeutas e psicólogos não precisam desse tipo de cuidado, especialmente por coisas como relacionamentos, mas ver a Lori e o relacionamento dela com o Wendell, me lembrou de eles também são humanos e tão frágeis quanto o resto de nós. E ela faz questão de mostrar isso em diversas passagens do livro nos relacionamentos com os pacientes.

Esse livro é profundo e tocante por abordar questões de vida e morte, sentimentos, relacionamentos, depressão, etc. Em algum momento você acaba se conectando com o livro por se ver naquela determinada situação e sua atenção dobra ao ler. Vemos pessoas morrendo, doentes, e algumas vezes pensamos que nossos problemas são pequenos demais comparados a elas e que devemos ser gratos, mas a verdade é que: nossos problemas pequenos e minúsculos importam tanto quanto aqueles gigantes, e você não deve se comparar com a dor do outro, assim com o outro não deve se comparar a você. Problemas são problemas. Fim. E você deve trata-los com alguma ajuda psicológica.

Cassieli 28/03/2024

Um bom livro para terapeutas
Considero este um bom livro para terapeutas, principalmente para os iniciantes assim como eu que possuem muitas incertezas e inseguranças. A autora trata das próprias inseguranças durante os atendimentos e a própria terapia, e isso me ajudou a desmistificar muitas das minhas inseguranças, a perceber que a maioria do que é necessário para uma boa atuação na psicologia não é ensinado na faculdade e que aquilo que somos influencia sim no nosso atendimento ao paciente, mas isso não precisa ser algo ruim.
Mas apesar de ter considerado ser um bom livro, uma leitura reconfortante e que deixará marcas na minha vida, acredito que para pessoas "leigas" no assunto ele pode se tornar "chato", já que alguns dilemas que ela trás só são vivenciados por quem atua na área.

frndmir 28/03/2024

Um misto de emoções maravilhosas
Esse livro caiu como uma luva na minha vida. Me senti ao mesmo tempo terapeuta e paciente, e foi como se tivesse mais alguns dias de consulta na minha semana. Lori foi tão genuína no seu relato que várias vezes me emocionei como se fosse eu no lugar. Me arrepiei, chorei, fiquei com raiva e tudo isso ao mesmo tempo em que as situações descritas pareciam responder vários questionamentos que permeavam minha cabeça a tempos, simplesmente incrível. Sou suspeita pra falar como amante da terapia há 11 anos, mas definitivamente foi um dos melhores livros que já li.

Lu 27/03/2024

Nu. É um livro que eu indico para todo mundo! Pelo menos todo mundo que tem interesse é curiosidade sobre o processo de psicoterapia. Esse livro não só me modificou profissionalmente, mas como pessoalmente na mesma medida. Ele humaniza a imagem do terapeuta, o que é mágico. Além disso a autora é muitas vezes MUITO engraçada. É um livro para ser apreciado, então, por mais que ele tenha capítulos curtos, é preciso um tempo de elaboração dos conteúdos. Amei todas as histórias e vou guardá-las comigo para sempre. ??

Thais 26/03/2024

Um livro de peso
Como psicóloga, amei a forma como a autora abordou cada paciente e ao longo dos capítulos foi trazendo mais informações sobre a vida e a evolução de cada um, e também compartilhando sua trajetória de vida profissional até o momento em que se tornou terapeuta. Todos os assuntos abordados no livro proporcionam muitas reflexões sobre os caminhos que cada um trilha e na importância de cuidarmos da nossa saúde mental. Recomendo a leitura!

itscarolts 25/03/2024

Precisei de alguns dias pra conseguir assimilar e escrever um pouquinho sobre esse livro. É uma leitura que vale muito a pena e deve ser feita com calma, realmente absorvendo tudo aqui que a Lori nos mostra ali. Como a terapia dela e dos pacientes dela me ajudou. Os personagens e ela pareciam conversar comigo, me tocavam e ensinam a cada algo a cada novo capítulo. Foi um livro que me ajudou muito a amadurecer muitas questões. Vou sentir falta de tê-lo como companhia.

Beatriz3656 25/03/2024

Demorei para embalar, mas quando percebi já estava envolvida com alguns personagens. É uma leitura fácil mas que ao mesmo tempo permite fazer reflexões profundas em nós mesmos.

Beaa_miranda 25/03/2024

Mix de emoções
Tive várias fazes com esse livro. Gostei muito da proposta de compartilhar as sessões e o pensamento da terapeuta com base nisso, principalmente como ensinamento por essa ser minha profissão.
No desenvolvimento da vida da terapeuta minha atenção foi mais desfocada, e alguns trechos inclusive achei entediantes e desnecessários.
O que mais me encantou foi o desenvolvimento dos pacientes durante as sessões, assim como a própria postura da terapeuta que foi se desenvolvendo com o tempo. As reflexões trazidas com as diferentes históricas foram muito tocantes, e me emocionaram muito. No geral valeu a pena a leitura sim.

alyveloso 24/03/2024

Leitura terapêutica
Este livro me alertou acerca de diversos impasses vivenciados por terapeutas e pacientes. Revelou a humanidade por trás de uma classe profissional, que precisa demostrar ser forte e perfeita na maior parte do tempo. Mostrou que nenhum problema é maior do que o outro, e que não se deve hierarquizá-los, pois cada indivíduo o percebe e sente de uma forma.

Ajudou-me  a perceber que cada pessoa tem um determinado tempo para se encontrar na vida, seja emocional ou profissionalmente; que pessoas muito
traumatizadas podem criar uma "casca grossa" para esconderem suas feridas; que não há idade para o amor.

Auxiliou-me também a entender a relevância de aproveitar a vida, pois não se sabe o quanto ela irá durar; que não temos apenas duas opções, sempre pode existir uma terceira alternativa ou um meio termo; a importância do "talvez"; a dizer mais "sim" e não ter medo das oportunidades, pois pode ser melhor chegar perto a não tentar, por que não? Aprendi que a exposição gera
medo, mas também pode gerar bons frutos.

Foram muitos aprendizados ao longo da leitura. Por vezes me esqueci que se tratavam de pessoas reais, com problemas reais.Quando me dava conta disso, apreciava ainda mais os "personagens" e entendia as suas dores e frustrações. A vida real muitas vezes é demasiadamente complicado, não temos um manual, os terapeutas não possuem um manual, e cada pessoa deve descobrir como lidar com os empecilhos de suas respectivas vidas. Cada ação gera uma consequência. Infelizmente ou felizmente, após tomada
uma atitude ou decisão, não podemos voltar atrás e verificar como teria sido, se tivéssimos feito diferente. Esta é a vida!

Giovanna 23/03/2024

Ela conversou com minhas dores como se soubesse minhas tramas
Como iniciante no curso de psicologia, ver a rotina e as frustrações e desafios de uma psicologa atuante me fez ver que eu não poderia escolher outra profissão para desempenhar, eu nasci para ter essa vida.

As tramas são cativantes, você se emociona plo paciente que esperava não desenvolver empatia e vê amor na vids de cada um, sofre com cada um e fica emocionada com o desenvolvimento psicossocial deles.

A protagonista-narradora nos apresenta tantas ideias que agora sou eu que tenho assuntos DEMAIS pra levar pra terapia. E todos os principios da psicologia que ela cita são carregados de uma linguagem popular, atingindo a todos. Faria de tudo para ler denovo como se fosse a primeira vez.

Beatriz 23/03/2024

Um divisor de aguas
Comprei esse livro por indicação da minha própria terapeuta, foi uma leitura ao mesmo tempo gostosa e difícil, gostosa porquê fez com que eu me sentisse profundamente compreendida e conseguisse me ver tanto nos pacientes da Lory quanto na propria Lory, e difícil porquê me fez encarar meus próprios "demônios" e me fez reconhecer padrões destrutivos que tenho repetido com certa frequência, ao terminar de ler tive a sensação de que a forma com que tenho lidado com as minhas próprias questões precisa mudar, de que preciso assumir as rédeas da minha própria vida e me tornar a verdadeira protagonista da minha história, com certeza é um livro que vou levar para a vida e que mudou minha forma de pensar. Recomendo muito!

4brunalopes 23/03/2024

Felicidade é às vezes
Escrito por uma terapeuta em terapia, "Talvez você deva conversar com alguém" traz de uma forma leve a visão dos dois lados da moeda.

Enquanto lida com suas próprias frustrações junto de seu terapeuta, Lori divide conosco a história de quatros de seus pacientes, histórias comoventes e que nos levam a tentar entender o porquê de cada pessoa ser como é.

Livro incrível e talvez a lição mais importante resida no capítulo 56 - felicidade é às vezes - às vezes você vai rir, às vezes vai chorar, vai se machucar e vai levantar de novo, e essa é a beleza da condição humana!

lalaviest 23/03/2024

?????
Sem sombra de dúvidas se tornou um dos meus favs supremo, esse livro me marcou de um jeito surreal e tenho certeza de que nunca mais vai sair da minha cabeça ???

Raquel255 23/03/2024

Ok, eu não vou negar que comecei esse livro cheia de preconceito achando que era um livro de auto ajuda, mas meu deus, que livro bom, que escrita boa e que histórias boas
Não vou negar que diversas vezes eu pausei pq estava um pouco chato, mas depois melhora muitooooo
Eu realmente não sei oq dizer, apenas leiam