A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Gian 09/11/2021

Hitler assim como todos nós foi uma criança normal, gostava de chocolate, de brincar (por mais que tivesse poucos amigos), tinha irmãos e irmãs, não se dava bem com o pai nem com mãe.
Quem diria que essa criança se tornaria o que um dia o mundo conheceu como Adolf Hitler, o tirano, genocida, assassino, sujo, etc...
Uma coisa boa dele (se é que existiu algo de bom pra falar dele) foi a genialidade e liderança dele, um líder nato que infelizmente usou toda essa liderança e genialidade para o mal! Enfim, o gênio do mal!

Mari1820 14/10/2021

Não é novidade para ninguém que uma das mentes mais conturbadas e difíceis de se decifrar, foi a de Adolf Hitler e o início dos anos 1940, em meio à Segunda Guerra Mundial, o psicanalista Walter C. Langer ouviu dezenas de pessoas que conviveram diretamente com Adolf Hitler para traçar um perfil psicológico do líder nazista. Redigido originalmente em 1943, quando Hitler ainda estava vivo, como um documento contratado pelos militares americanos para contribuir com a derrota alemã no conflito, foi posteriormente transformado no livro A Mente de Adolf Hitler.

Hitler acreditava ter sido escolhido para fundar uma nova ordem social para o mundo, ele se achava um escolhido por Deus para ser o novo salvador da Alemanha. A imagem que ele próprio criou de si foi uma forma de compensação para suas próprias inseguranças e culpas, todas as qualidades humanas de amor, piedade e compaixão foram interpretadas como fraquezas e desapareceram na transformação ao longo dos anos na vida do ditador.

Uma grande curiosidade também é que Hitler era um péssimo debatedor e jamais se expunha a uma plateia crítica, ele tinha medo da lógica, partia para cima com argumentos muitas vezes desconexos e não gostava de jornalistas quando eram entrevistas que fugiam do seu controle. E falando em falta de controle, a vida sexual de Hitler além de teoricamente descontrolada e misteriosa também foi pauta do relatório, mas esse detalhe é melhor vocês mesmo lerem no livro.

Foi uma leitura que me surpreendeu, não imaginava que fosse um estudo tão completo e detalhado, baseado em fontes confiáveis da época. Em certas partes a leitura fica um pouco cansativa, muitas vezes pesada (do ponto de vista psicológico, Hitler era um psicopata neurótico atormentado por medos, ansiedades, dúvidas, recriminações, sentimentos de solidão e de culpa), mas é interessante e vale a pena ler até o final. Até hoje o livro é uma obra reveladora que destrincha não só a personalidade de Hitler, mas também todo o espírito daquela época.

oieamare 10/10/2021

A mente de Adolf Hitler - Walter C. Langer
Uma obra que surgiu de um antigo relatório feito a pedido da OSS (antiga CIA) ao psicólogo Walter C. Langer, cujo objetivo era usar a análise para prever as ações na Segunda Guerra Mundial e assim acabar com o eixo e a destruição causada pelas ideias nazistas.

No livro temos uma abordagem psicológica sobre a vida de Adolf Hitler e em como isso culminou na pessoa que ele acabou por se tornar. Sua história é bastante sensível e seus casos são sem dúvida de deixar o queixo cair de surpresa e indignação.

** Não recomendo a leitura para leitores sensíveis, pois o livro aborda muito temas como: agressão, distúrbios metais e sexuais, possíveis estupros, masoquismo e síndrome de Édipo.

A vida de Adolf Hitler não foi fácil. Cresceu em um lar desestabilizado e passou o resto da vida tendo também uma mente desestabilizada. Nada disso justifica suas atrocidades, mas faz pensar sobre a geração em que ele cresceu e o impacto que a sociedade e a educação social tem na vida de um ser humano ainda quando este está formando sua visão de mundo.

Apesar dos temas sensíveis, uma leitura essencial para entender sobre como existe um tipo de doença alojada no âmago da sociedade e em como isso destrói geração pós geração.

gab 08/10/2021

nop
Péssimo, bobo, feio, chato. Que viajem foi essa pelo amor! Dei uma estrela pra não perder meus pontos no skoob apenas.

Larissa.Peri 28/09/2021

Sensacional
Um dos meus livros favoritos.
A escrita é excelente o autor sensacional, ele conseguiu tratar sobre dois assuntos bem complicados de uma maneira simples e prática. Leitura fluida e rápida.
FalaLud 28/09/2021minha estante
Acho que li outro livro então ?
No começo tava gostando, mas depois comecei a achar repetitivo e cansativo.

sofianves 09/09/2021

Ótimo estudo sobre a mente doentia desse ser não tão humano
Livro curto, porém de um conhecimento imensurável apresentado em casa página. É um claro estudo sobre a psique de Adolf que nos releva segredos peculiares e bastante curiosos sobre sua vida pessoal e profissional. Escrito ainda durante a segunda guerra mundial, a obra consegue fazer relações consideráveis sobre o porquê do Führer ter sido daquela maneira, embora eu acredite que jamais teremos um entendimento completo sobre aquela cabeça ignorante que me causa repulsa.
Ademais, vale ressaltar que esse livro é ótimo para quem ainda acredita que Hitler não se suicidou ou que não sabe das suas perversões sexuais e de seu bastante provável homossexualismo.

Leka 14/08/2021

Interessante
O livro traz vários fatos sobre a vida e o crescimento de Hitler até ele se tornar o líder terrível que causou uma das épocas mais macabras na história. É muito interessante entender o que estava por trás de toda essa loucura, e "humanizar" um pouco o monstro para entender COMO ele convenceu a Alemanha a seguir com o holocausto e concordar com as suas ideias. É uma leitura bem interessante para entender o nazismo e todos os acontecimentos da época. Mas a conclusão é que o Hitler era muito louco mesmo, e a Alemanha se hipnotizou ao ponto de seguir suas loucuras. Creio que nunca entenderemos toda a maldade e coisas terríveis que aconteceram na época, mas espero que as pessoas possam entender e ter isso como exemplo para nunca mais deixar acontecer algo assim de novo.

Augusto 27/07/2021

AULA
Absolutamente incrível esse livro - foi escrito ao longo da Segunda Guerra - é um fenômeno de psicologia e até mesmo de marketing.. Pra quem curte esses assuntos e história em si.. manda vê fiote

Nana Bastos 08/07/2021

A Mente de Adolf Hitler
Que lindo extremamente espetacular. Uma leitura bem leve. Com certeza entrou na lista dos meus favoritos!

w.Ever.t.On 06/06/2021

Uma mente insana!
Uma pessoa com graves distúrbios psicológicos que se apresentaram e foram sendo forjados ao longo da vida, comportamentos que, às vezes, beiravam a esquizofrenia. Pessoa com baixo intelecto em várias áreas da vida, e por isso com medo excessivo que estas limitações fossem expostas e fugia, em inúmeros casos, de possíveis confrontos que o deixaria exposto. Infelizmente, pelos fatos que todos sabem, foi dado a este ser que mal tinha capacidade de gerir a própria vida, um poder que foi tão mal usado quanto sua mente doentia pode conceber. É inegável que apesar de seu baixo desempenho em muitas áreas, tinha seu ponto forte, e provável o que o levou onde chegou, sua capacidade de persuasão/oratória que conseguia conduzir grandes massas sob sua liderança, teatral, que tentava ( e conseguia) a todo custo esconder um homem fraco e cheio de mazelas com truculência e bravatas. Lunático o definiria bem, se coubesse em apenas uma palavra a definição de tal ser. No mais é sim um bom livro, com uma bem engendrada pesquisa que se decorreu ainda durante o desenrolar dos fatos históricos.

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até a próxima...

Suh 14/05/2021

Algumas novidades
Não há muito o que falar sobre Hitler que já não sabemos, mas neste livro descobrir algumas características dele que foram interessantes do ponto de vista comportamental.

Paula 20/04/2021

"Talvez os picos coroados de neve dos Alpes que brilham às luz do luar lembrem a Adolf Hitler das alturas cintilantes, porém frias e solitárias, que ele escalou da fama e das conquistas."

Maurício 18/04/2021

Ótima leitura!
Gostei muito da escrita, uma das leituras mais fluidas que tive com livros de contexto histórico.
É de sabedoria de todos o quão monstro esse personagem da nossa historia foi, porém a descoberta por este livro da psique de Hitler e como tudo se encaixa desde a sua infância é aterrador!!