A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

jpserrinha 17/05/2020

...
Análise meticulosa do comportamento de Hitler. Livro interessante pra quem gosta de História e Psicologia.

Shirley.Freitas 21/04/2020

Surpreendente
O livro é um relatório realizado pelo autor, Walter C. Langer, que destaca pontos específicos da mentalidade de Adolf Hitler. Cada detalhe te prende e faz você querer ler mais para entender o motivo que o levou a cometer tantas atrocidades.

Luiz Amaro 31/03/2020

VOCÊ VAI SE SURPREENDER
O histórico e famoso estudo de Walter C. Langer. O relatório secreto que investigou a psique do líder da Alemanha nazista, e facilitou o entendimento de sua personalidade. Quem ele era de fato?

Me surpreendi bastante com essa leitura, estava esperando uma leitura difícil, técnica, tanto no ramo da psicologia quanto no da história. Mas não, a narrativa é fácil, rápida e objetiva, facilitando bastante o entendimento do por que o gênio do mal agiu como agiu.

São relatos surpreendentes que com certeza deixarão o leitor de queixo caído. Hitler não foi só um sádico, psicopata, genocida e um exímio manipulador das massas. Este livro mostrará sua outra face.
Isa / Machi 18/04/2020minha estante
Minha melhor aquisição de 2019, adorei o tipo do livro!

Erica.Michele 28/12/2020minha estante
Entrou pra minha lista!

Juh 18/08/2021minha estante
Na verdade ele foi um Psicopata, genocida e tinha uma psique perturbada, mas o livro tenta mostrar um lado ameno, vitimesco. É como se tentasse explicar as ações dele por sua criação. Eu esperava mais... Mas ainda não terminei, aliás, só comecei, quem sabe consigo algo mais no decorrer do livro.

Jaqueline 24/09/2021minha estante
Não costumo ler esse tipo de livro, me surpreendeu. Achei muito interessante, despertou ainda mais meu interesse por literatura sobre psicologia. Infelizmente não consegui seguir o conselho inicial do livro que não fazer comparações.

Gleide 85 12/03/2020

Análise completa
Quem busca uma análise completa sobre a psique do maior ditador que a humanidade já teve; de forma clara e de fácil entendimento, esse livro é a pedida.

Vinicius.Villela 27/02/2020

A Construção Psicológica Íntima e Geral de um desastre
O quão insana e ignorante uma nação e sua massas se deixa ficar para ser guiado por um homem tão problemático, desequilibrado e frágil? Lição que cada dia fica mais relevante.
Este livro é um prato magnífico de psicologia pura e profunda, escrito de uma maneira de facílima compreensão. Hitler é uma figura extremamente complexa e frágil.
É o ser humano mais improvável de estar na situação que se encontrou, se não fosse a vontade da nação Alemã em se deixar guiar por alguém tão sádico quanto os próprios eram, em seu interior vingativo, fruto do contexto histórico em que estavam submetidos.
Para alguns isso deve soar até ofensivo, mas a o escrutínio das mais profundas e hediondas faces de um ser humano como Hitler quase o fazem uma figura que se pode sentir empatia. Suas falhas e perversões mais profundas são expostas, e ali, se observa um ser humano nu, impotente problemático, como, sinceramente, todos somos, em graus, obviamente, extremamente distintos e não sem suas particularidades. Acho inevitável ver a desconstrução de um ser humano aos seus níveis mais básicos e não fazer o mesmo consigo próprio. Tudo que me aprofunda em meu conhecimento próprio e do mundo em que vivo de maneira profunda é uma leitura essencial.
Wkleber 23/12/2020minha estante
É um documento extraordinário, embora na nossa historiografia esses aspectos psicológicos, fiquem menos proeminentes em relação aos feitos históricos, e esse livro acaba preenchendo certas lacunas que nos dá uma noção das motivações que fez um austríaco natural de Braunau An in ( sua cidade natal na Áustria) a encabeçar um movimento ideológico, arrastando muitos aspectos estritamente pessoal e mal resolvido de sua vida, em fusão com o sentimento nacionalista imperialista do povo alemão , com forte influência da eugenia e o darwinismo social da necessidade de espaço vital para seu plano de supremacia e do extermínio de judeus "responsáveis", segundo os nazistas, da decadência tanto da miscigenação desse povo "nômade e sem pátria" com as duras restrições do tratado de Versalhes, do qual em seus discursos esse tema era o mais exaltado entre as massas. Walter Langer , vai esmiuçar de forma brilhante , mesmo que especulativa esses aspectos da motivação, frustração e amargura de Hitler, também correlacionando obras biográficas de outros autores, consultas da obra mein kampf, relatos de pessoas que conviverem com ele em determinados momentos no seu trabalho de síntese criando argumentos muito sólidos, a ponto de "adivinhar" dois anos antes que ele se suicidaria quando se sentisse acuado e também a revolta de alguns colaboradores que sabotaram e tentaram matar o Fuher por serem mais racionais e menos ideológicos. Eu amei esse livro e sempre leio para contextualizar com outras balizas históricas, como por exemplo, o livro de Hanna arendt , do qual cunhou a frase; BANALIDADE DO MAL, no livro, eichmann em jerusalem. Espetacular...

Camilla Cardoso 27/02/2020

Gostei muito
Eu que sou amante de leituras sobre o Nazismo me pergunto: como eu não havia lido essa obra antes? Sem dúvida uma leitura muito esclarecedora e honesta. O autor apresenta análises e ?fofocas? sobre Hitler de forma original. É muito além da visão de muitas outras obras. A leitura é tão fluída que é muito fácil construir visualmente as histórias que são contadas na obra. O autor sempre esclarece os fatos mais evidentes e os fatos que são menos prováveis, sem, contudo despreza-los. Muito boa leitura. Recomendo

Evandro.Calado 26/02/2020

Chocado
Impressionante alguns fatos que o livros traz, só confirma ainda mais que era um louco.

Mi 20/02/2020

Ficou faltando algo...
No início do livro eu estava bem empolgada (nos primeiros 4 capítulos). O livro discorre sobre como o Füher acredita ser (fato insano e muito curioso), como a Alemanha, seus colabadores e ele mesmo se conhece, porém no quinto capítulo, quando o autor tenta traçar seu perfil psicólogo, ao meu ver, deixa a deseja em muitos aspectos como: fala sobre diversos fatores das de forma muito superficial, em diversos momentos, trás a tona relatos que não são explicados, com a justificativa de que será tratado mais a frente e o assunto não é retomado, faz afirmações e até diagnósticos com base em falas do Füher, o que não pode definir o perfil psicológico de uma pessoa. Há momentos que ele apresenta evidências (relatos de pessoas próximas, estudos de pessoas com personalidade similar, etc), mas há momentos em que as alegações são baseadas apenas em falas do Füher. O IV capítulo era o que eu mais aguardava, talvez por esse motivo a decepção.

No mais, o livro nos apresenta fatos de sua infância, o relacionamento com a mãe, com o pai e o relacionamento de ambos, e como isso pode contribuir para a formação do carácter que todos já conhecemos. Fala sobre sua vida em Viena, possíveis relações com judeus, sexualidade, comportamento diante de autoridades e sobre a forma de discurso para as massas (particularmente, achei este um tema muito interessante no livro). Nos mostra ainda como diversos fatos ocorridos em sua infância e adolescência advindos do relacionamento com os pais refletiram em ações, comportamentos, escolhas e preferências do "menino Hitler".

Minha única crítica seria com relação ao capítulo IV (para mim, o capítulo que mereceria maior atenção e amarraria todos os pontos do livro).

anaraújo 22/09/2019

O psicanalista Walter Langer teve a missão de desvendar a mente de Hitler, em um estudo realizado ainda durante a guerra, que trás incríveis revelações sobre a personalidade de uma das figuras mais desprezíveis da história.
Livro muito bom, mas muito assustador também.
Como as massas se deixam iludir por líderes com discursos banhados de ódio?
Mi 26/01/2020minha estante
Mais atual do que nunca

Deaolive 26/07/2019

Massa de manobra
O livro trata exclusivamente sobre o perfil psicológico do genocida Adolf Hitler.
Quem procura algo sobre relatos da Segunda Guerra este não é o livro certo.
Confesso que fiquei surpresa ao saber que ele praticamente passeava entre duas personalidades, Adolf (sensível) e Fuhrer (colérico).
Era um psicopata beirando a esquizofrenia, como diz no livro, cheio de questões trazidas desde sua tenra infância até o fim de seus dias.

...""parecia ter o poder de ler as massas humanas" durante as manifestações, modulado seu discurso com as as emoções que captava" .... " como um sismógrafo".

Impossível não extrapolar e comparar alguns fatos e falas com alguns políticos da história atual.

Thais de Sá 20/07/2019

Assustador
Como a consonância com um momento de um país é capaz de içar uma mente tão doentia ao poder?

Você vai descobrir, através dessa análise feita por um contemporâneo de Hitler, que ele não se tratava de um "gênio do mal"...
Que não se pode ignorar uma pessoa que pareça medíocre, pois ela pode se encontrar na mesma vibração da massa.

Perceberão que a loucura do Führer se tornou a loucura de um país, ou até mesmo de uma grande parte do continente. Perceberão que não se trata das ações de um único indivíduo, mas que existe um relacionamento recíproco com o povo, e que a loucura de um estimula a do outro, e vice-versa.

"A cadela do fascismo está sempre no cio." ..e é impossível não relacionar tudo que foi lido, com tudo que nos cerca. Lembrem-se: A história é cíclica.

Isabella (ig:@druidaliterária) 10/06/2019

O psicanalista Walter C. Langer construiu um relatório psico-histórico sobre o que seria a mente de um dos maiores assassinos da história, Adolf Hitler.

O relatório foi um "pedido" da OSS (atual CIA) com o intuito de prever possíveis esquemas que Führer estivesse tramando.

Com o estudo acadêmico e mais centenas de depoimentos colhidos, Walter deu início a esse relatório, que seria dividido em partes respectivas que exploram teses do tipo: Como Hitler se conhece, como o povo alemão o conhece e etc.

O livro é bem técnico, como um livro de muitas informações geralmente é. Fiquei cansada em alguns momentos devido o excesso de detalhes da vida de Hitler desde sua infância até o atual momento em que ele se encontrava, que era meados de 1943 pouco antes da guerra acabar. Senti quase como se estivesse lendo uma biografia do que im livro unicamente sobre sua mente.

É necessário uma boa disposição mental, afinal você estará entrando na mente de uma personalidade medonha, e isso obviamente requer um mínimo de sanidade.

Gostei do livro, ele cumpri o que promete. Se eu achei que ia gostar bem mais? Achei. Mas isso pode ter ocorrido por uma série de razões pessoais como por exemplo o fato de eu ter pausado muito a leitura e retomado, acho que isso compromete a imersão no livro.

Dei 3'5 estrelas com um pouco de receio, acho que ele merece mais. Porém é isso.

Rafa 19/05/2019

...
livro perfeito para quem è apaixonado por psicologia e història. Um relato detalhado sobre o perfil psicologico do füher.

Rafaela.Natalia 11/12/2018

"De fato, ele tem uma opinião bastante negativa acerca do intelecto, pois em diversos lugares faz declarações como as seguintes:
- O treinamento das habilidades mentais é de importância secundária.
- Pessoas excessivamente instruídas, cheia de conhecimento e intelecto, mas vazias de quaisquer instintos sólidos.
- Esses canalhas (intelectuais) insolentes, que sempre sabem mais do que os outros.
- O intelecto se tornou autocrático e virou uma doença da vida."
Tirei esse trecho do livro A Mente de Adolf Hitler, porque achei um bom começo para começar a expor minha opinião sobre a obra, já que as opiniões do führer são muito, mas muito contraditórias e de extrema maldade como já é previsto antes mesmo de ler a obra.
Antes de tudo preciso dizer que se você quer saber mais sobre a segunda segue mundial e sobre o holocausto, esse livro não é indicado, uma vez que ele fará uma análise único e exclusivamente do Hitler.
No livro encontramos várias pesquisas e relatórios a cerca de como funcionava a mente dele, como ele era diantes dos seus seguidores, de seus parceiros e diante de si, e aqui vamos ter uma noção enorme da complexidade da mente de uma pessoa extremamente excêntrica.
Não foi surpresa para mim ver como a vida inteira de Hitler é cheia de questões mal resolvidas desde o nascimento até a morte, ele era um ser humano indiscutivelmente diferente e que acreditava fielmente no seu discurso
Todas as referências das pesquisas estão presentes no livro, e achei essa parte especialmente importante.
Várias partes me deixaram surpreendida, já que vimos na obra como ele era muito bipolar, em certos momentos um monstro horrível, em outros sensível, emotivo e muito complexado, inclusive podemos ver as várias coisas que ele abre mão, como por exemplo os prazeres da vida, para apenas servir ao seu país de maneira única e totalmente voltada a evolução da Alemanha.
Por fim, digo que o livro é extremamente técnico e formal, então não espere uma leitura fluída, porém se gosta desses temas e de se aprofundar na mente humana e ao mesmo tempo em contexto histórico esse livro vai ser uma leitura ótima 🙃

site: https://www.instagram.com/diariodeleiturasdarafa/