A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Qualquer semelhança é mera coincidência?
Pensa em um político:

?anticomunista, que sonhava ser o aniquilador do marxismo

?se dizia redentor da família e do lar dos cidadãos

?gostava de citar passagens bíblicas em seus discursos ao mesmo tempo que utilizava xingamentos e palavras de baixo calão

?se identificava com Jesus

?seus comícios tinham um tom religioso

?acreditava que tinha uma missão divina a cumprir

?quando derrotado reagiu como um menino birrento e recusou aceitar a realidade e se adaptar a ela de forma realista.

?Eu estou falando sobre Adolf Hitler.

Este livro é fruto de um relatório psicológico encomendado por uma organização estadunidense. O estudo foi feito quando Hitler ainda era vivo.

Precisamos aprender com o passado, meus amigos. Os desvios de caráter de Hitler a princípio eram vistos como "engraçados". Mas o desfecho desta história foi macabro.

Marcos civilizatórios são os requisitos mais básicos para uma sociedade existir.

Em breve resenha completa no @quemleganhamais

#livro #leitura #quemleganhamais #segundaguerramundial #historia
Raquel 11/02/2023minha estante
Fiz o mesmo comparativo que você.

Eduarda 07/12/2022

A Alemanha criou Hitler ou Hitler criou a Alemanha?
"Não foi só Hitler, o louco, que criou a Alemanha; a loucura alemã também criou Hitler."
O livro traz contextos e visões das ações de Hitler deste a infância até a vida adulta, o que é maravilhoso. No entanto, em determinado momento, há repetições de informações que apenas dificulta a leitura e cansa o leitor.
Como amante de história eu amei compreender um lado nunca citado: a mente do maior nazista que já existiu. As análises de outros autores e até mesmo do "Mein Kampf" enche o livro de detalhes e hipótese para os comportamentos de Adolf. A síndrome de ser o salvador e até mesmo o Messias explicam diversas perguntas e ações semelhante a um quebra cabeça.
É uma leitura bem demorada e cansativa, mas que vale super a pena. Leiam!

booksbystef 04/12/2022

análise bem dirigida, mas muito emotiva...
Adoro psicanálise e acho que a análise aqui foi bem precisa e esplendidamente bem feita, porém, excluiu bastante a perversidade de Hitler. Ao meu ver, tentou colocar Hitler como alguém sofrido e esquizofrênico, mas acredito no contrário. Hitler era de uma frieza inigualável, perverso e cruel. Não acho que alguém descrito como no livro poderia, mesmo com tanta revolta consigo mesmo, projetando seu ódio por si em uma nação, cometer um dos maiores genocídios da história. Enfim, mesmo assim gostei bastante do aprendizado e das curiosidades jamais imaginadas. Valeu a pena.

Laila.Muniz 01/12/2022

"Como adulto, Hitler ainda é aquele menininho [ ? ]."
Li livro físico + tenho. | "Sua mãe se reviraria no túmulo se soubesse o que ele acabou se tornando."

Quando comecei o livro, comecei com muita expectativa, porém a leitura começou a se tornar arrastada e, às vezes, um pouco repetitiva.

O estudo, o relatório, é interessante e tentar visualizar alguns conflitos internos de Hitler faz com que a gente acabe analisando e apontando alguns pontos junto com os autores.

Alguns momentos, é notável um apego grande a suposições e achismos, mas acredito que não há maneiras de fugir disso quando falamos de figuras como Hitler.

Por fim:
"É o primeiro Hitler que chora copiosamente com a morte de seu canário e é o segundo Hitler que grita numa audiência pública: 'Cabeças vão rolar.' [ ? ]."

Fenrir 30/11/2022

O melhor estudo sobre Hitler!
Que leitura estupenda, fácil e descritiva! Aqui você entende melhor a mente desse ser que habitou este mundo e foi um monstro! Vale a pena cada linha de leitura deste livro !

Elyedson 29/11/2022

A Alemenha gerou Hitler e dela ele se alimentava.
O livro possui uma linguagem clara, objetiva e informativa.
Langer, trouxe informações sobre Hitler que fez com que eu ficasse atônito no decorrer da leitura, caso vc leia, também ficará.
Em particular o livro trouxe o que não é falado sobre Hitler, ele era fraco fisicamente, psicologicamente instável, pervertido sexual e, no final do livro, até metafisicamente perturbado.
O que me faz perguntar: Por que os alemães o seguiam esse Ser? Simples, Hitler materializou as ideias que já existiam(recomendo a leitura de O Farmacêutico de Auschwitz e O Tribunal de Nuremberg).
Apesar disso, muitas vezes o autor fala sobre Hitler de uma forma romântizada o que me assustou um pouco no início, mas que é compreensível lendo o início de Main Kamp(Minha luta).
Por fim, cheguei a conclusão que a Alemanha constriu e o fortalecia, fazendo até com que ele mesmo superasse suas dificuldades.
O livro possui vários trechos interessantes, mas não citarei aqui para cativar vocês a lerem kkkkkkkkkkkkk.

Jamile 10/11/2022

No mínimo interessante
Achei o livro bem maçante. O autor descreve a vida de Adolf Hitler sob perspectiva das pessoas que conviveram com ele, sobre perspectiva da biografia de Hitler e acredito que ele tenha procurado outras fontes também. Assim, descrevendo a história de vida de Hitler, o autor faz sua análise psicológica. É interessante.

Nando 30/10/2022

Perturbador
O livro me ensinou muito, entrar um pouquinho na cabeça de uma mente tão perturbando fez a minha mente refletir como sou normal.

Vogel 29/10/2022

Achei repetitivo em vários momentos, esperava mais do que suposições, tudo muito baseado no talvez... enfim achei bem cansativo, algumas partes bem interessantes, mas não foi tido o que eu esperava.

Larysse0 27/10/2022

"O judeu se tornou o símbolo de tudo que Hitler odiava em si mesmo"
Eu definiria esse livro como surpreendente. Apesar de se tratar de uma análise do ponto de vista da Psicologia, o autor é bem objetivo e apresenta os fatos numa linguagem clara e não muito técnica. É interessante saber como a infância de Hitler e sua relação com os pais influenciaram na sua personalidade, e como ele possuía características que ninguém imaginaria que ele tivesse. Além disso, mais curioso ainda é perceber que ele se achava um ser tão superior mas que, no fundo, era um poço de inseguranças na luta contra o que ele odiava em si mesmo. Eu comecei a leitura na curiosidade de saber o que leva uma pessoa a cometer tantas atrocidades num nível tão catastrófico e terminei aceitando o fato de que, provavelmente, nem esse livro, nem ninguém no mundo tem essa resposta porque não há nada tão ruim que se compare ou justifique suas atitudes. Como disse o próprio autor: "Não importa quanto tempo estudemos o material disponível, o fato é que não somos capazes de encontrar uma explicação racional de sua conduta".

Michela Wakami 20/09/2022

Uma mente doentia
Através dessa leitura, descobri muitas coisas sobre o Hitler que eu desconhecia.

Esse livro, contém muitos fatos, que tenta explicar a loucura de Hitler, algumas análises psicológicos.

Mas será que é possível entender o que se passava na mente doentia desse monstro?

Um ser que ficou marcado na história, como o ser, mais cruel que já existiu.

Em qualquer discurso, artigo ou discussão acirrada, a pessoa que comparar um adversário ou seus argumentos com Hitler ou com o nazismo perderá a razão e será considerada a perdedora.

Em uma entrevista, Hitler diz: há pouco espaço num cérebro, ou, por assim dizer, pouco espaço de parede, e, se você mobília-lo com seus slogans, a oposição não terá lugar para pendurar seus quadros, porque o aposento do cérebro já estará abarrotado com sua mobília.
Janaina Edwiges 20/09/2022minha estante
Este livro é bem interessante. Gostei da abordagem detalhada sobre os pais, infância, adolescência e juventude de Hitler, além das descrições de seu comportamento anteriores ao ingresso na política. Desconhecia muitos desses fatos.

Michela Wakami 20/09/2022minha estante
Sim, interessantíssimo.
Eu também desconhecia muitos dos fatos relatados aqui, para quem gosta do tema, é um livro muito bom.

Fabricio268 20/09/2022minha estante
Vejam a grande inteligência do Hitler na frase que ele usou nessa entrevista acima. Até hoje muitos líderes governamentais ou não, grandes marcas empresariais e etc usam essa técnica de convencimento. O cara era um monstro desumano e inescrupuloso, fato. Pena que usou seu poder de sedução e inteligência para o mal. Seu carisma é tanto que até hoje tem seguidores e defensores.

Michela Wakami 20/09/2022minha estante
Bizarro!

Alan kleber 28/09/2022minha estante
Outro livro impactante sobre o nazismo é o "Filho de Nazistas".

Alan kleber 28/09/2022minha estante
É um livro imperdível e assustador.

Michela Wakami 29/09/2022minha estante
Alan, obrigada pela dica.

Anderson.Pissinate 22/08/2022

A mente de Adolf Hitler
Obra que traz a tona um estudo, fruto de profundas investigações, realizado enquanto Hitler ainda estava vivo com o intuito de compreender a mente do gênio do mal e descobrir por que ele agiu da maneira que agiu.

Tamiris.Medeiros 09/07/2022

Incrível!! Recomendo 100%
Que livro sensacional! Tem muito conteúdo e recomendo a todos que queiram entender mais sobre uma das maiores personalidades negativas de todos os tempos.