A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

toria 04/06/2023

Na mente de um perverso
"sua mãe se reviraria no túmulo se soubesse oq ele acabou se tornando" é uma frase que ficou cmg durante toda a leitura, e de longe é a minha favorita.

o começo do livro é bastante promissor e interessante, mas ao decorrer da leitura se torna cansativo o tanto de achismo que tem. tudo se torna alvo de uma grande teoria e suposições doq TALVEZ aconteceu, e faz uma série de eventos partindo de um pressuposto que talvez nem seja real.
tirando fato que eu mais duvidei das coisas doq realmente acreditei, é um otimo livro pra quem gosta de psicologia e principalmente a psicanálise. ele volta bastante em questões do passado do Hitler.
tem um momento que eu questionei esse diagnóstico dado pelos médicos: "psicopata neurótico beirando a esquizofrenia". faz sentido em alguns pontos, mas em outros se encontra em completa contradição.
tem passagens que mostra ele entrou em períodos de depressão, angustia e (culpa) mas isso é exatamente o contrária de um psicopata, então tem certa contradição nesse diagnóstico.
a escrita é interessante, mas tem momentos que ela se rebaixa num nível tão desprezível, e eu não posso usar outra palavra pra descrever que não seja desprezível. em um parágrafo é uma linguagem formal, e depois de desenvolver uma teoria essa mesma linguagem se torna tão baixa que chega da vontade de parar de ler.

enfim, não acho que seja uma leitura desnecessária pq eu achei interessante de ler mesmo com todos esses pontos. é um livro que tenta reconstruir a mente de um ditador sociopata que transferiu suas frustrações no mundo a sua volta, que resultou no caos que conhecemos.

Vanessa.Maciel 21/05/2023

Interessante
O autor faz a análise detalhada de Hitler, desde o seu passado até suas tendências futuras. Do início ao meio é uma leitura bem interessante e faz refletir a respeito de outros líderes ditadores de nações como a Coreia do Norte. Perto do final se torna cansativo e repetitivo, sempre indo e voltando nos pontos já bem abordados. Mas a intenção inicial não era que fosse um livro e sim um relatório secreto de guerra, então pra mim continua sendo muito bom.

toria 24/05/2023minha estante
exatamente!!

Djenifer 01/05/2023

Gosto muito de livros sobre o assunto e de entender quem Hitler foi, e porque ele causou tão mal as pessoas. Esse livro pode me dar uma visão diferente dele em relação a outros livros que li. Achei muito interessante os pontos que foram falados sobre a família dele, e como a infância dele teve tanta importância de ele se tornar o que se tornou.

Olive_Eliza 25/04/2023

É uma visão muito interessante e que nos faz entender quem era a real figura de Hitler. Traz muitos pontos que não existem em outros relatos.

Brenda324 31/03/2023

Explica muito
Esse livro é perfeito para entender o que se passa na mente doente de Hitler. Eu pude adquirir conhecimentos que não se aprende em salas de aulas e que nunca escutei ninguém comentando. Um ótimo livro para se estudar!

Márcia 12/03/2023

Por que Hitler foi tão cruel?
Continuando minha saga para tentar entender como a Alemanha, uma nação com um patrimônio tão rico em teologia, arte e ciência e desenvolvimento científico e tecnológico colapsou aos pés desse homem aí, Adolf Hitler o nazismo.
Este livro, que foi mantido como documento confidencial por quase quatro séculos, é um relatório feito durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto Hitler ainda estava no poder, pelo psicólogo americano Walter C. Langer, que procurou esmiuçar a mente de Hitler, trazendo desde fatos de seus primeiros anos de vida, das conturbadas relações familiares, até suas manias, perversões e comportamentos durante a guerra.
É chocante que, ao final, em suas conclusões, o autor enumera oito motivos como consequência final de seu comportamento. O número oito coloca esse como sendo o desenlace mais plausível: ?Hitler pode se suicidar?. E ACERTOU! Diz o autor: ?É provável que ele tenha um medo exagerado da morte, mas, sendo um psicopata, poderia, sem dúvida, preparar o personagem do super-homem (Übermensch) para o pior e realizar a ação.
Porém, por mais que se tente e pesquise, penso, é incompreensível que a humanidade produza homens como Hitler, mesmo em terra arrasada, como foi o caso da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial.
Agora sigo na saga da biografia de Josef Stalin (800 páginas!). Quem, entre os dois, teria sido o mais sanguinário?

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "A Mente de Adolf Hitler" apresenta uma análise psicológica do líder da Alemanha nazista. Escrito por Walter C. Langer, o livro é baseado em um relatório secreto elaborado pelos serviços de inteligência americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

A obra começa com uma introdução que explica o contexto em que o relatório foi produzido, bem como o objetivo da análise. Em seguida, o autor apresenta uma visão geral da vida de Hitler, incluindo sua infância, sua experiência na Primeira Guerra Mundial e sua ascensão ao poder.

O livro dedica grande parte do seu conteúdo à análise da personalidade de Hitler, que é apresentada como um indivíduo extremamente narcisista, paranóico e obcecado pelo poder. A obra também destaca a influência que a sua infância e as suas experiências na Primeira Guerra Mundial tiveram na sua formação.

Além disso, o autor discute as estratégias de propaganda utilizadas pelo regime nazista para manipular a opinião pública e a forma como Hitler lidava com seus subordinados e adversários políticos. O livro ainda aborda as decisões estratégicas tomadas pelo líder alemão durante a guerra, como a invasão da União Soviética e a declaração de guerra aos Estados Unidos.

Por fim, o autor discute a questão da responsabilidade moral de Hitler pelos crimes cometidos pelo regime nazista, bem como a dificuldade em compreender a complexidade da mente humana.

"A Mente de Adolf Hitler" é um livro interessante e informativo, que oferece uma análise profunda e perspicaz da personalidade e das estratégias políticas do líder nazista. É uma leitura recomendada para aqueles que buscam entender melhor a história da Segunda Guerra Mundial e as causas do regime nazista.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Raquel 11/02/2023

Parte I - Como ele acredita ser.
Hitler se via como alguém superior, melhor que todos, inesquecível, que seria lembrado por séculos após sua morte. Chegou a se comparar com Jesus Cristo, um salvador para a Alemanha.

Parte II -  Como o povo alemão o conhece.
Era um homem sem nenhum atrativo, mestiço, baixo, de ombros estreitos e cabelo escuro. Porém, ao discursar hipnotizada sua plateia, pois de alguma forma, sabia o que o público queria ouvir.
Aos poucos o partido nazista passou a divulgar a imagem de Hitler quase como um semi deus. Um homem superior, que não bebia, não fumava, não comia carne, não fazia sexo, gostava de animais e crianças e era sensível as causas dos outros. Que trabalhava 18 horas por dias, e que não recebia salário.
Em 1937 Hitler virou uma espécie de religião, quando grupo de "cristãos" aprovou que a palavra de Hitler era a lei de Deus.

Parte III - Como seus colaboradores o conhecem.
Primeira parte faz um esboço de como a propaganda nazista o apresentou: um exímio trabalhador, capaz de trabalhar por longos períodos, dormindo pouco, alto poder de concentração e capacidade de solucionar problemas difíceis. Quase um super homem.
Depois aborda 27 técnicas relativo a psicologia de grupo aplicadas por Hitler, que permitiu que ele alcançasse o poder em pouco tempo.
Na sequência descreve como ele era de fato, a partir de relatos de pessoas mais próximas dele. Em resumo era um menino mimado que só fazia o que queria, na hora que queria. Nos seus últimos anos na escola, não foi um bom aluno, não gostava de trabalhar na vida adulta, nunca teve regularidade ou disciplina em seus atos e sempre gostou do ócio.
Já no partido nazista, se esquivava de reuniões importantes, abandonando algumas sem aviso prévio, se atrasava em compromissos importantes, era covarde, por vezes fugiu de situações que considerou desconfortáveis, sem falar em seus ataques de fúria, que mais pareciam birra infantil e as ameaças de se matar caso algo não saísse como ele desejasse. Gostava de passar seu tempo assistindo filmes (alguns de conteúdo duvidoso) e fazendo caminhadas ao ar livre.
Outra mentira era que ele tinha um estilo modesto. Da culinária, passando pela vestimenta e indo aos acessórios tudo era da mais alta qualidade.
Um fato curioso é que algumas das mulheres que se envolveram com ele tentaram ou cometeram suicídio.
Ele ficava semanas no mais puro ócio, adiava até a última hora qualquer decisão, então em um estalo tinha uma ideia, e queria que a qualquer custo fosse executada, ele não queria pessoas que tinham ideias inteligentes, mas pessoas inteligentes que conseguissem executar suas ideias loucas.

Parte IV - Como ele se conhece
Suas origens não tinha muita pureza de sangue. O pai, Alois Hitler, era bastardo, beberão e talvez com origens judaicas.
A mãe Klara Polzlq, era prima em segundo grau do pai, 23 anos mais nova, e antes tinha sido filha de criação dele. Ela teve um sobrinho com deficiência física. Teve pelo menos um filho fora do casamento e provavelmente um com deficiência mental. Então a pureza que Hitler tanto queria, não existiu na família dele.
Teve pelo menos três irmãos que chegaram a vida adulta: Angela (irmã mais velha) e a favorita dele, Alois Jr., com o qual teve um péssimo relacionamento desde a infância e Paula irmã legítima por parte de mãe e pai, 7 anos mais jovem, e que também não teve um bom relacionamento.
Hitler teve três sobrinhos, William filho de Alois Jr, Geli e Leo filhos de Angela. Teve contato, apenas com Geli, que acreditasse que tenha tido um relacionamento amoroso, que terminou com a morte ou suicídio dela.
Após a morte da mãe, viveu de forma medíocre. Quando a situação se tornava mais crítica, pintava um quadro ou cartões postais, e após obter algum dinheiro voltava a se dedicava ao ócio.
Tentou se afiliar ao exército, mas foi rejeitado. Então quando a 1° Guerra iniciou, se alistou de forma voluntária. Passou 4 anos no exército, não recebeu nenhuma promoção, mas de forma misteriosa conquistou uma Cruz de ferro, uma horária, que não foi registrada em nenhum arquivo do exército.
Com o fim da Guerra ele voltou a antiga vida. Mas depois se reaproximou do exército, e ganhou prestígio ao executar alguns discursos.
Nessa parte o autor fala sobre a dupla personalidade de Hitler: o fraco, chorão, medroso, procrastinador e o perverso, tirano, capaz de matar os próprios amigos.

Parte V - Análise e reconstrução psicológica.
Quando Hitler chegou ao poder, o mundo pode vislumbrar quem ele era. A princípio trataram como algo divertido, irreal e que não iria durar. Com o passar do tempo e suas ações tendo êxito, o consideraram louco.
Porém, a pior parte foi quando constatou-se que não bastava eliminar Hitler, pois o país inteiro, também estava consumido pela loucura. "Não foi só Hitler, o louco, que criou a loucura alemã; a loucura alemã também criou Hitler" página140.
A psicologia freudiana diz que os primeiros anos de vida de um indivíduo, são responsáveis pela formação do seu caráter.
Pouco se sabe sobre a infância dele, a não ser o que ele mesmo informou em Mein Kampf, ao tentar mostrar que teve um lar tranquilo, com o pai provendo o sustento e a mãe cuidando do lar e filhos (páginas 145). Mas em outras partes como se não estivesse falando de si mesmo, fala sobre as impressões que são criadas na cabeça de uma criança ao presenciar abusos e violência. Através de outros relatos, sabe-se que o pai era violento e autoritário.
Hitler passou a vida a procura de uma figura masculina para se inspirar. Como não encontrou, achou que ele tinha os pré requisitos para inspirar outras pessoas no papel de "Führer". O povo alemão também estava sedento em encontrar alguém para ocupar esse lugar, e quando Hitler apareceu, eles aceitaram de bom grado.

VI - Seu provável comportamento futuro
Com o enfraquecimento das linhas alemãs, quais seriam as possibilidades para o futuro de Hitler?
Morrer de causas naturais, pedir asilo político em um país neutro, morrer em batalha, ser assassinado, enlouquecer, os militares se revoltarem contra ele, cair nas mãos dos inimigos ou se suicidar?

Hoje sabemos como essa triste história terminou. Com a morte de 6 milhões de judeus inocentes, um covarde tirando a própria vida, alguns culpados sendo condenados e vários outros escapando da condenação.
Precisamos nos lembrar sempre dos horrores da Segunda Guerra, para não se repetir.

Raven 11/02/2023

Aprofundado
O livro é basicamente um estudo aprofundado de como Hitler se vê e como é visto pelo povo alemão e seus colaboradores, bem como os acontecimentos que o levaram a fazer o que fez e como cada uma de suas situações adversas podem ser aplicadas a uma pessoa comum e mesmo assim ele se sobrepôs e se tornou o que conhecemos.

Gustavo 05/02/2023

A IMAGEM DISTORCIDA DE UM HOMEM
Os relatos desse livro foram bem de encontro a imagem sobre Hitler que eu tinha a respeito da imponência e poder que ele passava mediante seus feitos grandiosos e horripilantes dignos de um líder com histórico de plena autoconfiança, segurança no poder decisório, determinação e exemplo de força. Mas descobrir que, na verdade, ele era uma pessoa insegura, preguiçosa, procastinadora e que odiava sua solitude e por muitas vezes de tão nervoso tropeçava nas palavras por não saber o que dizer em seus próprios discursos, muitas vezes travava diante a solução de um problema e passava até dias para resolvê-lo, foi justamente o que surpreendeu de como conseguiu convencer e conduzir uma nação a um caminho tão deplorável e triste na história da humanidade. Daí o ponto de dúvida levantado que mais achei interessante. Teria Hitler convencido e transformado uma nação com seus argumentos e poder de persuasão ou teria uma nação transformado o homem cheio de traumas e conflitos psicológicos no Hitler? Se esse homem não tivesse chegado ao poder, haveria um outro führer? Enfim, não tem como saber. Realmente ele era um cara com sérios transtornos psicológicos, como muitos outros líderes por aí atualmente.

O que não gostei muito foram as várias suposições levantadas com base em achismo, muitas referentes a "supostos" acontecimentos em sua infância que "supostamente" o tenha levado a agir como agiu. Perde um pouco da credibilidade do estudo, mas de resto, gostei muito.

mariksj 31/01/2023

ótimo!
um livro muito bom com informações muito interessantes.
tinha visto esse livro na internet há muito tempo, mas nunca tinha comprado. ganhei de presente e amei.
a segunda guerra sempre me prendeu, gosto muito de estudar sobre. tentar entender a mente de hitler não é uma tarefa fácil, mas extremamente curiosa e incitante. fiquei surpresa com muitas informações e elas me renderam um tempo considerável de reflexão. o livro conta a história detalhada de hitler desde sua infância e analisa, por meio da psicologia, seus comportamentos perturbados. além de tentar explicar, com a coerência plausível que se tenta ter ao estudar a mente de alguém, o motivo de suas decisões desastrosas antes e durante a segunda guerra.
recomendo.

Otsumari 23/01/2023

Uma leitura interessante, cheia de reflexões e ensinamentos
Quando peguei esse livro pensei que não ia gostar muito pois não costumo ler tanto sobre psicologia e psicanálise. Porém me surpreendi ao longo da leitura.
Não é como uma estória de fantasia que você fica preso em devorar rápido, por isso li em uns 5 meses. Mas tudo deste livro é muito interessante, toda a análise do passado de Hitler e como tudo, absolutamente tudo o levou a ser quem ele se tornou, seu relacionamento com os pais, com os irmãos, com a morte, com os fatos que ocorreram durante sua carreira militar. É espetacular como a análise foi construída e as conclusões que foram tiradas no final do livro.
Aprendi muito com esse livro e gostei muito de como ele se encerra, trazendo as possibilidades do final da guerra e o que cada uma influenciaria na visão futura de Hitler para o povo alemão.

cecil :) 17/01/2023

foi muito interessante esse livro, estava com medo de começar por parecer ser uma leitura complicada com muitos termos difíceis, mas na realidade a escrita é bem fácil se ser entendida.

eu gostei muito mais do início do do que da parte em que ele faz as análises em si, porque senti muito achismo em tudo que o autor falava, mas entendo que com poucas informações não tinha muito o que fazer, além de que muita coisa fazia sentido sim.