Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Dani 06/09/2015

Hoje eu sou Alice
Este foi um livro que eu tinha no meu Kindle há bastante tempo, o qual eu não sabia nada sobre. Pesquisei no Skoob e tinha descoberto, após apenar dar uma olhada rápida na sinopse, que se tratava de, no caso, Alice, uma mulher com múltiplas personalidades. Como me interesso muito por tudo que envolve psicologia, decidi começar a leitura em uma tarde qualquer. Eu realmente não sabia que se tratava de uma história real, ou eu não teria lido por enquanto, pois acabava de terminar Sonhe Mais, um livro real e, de certa forma, forte. Quando comecei a ler Hoje Sou Alice e percebi que se tratava de uma biografia, pensei em abandonar, pois não estava mesmo no momento. Mas não consegui, simplesmente. Eu precisei continuar.
Este livro é o relato de Alice Jamieson sobre sua vida tão conturbada. Desde criancinha ela percebia que sua família possuía muitos problemas. A começar por seus pais, que estavam sempre discutindo e seu irmão que parecia não ligar muito para ela. Ela também conta que, desde pequena, o relacionamento com seu pai era, no mínimo, estranho. Muito estranho. A única coisa que deixava-na bem era seu avô, que foi o protagonista de todas suas lembranças felizes.
Ela se sentia deslocada na escola, tinha uma visão confusa e repugnante sobre seu próprio corpo, e acabou desenvolvendo anorexia e alcoolismo, além de se relacionar mal com as pessoas. Ninguém parecia perceber que havia algo realmente errado com Alice, mas ela definhava cada vez mais. Tudo parecia errado e ela sempre tinha pesadelos que mais pareciam lembranças turvas com um homem que vinha todas as noites "visita-la" em seu quarto.
Enquanto tenta levar a vida da melhor forma que pode, fazendo coisas que a distraem, como correr e viajar, Alice acaba percebendo que tem muitos mais problemas que imagina. Ela, com frequência, escuta vozes dentro de sua cabeça. Vozes distintas e que têm outros sexos, vozes que a mandam fazer coisas ou simplesmente dizem que ela é um fracasso. Alice Jamieson desenvolve mais de uma personalidade e, quanto alguma delas "assume", ela perde totalmente a noção do que se passa ao redor, voltando a si muito tempo depois.
Incapaz de buscar ajuda e com vergonha de si mesma, ela se concentra nos estudos e tenta desvendar os fragmentos de sua memória e infância, onde tudo começou.
Este é um livro que, por mais que eu escreva, não conseguirei passar tudo que senti e ainda sinto pela leitura. É muito forte mesmo, pois lidamos com assuntos pesados como abuso sexual na infância, negligência, transtornos psicológicos, anorexia, alcoolismo, drogas...A leitura é densa e lenta - não lenta de uma forma chata ou enjoativa, mas algo agonizante. Você começa com as lembranças embaçadas de uma garotinha que já percebe que há algo errado em casa para conhecer uma mulher cheia de problemas e angustias.
Nos leva a refletir muito sobre o quanto há crueldade dentro de algumas casa e como isso afeta demais a vida e o futuro da uma pessoa. Por causa de desejos nojentos de pessoas doentes, uma pessoa tem toda sua vida acabada, não consegue estudar, trabalhar, não consegue viver. É revoltante e muito, muito triste.
Foi interessante, no entanto, entender como funcionam as personalidades. Sempre que pensava em alguém com dupla personalidade, me vinha à cabeça aqueles filmes ou séries onde as pessoas cometiam crimes sem saber, e coisas do tipo. Aqui Alice tem consciência de suas personalidades, mas somente depois de ir à muitas terapias e consultas psiquiátricas. Mostra também que ela ouvia as vozes e, de alguma forma, sabia quem era quem em sua cabeça, pois cada um tinha uma identidade própria. Não era só outra garota, como eu pensava que seria uma vez que ela é uma mulher, mas há também homens, adolescentes e crianças em sua cabeça. Estas personalidades foram uma forma que seu subconsciente encontrou para fugir do que lhe faz mal. Mas as personalidades também contribuíam para sua vida ser um caos, pois a machucavam, cortavam-na, tentavam destruí-la.
Alice conta como foi toda sua busca por algo que a fizesse melhor, incluindo internações em hospitais, manicômios, o vício em drogas e álcool e as tentativas frustradas de se relacionar com alguém, até mesmo com amigos. Para ela, todas as pessoas queriam seu mal e ela não conseguia confiar nem gostar de ninguém. Conta também como tentou confrontar seu pai quando mais velha, tentando seguir em frente.
Como é uma autobiografia, o final não é bem um final. Alice conta como encontrou apoio em um amigo que conhece, mas nunca conseguiria se curar totalmente. Mostra o quanto é importante ter alguém ao seu lado que acredite em você e que te ajude, e que você não deve desistir de você mesmo.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/04/resenha-hoje-eu-sou-alice.html

Gabriela Oliveira 08/01/2017minha estante
??

julianemc 06/12/2014

Desesperador.
Consegui sofrer com a autora em cada crise de identidade. Interesse acompanhar a evolução da historia, entendo a dinâmica e o sofrimento dela.

San... 24/07/2014

Este livro é, literalmente, um caminho espinhoso a se percorrer. Quando minha leitura terminou, e, diga-se a bem da verdade, não se tratou, em absoluto, de uma leitura prazerosa, eu não pude acreditar no quão cegas as pessoas as vezes podem ser... Uma criança ser sistematicamente abusada, em sua própria casa, sem ninguém perceber, sem nenhuma desconfiança??? E, tendo problemas físicos como cistite, fissura anal, nenhum médico questionar isso??? A vida de Alice é algo surreal, aterrador... O passado que ela encerra é medonho, pesado, bizarro. E o que senti foi algo que está muito além da lamentação, da indignação, da piedade... Suas asas foram cortadas, mas, de alguma forma pavorosa, ela ainda alça voo... Um voo errante, cego e que deixa a alma da gente apertada, agoniada, dividida entre a prostração da descrença e a fé titubeante de que as atrocidades que arrebentaram sua alma podem ser esquecidas, que seu voo alquebrado poderá ser normal um dia... Uma leitura que machuca, um relato que não é para todos...

Nina 14/04/2014

Uma autobiografia SURPREENDENTE! "Hoje eu sou Alice" nos leva a uma viagem vertiginosa ao mundo da autora que, ao contrário do País das Maravilhas, nos apresenta uma realidade fragmentada e trágica. O relato reflete uma vida caleidoscópica formada por fragmentos dolorosos,cruéis, monstruosos e, muitas vezes, inacreditáveis.
Livro forte e intenso! É uma leitura bem perturbadora, mas ainda assim recomendo.

Lívia 23/03/2014

Angustiante!
A autobiografia de Alice Jamieson conta sobre o abuso horrendo que sofreu do pai dos seis meses aos dezesseis anos de idade. Como consequência, ela passou a abrigar dentro de si personalidades diferentes e, dessa forma, evitava vivenciar os abusos ou se lembrar do que acontecera, foi diagnosticada com transtorno de personalidades múltiplas (TPM). Além disso, Alice também sofreu de anorexia, vício em drogas e álcool e grande dificuldade de se aproximar afetivamente de alguém.
É admirável a coragem da autora de contar sua história de forma tão honesta para que sejamos alertados sobre os sinais que uma criança nessa situação apresenta, sobre a dificuldade diária vivida por um adulto que passou por esse inferno e as suas enormes necessidades de compreensão. Sua tragetória angustiante merece ser lida, é impossível não ter o coração partido e se impressionar com tamanha força de vontade!

site: http://sabedoriaemprocesso.blogspot.com.br/2014/03/opiniao-sobre-hoje-eu-sou-alice-de.html

Stefanie Oliveira 16/02/2014

Tristemente emocionante.
Sempre tive certo interesse por livros baseados em temas voltados para psicologia ou psiquiatria. Tanto, que quando ainda estava graduando em Letras… Sempre me pegava invadindo as aulas das turmas de Psicologia. Por quê? Um segredinho que compartilho com vocês agora…
Eles sempre têm ótimos livros a indicar.
Nove personalidades desenvolvidas por uma única pessoa. Não só isso! Essa mesma pessoa conhece bem o significado daquela frase que diz que nosso maior inimigo… É aquele que vemos através do espelho. Isso. Você mesmo. “Hoje eu sou Alice” é aquele livro que entra pra minha lista nomeada: “Queria muito que fosse apenas ficção”. Pois bem, não é.
Infelizmente.

“Hoje eu sou Alice” conta a história da tentativa de superação da protagonista. Alice sofreu abuso sexual de seu próprio pai por um longo, longo tempo… O que acabou por fazê-la desenvolver uma série de personalidades distintas que surgem em momentos diversos, quase até que “estratégicos”, se posso assim dizer. Sim, como auto defesa. Como se ela pudesse fugir daquele momento do abuso, fingindo ser outra pessoa.
No decorrer das páginas, encontramos Alice tentando lutar contra o transtorno de múltipla personalidade, anorexia, álcool e um pai - se é que ele merece receber esse nome - totalmente cruel e desumano. Entregue às personalidades, a personagem passa por uma série de acontecimentos e revelações difíceis, os quais ela, infelizmente, buscou enfrentar sozinha, pela maior parte de sua vida.
O livro se mostra tristemente emocionante. Mais, a cada nova página. Só teve uma única coisa que não gostei quanto a ele. Porém, por tratar-se de pura opinião pessoal - quanto a uma atitude da protagonista - devido meu jeito de enxergar a vida, prefiro não citar. Quanto ao restante… É uma excelente leitura, que indico para pessoas que gostam de livros baseados em fatos reais, e que não se abalam facilmente com descrições realísticas e estritamente detalhadas de abusos físicos e verbais. Não é um conto de fadas. Você não vai encontrar flores. Vai se deparar com uma vida real que, infelizmente, muitas pessoas sofrem durante anos e anos. Às vezes, até durante toda uma vida. Portanto, se acha que é forte o bastante… Vá em frente, porque eu tenho certeza que você não vai se arrepender.

site: http://mundosimpressos.blogspot.com.br

Mindy Quinzel 03/01/2014

Mindy
Autobiografia extremamente angustiante. Apesar de admirar e respeitar a coragem da escritora em revelar detalhes tao dolorosos de sua infancia e vida, muito provavelmente jamais voltarei a le-lo. É um bom livro para quem tem curiosidade em saber como funciona e as causas do transtorno de multiplas personalidades, mas tem de ter muito estomago para suportar as coisas terriveis que ela descreve.

Calma Sem Pressa 06/12/2013

Hoje eu sou Alice é sem dúvida um título que caí como uma luva
Hoje eu sou Alice é uma obra tocante, fiquei muito mexida, triste e chocada com as coisas que a personagem passa com o desenrolar da trama.
Alice inicia a história nos contando o quanto sua família era a típica família perfeita, que as mídias tanto vendem por aí. No entanto percebemos atitudes suspeitas por parte de alguém muito próximo à menina.

"nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel."

Como se não bastasse a crueldade que a protagonista sofre, e o silêncio e a culpa que ela sente, Alice desenvolve vários problemas ao longo da vida, veja bem, da sua vida! TOC, anorexia, esquizofrenia e várias personalidades alternativas.
A personagem criou o que na psicologia chamam de mecanismo de dissociação para se livrar das dores físicas e emocionais causadas pelas constantes violações.
Ao longo da narrativa então vemos o sofrimento e a luta da personagem para integrar todas as suas personalidades e vir a se curar.
Os anos passam, suas memórias antes turvas do que aconteceu começam a voltar e a personagem fadada a não se relacionar profundamente com ninguém tenta desesperadamente ser normal.
O enredo aborda problemas de outros personagens também, e ao longo do caminho Alice conhece pessoas, que realmente cuidam dela e a ajudam nesse difícil percurso.
Hoje eu sou Alice é sem dúvida um título que caí como uma luva, a capa cheia de letrinhas embaralhadas reflete a confusão mental da personagem.
Recomendo essa leitura para aqueles que não tem medo de encarar a realidade e o ser humano tal como ele é, na sua pior forma, na sua maior crueldade. Se você só gosta de livros bonitinhos, esse livro não é para você, o que é uma pena, dada a carga emocional que o livro tem e que faz o leitor refletir por horas e horas mesmo após terminar a leitura!
Sem dúvida essa foi uma das Resenhas que tive mais dificuldade em desenvolver, o livro é muito profundo, triste e sério. E apesar disso é uma leitura que recomendo de olhos fechados, para todas as pessoas, mesmo aquelas que irão passar batidas por ele, principalmente para esclarecer situações que continuam ocorrendo e a sociedade fecha os olhos!

site: http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/2013/12/resenha-hoje-eu-sou-alice.html

Letícia 23/09/2013

Um ótimo livro, para quem não é muito emocional.
Conta a história de uma mulher que sofreu abusos sexuais durante a sua infância e a adolescência.
Particularmente, eu gostei, pois esse livro mostra o quanto que a vida pode ser injusta e mesmo assim nós temos que ficar de pé, aguentar tudo e viver um dia de cada vez.
Super recomendo!!

Taiany Araujo 03/08/2013

Nunca chorei tanto lendo um livro. Geralmente começo minhas resenhas dizendo que chorei, e isso é verdade, quase sempre choro lendo livros. No entanto, com esse livro vivi uma experiência que sinceramente espero nunca mais viver. Eu não só chorei. Eu sofri. Me senti dilacerada, abusada. Eu tive pesadelos. Por vezes senti o gosto de bile na minha boca e não podia fazer nada para esse gosto sumir. Eu fui à própria Alice enquanto lia o relato da sua história, e isso foi torturante.
A Alice é uma mulher que contra todas as probabilidades conseguiu sobreviver. Não só isso, conseguiu ser forte o bastante para lutar por sua vida. Não sei se com a história de vida dela teria feito a mesma coisa, acho que não conseguiria ser forte assim.
No livro Hoje eu sou Alice conhecemos a história verídica de uma mulher que foi abusada física, psíquica e emocionalmente pelo pai desde os 6 meses de idade até os 18. Uma mulher que foi submetida a rituais sexuais e sardônicos onde era abusada por diversas pessoas, homens e mulheres. Que foi obrigada por vezes a manter relações sexuais com outras crianças que participavam do mesmo ritual. Que viveu na terna idade as mais variadas perversões sexuais que se pode imaginar. Que teve seu pequeno e depois jovem corpo violado de todas as formas possíveis e supostamente impossíveis.
Através de seus relatos passamos a acompanhar as consequências geradas pelos abusos sofridos. Alice passou a ter anorexia, a ter problemas com álcool, a ter toc. Ela passou a conviver com nove ou mais personalidades diferentes e a ter alucinações entre tantas outras coisas.
Nesse livro somos transportados para a vida dessa mulher que teve a infância roubada e toda vida fragmentada e encaminhada de hospital em hospital, de psicólogo em psicólogo, de psiquiatra em psiquiatra. Mas que apesar disso tudo buscou por ser feliz e ser ou descobrir quem ela realmente era.
Ela era Alice.
Carla 21/09/2013minha estante
Gostei do texto, e realmente esse livro mexe conosco de tal forma é quase impossível não chorar , ainda mais se você se colocar no Lugar da Alice. Pelo que ela passou é admirável ver a força que ela teve diante dos problemas .

Taiany Araujo 07/10/2013minha estante
Exatamente Carla

SG1 12/02/2014minha estante
Quando li este livro também sofri muito. As vezes o largava um pouco para conseguir respirar. Mas, depois de ler, vi o quanto esta autobiografia acrescentou na minha vida. Nunca mais pensarei as mesmas coisas que pensava antes de ler este livro sobre abuso sexual, estupro e doenças psicológicas.

Taiany Araujo 27/02/2014minha estante
SG1, larguei esse livro tantas e tantas vezes que perdi a conta, é um livro ótimo, mas com uma história que nos faz repensar qual a força ou a perversidão do ser humana.

01/08/2013

Muito marcante.
Este livro mexe com o psicológico de qualquer pessoa. Cenas extremamente forte. É bom estar preparado emocionalmente para lê-lo.

Ana Cláudia 24/07/2013

Hoje eu sou Alice.
Alice Jaimieson, sofreu todos tipos de abusos desde os 6 meses de idade.
"Não conheceu" a infância, pois sofreu abusos pelo próprio pai até mesmo aos 20/21 anos.
Nunca foi considerada uma garota normal. Não conseguia suportar o fato de que pessoas tocassem nela. Sofria de anorexia e problemas com álcool.
Todas suas noites foram feitas de pesadelos, fazendo com que ela esquecesse de momentos de sua vida (na qual não se recorda até hoje). Quando se olhava no espelho via sua imagem mas sabia que não era ela. Vozes começaram a persegui-lá, e a diante ela foi desenvolvendo múltiplas personalidades. Alice desenvolve nove personalidades. Com problemas em relacionamento, Alice se envolve com drogas. Suas personalidades machucam muito Alice em todos os sentidos (teve 100 overdoses, e recebeu 500 pontos, por se automultila).
Conhece um homem, (atualmente seu marido) o único que sabe realmente lidar com suas 9 personalidades.

Um livro forte, impressionante, e particularmente lindo!
Uma história real que impressiona e atrai os fanáticos por livros.

site: http://img.shoptime.com.br/produtos/01/00/item/7279/0/7279007SZ.jpg