Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Lorrana 27/03/2013minha estante
É um livro realmente muito forte, pesado, pensei em abandoná-lo, mas dei uma pausa no meio e fiquei uns dias sem ler, toda vez que lia tinha pesadelos. Insisti e do meio para o final do livro fica mais leve. Não pretendo lê-lo novamente.

C. Aguiar 27/03/2013minha estante
é pesado mesmo. fiquei muito chocada com as coisas. é difícil imaginar que um pai tenha feito aquelas coisas e o pior que ela ficou com tantos problemas né lorrana.

Amanda Carneiro 19/07/2012

www.primeiro-livro.com
“O passado ganha uma aparência melhor quando somos capazes de mentir para nós mesmos.”

Alice, desde os dois anos, é levada a um círculo de pedófilos, num galpão abandonado, onde várias crianças são vítimas de abuso sexual. Seu pai, sendo um dos integrantes desse círculo abusa da menina e deixa que estranhos também façam isso com ela. Além disso, as crianças são obrigadas a assistir e praticar atos horrendos, como matar e retirar o coração de alguns animais.
Alice sofre de transtorno de múltipla personalidade e, por isso, nunca se lembra de fato os abusos ocorriam ou se eram apenas seus sonhos – pois ela vagamente lembrava-se dos atos, mas como se fosse apenas uma telespectadora.
Ao longo dos anos ela percebe que há algo errado: vozes infantis começam a surgir dentro de sua cabeça e todos eles tem sua personalidade própria: Shirley, Kato, Billy, O Professor, entre tantos outros...
É uma garota estudiosa, mas com diversos problemas em sua vida: para de estudar, refugia-se para as drogas e sai do conforto de sua casa. Nesse meio tempo sua mãe divorcia-se de seu pai e Alice é pega diversas vezes na rua, inconsciente, cortada e embriagada. Um dia bate à porta de seu pai disposta a confrontá-lo... Bárbaros episódios da vida de Alice são contados ao longo do livro. Diagnosticam vários problemas e ela já não sabe no que acreditar.

Hoje eu sou Alice é um livro surpreendente! O livro foi escrito pela própria vítima, ou seja, todos os relatos são verdadeiros. O pai dela é tão asqueroso que seus atos me provocaram náuseas. É impossível não se jogar na leitura desse livro. Ele me envolveu de tal forma que, mesmo querendo parar de ler por algum momento e poder respirar, diante de um turbilhão de acontecimentos, é impossível. Quis ler, ler, ler e ler... Sem parar. O mais rápido possível para ver o final e só digo uma coisa... O final é maravilhoso! Em partes, porque acaba acontecendo uma coisa horrível, porém descobrimos que o amor constrói, fortalece e CURA!
Essa resenha não chega sequer aos pés do livro, por isso só digo para vocês: leiam. Leiam e fiquem sem palavras, assim como eu.

Michele 19/05/2012

Não existe acaso!
Encontrei "Alice" em uma das minhas buscas por biografias, mas não comprei de imediato... Mas ele ficou na minha mente, até que o comprei, dia 23/3, dia da minha primeira convulsão, pouco depois fui diagnosticada com Epilepsia... Alguns poderiam dizer que ele me deu azar, já eu, vejo de outra forma, ele veio na minha mão na hora certa, com ele aprendi, chorei, e o mais importante me senti dentro da história... Claro que não com a mesma intensidade, mas me identifique em muitos momentos, "Hoje eu sou Alice" é um livro forte e intenso, mas uma história real de superação!

Denise195 26/01/2012

Alice é uma criança como tantas outras. Talvez um pouco calada, mas muitas crianças são assim não é? A família normal, um avô maravilhoso. A adolescência traz os problemas que não queremos encarar como a anorexia, o uso de álcool, a perda do avô que era como sua alma gêmea. Mas, à medida que o relato segue você nota algo estranho em Alice. Antes mesmo das vozes aparecerem, ela já mostra sinais de uma personalidade destruída.

O livro retrata como Alice sobreviveu a uma vida de abusos. A história é triste, chocante, forte. Em alguns momentos precisei parar a leitura para respirar melhor. Não é um livro para ler nas férias. Você precisa, antes de tudo, DECIDIR que quer ler. Os detalhes dos abusos físicos, sexuais que sofreu por parte do pai causam repugnância, raiva, choque.

Alice passou boa parte de sua vida negando esses acontecimentos. Ela via tudo como um pesadelo. Imaginava ser coisa de sua mente doente e suja. Pode-se dizer que era negação, mas acredito que a pessoa que sofre as agressões que ela sofreu, realmente não pode ter a mente lúcida o suficiente para entender o que acontece com seu corpo. Por outro lado, os abusos começaram quando a garota tinha apenas 6 meses de vida, o que torna impossível para um ser humano entender o que acontece e talvez acredite ser normal qualquer coisa que venha depois disso.

Resenha completa no blog: http://temsoumacoisa.blogspot.com/2012/01/livro-hoje-eu-sou-alice.html#more

LAISA 24/12/2011

O livro é um relato cronológico de Alice,que sofre com transtornos psicológicos que perpetuam toda a sua vida.O relato começa desde a fase "pequenina" de Alice e termina no "auge" da sua vida.Muito bom,mas é uma leitura pesada visto que existem passagens no livro bem sofridas.

S. 17/11/2011

Só para os fortes..
Acho que Alice é o primeiro livro que eu categoricamente NÃO recomendo, apesar de ter, de fato, me absorvido completamente do inicio ao fim. Não sei dizer quem é capaz de lê-lo até o final e escapar ileso, quem vai conseguir segurar um terrível enjoo que cresce pagina, apos pagina. Quem pode domar a própria indignação diante de tamanha crueldade? Tanta crueldade, tanta crueldade.. que fica difícil, para não dizer impossível, não só de imaginar, como também [e principalmente], de assimilar.

As angustias que tomam conta da cabeça de Alice, inevitavelmente, tomam conta de você também, o livro é muito triste, e te deixa baqueado de verdade. Ele não é denso no conteúdo, não é cheio de filosofias existencialista, nem nada disso.. é pior.. é real. Simples e terrivelmente real.

Um relato bruscamente verdadeiro e completamente desumano.

Deh Domingues 27/07/2011

Indigesto
Comecei a ler com o prévio aviso de que não seria uma leitura muito envolvente.
Mas...sem muita opção na ocasião, comecei a ler um pouquinho todos os dias após o almoço!
Indigesto! Devo dizer!
Não dá, o mundo qual fazemos parte já nos da de presente ( de grego) muitas noticias ruins no decorrer do dia, não preciso me envolver com uma história que vai além do ruim!

Desisti!

Quero histórias leves, as vezes intrigantes, mistérios policiais...romances também, por quê não!?

RENATA 30/06/2011

Pertubador e Comovente
Quando comecei a ler o livro, já sabia do que ele se tratava, mas não sabia que ele seria tão profundo, tão denso e tão assustador.

Alice é uma sobrevivente. Mesmo com tudo o que aconteceu e estava acontecendo ela sobreviveu. E ainda teve coragem de relembrar tudo e contar a sua história, mesmo que seja para "salvar nem que seja uma única pessoa".

O livro chega a um ponto que você sente como se convivesse com ela, e quando o livro acaba, você fica com a sensação de vazio da visita que esteve hospedada em sua casa fez as malas e foi embora. E você sente saudades.

Recomendo a leitura. E recomendo estômago forte também.

UA 25/03/2011

Eu achei esse livro enquanto perambulava pela livraria do aeroporto no último feriado. O título me chamou a atenção pelo “Alice” e quando eu li a descrição na contra capa, ficou decidido que ele seria o próximo integrante da minha mini-biblioteca caseira.
O Livro conta a história real de Alice – vítima de transtorno de múltipla personalidade, alcoólatra, anoréxica, usuária de drogas e sua luta contra nove outras Alices.
“Como a Alice da história de Lewis Carrol, eu mergulhava nas profundezas do espelho e não sabia se a pessoa no reflexo era eu ou uma impostora, uma sósia.”
Alice foi uma criança agitada, gostava de ficar sozinha e não suportava contato físico. Com o tempo, desenvolveu a anorexia. Pouco depois começou a ouvir vozes, nove vozes. Então começou a beber.
Quando a bebida já não fazia mais efeito, passou a se drogar. Os tratamentos com psicólogos e psiquiatras não funcionavam e as vozes continuavam insistindo que ela deveria cometer suicídio.
Alice desmaiava e quando acordava era para encontrar seu dever de casa feito ou seu dinheiro gasto com coisas que ela não aprovava. Ou para se encontrar em lugares totalmente estranhos, sem saber como chegou lá.
“Hoje eu sou Alice” é um relato honesto de uma mulher que foi abusada física e emocionalmente pelo pai, até quase metade de sua vida adulta. Uma mulher que desenvolveu nove personalidades múltiplas, como uma forma de se proteção contra seus traumas e medos.
Mais do que as lembranças chocantes do passado de Alice, é a sinceridade do relato que torna esse livro especial e emocionante. Alice, que não conseguia admitir nem pra si que o pai era capaz de cometer atos de tamanha violência e vai se matando pouco a pouco com isso, até que, já adulta, consegue vencer sua negação e se fazer ouvir.
Alice é a prova real que, por mais negra que a situação pareça, sempre existe esperança.

Fefa 13/09/2010

CHOCANTE!!
Quando meu marido me recomendou que lesse este livro, não tinha idéia do que viria em seguida...

"Hoje eu sou Alice", trata-se da biografia de Alice Jamieson, que desde os seis meses de idade até sua adolescência foi submetida a todo tipo de abuso sexual, emocional e psicológico por ninguém menos do que seu pai.

Não é preciso ser um gênio para imaginar os traumas causados numa situação como esta, mas no caso dela, ela adquiriu um distúrbio de múltiplas personalidades (umas nove no mínimo), além e anorexia, TOC, entre muitos outros.

Eu mesmo sendo psicóloga, me senti profundamente tocada com as lembranças de Alice, chorei algumas vezes lendo o livro, me senti revoltada como ela, pois ali, eu não era a profissional, mas uma expectadora das experiências que ela relembrava. E Alice traz as experiências com riqueza de detalhes...

É um livro profundamente triste, mas também alerta para um problema que infelizmente temos que conviver, a pedofilia. Um assunto que muitas vezes é jogado para debaixo do tapete, mas que é preciso ser observado com cuidado, principalmente quando temos crianças por perto.

É um livro que faz as pessoas pensarem, mesmo que não tendo uma atitude tão doentia quanto o pai de Alice, mas em sermos mais responsáveis pelas atitudes que temos com nossos filhos, pois somos autores da constituição psíquica deles, e o como se tornarão adultos é esponsabilidade nossa também!!
Erika 18/01/2011minha estante
Assino em baixo de tudo que disse!
Só faltou falar do transtorno de múltipla personalidade, tão bem abordado no livro mostrando a realidade da doença, desmistificando-a. Ao contrário de filmes que mostram os portadores do transtorno como assassinos perigosos. Sou estudante de psicologia e é triste ver que as pessoas têm a visão de que os doentes mentais são perigosos, este livro é muito útil nesse sentido. Também mostra que mesmo os profissionais de saúde não estão preparados para lidar com este transtorno, infelizmente.

Barbara.Mello 07/05/2020minha estante
Acha que encontro em pdf ou kindle de graça?

Rafaela.Levinthal 30/11/2020minha estante
Sim, inclusive no lelivros imagino que tenha.

Lima.Araujo 14/04/2021minha estante
Tive que parar a leitura várias vezes para respirar

Alba 30/08/2010

Vale a pena Conferir!
Alice sofreu abuso sexual de seu pai desde os 6 meses de idade até a adolescência. Para mim, foi um choque ler isso e um choque ainda maior acompanhar o relato das atrocidades as quais seu pai a submetia.

Nascida no meio de uma família modelo, com um irmão quatro anos mais velho e um pai e uma mãe que viviam aparentemente bem, Alice se vê perdida entre a confiança depositada na figura paterna e a confusão por tudo o que é obrigada a fazer. Dessa confusão nascem personalidades diferentes, todas elas aparecem como um mecanismo de defesa para afastar Alice de seu pesadelo.

E é na adolescência que os sinais da doença mental de Alice, causada pela violência, aparecem.

Anoréxica e ouvindo vozes, Alice passa a se consultar com uma psicóloga indicada pela escola, mas por ainda não enfrentar o problema de frente não consegue se abrir.

A busca pela sanidade e os relatos são de uma clareza tão desconcertante que é impossível não sentir ódio e revolta a cada página do livro.

Gostou? Quer ler a resenha completa? Acesse o blog e confira: