Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Eubiancasv 21/07/2023

A infância pode destruir uma vida inteira...
Esse livro é tão pesado que chega a causar enjôos. Eu sabia que ia ser difícil ler ele, mesmo assim sabia que seria necessário. E foi. Sobre personalidade múltiplas eu sabia muito pouco. E lendo uma pessoa escrevendo tudo que passou detalhadamente, pude entender um pouco sobre esse transtorno. Mas a parte que me quebrou foi quando eu li os detalhes dos abusos que Alice sofreu. Eu me senti muito mal. Fui dormir chorando. Pensei nesse livro durante dias. Mesmo assim achei importante ler esse livro. Minha citação favorita: "Por que essas pessoas já adultas decidem trazer o abuso a público? Será que é por que querem chamar a atenção? Não, é porque lá no fundo temos uma ferida que precisamos expor a fim de limpá-la antes de poder curá-la."

Vitoria.Lima 04/07/2023

Simplesmente o livro mais triste que já li
Sou estudante de psicologia e atualmente faço estágio em um caps, então já tenho familiaridade com transtornos graves e mesmo assim foi muito difícil ler esse livro, parei várias vezes para dar uma respirada. Ao mesmo tempo, foi interessante conhecer mais o outro lado, o lado da pessoa que convive com esse transtorno e todas as dificuldades, tanto para a própria pessoa como para todos ao redor, fiquei muito cismada com a mãe dela ao decorrer do livro. A autora é muito corajosa por compartilhar a história dela. O início do livro é um pouco lento e em uns momentos muito longo, mas em um certo momento eu não consegui mais parar e fiquei muito curiosa se ela ia ficar bem no final. Não sei se recomendaria o livro para outra pessoa.

Camila.Pizzoni 03/07/2023

"Não me desculparei pela linguagem chocante em alguns trechos e pelas verdades indigestas que precisam ser contadas."
Faz anos que queria ler esse livro, mas sempre postergava por medo da história. sabia do que se tratava e nem precisa dizer que é uma história pesadíssima. a unica coisa que eu não me lembrava, era o fato de ser uma história real, o que deixa tudo ainda mais bizarro, se é que é possível. enfim, tenho muita curiosidade e interesse sobre casos de TDI, pois acho fascinante a forma como o cérebro humano funciona, nesses casos. apesar de saber o quanto uma pessoa com esse transtorno sofre, pelo menos até descobrir do que se trata e como lidar com isso. não gosto de avaliar autobiografias pois não me sinto no direito de julgar a história real de uma pessoa. pooooorém, eu demorei muito pra ler esse livro e infelizmente, acho que foi pela forma que ele foi escrito em alguns momentos, e que não funcionou pra mim. por exemplo, a Alice fala muitas vezes e com muitos detalhes sobre as viagens que ela fazia. achei cansativo e tinham informações que não me interessavam e tornavam a leitura arrastada. em alguns momentos, não parecia que ela estava escrevendo um livro para outras pessoas lerem, mas sim, um diário para guardar de recordação. não que isso seja ruim, só não funcionou tanto pra mim, e tudo bem.

GATILHOS!!! as partes dos abusos vividos por ela são muito pesadas e gráficas. é muito importante deixar isso bem claro, pois os gatilhos são fortes.

eu gostei muito de conhecer a história da Alice e espero, de verdade, que tenha sido um alívio pro coração dela, escrever esse livro e contar a sua história.

Sandra452 17/06/2023

Uma história real
Alice foi vítima de abuso na infância e isso fez com que sua mente se dissociasse em várias personalidades a fim de lidar com o trauma
É uma leitura dolorosa, mas interessante.

Nessa 05/06/2023

Livro lotado de gatilhos
Que história difícil de digerir.
Alice é uma jovem que ao se tornar adulta descobre que sofreu múltiplos abusos sexuais durante sua infância. Ao mesmo tempo que descobre que ela não está sozinha dentro da própria cabeça.
Sua mente compartibilizou-se em mais 9 personalidades , desde um bebê a um adolescente, para que pudesse lhe dar com a dor do que estava vivendo.
Sua vida que já não era fácil, se complica mais com a depressão e os vícios que vão se estendendo ao longo dos anos. A extrema dificuldade de se relacionar com outras pessoas e os diversos internatos em manicômios sempre agravando o quadro. Diversos médicos erraram em seu diagnóstico e os que acertaram tinham dificuldade em efetuar o tratamento , para amenizar essa dor crônica .
Sua mente sempre pregando que o suicídio era a melhor solução e revivendo de maneira vivida e descritiva cada ato de abuso. Nessas partes meu estômago até embrulhada de tanto nojo. Como alguém pode agir assim com outro ser tão inocente?
Um livro importante de ler para exercitar sua empatia. Porque viver aquilo deve ser considerado o inferno na terra.

Ana Maria 30/05/2023

Leitura muito necessária sobre pedofilia, abuso sexual, Transtorno Dissociativo de Identidade
A biografia de Alice, na verdade, é a biografia de milhões de vítimas de abuso sexual, acrescido do que veio como efeito colateral na vida adulta: um transtorno dissociativo de identidade, que mesmo os psiquiatras não sabem lidar, uso de drogas, perda laboral, dificuldade de criar vínculos na vida adulta, automutilação, alcolismo. etc. A leitura é necessária, pois mesmo para quem não aconteceu isso, fica de alerta para pais e responsáveis. Geralmente o abusador é alguém próximo, infelizmente pai ou padrasto. Aos sobreviventes, resta tentar restituir a mente e conviver com o transtorno.
Riva 31/05/2023minha estante
Eu fiquei estarrecida com o que a menina viveu e como reagiu a tudo o que havia acontecido com ele ?!

Ana Maria 31/05/2023minha estante
Infelizmente, isso é uma terça-feira em qualquer Caps Infantil no Brasil, e no mundo. O diferencial dela, foi que como ela própria era uma estudiosa, conseguiu trazer muita informação, e não escondeu nada. Alice trouxe a luz o mundo grotesco da pedofilia, mas principalmente; um transtorno de difícil diagnóstico, que mesmo os profissionais da área psquiátrica, resistem em dar. E precisamos mudar as leis, urgentemente! Chega de impunidade!

Riva 31/05/2023minha estante
Faço das suas palavras as minhas!

João Paulo 26/02/2023

Doloroso
Uma leitura extremamente difícil por se tratar de um tema tão real e doloroso. É mais uma história, é um desabafo de alguém que perdeu sua infância e viveu pesadelos imagináveis.

Gustavo Alberguine 18/02/2023

Um livro que aborda muitos temas pesados... conta mesmo uma história de superação, e acho um livro bom, porém, bem difícil de ser recomendado kakakaka

LucAlio.CAmara 10/02/2023

Alice sobrevivente
Alice foi cruelmente abusada aos seus 2 anos por uma pessoa tão íntima que parece ser inacreditável. Com isso a vida dela se tornou um verdadeiro inferno até sua vida adulta, com vários problemas psicológicos e com muitas idas e vindas em hospitais psiquiátricos. Achei esse livro pesado para quem não quer quebrar a realidade da ingenuidade, mas muito corajoso da parte da Alice por se expor e mostrar o lado sóbrio da realidade que aconteceu na sua própria vida. E por fim, que fique de alerta a todas as famílias.

Esse livro é necessário para encorajar outras mulheres que já passaram pela mesmas situações ou algo semelhantes no seu dia a dia.

Gabrielle.Quinlan 09/02/2023

Transformador
Conta a história real de uma mulher que sofreu abuso desde a infância e desenvolveu transtorno de múltipla personalidade.
A minha vontade ao terminar o livro era de dar uma abraço nessa mulher e agradecer pela coragem de dividir uma história tão íntima e difícil.
É uma leitura muito forte, onde ela descreve os abusos que sofreu, a crueldade do agressor e toda a perturbação mental que ela teve que enfrentar.
Pessoalmente achei transformador, como pessoa leiga no assunto, tudo que vi até hoje sobre o transtorno eram vilões cruéis, e tive a oportunidade de fazer uma imersão completa na mente da Alice, entender como é por dentro, ver uma pessoa de verdade que só precisa de ajuda e conhecer o tratamento proposto.

littlelen 01/02/2023

O livro mais difícil que já li em toda minha vida
Eu não tenho palavras, apenas senti muito pela Alice, chorei, sofri, senti raiva (muita) e muita dó por ela. Com certeza é o livro mais difícil que eu já li e vai continuar nesse posto pra sempre, é muito pesado, muito chocante, muito ?difícil de acreditar? quando lembramos de fatores chave pra essa menina ter lutado tanto pela própria vida.

Jullya 01/02/2023

Pela quantidade de páginas, normalmente acabaria esse livro em no máximo 5 dias, mas levei quase 15 para finalmente acabar a leitura. Apesar de te prender na história e fazer querer ler mais, gera muita angústia ao nos colocarmos no lugar da Alice. Não indico pra quem tem gatilhos com abuso sexual, dependência química e etc.