Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Lice 26/04/2021

Aí só deus sabe o que foi ler este livro, fui ler só porquê tinha meu nome e foi uma coisa tão inesperada, eu que sempre flertei com a psicologia ler o livro foi um marco na minha vida. Tive pesadelos com o livro, chorei até não poder mais, tem muitos gatilhos e não recomendo pessoas sensíveis ler. Mas assim tá no top 10 dos livros incríveis

Marcela.Sanchez 19/03/2021

Que leitura dolorosa
Doeu por saber que é um livro real, de algo que realmente aconteceu. Nenhuma criança deveria passar por algo assim. Um livro pesado que relata com detalhes os abusos sofridos por uma menininha e como isso afetou toda a sua vida. Confesso que larguei o livro diversas vezes.. foi bem difícil finalizar a leitura. Livro muito bem escrito, de fato. Porém cruel saber que essa é a realidade de diversas crianças em todo o mundo ?
Ane 02/04/2021minha estante
É realmente doloroso ler esse livro. Ver como ela estava se acabando por conta do que aconteceu e saber que não é a primeira vez que uma criança vai passar por isso e também não vai ser a última

Marcela.Sanchez 02/04/2021minha estante
Exatamente ?

Nanda 16/03/2021

Um livro triste que conversa com muitos traumas de quem já sofreu abuso. O relato da Alice é real, verdadeiro, difícil pra quem vive e viveu. Quando sofremos, a primeira coisa que queremos é que na verdade não seja com a gente, mas com outro alguém, e esse alguém não precisa ser real..
"O abuso infantil sempre ressurge, não importa quantos anos passem."
"Não consigo explicar. Quando só temos sexo, sexo e sexo na infância, não temos infância. Sinto-me triste e vazia. Também estou só — isolada do mundo, pois apenas vegeto enquanto há tanta vida à minha volta."
"O luto que não fala sussurra para o coração pesado e o deixa partido."

Milena300 15/03/2021

Perturbador
A leitura desse livro muitas vezes me fez me sentir mal, tive que parar diversas vezes. Foi quase sempre muito sofrimento durante todo o livro. Até um pouco mais da metade eu não conseguia ler mais que 2 capítulos/dia.
O que mais me chocou e me fissurou foi quando Alice levanta a questão de estar fazendo tudo isso para chamar a atenção. Quem sofre tanto assim e perde o controle da própria mente e a vida pra chamar a atenção???? Quem quer ir pro abismo???? Quem gosta de lembrar o tempo todo que foi brutalmente humilhada????
A dor e o sofrimento, assim como a solidão, são muito reais. A cada página você tinha uma leve melhora para logo sofrer uma recaída junto da Alice. E o tempo todo você torce pra ela ficar bem, não dá pra imaginar o quanto deve ser difícil.
Alice é o exemplo de uma pessoa que reconhecia que tinha problemas e lutava com ela mesma para buscar ajuda.
É bom saber que existem pessoas que mesmo com tudo que aconteceu, nunca perderam a fé em ajudar. Muitas mulheres na maioria das vezes.
Esse caso foi um que acabou com um final "feliz" mas não podemos esquecer todos aqueles que, infelizmente, acabaram de outra maneira.

Ele tem diversos gatilhos. É preciso ser forte para lê-lo. É um problema real, de uma sociedade real que tem de ser levado a sério.

Ally Kay 04/03/2021

Pesado!
É um livro pesado, uma leitura difícil, tive que parar para me recompor depois de ler alguns detalhes do que a Alice sofreu. Como usei o livro para estudo, foi uma experiência gratificante poder aprender tanto com ele!

Ane 28/02/2021

Destruidor
Não há palavras para explicar o quão horrível foi tudo que Alice passou. Eu ainda tô me sentindo péssima

Rafa 07/02/2021

Muito bom, mas extremamente difícil
Depois de uns seis meses (pra mais) finalmente consegui acabar de ler. A construção do relato da Alice é muito bom, no começo estranhei um pouco a escrita, parecia tudo meio caótico, mas depois entendi que o jeito como é escrito é reflexo do que tudo que aconteceu fez com ela.
O jeito como era meio confuso e embaralhadas as lembranças dela e o relato da infância, logo fizeram sentido conforme as personalidades foram "evoluindo" e se mostrando.
No geral é muito interessante e bom, mas é extremamente desconfortável e agoniante ler os relatos sobre o abuso que ela sofreu desde a infância e como tudo isso afetou ela.
Não costumo ter grandes problemas com momentos mais pesados na leitura, mas tive que parar inúmeras vezes e ler outra coisa, pois do início ao fim tudo que eu queria era poder fazer algo pra ajudar, fazer com que ela parece de sofrer aqueles absurdos.
Feliz por terminar, mas duvido que um dia eu consiga ler de novo.

Letibrbsa 27/01/2021

Leitura densa e perturbadora
Eu me interesso muito por livros de autobiografia, se tratando de distúrbios psicológicos eu fico ainda mais interessada. Mas eu não esperava que iria me deparar com tanta violência, tanta descrição explícita de abusos sexuais, fatos que ativaram gatilhos em minha mente que eu não sabia da existência.
Parei de ler um pouco depois da metade e só consegui retomar após 1 mês de detox.
Aprendi muito com a leitura, fiz várias marcações, muitas reflexões, mas os gatilhos são diversos e perigosos, para quem deseja le-lo: cuidado, não se arrisque caso você seja muito sensível.

Nanda.Santos 25/01/2021

Perturbador!
O livro conta a história de Alice, uma jovem que sofreu abuso sexual na infância e que devido a isso, desenvolve um transtorno de múltiplas personalidades
Além de lidar com as 9 personalidades, Alice ainda enfrentou uma luta árdua contra o uso de álcool e drogas diversas.
Em alguns momentos o livro chega a ser perturbador devido à quantidade de detalhes dos abusos sexuais vividos por Alice, mas em alguns momentos o livro parece ser mais técnico, relatando sintomas e estudos sobre o transtorno de múltiplas personalidades.
Camila.Pizzoni 17/01/2023minha estante
Eu quero muito ler esse

Nanda.Santos 18/01/2023minha estante
Se prepare.???

Lala. 15/01/2021

Hoje eu sou Alice
Demorei pra fazer essa resenha porque demorei pra digerir esse livro, e mesmo assim, ainda não superei por completo.

Foi genial a forma como a história foi se desenvolvendo. A narrativa passou de uma menina confusa com que estava acontecendo, para o jeito que ela enxergava o mundo durante o desenvolvimento da sua esquizofrenia, onde ela compartilhava conosco seus medos e paranóias, e logo em seguida, para uma mulher adulta que já entendia sua situação atual, e sua vontade e esperança de melhorar.

O jeito como tudo foi narrado, faz ser ? quase ? impossível não adquirir empatia por Alice e as outras personalidades, terminei o livro muito afeiçoada a cada um deles.

Escrever esse livro depois de tudo que ela passou, com relatos, geralmente, bem detalhados não deve ter sido nada fácil. Foi uma leitura difícil e o estômago embrulhava em todas as cenas de abuso. É uma obra que acredito que não lerei de novo, mas não me arrependo de ter lido, e indico para qualquer pessoa que passa na minha frente.
Cat 13/03/2021minha estante
Ela tbm tem esquizofrenia? Achei que era só TDI e os outros problemas informados já no prólogo

Lala. 13/03/2021minha estante
sim, eu achava q eram só esses também, mas ao longo da história ela foi desenvolvendo a esquizofrenia

Cat 13/03/2021minha estante
Eita, cara, ela sofreu hein

Gisele.Fagundes 13/01/2021

Livro Hoje sou Alice
É uma leitura triste, difícil e eu diria até perturbadora. Tem que estar muito bem para ler este livro, relatos sobre todos os tipos de abuso possíveis e também sobre a doença psiquiatra da própria autora, baseado em uma história real, o que te deixa ainda mais perturbado. Um leitura que vale a pena.