Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

E.bucc 23/11/2021

Dei graça quando terminei
Leitura cheia de gatilhos de abuso sexual. O conteúdo é interessante porque fala do transtorno de personalidade múltipla, mas toda hora ela repetia a mesma coisa e quando eu achava que a leitura iria desenvolver acabava engatando a ré ;-;

Léo 18/11/2021

Forte, tenso e pesado, mas ao mesmo tempo, incrível.
"Hoje Eu Sou Alice" é uma autobiografia da autora, Alice Jamieson, contando sua vida e experiências traumáticas da infância; incluindo abuso físico, psicológico e sexual.

A história é bastante gráfica, honrando as palavras da autora de que "não se seguraria ao narrar as cenas".
Durante os relatos do abuso sexual feitos pelo próprio pai de Alice, é inevitável sentir um desconforto enorme com os detalhes de tudo.
Além do abuso, Alice ainda tem de lidar com vozes na sua cabeça e suas personalidades de criança, que se manifestam de súbito durante o dia-a-dia.
É incrível e tenso toda a narração e os descobrimentos que Alice faz. Todos os lapsos de memória que consegue se lembrar e todos os surtos e episódios psicoticos que passa sem ao menos pensar em desistir.

É um livro muito forte. Muito tenso. Mas que narra uma história de superação incrível.
Amei esse livro com todas as minhas forças, mesmo sendo incrivelmente forte e difícil de se ler.
E recomendo muito.

"Seguramente, não estou mais tão vulnerável quanto já estive, mesmo apesar de às vezes ainda me tornar o bebê Alice ? ocasiões em que Alec canta canções de ninar para ela dormir. Outras vezes posso ser Samuel, ou Billy, ou Kato, ou Shirley; mas hoje não tenho dúvida, sou Alice."

Victoria.Bispo 07/11/2021

Hoje eu sou Alice
Cada vez que leio um livro novo sobre saúde mental me coloco no lugar das pessoas. Cheio de gatilhos de abuso infantil e estupro, mas um livro extremamente necessário. A gente precisa saber como essas pessoas pensam e vivem. Alguém ao seu lado pode estar sofrendo com isso.

Pratique.Livrotera 13/08/2021

?O abuso infantil e? algo inimagina?vel para os que na?o foram vi?timas dele, ao passo que e? o inferno para os que sofrem diariamente com o sentimento de vergonha e a? noite sa?o tomados pelo medo de que a porta seja aberta e que o homem- quase sempre e? um homem- entre em seu quarto. Na maioria das vezes, o abuso se da? em casa e geralmente envolve parentes pro?ximos.? ?

Na?o e? uma leitura fa?cil, nem leve, nem para descontrair, Hoje eu sou Alice, e? a histo?ria real de Alice Jamieson, que desde os seis meses de idade era abusada sexual e emocionalmente pelo pro?prio pai. ?
E? uma leitura necessa?ria! ? ?
Precisei ler este livro para abrir meus olhos. ?
Quando ouvimos falar sobre estupro, sabemos que e? algo ba?rbaro e desumano.
Quando lemos um relato real de uma vi?tima de estupro, e? como se por um momento senti?ssemos na pele aquele desespero. ?
Eu na?o quero infligir tristeza a ningue?m na?o, mas precisamos falar sobre esse assunto. Ele existe, e pode estar em qualquer esquina, atra?s de qualquer porta, e por tra?s de lindos sorrisos e fotografias em fami?lia.
Devemos ouvir as crianc?as!
Devemos parar e observar as crianc?as!

Alice desenvolveu va?rias personalidades (podia ser Billy, Shirley, Kato, Jj, e ter 5 anos, ou 10, ou 14..), ale?m de TOC, transtornos de ansiedade, ataques de pa?nico, depressa?o, viciou-se em drogas li?citas e ili?citas, e ainda quando crianc?a encontrava consolo para suas dores em garrafas de bebidas destiladas. Isso porque nunca teve coragem de pedir ajuda, sentia-se suja, envergonhada e culpava-se por tudo que o pai a infligia. ?

O estupro nunca e? culpa da vi?tima!

O que acontece na maioria das vezes e? que a vi?tima quer ser amada, e um amor mesmo que seja nocivo, e? melhor que nenhum amor.

?Voce? olha no espelho e nem sequer parece ser voce?. Imagina que deve ter feito algo errado. De certa forma, voce? se sente culpada. Recebeu o que merecia. Sendo uma vi?tima, assume uma mentalidade de vi?tima.?

Se sentir-se bem e mentalmente forte, leia essa histo?ria. Caso na?o se sinta bem, tome um copo de a?gua e respire, mas NUNCA feche os olhos para o relato de uma vi?tima.

Vykka 25/07/2021

É incrível para quem gosta de psicologia ver como é de fato a vida de pessoas com esse tipo de transtorno e como é para elas essas mudanças de personalidade. Mas esse livro precisa ser lido com cuidado, há muitas cenas com gatilhos de traumas e abusos vivenciados pela Alice que teve uma vida particularmente difícil, o que torna uma leitura extremamente pesada, mas ainda sim, um livro único

Julia Kimpinski 25/07/2021

Alice Jemieson, uma mente fragmentada
Foi com certeza o livro mais difícil que eu ja li até hoje, foram quatro meses pra conseguir termina-lo, me revirou o estômago muitas e muitas vezes, são relatos horrendos de uma vida completamente destruída pelo abuso.
É extremamente assustador ver tudo que ela passou e saber que o responsável por isso não sofreu nenhuma consequência em cima das atrocidades que cometeu. Revoltante.

Schulz3 14/07/2021

Não consigo descrever o quão impactante é esse livro
esse relato é extremamente explícito, descreve cenas inimagináveis, é simplesmente horrendo

acompanhando a vida de Alice nos seus altos e baixos de forma tão detalhada, faz parecer que somos amigas, muitas vezes eu me peguei querendo entrar no livro e abraçá-la, dizendo que estaria para ela para qualquer coisa que precisasse, que estava com ela

li resenhas dizendo que a narrativa é repetitiva, não enxergo desse modo, cenas se repetindo me fez sentir o mínimo do que Alice viveu no momento, a repetição não é apenas para dar ênfase, mas para você ter a percepção mais íntima dela, criando uma atmosfera desconfortável e agonizante por conta das situações que passam o tempo inteiro, reforçando que o abuso não é esquecido, torna-se um ou mais fragmentos do que foi viver aquilo, repassando na sua cabeça em vários momentos esse cenário que o que mais queria, era simplesmente esquecer

seria injusto dar menos de 5 estrelas, a magnitude desse livro é absurda

?? não leia se for muito sensível, é muito forte, há muitos gatilhos: abuso sexu4l, incest0, vício, transtornos emocionais e entre muitos outros

Taci 08/07/2021

Gosto muito de psicologia e quando vi do que o livro se tratava fiquei muito animada, só não imaginava que seria tão intenso. Fiquei com o estômago embrulhado lendo os relatos de abuso físico, psicológico e sexual que Alice sofreu. Não consigo nem imaginar passar por tudo que ela passou. Livro excelente!

Caroline Laia 06/07/2021

Forte...
Realmente este não é um livro para qualquer pessoa,um relato muito forte e por muitas vezes doloroso de ler.
Tem bastante informações sobre essa doença tão misteriosa e acaba sendo interessante ter um ponto de vista de uma pessoa que convive com ela.
Gostei. Porém não recomendaria para ninguém... Este será um dos livros que irei guardar bem no fundo na minha estante.

Anna caldieri 17/05/2021

Sem palavras para descrever o quão doloroso foi ler esse livro. Ler uma autobiografia de uma mulher que teve sua mente desmembrada em 9 personalidades por conta de todo abuso físico, psicológico e sexual sofrido na sua infância foi difícil, não consigo nem imaginar como seria estar na pele dela..

Um dos livros mais pesados e revoltantes que já li, com toda certeza.

Não consigo nem dar nota, tem como dar nota em um livro assim?

maria 28/04/2021

Uma vida repleta de dor
Mesmo que o final tenha sido ameno e bom, ainda não consigo deixar de sentir imensa tristeza e empatia por toda a vida de Alice. Quem ela teria sido sem o abuso?

É fato que cada um de nós vive em uma bolha e quando encontramos casos como esses, fora do nosso mundo, ficamos com um sentimento de choque sem fim - mas como? como pode existir alguém tão perturbado assim? Normalmente é uma causa de ação/reação, como Alice citou em uma passagem do livro "o menino espancado, passa a ser o espancador (...)", mas e o início de tudo? O que deu errado na psique delas? E o que torna uns mais suscetíveis que outros? Mais para a coleção de perguntas sem respostas...

Apesar de tudo, eu espero que Alice esteja bem e vivendo uma vida saudável. Vou pesquisar sobre o que aconteceu depois que ela terminou o livro e torço pra que ela ainda esteja firme e forte.