Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Ratinha da Biblioteca 31/01/2023

As pessoas só enxergam o que querem..
Alice foi uma criança que sofreu abuso sexual e emocional durante toda sua infância e adolescência. A consequência para sobreviver a isso? Desenvolver várias personalidades que assumiam os piores momentos para que Alice continuasse vivendo. Mesmo que as vezes não lembrasse de nada das últimas horas ou sentisse que outras pessoas tomavam conta do seu corpo, da sua vida.
Uma história triste, de negligência familiar, de profissionais incompetentes. Foi tanta desgraça e sofrimento que por um momento eu achei que nunca descobririam o problema dela e ajudariam. Foi tanta gente vendo o que queria ver, sem realmente enxergar o problema da Alice, ouvir o que ela dizia e o que não dizia também. Uma pessoa transtornada que só precisava de alguém, de uma ajuda, de um pouco de paz e silêncio.

Uma história pesada e desesperadora, cuidem das suas crianças. Observem comportamentos estranhos e jamais desacreditem delas, investiguem, sondem, busquem a confirmação de não verdade ao invés de já descartar o que a criança está contando, mesmo que através de comportamentos.

ani 24/01/2023

não quero fazer resenha mas o skoob obrigada a gente a fazer pra contar como livro lido nos desafios

ferbortoloso 23/01/2023

Quem sou eu para
Desafio literário 2023
Começo essa resenha falando quem sou eu para dar uma nota para uma autobiografia (definitivamente não precisa de nota pois é a vida da pessoa). Mas considerei 3 estrelas pelo desconforto que foi ler o livro. Acredito que esse seja o objetivo, mas foi bem tenso terminar essa leitura, tanto que até que demorei mais que o esperado para isso.

Apenas um ponto na escrita. Acredito que devam rever a tradução. Apenas.

De toda forma não recomendaria a leitura para todos, é para quem ter muito estômago e para um público bem restrito. Mas no fim das contas quem sou eu p julgar uma autobiografia né

Lenny.Castro 19/01/2023

Hoje eu sou Alice
Foi extremamente doloroso e difícil ler este livro.

Impossível não se envolver e vivenciar tudo que aconteceu com Alice.

Terminei a leitura, depois de muitas pausas, enjôo, tristeza..., somente por torcer e querer ver a superação e melhora da escritora/protagonista.

Mota 18/01/2023

Alice consegue fazer com que a gente experimente, de certa forma, vivenciar a dor que ela vive. É um livro pesado, cheio de gatilhos, mas vejo como uma leitura valida para profissionais da saúde para entender melhor o que se passa na cabeça de uma pessoa com TDI

Lana 31/12/2022

Pesadíssimo
A autobiografia de Alice faz o leitor vivenciar cada dor vivida pela personagem, não é uma leitura fácil, e com certeza, não é pra todo mundo, uma leitura cheia de gatilhos. Levei um certo tempo pra conseguir ler tudo, e constantemente via a necessidade de fazer pausas para dar seguimento, eu não recomendo a leitura, apesar de ser uma obra excepcional, acho que o leitor que quer iniciar a obra tem que ter consciência das dificuldades da leitura? mas, sem sombra de dúvidas, foi uma leitura extraordinária

Wes 30/10/2022

Livro extremamente relevante para entender sobre TDI
O livro é muito forte, precisa ter estômago em alguns capítulos (chorei em dois momentos). Mas ajuda a entender sobre o TDI. O final confesso ser um pouco frustrante, mas a história de superação é muito boa

Karol 19/10/2022

Uma história real de uma criança, que se tornou adolescente e a fase adulta perturbada por doenças mentais que nem sempre teve diagnóstico, um relato pesado que a gente sofre junto com essa personagem da vida real.

Carla839 28/09/2022

O inicio do livro é incrivel, nos passa muito bem como Alice se sente e como via as coisas a seu redor, sentimos suas angustias, durante a metade do livro senti dificuldades na leitura, achei maçante, passando dos 60% achei que a escrita se recuperou e gostei muito.

Cássia 21/08/2022

Soco no estômago
Sobre abuso infantil, esquizofrenia, automutilação, suicídio, transtorno de personalidade dissossiativo, esse foi o livro que mais embrulhou meu estômago e pesou na pós leitura como fazia tempo não sentia.
Autobiografia de Alice Jamieson (nome fictício de uma escritora inglesa), que só pode ser lido por pessoas não sugestionáveis, porque a escritora narra a esquizofrenia paranóide, a bulimia, entre outros, magnanimamente. Tanto que vc, ao findar a última frase, fica perdida, pensando "como pode?". Mas pode e, infelizmente, acontece.

Jamille.PerSi 18/08/2022

Que dor!!!!
Eu nunca li um relato tão doloroso
Me doeu a forma que ela foi abusada, me doeu a insensibilidade de algumas pessoas.
Me doeu a negligência da mãe na infância dessa menina. Me doeu a luta constante dela pra tentar ser "normal". Me doeu a montanha russa da vida dela
Eu imaginei toda a dor dessa vida. Eu não consigo acreditar na força dela. Só admiro essa força.
Que relato destruidor

Luiza Boldt 03/08/2022

Difícil acreditar que uma pessoa passe por tudo que a Alice passou e ainda queira viver. Ela realmente é uma guerreira.
Acho que mostra muito bem que muitas vezes as pessoas vivem lutas que nem imaginamos e nos ajuda a tentar perceber os sinais de alguém que precise de um socorro.
Leitura "pesada" por tratar de muitas situações difíceis e inimagináveis.
Recomendo, mesmo tendo que ler aos poucos para não me sobrecarregar com o peso da história.