Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Carol 15/11/2020

Necessário
Livro maravilhoso que demonstra o quão absurdo é o sistema carcerário americano que tem muita ligação com o brasileiro.

Livros e Ivaílton 15/11/2020

Existe justiça?
?  Post é um advogado que, juntamente com a guardiões da inocência, luta para tirar inocentes condenados à prisão por crimes que não cometeram. Seus dois últimos casos trouxeram grandes revoltas e complicações. Um homem negro e inocente foi condenado por um crime organizado que não cometeu.
O que será feito em relação a isso? A justiça será feita? E a maior preocupação: exite justiça?

?  Minha opinião: Necessário! Este livro retrata muito os 'direitos' humanos e desigualdade a cerca da cor. A forma como julgamos alguém pela aparência é altamente errada. A ciência e religião se envolvem em algumas partes. E um dos maiores fatores cruciais do livro é o tempo! O livro retrata a realidade (baseado em fatos reais) e como a justiça é falha.
   A narrativa é cativante e as abordagens são interessantes e viáveis!
  O livro tem muitos personagens fixos e passageiros, isso me deixa muito confuso e perdido às vezes.
  Vale muito a pena ler e refletir sobre a nossa justiça atual e conhecer a escrita do Grisham.
  Uma das cenas que mais gostei no livro é o momento em que uma juíza deixa um advogado machista e "durão" calado!
  E depois de chegar quase no final do livro, percebi o porquê a #tag mandou café na caixa de setembro. Advogados passam horas em claro, e o café é um aliado.

Luizgustavo 15/11/2020

Quincy Miller.
Jonh Grisham nunca erra em seus excelentes livros,este é mais um deles a cartada final. Ótimo livro que a TAG trouxe, nesse período que estamos vivendo.

@claudinha_csilva 17/11/2020

Cartada Final
Esse livro nos faz refletir como, com atitudes egoístas, raiva, ambição e pura maldade um.ser humano pode prejudicar tanto outra pessoa, a ponto de deixá-la encarcerada e no corredor da morte 23 anos.
Apesar da leitura ser um tento cansativa, mostra as dificuldades de se provar a inocência de uma pessoa, especialmente quem está no corredor da morte, as deficiências no poder judiciário e a corrupção no departamento de polícia, que tornam a vida de seus e advogados muito difícil.
Enfim, recomendo para quem tem vontade de saber um pouco mais sobre verdadeiros inocentes presos e a voltas para comprovar sua inocência.

Luana.Rosario 17/11/2020

Livro muito bem estruturado
História empolgante e necessária sobre preconceito racial no sistema judiciário e penal dos EUA, focando na história de pessoas presas injustamente e que passam até mesmo décadas encarceradas e no corredor da morte, sem conseguir comprovar a inocência. Considerado um thriller jurídico, nesse livro de escrita fácil e direta, é possível acompanhar toda batalha de advogados que se comprometem a lutar para comprovar a inocência dessas pessoas.

Sparr 19/11/2020

Uma das melhores leituras de 2020
: O Advogado Keith Russo trabalha na Guardiões da Inocência. Uma empresa de advocacia que ajuda a provar a inocência de pessoas que foram condenadas de maneira injusta. Eles conseguem livrar muitos inocentes de mortes certas, por crimes que não cometeram. Dessa maneira conhece Quincy Miller, um homem preso há 22 anos em prisão perpétua, que alega inocência. Condenado pela morte de um advogado que ele conhecia. À medida que o advogado Keith e sua equipe investigam o que aconteceu, fica nítida a inocência de Quincy e a injustiça de seu caso. Armado para condenar um negro - uma vez que a sociedade aceitaria muito mais facilmente, do que se armassem para um branco. Quanto mais dentro do caso está, mais sombrio o caso se torna, e mais vemos o quanto a elite pode ser suja para esconder suas tramoias. Esse livro me mostrou o quanto é perigoso condenar uma pessoa com uma investigação mal-feita, com apenas o testemunho de pessoas que não tem certeza do que dizem e sem provas contundentes para corroborar com as sentenças. Deste tipo de condenação, a comunidade negra mundial, sente o peso do racismo acontecer. Pois a maioria massiva de casos assim, envolvem pessoas negras. Em um sistema penitenciário precário e um judicial absurdamente elitista. Foi um livro que me levou a procurar um pouco mais sobre os sistemas de julgamentos dos EUA e do Brasil. E que me deu asco, ao ver como é falho e blindado. Só para que tenham ideia, no Brasil, esse ano de 2020 mais de seis casos de prisões injustas foram televisionados. E em 5 delas, a inocência está mais do que provada. As prisões aconteceram com base em meias-verdades, nenhuma investigação sólida e racismo. Fico pensando no que eu faria para provar que sou inocente em um caso assim, e nas chances que teria de sobreviver em um sistema feito para matar. Para apagar da existência, o que de humano existe nos homens. A escrita de Grisham é impecável de tão boa. Uma perspectiva narrada em primeira pessoa, mas que não te entrega verdades, te faz pensar por si. Uma das melhores leituras que fiz este ano. Mais do que recomendo.

Carol 19/11/2020

Nesse livro, acompanhamos algumas histórias de pessoas que foram condenadas por crimes que não cometeram, porém, a história principal é do Quincy Miller, acusado e condenado injustamente por ter matado seu advogado de divórcio. O advogado do Guardiões na Inocência, Dr. Cullen Post, vai atrás de novas evidências para que Quincy possa ser inocentado.
O autor detalha bastante a parte da investigação, a parte jurídica é apresentada de uma forma que conseguimos entender muito facilmente e por isso fiquei muito envolvida com a história. Gostei muito da escrita do autor.
O livro acaba sendo também reflexivo a respeito de vários temas, o autor aborda como funciona o sistema judiciário, sobre as pessoas que são esquecidas no sistema e condenadas injustamente.
Me emocionei muito com o final do livro!

Júlia 19/11/2020

Surpreendente
Que livro sensacional! Romances policiais são sempre uma aventura na hora de ler, ainda mais se são baseados na vida real, como é o caso deste livro.
Uma leitura leve e que te prende a todo momento, te fazendo soltar o livro apenas quando acaba de ler e descobre as respostas para todos os mistérios.

John Grishman já é conhecido pelo seus bons livros e este é um que não fica prá trás. Neste, o autor aborda um caso real que vai te tirar o fôlego em diversas reviravoltas que a história arruma.

Super recomendo pra todo mundo!!

Le Storrer 21/11/2020

Livro maravilhoso, que nos faz refletir sobre diversas questões relevantes, principalmente a pena de morte, o Poder Judiciário e o sistema carcerário. É uma história bastante envolvente!

Karine.Campos 23/11/2020

"Um sistema corrupto o encarcerou, e não existe ninguém lutando contra esse sistema. Seu fardo já é pesado o bastante por ser inocente, mas ele fica em absoluto desamparo por não ter voz."

Em Cartada Final acompanhamos a história do advogado Cullen Post que busca tirar da prisão Quincy Miller, um jovem negro americano que há 23 anos foi condenado à prisão perpétua apesar de sua inocência.

Enquanto acompanhamos essa história conhecemos um pouco como funciona o sistema de apelação judicial e também a luta de uma organização que luta contra condenações injustas e defende pessoas esquecidas pelo sistema judiciário.

Poderia ser apenas mais um livro de ficção se o que acontece nesse livro não fosse tão... isso é o que é mais legal e ao mesmo tempo triste durante a leitura de Cartada Final.

John Grisham consegue nos envolver com sua escrita simples e com seus personagens marcantes e extremamente humanos. para mim o livro só não foi perfeito Porque durante toda a leitura ele nos dá a entender que algo vai acontecer e esse algo não acontece (não vou dizer o que é porque senão seria spoiler). Mas, apesar disso é um livro que eu super indico.

E você já leu algum livro sobre apelações judiciais? Se conheceu algum me indica :)

Para concluir queria deixar uma frase do livro que mexeu muito comigo e me deixou bastante revoltada.

"É muito fácil condenar um homem inocente, mas quase impossível tirá-lo da prisão."

@vivendoeuchegola 25/11/2020

Tão bom que virou favorito!
Não sei nem por onde começar, por isso serei mais que sucinta: que livro espetacular! Acho que é um livro excelente para qualquer pessoa que gosta do gênero de investigação, com sua pitada de suspense, porém para mim foi mais que especial porque o personagem principal é advogado assíduo na defesa dos mais necessitados. Nesse caso, inclusive, mais que necessitados: completos esquecidos pela sociedade - os prisioneiros. O plano de fundo da narrativa, com suas críticas ao sistema penal que gasta rios de dinheiro para manutenção de um preso e que prefere prender um inocente do que não prender ninguém é avassaladora. A realidade exposta na nossa cara da corrupção no sistema por aqueles que deveriam zelar pela regularidade (promotores, policiais...). O personagem principal é extremamente cativante. Parece até surreal que exista no mundo uma pessoa tão boa. Alguém que dedica sua vida a tirar da cadeia pessoas inocentes e não ganha nada material em troca. ?Apenas? a satisfação de devolver a liberdade a alguém que a merece. O livro ainda nos permite pensar sobre a prisão perpétua e a pena de morte. Nos faz refletir sobre o sistema carcerário e suas mazelas, além de o expor como um ecossistema próprio e oportunidade lucrativa. Ninguém se preocupa com a segurança dos presos. E ninguém se preocupa com quem ganha tão pouco lá, a ponto de se corromper levando celulares e drogas para dentro. Voltando ao personagem principal: não liga para dinheiro, é inteligentíssimo, perspicaz e destemido. Não sei mesmo como ainda está solteiro (ou melhor, sei sim, difícil realmente encontrar alguém que esteja disposto a se relacionar com quem trabalha 24h por dia 7 dias por semana, mesmo que seja para salvar vidas).

pirjedi 26/11/2020

Dor da injustiça. Anos que não voltam
Meu primeiro livro da Tag livros chegou de voadora com um tema muito difícil. Falha no sistema
Judiciário que aprisiona injustamente, em sua Marjorie, negros. O livro é sobre uma realidade americana que não está muito longe daqui. Atualmente nossa população carcerária cresce e a marginalização do negro e o que alimenta as celas.

O livro me deixou reflexiva por vários dias e eu recomendo bastante. Assim como entender um pouco sobre como as pessoas são presas no Brasil.

Quem é preso no Brasil?

Tha 27/11/2020

Uma leitura agradável
Uma jornada incrível pela liberdade de um homem inocente, vítima de um sistema racista e falho.
A narrativa flui com bastante facilidade e quando você menos espera já leu 200 páginas. A transição das cenas é sutil e o tempo parece voar a medida que a história avança.
Sem dúvidas um dos melhores livros da TAG de 2020.

brendkarla 29/11/2020

FASCINANTE!
Dono de uma narrativa super fluida e envolvente, Grisham me conquistou logo nas primeiras páginas!
A história me envolveu tanto que eu simplesmente devorei o livro!
É o primeiro livro que leio do autor e já estou adicionando outros em minha lista haha super indico para quem gosta de um bom suspense. Amei!

@nathaliaqt.livros 30/11/2020

Gostei muito
É um livro muito bom que tem uma fala muito importante sobre preconceito e injustiça, teve algumas coisas que me incomodaram, primeiramente a tradução, no começo pro meio a instituição era citada no livro pelo nome em português, mas do meio pro final citaram em inglês, pra quem tem TOC ou é perfeccionista vai se incomodar com isso. Outro ponto que me incomodou foi que no livro foram abertas algumas coisas que não foram concluídas, isso instiga a curiosidade, não há nem uma dica do que possa ter acontecido. O final achei completamente doido pelas reviravoltas mas esperava mais ação e perigo, que o livro instigou algo muito perigoso desde o início e não rolou, final muito previsível.