Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

@nathaliaqt.livros 30/11/2020

Gostei muito
É um livro muito bom que tem uma fala muito importante sobre preconceito e injustiça, teve algumas coisas que me incomodaram, primeiramente a tradução, no começo pro meio a instituição era citada no livro pelo nome em português, mas do meio pro final citaram em inglês, pra quem tem TOC ou é perfeccionista vai se incomodar com isso. Outro ponto que me incomodou foi que no livro foram abertas algumas coisas que não foram concluídas, isso instiga a curiosidade, não há nem uma dica do que possa ter acontecido. O final achei completamente doido pelas reviravoltas mas esperava mais ação e perigo, que o livro instigou algo muito perigoso desde o início e não rolou, final muito previsível.

Vih Vargas 30/11/2020

Podia ser um filme
O livro é bom. A Narrativa é envolvente, apesar dos acontecimentos nao serem descritos nos mínimos detalhes te trazem informações suficientes para o entendimento da cena. Perfeito para ser um filme de ação! Gosto da ideia de capitulos curtos com espaços temporais. Da a devida sensação de se passou muito tempo no percorrer do livro sem que ele precise ser mais extenso do que ja é.
Esse livro tem apenas o personagem principal como defeito. O advogado Post é a descrição perfeita do homem de família, branco, hetero, que encontrou em Deus a luz para uma vida justa, honrosa, bondosa e todo o bla bla bla do homem branco, levemente machista e salvador.
Me incomoda o como muitas coisas acontecem fácil só porque ele se veste parecendo pastor. Mas entendo que na prática nao deva ser absurdo esse comportamento.
Também me incomoda o como a história aborda o racismo presente na justiça porém puxa sardinha pro homem branco padre e justo salvador.
Apesar de trazer uma discussão polêmica sobre a pena de morte, e apesar de ser um livro que aborda racismo de um ponto de vista controverso, acredito que seja um excelente livro para indicar ao amigo que acha que racismo nao existe.
Quanto a escrita do autor é impecável com uma narrativa cheia de aventuras e dosadas na medida certa. A história de fato instigante e traz muita imersão e conhecimento!

Fernanda1492 01/12/2020

Leitura arrastada
Confesso que no início a leitura ficou meio arrastada. Demorei um pouco pra concluir. No geral o livro é muito be escrito e o enredo é emocionante.

Cristiane Ribeiro Cazes 02/12/2020

Muito bom e triste com injustiças
Livro muito bom, trata de injustiças, erros jurídicos e inocentes mofando e morrendo nos presídios. Graças aos Guardiões alguns conseguem provar a sua inocência e ficam livres, mas e o tempo que perderam? E os traumas e abusos sofridos? Os milhões pagam?
Vale a pena ler.

Inspirações Literárias 06/12/2020

Justiça atrasada é justiça negada.
Primeira experiência com o escritor.

Um livro que traz de maneira eloquente como o Sistema Jurídico atua diante de negros e brancos.

Mostra que a justiça é feita pela ética e moral daqueles que estão ocupando os lugares como tomadores de decisão..

Um livro extremamente necessário.

Estou torcendo que se transforme em filme.

A leitura vale as quase 500 páginas.

Um livro intenso e profundo.

Lilian 06/12/2020

Decepcionada
O tema é interessante, mas a história não ajuda. O autor é superficial em pontos importantes, e enrola em situações sem sentido. Esperava mais, nem o final te surpreende.

Sarah 07/12/2020

Título: Cartada Final
Autor: John Grisham
Editora: Arqueiro/ Tag Inéditos
Categoria: Policial/ Suspense Judicial

Começo dizendo que gostei bastante desse livro, mas ao contrário do que tenho lido por aí não achei ele essa coca cola toda não. Ele tem como temática a luta pela inocência de presidiários acusados injustamente. O autor nos apresenta então a um pastor e advogado (Cullen Post) que tem como propósito de vida a busca por justiça a esses acusados. É um livro envolvente pois nos leva a pensar e questionar o sistema judiciário estadunidense e claro o nosso em consequência.

O que não gostei na narrativa é que cria-se uma expectativa, uma tensão que não se resolve, simplesmente você acha que vai acontecer porém nada acontece. Sei que tem gente que acha isso genial, mas eu particularmente acho um saco. Além disso senti que forçaram a barra pra ter alívios cômicos nada engraçados.

Apesar disso, achei a maneira como o autor conta a história bem fluída, não me apaixonei pelos personagens e torci mais por um coadjuvante que para o protagonista, o que pra mim não perde em nada o brilho da história. Sentimos muita empatia pelas pessoas que foram condenadas injustamente, e ficamos revoltados com a falta de cuidado e até mesmo crueldade de promotores e juízes. Sem falar claro na corrupção explicita envolvendo a policia e advogados.

Valeu a leitura por tudo isso que mencionei e acho que a reflexão é o ponto mais significativo. Dei 4 estrelas no Skoob, pela expectativa criada e quebrada.

Virgílio César 08/12/2020

Livro chato e cansativo. Mesmo tendo um julgamento principal, apresenta tramas paralelas de outros julgamentos. Tinha horas em que parecia até um documentário. Há um bom tempo que John Grisham não escreve nada de bom como os livros do início da carreira.

Ni 09/12/2020

Muito bomm, mas o final foi corrido. O livro poderia ter sido menor no inicio e com um fim mais desenvolvido.

Livro açucarado 13/12/2020

Leitura concluída ??
Cartada Final - John Grisham 4/5?

"Gostamos de dizer que a cor da pele não importa, mas isso nem sempre é verdade."

????? Cullen Post é um advogado que faz parte de uma associação sem fins lucrativos para tirar inocentes da cadeia, que foram presos injustamente

? O livro conta várias histórias de pessoas que foram condenadas injustamente e que Post pega os casos e tenta convencer o júri de que são inocente, sem cobrar nada por isso,

?????Ao decorrer do livro Post vai nos contando como cada caso que ele pega vai se desenrolando, em especial o de Quincy Miller, que está preso à mais de 20 anos condenado por homicídio, um crime que não cometeu

?O livro vai nos trazendo reviravoltas surpreendentes, e nos emociona muito com a falta de respeito que esse inocentes são tratados, e com o afinco que Post tem em cada caso, sempre indo atrás de novas provas e testemunhas para ajudar seu cliente

????? Infelizmente a história principal do livro que é a do Quincy Miller, foi baseada em uma história verídica,que envolve um preso do Texas, preso a mais de 30 anos e todos os seus pedidos de liberdade condicional foram negados, o personagem principal Cullen Post também foi baseado em uma pessoa real

? Eu indico muito esse livro para quem gosta de thrillers jurídicos, é um ótimo livro, mas tem muito personagens e as vezes acaba nos confundindo, mas em geral o livro é ótimo

????? Este foi um livro enviado pela @tag inéditos de setembro

? E aí meus Docinhos já ouviram falar deste livro? Já leram algo do autor ? Gostam desse tipo de gênero? Deixa aqui nos comentários para eu saber

Lucas Sam 14/12/2020

Thriller interessante
Cartada Final é um thriller bom, com uma história muito envolvente que começa fria, vai esquentando bastante quando chega no meio da obra e termina de forma morna, infelizmente um pouco menos empolgante do que eu esperava.

Com certeza a história é o ponto mais forte do livro. Os personagens são bem construídos, cada um tem uma personalidade específica, é uma trama sólida e não observei nenhum "furo" de roteiro ou resoluções fáceis, mas o ritmo no qual a história é contada é lento demais. Eu entendo que por ser o retrato do sistema judiciário estadunidense, que é muito bem retratado, aliás, em todas as suas falhas, preconceitos e equívocos, as coisas devam acontecer de forma mais lenta, mas nada impedia o autor de acrescentar fatos e acontecimentos para enriquecer a trama, torná-la mais animada enquanto o julgamento central da história não avançava.

Por ser um thriller, senti falta de ação, de emoção, de adrenalina. Um advogado que está muito próximo de provar a inocência do seu cliente e desvendar um crime cometido por um cartel de drogas recebe no máximo uma ou duas ameaças e fim. Ele não é perseguido por ninguém, não precisa se esconder, não teme morrer após ser vítima de um atentado pois ele atentado nunca ocorre, ele vive uma vida tranquila tal qual um advogado de pequenas causas ou especialista em fazer inventário de testamentos. Me sinto frustrado ao ler um thriller no qual o perigo maior que o protagonista enfrenta é não conseguir pagar a conta de luz no final do mês, mesmo estando em evidência a todo momento por estar no epicentro de um grande julgamento, que imcomodará pessoas poderosas.

Mas, como toda essa expectativa talvez tenha sido influência dos filmes de ação hollywoodianos e reconheço que o livro não é tecnicamente ruim, apenas passa longe do meu gosto, dei 4 estrelas, pois uma nota menor seria injusta.

Thay 15/12/2020

Muito bom! Nos faz refletir sobre muitas questões, é uma leitura que com certeza recomendo!

Maah 17/12/2020

Um livro que todos deveriam ler
A história do livro, o assunto que ele aborda é muito atual e necessário pro mundo que nos vivemos. E o autor consegue escrever sobre isso de uma forma descomplicada e atraente.
O autor fala sobre o sistema judicial falho dos Estados Unidos de uma forma e com um enredo que é impossível você não querer terminar o livro, a vontade é ler sem parar.
Minha única ressalva é com o final que deixa um pouco a desejar pelo nível de qualidade do livro como um todo, nos capítulos finais a sensação que fica é a que o autor precisava terminar logo.
Tirando isso é um livro necessário e que mostra uma realidade que acredito que muitas pessoas desconhecem, recomendo.

Djamila.MagalhAes 17/12/2020

Chato...
A premissa do livro é interessante, uma ONG sem fins lucrativos tenta tirar homens inocentes da prisão, os livrando da pena de morte, como também é abordado o racismo no sistema prisional americano.
Uma pena que a narrativa não tenha sido envolvente para mim, não tenha me prendido, não é um gênero que costumo ler. Achei a forma que o autor conta a história bem procedural, sem aprofundar em questões particulares das personagens. Também achei a história sem grandes surpresas ou reviravoltas.

Daniel263 18/12/2020

O melhor livro de John Grisham que já li
Publicado em: @curadorliterario

76º livro lido em 2020.

Antes de biblioteconomia, vivi no mundo jurídico. Eu me formei em direito na UFF em 2011 - ano em que também deixei de ler John Grisham!

Estava com um pé atrás... havia enjoado do prolífico autor. Mas foi uma surpresa bem legal reencontrá-lo nesse TAG Inéditos de setembro.

O leitor acompanha o cotidiano de Cullen, um advogado estadunidense especializado em defender pessoas condenadas injustamente com pesadas penas: prisão perpétua ou pense-se morte.

O livro poderia ser clichê e arrastado, mas o autor é fenomenal: além de relatar o imersivo dia a dia do protagonista, sabe fazer interessantes mergulhos no passado dele e de outros personagens.

John Grisham sabe descrever muito bem o complexo sistema jurídico norte-americano, e ainda enfia o dedo em feridas ao fazer pesadas críticas sociais!

E isso tudo com excelentes diálogos e muitos momentos burlescos no desenvolvimento das investigações e dos processos.

Um livro fácil e fatalmente devorável! :)

site: https://www.instagram.com/p/CF45UNtDA_j/