Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Djamila.MagalhAes 17/12/2020

Chato...
A premissa do livro é interessante, uma ONG sem fins lucrativos tenta tirar homens inocentes da prisão, os livrando da pena de morte, como também é abordado o racismo no sistema prisional americano.
Uma pena que a narrativa não tenha sido envolvente para mim, não tenha me prendido, não é um gênero que costumo ler. Achei a forma que o autor conta a história bem procedural, sem aprofundar em questões particulares das personagens. Também achei a história sem grandes surpresas ou reviravoltas.

Daniel263 18/12/2020

O melhor livro de John Grisham que já li
Publicado em: @curadorliterario

76º livro lido em 2020.

Antes de biblioteconomia, vivi no mundo jurídico. Eu me formei em direito na UFF em 2011 - ano em que também deixei de ler John Grisham!

Estava com um pé atrás... havia enjoado do prolífico autor. Mas foi uma surpresa bem legal reencontrá-lo nesse TAG Inéditos de setembro.

O leitor acompanha o cotidiano de Cullen, um advogado estadunidense especializado em defender pessoas condenadas injustamente com pesadas penas: prisão perpétua ou pense-se morte.

O livro poderia ser clichê e arrastado, mas o autor é fenomenal: além de relatar o imersivo dia a dia do protagonista, sabe fazer interessantes mergulhos no passado dele e de outros personagens.

John Grisham sabe descrever muito bem o complexo sistema jurídico norte-americano, e ainda enfia o dedo em feridas ao fazer pesadas críticas sociais!

E isso tudo com excelentes diálogos e muitos momentos burlescos no desenvolvimento das investigações e dos processos.

Um livro fácil e fatalmente devorável! :)

site: https://www.instagram.com/p/CF45UNtDA_j/

Ingryd 21/12/2020

Dei 4 estrelas pela temática que achei de extrema importância. Corrupção no sistema judiciário, racismo, condenações injustas e etc. Porém não gostei da narrativa, apesar de os capítulos serem curtos (o que é ótimo), me arrastei na leitura. O escritor fica dando voltas e se tornou maçante em vários momentos. Além disso não gostei do protagonista, nem me pareceu um ser humano de verdade com qualidades e defeitos. Continuei lendo pois realmente me importava com o que aconteceria ao Quincy e estava curiosa para o desenrolar da história.

Lisa 22/12/2020

Torturas contemporâneas
A punição legal aplicada à inocentes é um tipo de tortura praticada por Estados Democráticos que ainda não foi abolida. Muitos países sabem que possuem inocentes encarcerados, mas pouco ou nada fazem para corrigir esses erros espontaneamente. Por serem pessoas pobres, em sua esmagora maioria, esses torturados dependem da boa vontade de advogados volutários e de doações para encontrarem esperanças de restituírem sua liberdade. Em muitos casos, enfrentando anos de apelações e muita má vontade nos tribunais. O livro é uma ficção sobre esse calvário. Embora tenha lá seus momentos de criatividade, as emoções de todos os envolvolvidos é bastante real.

lillimarlene 26/12/2020

O mundo do direito....
... descascado como camadas de cebola.
Muito inteligente, construído de uma forma engenhosa.

Rafa Yung 26/12/2020

"Aprendi a nunca esperar q a justica ande rápido."
Excelente thriller jurídico. Trama muito bem elaborada. Com certeza, na lista dos melhores livros que já li.

Juliana 27/12/2020

Nada surpreendente
Livro bem escrito e de leitura fácil. Mas desde o início já sabemos exatamente como a história vai terminar. A crítica com o sistema prisional poderia ser bem mais explorada, mas não foi. Deixou a desejar sendo considerado um thriller

Rafa 28/12/2020

Bem legal
Apesar de gostar muito de ficção, com um pouco de fantasia e terror, esse livro que não tem nada disso me envolveu muito e causou grande comoção com o caso. Deu vontade de ler mais do autor.

Itamara 28/12/2020

"Aprendi anos atrás a sempre esperar o pior...
... e a nunca esperar que a justiça ande rápido".

Fiquei bem envolvida durante a leitura, gostei da linguagem e da estratégia do autor em construir/procurar todas as pistas dos casos de crime explorados na obra. Apesar de ser mesmo previsível, o processo até se chegar ao final foi bem interessante para mim. Talvez tenha sido de fato superficial considerando tudo que poderia ter sido explorado e até repetitivo em alguns momentos, sobretudo em algumas falas do personagem Post, mas isso não torna o livro ruim. A temática é importante e infelizmente atual (o que já faz a leitura ser válida) e no final senti vontade de fazer Direito só para entrar no Guardiões da Inocência, rsrs. Há falas muito marcantes sem serem clichês e fiquei bastante emocionada (lê:se: chorei)nas duas falas dos juízes que revisaram as sentenças. Achei que o livro prometeu muita violência por conta do cartel e acabou enrolando com outros momentos dispensáveis que não acrescentaram tanto assim. Vi algumas críticas a respeito do "branco salvador", intolerância religiosa em alguns discursos e o estereótipo da origem do cartel, mas acredito que a obra entregou quase tudo do que era a proposta e tais fatos talvez tenham a ver com o contexto do próprio enredo, do escritor, sem contar que é baseado na realidade. Enfim...gostei muito do final e do rumo que todos levaram. É um livro que recomendaria, sem dúvidas.

Carol 28/12/2020

Temática excelente, mas achei um pouco lento na narrativa...

Thais 29/12/2020

Crítica essencial
O tema do livro é essencial, mostra um pouco da realidade do sistema prisional falho e preconceituoso. Contudo, a narrativa torna a leitura um pouco arrastada, dando voltas desnecessárias e deixando de abordar tópicos importantes.

É um livro bom, cumpre sua função de trazer os problemas do sistema prisional, mas está longe de ser uma história envolvente.

Neto.Antonelli 01/01/2021

Reduzindo injustiças
Não sou suspeito, sou fa confesso de John Grisham, tanto que seus livros tem grande influência na escolha da minha profissão.

Esse livro traz a história de alguém que luta para tentar reparar injustiças de condenações criminais, que são uma página maldita tanto aqui, como em qualquer outro lugar do mundo.

Investigações mal-feitas, provas ignoradas, policiais corruptos, tudo pode ser ingrediente para uma injustiça judicial.

Você está intimado a conhecer esse mundo.

Lore 03/01/2021

Livro muito interessante, retrata as falhas no judiciário e as falhas humanas preconceituosas, particularmente não sou muito apegada ao gênero policial, talvez por isso tenha achado a narrativa um pouco lenta e cansativa no começo. Depois de começar a gostar de fato da leitura e me acostumar com a escrita do autor, achei que faltou um pouco mais de profundidade nas questões abordadas, gostaria de ter visto menos repetições dos fatos e acontecimentos, mesmo assim recomendo a leitura.

Erika.Karollyne 03/01/2021

Um livro que aborda racismo, o preconceito que vem de outras gerações na qual nós negros sofremos e muitas da vezes somos taxados por nosso tom de pele!
Um história que no final descobri que foi baseada em fatos reais , que me emocionou bastante: Um jovem negro que foi preso injustamente que estava no lugar errado na hora errada, mais que encontrou um luz em um servo de Deus , um advogado na qual não perdeu a fé de prova sua inocência!
Ah gente com certeza irei reler este livro!

Ariska 03/01/2021

Excelente
A escrita de John Grisham é fluída, livro com algumas histórias e suas amarrações. Quando o desfecho do livro aconteceu a sensação foi muito boa, de ter conquistado a vitória junto com os personagens. Ótimo livro.