Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Ariska 03/01/2021

Excelente
A escrita de John Grisham é fluída, livro com algumas histórias e suas amarrações. Quando o desfecho do livro aconteceu a sensação foi muito boa, de ter conquistado a vitória junto com os personagens. Ótimo livro.

Carolina 04/01/2021

Livro investigativo / policial
Ótima leitura, gostei muito do livro, fácil entendimento; ótimo enredo, personagens.
Não consegui parar de ler, recomendo.

Gabi Oliveira 09/01/2021

Emocionante
O livro retrata a história de Quincy Müller, um homem que foi condenado injustamente por homicídio. A leitura é leve, cativante e emocionante.

ntayar 11/01/2021

CARTADA FINAL
(The Guardians)
John Grisham
Na pequena Seabroook, na Flórida, um advogado é assassinado a tiros dentro de seu escritório. Keith Russo, 37 anos, praticava advocacia na cidade há onze anos, com sua sócia e esposa, Diana Russo.
A polícia não tinha suspeitos, até Diana citar um cliente que estava muito descontente com o serviço de Keith num processo de divórcio. Segundo Diana, esse homem havia ameaçado seu marido várias vezes.
As investigações concluíram que Quincy Miller era o assassino. Algumas testemunhas declararam tê-lo visto saindo do local com alguma coisa na mão (um rifle?) e sua ex-esposa reconheceu a lanterna respingada de sangue, encontrada no porta-malas do carro de Quincy.
Após o julgamento a sentença foi proferida: prisão perpétua.
Embora negasse ser o autor do crime, ninguém lhe deu atenção e o caso foi encerrado.
Após 22 anos, Quincy escreve uma carta para uma pequena instituição ? Guardiões da Inocência ? que se dedica a lutar contra condenações injustas e defende pessoas esquecidas pelo sistema.
Cullen Post era advogado, mas abandonou o Direito após um caso em que não conseguiu livrar seu cliente inocente da pena de morte. Na mesma época, seu casamento acabou e ele decidiu mudar de cidade e entrar na carreira religiosa. Alguns anos mais tarde, conheceu a fundadora da Guardiões e juntou-se a eles. Não era por dinheiro, pois a fundação vivia de doações e o orçamento era sempre apertado. O que motivava Cullen era a satisfação de fazer justiça e corrigir erros judiciais.
O caso de Quincy ficou aos cuidados de Cullen Post. Ele começa a fazer uma investigação por conta própria e descobre uma porção de erros cometidos na ocasião: provas que desapareciam, perito que não sabia fazer perícia, testemunhas compradas, juiz desinteressado, preconceito racial entre outros.
À medida que vai avançando, ele próprio se torna alvo de gente que não quer que Quincy Miller seja absolvido.
?Keith Russo foi assassinado por um motivo. Alguém que não foi Quincy Miller planejou o homicídio, conseguiu realiza-lo com precisão e em seguida fugiu. Depois disso, jogaram a culpa num homem, e diversos conspiradores estavam envolvidos. Pessoas inteligentes, quem quer que tenham sido. ?
A história narrada no livro é baseada em fatos reais, que envolve um preso do Texas chamado Joe Bryan. O enredo trata de assuntos relevantes em qualquer sistema judicial: prisão injusta, preconceitos, falhas de investigação, pena de morte etc. O começo é empolgante, até mais ou menos a metade do livro a trama prende a atenção, mas depois se torna monótona. Talvez porque não seja uma área que eu domine, achei muito cheio de detalhes que nada acrescentavam, e não via a hora de terminar logo o livro. Senti falta das surpresas e reviravoltas, tudo ficou muito entediante depois de esclarecidos os motivos e os autores do crime.
Muito diferente de outro livro do escritor que li há alguns anos e adorei: A Firma (1991), que da metade em diante se torna cada vez mais dinâmico.
Também não gostei da tradução do título. Afinal não encontrei nenhuma cartada final na história.
De qualquer maneira, deverá agradar o leitor que aprecia dramas de tribunal (eu também gosto).

Lu Tibiriçá 11/01/2021

John Grisham...
O enredo do livro é perturbador: pessoas inocentes julgadas e condenadas, presas injustamente. A leitura comigo não fluiu bem porque me fazia mal; mas não abandonei.
E não me arrependi: John Grisham escreve lindamente, inserindo contextos interessantes dentro da história, personagens complexos, fatos inesperados que te obrigam a seguir em frente.

Danilo546 12/01/2021

Livro completamente arrebatador e envolvente! Não consegui largar a leitura!! Passando por várias emoções, desde a repugnância pelas injustiças que podem ocorrer no Judiciário até a esperança por saber que há pessoas lutando contra isso, John Grisham me fez voltar aos meus tempos de Direito e refletir sobre muitas coisas! Esse é um livro que merece ser lido!

Se você gosta de séries como How to Get Away with Murder e Suits, esse livro é para você!

Bruna 15/01/2021

Cartada Final
Foi muito, muito, muito difícil ler um livro onde um dos personagens principais era nada mais, nada menos que um advogado gospel.
A leitura foi arrastada, uma bagunça de casos e informações e cheios de personagens que eu simplesmente não ligava.
Gostaria especialmente de saber em que mundo um homem é condenado a prisão por estupro onde as vítimas apenas assinam um documento e fazem um depoimento mixuruca.
QUE MUNDO ISSO ACONTECE, PORRA?????

Pra mim foi horrível essa experiência.

Clau Melo 16/01/2021

Thriller jurídico que mostra um pouco da injustiça...
Sou super fã do John Grisham!
Thriller jurídico que mostra um pouco da injustiça...
Na trama vemos que "O Sistema" visa prender alguém, não se importando se realmente é culpado ou inocente.
Durante a leitura ficamos revoltados com tantas inconsistências e absurdos.
Infelizmente não sabemos em quem confiar...
Achei o livro um pouco arrastado, porém recomendo para quem gosta de tramas que envolvem tribunais.

Nath 17/01/2021

Esperava mais
Esse foi o meu primeiro livro de John Grisham e, infelizmente, me decepcionei. Eu esperava um grande suspense com várias reviravoltas que me deixassem à flor da pele, como alguns outros thrillers que já li. Porém, apesar de ser uma história interessante, não me trouxe surpresas durante o encaminhamento da história, terminando exatamente como eu esperava que fosse terminar desde o início.
Me engajei na história, me identificando com um trabalhador social em uma ONG, portanto me identifiquei com alguns problemas de Post. Porém, não o suficiente para querer saber mais sobre o personagem. Além disso, trata-se de um tema muito importante que é o encarceramento em massa da população negra e a pena de morte, que me fez querer saber mais sobre como se dá esse processo nos EUA.
Achei o desenvolvimento da trama superficial para um livro que se propõe investigativo e um autor tão renomado.
Gostaria de ler outros livros do autor para ter uma comparação com este.
Apesar de tudo, é uma escrita fácil de ler e acompanhar.

Roberta Kwietniewski 17/01/2021

Bom porém arrastado
Comecei muito empolgada com a leitura e até a página 300 eu realmente estava amando. Após isso, para mim só foi enrolação.

Apesar disso, super indico o livro. Aborda assuntos muito importantes como o sistema carcerário americano. Vale super a leitura!

Viviane 20/01/2021

Para a o sistema ,os fins justificam o meio
Em uma narrativa envolvente, conhecemos a "Guardiões da Inocencia", a qual defende presos condenados a morte injustamente. O enredo nos leva a refletir sobre o sistema judiciário/prisional (foco no americano), racismo e relações em geral.

Elineuza.Crescencio 22/01/2021

Para quem gosta de investigação judicial
Tema: Leituras de Janeiro 2021 (1)
01/100
Avaliação: ***
Término da leitura: 01/01/2021
Intrínseca e TAG SP 2020

O Autor
Nascido em fevereiro de 1955 em Jonesboro, Arkansas, EUA. Está entre os escritores mais lidos dos Estados Unidos. Ex-político e advogado aposentado. Em seus livros a temática é sempre voltada para a advocacia.

A Obra
Advogado e Pastor episcopal que participa de uma organização cujo objetivo é verificar processos de condenados por crimes que não cometeram recebe o caso de dois presidiários. Um condenado à morte e preso há 18 anos e outro em prisão perpétua, preso há 20 anos. Ambos acusados e apenados após julgamento envolvendo uma onda de mistérios e mentiras. O Advogado aceita investigar os crimes e fazer recurso para revisionar as condições em que se deu os dois julgamentos. Recomendo a leitura.

Stela Marçal 23/01/2021

Cartada final
Gosto de livros de investigação, mas para mim o autor se perdeu ao contar histórias paralelas a história principal, e quando chegou a hora do júri final, tudo pareceu muito simples e fácil.

Mariana 25/01/2021

Injustiças do sistema penal
O livro é baseado em casos reais e inspirado em uma organização que tem por objetivo libertar pessoas presas injustamente. Não é a leitura mais envolvente do John Grisham, mas o tema é muito instigante! Recomendo!

Paty 26/01/2021

Adoro esse autor..em todos os livros ele arrasa..
A leitura as vezes fica um pouco lenta.. algumas partes ficam meio cansativas ( mas nada q atrapalhe).. porém impossivel deixar de ler.. sempre ficaa otimoo depois e as historias são perfeitas.
Interessante o contexto de pessoas inocentes na cadeia, nos leva a refletir sobre muita coisa.. retrata tb o racismo..pobreza e td q muitas vezes tentamos ignorar. Excelente livro vale muitooo a pena ler.