Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Tawana 09/12/2020

Surpreendente
Eu sou uma fã de livros que envolvem crimes e investigações, então posso ser tendenciosa.
Mas gostei muito de como o autor contou diversas histórias, até mesmo fora do contexto, que acabaram complementado a investigação.
Um livro que mesmo com um tema central pesado, a investigação de um assassinato brutal, tem um fluidez e leveza na leitura.
Lívia 09/12/2020minha estante
Amei esse livro!

@juliaavictorino 17/03/2021

Uma história de injustiça
O livro segue o mesmo formato dos outros livros de John Grisham, vemos vários casos que giram em torno de um tema em comum, e, nesse caso, temos as condenações erradas de inocentes, seja por negligência, preconcento ou outro motivo.

A leitura é bem fácil e envolvente. Acredito que os diferentes casos abordados, além do principal, são interessantes e distintos em tal ponto em que a gente não se confunda com as histórias ao longo da leitura. Dos poucos livros que li de John, até então esse foi o que mais gostei!
Lorena 21/03/2021minha estante
Júlia , assista ao documentário na Netflix, J.G se inspirou nas histórias daqueles prisioneiros para escrever esse livro.

Carolina.Viegas 12/09/2020

Ótimo livro!
Leitura dinâmica, narrativa envolvente, bem escrito e bem fundamentada!
Primeiro livro que li do autor, apesar de já ter assistido alguns filmes baseado em suas obras.
Recomendo!

Tuyl 31/08/2020

Um bom livro, que prende do início ao fim... meu primeiro deste autor e foi uma boa experiência.

Hemilly Medeiros 10/04/2024

Devorei 70% em um dia e meio!!!!
A história me prendeu de um jeito que fazia tempo que eu não passava. Não conseguia largar.
Esse tema é muito delicado e pouco falado, e o autor conseguiu apresentar bem.
Tem o ?branco salvador? dos negros? Sim, mass o autor consegue por os seus privilégios e o que as pessoas negras passam.

Esse livro seria um dos favoritos do ano? até depois do 70%
Começou a ficar muito enrolado
Começou abrir caminhos que só foram para encher páginas e que estava claro que não iriam ser fechados.

Li 70% em quase dois dias, enquanto os últimos 30% eu demorei 3 dias.

Fora isso, foi um final coerente com o começo da história, amei mesmo assim

Karol 15/09/2020

Cartada Final
Um livro muito bom, que te prende desde o início. Se você procura um livro com muita investigação e personagens, esse é o livro perfeito. Mas se quiser enfrentar esse desafio, melhor pegar um caderno e um lápis, porque quanto mais você lê, mais personagens aparecem e mais coisas acontecem pra confundir o seu raciocínio. Um livro que precisa de muita concentração se quiser entender tudo perfeitamente. Marca o racismo na sociedade de forma sutil, implicando os problemas do preconceito enraizado na sociedade. Uma história que mostra que todo mundo tem o direito de se redimir e de ser perdoado.

Vane 14/09/2020

Uma história ficcional, mas que é na verdade é real
Numa pequena cidade da Flórida, o advogado Keith Russi é morto a tiros em seu escritório. O assassino não deixa pistas e não há testemunhas, mas a polícia logo suspeita de Quincy Miller, um jovem negro que já foi cliente de Keith.
Quincy é julgado, condenado e sentenciado a prisão perpétua. Por 22 anos ele continua jurando inocência. Só que ninguém lhe dá ouvidos. Desesperado, ele escreve uma carta a Guardiões da Inocência , uma pequena organização que luta contra as condenações injustas e defende pessoas esquecidas pelo sistema.
O apelo de Quincy  convence o advogado Cullen Post, que inicia a própria investigação. Só que o caso logo se mostra muito mais difícil- e perigoso - do que ele esperava. As pessoas poderosas e cruéis que assassinaram Keith Russo não querem que Quincy Miller seja absolvido.
Há 22 anos elas mataram um advogado. Agora estão dispostas a matar outro sem pensar duas vezes.
Esse foi o primeiro livro do John Grisham que li e que experiência incrível. Por ser formado em Direito o autor aborda com propriedade os termos técnicos e todos os processos envolvidos, desde o julgamento aos recursos e apelações e é muito interessante ler sobre o assunto, mesmo que seja uma história ficcional. Ou nem tanto, pois sabemos que sim, as vezes pessoas inocentes estão presas e que organizações pró liberdade estão na ativa tentando ajudar elas pessoas. Assim que você terminar ar de ler o livro, dá uma lida na nota do autor, no final, é emocionante.
A história é toda narrada pelo advogado Cullen Post, que é simplesmente uma pessoa incrivel, assim como suas colegas da Guardiões, e todos os advogados amigos, que acabam se envolvendo na história.
Em paralelo com a história do Quincy Miller, conhecemos outros clientes da Guardiãos da Inocência, e fiquei com muita curiosidade de saber mais sobre essas pessoas. O enredo do livro é bem interessante, pois mesmo não sendo super elétrico, cheio de perseguições, te mantém preso porque você quer saber a história dessas pessoas, quer ver eles livres das acusações injustas, quer ver o verdadeiro culpado sendo preso

Bruna 13/09/2020

Surpreendente
Achei o livro muito bom, com um enredo surpreendente.

Gostaria de saber se eles conseguiram condenar o Xerife e elucidar os outros casos que a Guardiões tinha em andamento.

Me incomodou o fato que na parte do fim do livro, a tradução não traduziu mais o nome da Guardiões e acabou ficando estranho.

No mais, vale muito a pena a leitura.

Silvio 13/09/2020

John Grisham mostra as falhas e injustiças do sistema judiciário americano, especialmente contra negros e pobres. Se o negro for pobre, é pior ainda. De forma camuflada, um negro é condenado pelo fato de ser negro, não necessariamente por ser culpado. É revoltante!

Carolina 13/09/2020

Incrível
Este livro mostra bem o quão falho o sistema criminal americano pode ser. Apesar de ter gostado bastante da narrativa, senti a falta de alguma reviravoltas durante a história, mas isso não a deixou menos interessante. Foi a primeira obra que li do autor e me deixou animada para ler outras.

Vanderlei 08/09/2020

Perfeito
Primeira vez que leio um livro deste autor e com está temática jurídica. Leitura fluida... bem argumentada e sustentada.

Lua 05/09/2020

Eu gostei muito de todo o enredo, me emocionei bastante com algumas cenas e é uma história muito bem construída. Me enrolei com o nome de alguns personagens porque o caso envolvia muita gente, mas isso não me desagradou. É uma leitura que vale muito a pena. Gostei muito, recomendo.

Claudiapnm 06/09/2020

Vira página
Maravilhoso, não tem como parar. Quando cheguei na metade, li o resto no mesmo dia.
Não é exatamente surpreendente, mas envolve do início ao fim.
A questão do racismo nos Estados Unidos é muito séria mesmo...