Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Matheus 03/09/2020

Ainda há esperança
Você já imaginou como deve ser trabalhar com aquilo que você realmente ama? Esse foi um dos pontos que observei do início ao fim desse livro, os advogados da guardiões são pessoas que se entregam ao que fazem e amam. A causa é muito séria e tocante, libertar pessoas que foram presas por articulações de um sistema apenas por serem negros em muitos dos casos, fiquei tocado demais com isso. É finalmente um livro em que posso dizer que saí da minha zona de conforto, me surpreendi muito em ver uma leitura fácil e que sempre deixa um toque de curiosidade para os próximos capítulos. Algo que me chamou muito a atenção é ver um equilibrio entre ser advogado e ser uma autoridade espiritual, como isso faz sentido na vida de Cullen e mais ainda, uma atividade complementa a outra. Tive alguns momentos UAU que conseguiram me emocionar, assustar ou rir. O que me incomodou muito foi ter muitos personagens, em alguns momentos confundimos e já não sabemos quem é quem, mas o livro é ótimo. Ao fim, quando o autor expõe ter baseado numa história real, o estômago involuntariamente revira.

Quero aproveitar para indicar a série da netflix "OLHOS QUE CONDENAM", não vou mentir que precisa ter estômago e estar preparado para cenas fortes e revoltantes, mas é uma série muito boa e necessária.

site: www.instagram.com/cadapaginaumaviagem

Lua 05/09/2020

Eu gostei muito de todo o enredo, me emocionei bastante com algumas cenas e é uma história muito bem construída. Me enrolei com o nome de alguns personagens porque o caso envolvia muita gente, mas isso não me desagradou. É uma leitura que vale muito a pena. Gostei muito, recomendo.

Claudiapnm 06/09/2020

Vira página
Maravilhoso, não tem como parar. Quando cheguei na metade, li o resto no mesmo dia.
Não é exatamente surpreendente, mas envolve do início ao fim.
A questão do racismo nos Estados Unidos é muito séria mesmo...

Catia Gama 06/09/2020

Impossível parar de ler
Nunca tinha lido John Grisham e adorei.
Que texto maravilhoso, ele mantém a nuance da história e cada capítulo te faz querer seguir em frente. Torcendo pelos personagens.
Nesse livro a inspiração dele foi uma história real e ele trata sobre as nuances das investigações criminais e do sistema prisional americano.
É incrível. Com certeza quero ler outras obras do autor.

pmilao 06/09/2020

Pra começar e não parar mais
Além do enredo ser extremamente cativante, um ponto que achei muito positivo foram os capítulos serem curtos. Assim, o livro tem uma dinâmica muito particular. Amei.

Tem ainda uma segunda história de fundo, para dar uma melhor noção da rotina de um advogado, mas sem dúvida a trama central prende e é incrível.

Sensacional de verdade! Quero ler tudo do Grisham!

Mari.Alves 08/09/2020

Muito bom, leitura muito envolvente não tem como parar de ler antes de terminar.

Karol 15/09/2020

Cartada Final
Um livro muito bom, que te prende desde o início. Se você procura um livro com muita investigação e personagens, esse é o livro perfeito. Mas se quiser enfrentar esse desafio, melhor pegar um caderno e um lápis, porque quanto mais você lê, mais personagens aparecem e mais coisas acontecem pra confundir o seu raciocínio. Um livro que precisa de muita concentração se quiser entender tudo perfeitamente. Marca o racismo na sociedade de forma sutil, implicando os problemas do preconceito enraizado na sociedade. Uma história que mostra que todo mundo tem o direito de se redimir e de ser perdoado.

EduardoCDias 10/09/2020

Fraco
O livro é lento até a metade, melhora um pouco depois, mas mantém-se um tanto entediante... sem contar que certas situações ficam sem solução. Já li alguns de John Grisham, há muito tempo, mas me lembro de serem bem mais inteligentes, interessantes e proveitosos do que esse...

Nathy215 10/09/2020

Me senti vendo um filme chato de 2h
Cansada! Difícil ler livros dos EUA, parece que escrevem pra os locais, só os nomes estranhos, referências a locais com nome em inglês (?)

Achei a proposta muito interessante, é meu primeiro livro do gênero, mas a quantidade de nomes, lugares, casos, tudo me deixou muito confusa e cortou a fluidez da leitura, acredito que se eu fosse dos EUA ou não tivesse um certo bloqueio pra gravar tantos nomes diferentes, pudesse ter lido em um dia, mas a escrita é maravilhosa, da pra ler bem rápido e aproveitar ao mesmo tempo.

O tema é bem relevante e a proposta do autor é admirável, mas é tão incômodo como ultimante a mídia descobriu que negro existe e todas as histórias sobre negros são de injustiça ou escravidão. O negro tem que ser visto sempre como o "força, guerreiro", quando é um negro contando sua história ok, mas ultimamente é tanto escritor branco escrevendo sobre.... e infelizmente nos EUA sempre é preciso levantar essa causa, não sei como as pessoas admiram tanto um país tão sujo.

"Costumamos dizer que a cor da pele não importa, mas isso nem sempre é verdade.Costumamos usar isso para abrir portas."
(Pg 72)

Jacque Mayer 11/09/2020

Ótimo Livro
A Tag me deixou na zona de conforto este mês. É o tipo de leitura que eu gosto.
Li algumas críticas referentes à profundidade e exploração de alguns personagens, e por mais que concorde, é o tipo de história que eu não foco no personagem, mas sim na história em si.
Pra mim, foi uma leitura agradável e que me prendeu desde o início.
Não conhecia o autor, agora quero conhecê-lo ainda mais!

Carolina.Viegas 12/09/2020

Ótimo livro!
Leitura dinâmica, narrativa envolvente, bem escrito e bem fundamentada!
Primeiro livro que li do autor, apesar de já ter assistido alguns filmes baseado em suas obras.
Recomendo!

Silvio 13/09/2020

John Grisham mostra as falhas e injustiças do sistema judiciário americano, especialmente contra negros e pobres. Se o negro for pobre, é pior ainda. De forma camuflada, um negro é condenado pelo fato de ser negro, não necessariamente por ser culpado. É revoltante!

Bruna 13/09/2020

Surpreendente
Achei o livro muito bom, com um enredo surpreendente.

Gostaria de saber se eles conseguiram condenar o Xerife e elucidar os outros casos que a Guardiões tinha em andamento.

Me incomodou o fato que na parte do fim do livro, a tradução não traduziu mais o nome da Guardiões e acabou ficando estranho.

No mais, vale muito a pena a leitura.