Tempo de reacender estrelas

Tempo de reacender estrelas Virginie Grimaldi

Resenhas - Tempo de Reacender Estrelas

Heloisa Galindo 21/02/2023

Me surpreendeu demais
Mais um livro que o Clube do Livro votou para ser uma das leituras do ano, dessa vez como sendo o romance de Fevereiro deste ano. Comecei a ler porque o pessoal estava falando muito bem desse livro, mas depois de vir de um romance que o pessoal falou que ria litros mas que eu não achei a menor graça, eu fiquei meio com o pé atrás no começo. Mas ainda bem que eu estava redondamente enganada.
O livro tem uma leitura muito fluida. As personagens, uma mãe que não consegue passar o tempo que queria com as filhas e suas filhas com 17 e 12 anos que estão com problemas na vida, são muito engraçadas. Me prometeram risadas e foi isso o que eu ganhei. Muito maravilhoso mesmo. No final eu me vi representada delas e foi isso o que me fez aumentar minha nota, pq eu daria um 4 já que não tinha sentido que o livro merecia um 5.
Livro lindo e com uma mensagem maravilhosa demais. Recomendo a qualquer um que queira se emocionar e rir ao mesmo tempo.

Ana Claudia 16/02/2023

Anna tem 37 anos e é divorciada e trabalha há mais de 14 anos como garçonete. Ela dá um duro danado para poder dar um mínimo de sustento a suas filhas, Chloe, 17 e Lily, 12 e por isso, mal tem tempo de ver, ficar e saber como estão as filhas. Quando ela é demitida só seu emprego, ela se vê cheia de dívidas para pagar e insatisfeita com a vida que tem.

Ao invés de pagar as dívidas, ela percebe que precisa estar mais perto das filhas, estreitar a relação, pega o motorhome do pai e pegar a estrada com as filhas saindo da França rumo à Escandinávia com o sonho de poder conhecer a aurora boreal.

Nessa viagem, Anna e suas filhas viverão uma jornada de autoconhecimento onde cada uma delas terão que enfrentar seus medos, problemas, desavenças, saber lidar com as relações familiares e se descobrirem como pessoas.

Não posso deixar de mencionar para os lugares belíssimos por onde elas vão passar. Cada lugar é de tirar o fôlego. E a personagem da Lily é o melhor da história. Que criança mais fofa e espirituosa!! Não tinha uma carta dela em que eu não dava uma risada!

Adriana1161 15/02/2023

Mãe solo
Uma história de mãe e filhas, cheia de conflitos e reconciliações.
O livro é escrito em forma de três narrativas: da mãe e de cada uma das duas filhas. É sensível, e divertido também!
Personagens: Anna, Chloé 17, Lilly 12, Mathias, Kevin, Julien, Noah, Marine, Greg, Diego, Edgar, Françoise, François, Louise, Louis
Local: Toulouse/Estocolmo - Suécia - atual
@driperini

Kaue Garcia 14/02/2023

Perfeito
Confesso que não era um livro que me chamava a a atenção pq sou daqueles que compra pela capa, não que ela seja feia mas imaginei que seria igual a muitos livros que já li! O livro foi escolhido pelo Clube Curta Leitura e decidi que ia embarcar nessa com eles e que baita surpresa eu tive, uma escrita maravilhosa, divertida, emocionante, personagens incríveis, cenários maravilhosos e uma quantidade imensa de questões para refletirmos sobre questões familiares ao longo da leitura! Leiam e se apaixonem ??????
Jocasta | @curtaleitura 14/02/2023minha estante
Estou tão feliz com nossas leituras de fevereiro. Que bom que vc leu comigo ?? esse livro foi mesmo uma surpresa, viu. Tô no finalzinho, e amando!

Camiis 09/02/2023

Família
Eu simplesmente amei esse livro, ver a luta da Anna em ser mãe solo, trabalhar incansavelmente para dar tudo que suas filhas me fez pensar em várias mães reais.
A viagem foi incrível, me sentia sendo mais uma tripulante desse motorhome. Segui nessa viagem pesquisando cada lugar em que elas iam pra ter a mesma visão que elas, e realmente são lugares maravilhosos e que mudaria. A percepção de qualquer pessoa.
Fiquei bem feliz de ver a família conectada novamente e da Anna poder ter paz no coração de suas escolhas.
E um adendo: A Lily é uma das personagens mais adorável que eu já vi na vida.

Carina28 07/02/2023

Livro muito eve e fácil de ler. Nós mostra como as coisas simples podem nos fazer bem, a valorizar a companhia das pessoas e nos deixa com uma vontade enorme de conhecer os lugares citados.

Fabi | @ps.leitura 31/01/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
É possível escolher o próprio caminho e encontrar a felicidade? É exatamente o que encontramos ao longo de "tempo de reacender estrelas", de Virginie Grimaldi.

Aqui a gente vai conhecer a visão de três mulheres, com idades diferentes, mas que são a conexão uma da outra: Anna, Chloé e Lily.

Anna é uma mulher de 37 anos que está separada e cheia de dívidas. Cada dia é um questionamento de como vai lidar com toda essa situação e ainda conseguir manter as suas filhas, Chloé e Lily.

Em paralelo ao dilema que a mãe tem enfrentado, conhecemos um pouco mais de Chloé, uma jovem de 17 anos cheia de sonhos, mas que está prestes a desistir de todos, pois ela tem visto, mesmo que sua mãe disfarce, como tem sido difícil toda a situação enfrentada. E em seu blog ela encontra forma de expressar todo o seu sentimento.

E por fim, conhecemos Lily, uma garotinha de 12 anos e que com toda a sua inocência, escreve em seu diário - carinhosamente nomeado de Mathias - sobre os acontecimentos do seu dia a dia e os problemas que tem enfrentado na escola. Ela só espera que sua mãe nunca o encontre.

E no meio dessa avalanche de acontecimentos, Anna demora para perceber que suas filhas não estão bem e estão lidando com situações difíceis. Mesmo repleta de dívidas, ela só quer encontrar algo que as deixem felizes. E é quando ela pega emprestado de seu pai o motorhome e embarca com Chloé e Lily para os países da Escandinávia e o rumo da história começa a desenrolar.

Desde quando li a outra obra da autora (as pequenas alegrias), percebi que Virginie Grimaldi gosta de abordar histórias com personagens que são mães, passando por situações delicadas e que isso pode ser bem parecido com a nossa realidade. Então esse é um ponto que já gostei em sua narrativa.

Nessa obra não foi diferente. A gente vê a jornada de uma mulher que precisava lidar com diversas situações sozinha, mas que além disso, ela lida com outras questões que nunca foram citadas em voz alta para proteger as suas filhas. Quando isso realmente é revelado, meu coração ficou em pedacinhos.

Uma mulher forte, buscando o melhor para suas filhas e que acabou se deixando de lado em diversas situações. Tudo que ela quer é a felicidade da Chloé e Lily, mas essa viagem com as três mostrou um lado do qual ela havia escondido há muito tempo e que a deixou feliz em encontrá-lo.

Além disso, conhecer o ponto de vista das meninas também foi algo que me conquistou bastante, afinal, estamos falando de duas garotinhas, entre 12 e 17 anos, passando por diversas questões e lidando em silêncio com cada uma delas, expondo da maneira que acham viável e faça com que se sintam melhores.

Essa viagem também foi algo marcante na vida de Chloé e Lily. Elas puderem conhecer um pouco mais sobre o passado da mãe, o porquê da separação, os motivos das dividas e até mesmo se conectarem melhor, afinal, Anna trabalhava muito, então o vínculo com suas filhas acabava ficando em segundo plano.

Já deu para perceber que "tempo de reacender estrelas" foi uma leitura bem tocante, né? Gostei muito de me aventurar pelos países da Escandinávia com as três personagens e de conhecer outros personagens secundários que também tiveram a sua importância na jornada de cada uma delas.

Minha única ressalva dessa obra é que queria um final diferente. Queria que a autora tivesse explorado um pouco mais sobre o "depois" de tudo que foi relatado. Senti apenas que faltou isso para que a obra ganhasse cinco estrelas. Mas exceto isso, Virginie Grimaldi trabalhou todos os aspectos de uma maneira sútil e sublime.

Para quem gosta de histórias marcantes, com uma jornada de autodescoberta, relações familiares e, acima de tudo, sobre amor, vai amar conhecer as personagens dessa história.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/01/resenha-tempo-de-reacender-estrelas-virginie-grimaldi.html

Marilia 26/01/2023

Temos algo que nunca morrerá. Somos uma família.
Quando li Pequenas Alegrias fui correndo buscar mais livros de Virginie Grimaldi. Encontrei apenas esse e fiquei guardando, pois sabia que seria emocionante.

Virginie fala do lugar de mãe e escreve com uma sensibilidade simples; com uma simplicidade sensível.

Em Tempo de Reacender as Estrelas, Virginie nos apresenta Anna, uma mulher forte que faz de tudo para proporcionar o melhor para as filhas Chloé (uma adolescente sensível, com problemas de autoestima e uma melancolia que não sabe de onde vem), e Lily (uma menina de 12 anos, inteligente, espirituosa e sonhadora). Anna fica desempregada, recebe a indenização e planeja pagar as dívidas, mas acaba mudando o curso e sai em uma road trip com as duas filhas.

O livro fala de um tema que não é novo, mas sempre atual: a relação de uma mãe e suas filhas, os erros e acertos que cometemos, o amor maior de todos e o resgate muitas vezes necessário.

Eu ri, chorei, refleti. É um livro ordinariamente bonito, agradável de ler, uma boa companhia.

Pequenas Alegrias ainda é meu favorito dela, mas esse também não decepcionou.

Recomendo.

Suellen 20/01/2023

Maravilhoso...
Livro lindo! Leitura fácil, com capítulos curtos, o que para mim é maravilhoso. Trata de assuntos importantíssimos e a mensagem que passa para o leitor é show!!! Para mim que sou mãe de três foi uma leitura muito válida... Amei...

Marina 19/01/2023

Amei! Leitura leve, fluida, adorável. Os personagens são envolventes e a história sobre relações familiares também. É um livro precioso para que me fez refletir sobre sobre pessoas, momentos, viagens, conexões... A leitura reverberou muito em mim. Me fez rir, chorar, ficar surpresa, com raiva...

Débora 19/01/2023

Sinceramente não consegui gostar das personagens, apesar da escrita muito leve e fácil, as personagens não me cativaram, o que não me despertou mto interesse pelo livro!

Andressa 31/12/2022

Uma leitura maravilhosa
Esse livro é de uma sensibilidade absurda! A autora aborda vários temas muito sensíveis como violencia, bullyng, autismo entre outros. Eu fiquei apaixonada por essa história, as personagens mexeram profundamente com meu coraçao.

Dany" 30/12/2022

Laços
Sempre será sobre o ser do que sobre o ter. Cada leitura reacende algo novo em mim e quando se trata de família, acende muito mais.

Andy.Sena 18/12/2022

Sempre fico meio receosa quando coloco muita expectativa num livro porque certamente, vou me frustrar. Mas, esse livro foi além das minhas expectativas. Amei demais como a história foi descrita, fora que os capítulos curtos são tudo de bom, mas a mensagem que esse livro carrega, é tão linda e poderosa. Você termina com uma sensação de esperança renovada.