Identidade

Resenhas - Identidade

Pedro.Alves 31/10/2021

Impactante
(+14)

Uma história que consegue passar muitas coisas em poucas páginas. Um retrato de uma época em que ser negro era quase crime. Um livro que foi esquecido injustamente, escrito por uma mulher a frente do seu tempo. Mas principalmente, uma homenagem a negritude.

Recomendo muito!

fev 31/10/2021

Interessante, mas pouco desenvolvido
É uma obra que discute racismo, passabilidade branca entre outros temas de forma clara, direta e simples. Infelizmente, simples demais. Gostaria que a estória tivesse um desenvolvimento melhor e profundidade que os temas. Com as escolhas feitas pela autora perdemos narrativas que seriam mais convidativas e reflexivas. O final também não me agrada. Apesar disso gosto do tema do livro mesmo sendo pouco explorado e desenvolvido.

Taty 06/10/2021

Perdida
A história em si tem pontos bem marcantes. De um lado Irene vive em uma situação "confortável" com marido e filhos, enquanto do outro Clare finge uma vida que odeia.

Porém a história se resume nas paranoias de Irene e os outros personagem ficam fora de contexto, só surgem na história pela visão de Irene. O que torna tudo muito confuso e sem sentido.

Finalizei o livro sem entender Irene. O contexto do titulo do livro, ficou bem claro! Mas a forma de exploração deixou a desejar.

Nati Sampaio 06/08/2021

Um romance clássico americano, lançado em 1929, portanto, com visão e contextualizaste da época. Trata-se sobre colorismo, um assunto pouco falado no âmbito do racismo. Infelizmente o livro todo é contado a partir do ponto de vista de Irene, então muita coisa fica em aberto, sem termos como ter certeza sobre uma coisa ou outra. Também ficamos sem o lado da Clare, os motivos pelos quais a levaram se passar por branca. De um modo geral, achei os personagens pouco aprofundados. Sinto que faltou um maior desenvolvimento da obra. Mas acho que foi proposital da autora, visto q é um livro curto, e com críticas sutis.
Enfim, é uma boa leitura, mas não o melhor livro sobre o assunto racismo, e também fica longe de ser um dos melhores que já li sobre o assunto.
Mas recomendo!

Vitor 27/07/2021

O livro expõe questões realcionadas ao colorismo, um tema que, admito, apenas recentemente comecei a entender. É uma leitura sucinta, mas impactante. Eu só acho que poderia ter ido mais fundo na complexa psique dos personagens. Ficou um pouco a desejar nesse sentido.

breakwithbooks 12/07/2021

Identidade
O primeiro livro que “abandonei” de 2021.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estava extremamente ansiosa para ler esse livro, ele fala sobre o colorismo, uma questão racial pouco falada quando citamos o racismo. Especificamente sobre negras de pele clara, da qual há a possibilidade de ignorar suas origens e se passar como branca. Nunca tinha lido sobre, e as obras que li não abordaram tal questão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Identidade relata a história de duas amigas, Irene e Claire, uma optou por ignorar suas origens e se casou com um branco preconceituoso e a outra vive sua vida “perfeita” com marido e filhos negros, valorizando suas raízes. E tudo começa com o choque do reencontro das duas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro foi publicado originalmente em 1929, acho importante ressaltar isso porque vale a pena pesquisar sobre o racismo nos EUA da época para melhor compreensão. Porém, a escrita de Nella não me agradou, achei lenta, com personagens pouco aprofundados e devido a narrativa ser com a visão de Irene, não conseguimos compreender de fato as razões da Claire por optar esconder sua real identidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A linguagem é simples, mas a ordem cronológica também me incomodou. O posfácio de Ryane Leão me arrebatou e fez com que eu entendesse a tamanha importância da obra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O abandono entre aspas é porque li em pedaços por meses, alguns parágrafos eu pulei porque a descrição e foco em coisas desnecessárias me incomodou, então não considero um livro lido.

site: https://www.instagram.com/p/CPg6ZUoDfLo/

Julia.Martins 01/07/2021

Livro carregado de simbolismo e tensão sexual. No original - Passing - o livro da escritora americana Nella Larsen é cheio de camadas e nuances. Acompanhamos a vida de Irene e Clare, duas mulheres oriundas de famílias interraciais e que por serem fenotipicamente brancas passam-se por brancas, daí o nome do livro ser Passing em inglês. A sinopse é simples, mas esbarramos com uma infinitude de questões raciais do começo do século XX que continuam latentes até os dias de hoje. Essa história nos faz refletir sobre o lugar de privilégio da branquitude e sobre o quanto ainda temos que estudar sobre raça e racismo. Recomendo muito.

Roxane 27/06/2021

Intrigante
Esse livro me deixou desconfortável do início ao fim, mas foi uma leitura bastante rápida.
Fiquei também muito intrigada, de forma que, logo ao terminar, reiniciei a leitura porque senti que tinha deixado passar alguma coisa. E após duas leituras, só tenho certeza da necessidade de controle e de manutenção das aparências da Irene, único ponto de vista apresentado (não é narrado em primeira pessoa). Mas tive a sensação de que todos os personagens estavam performando, em alguma medida, se "passando por", o que remete ao nome original do livro. O "passing" me pareceu ir para além da questão racial abordada.
As coisas ficam suspensas, mas a forma que isso foi construído me agradou. Foi uma experiência de leitura muito boa.

@entre.as.paginas 21/06/2021

O livro me deu uma aula sobre consciência de raça e como a branquitude oprime as mulheres negras. Gosto muito de aprender sobre o tema e fico triste que esse livro de 1929 não seja um clássico reconhecido por todos. Leiam!

Erika.Daykem 18/06/2021

Eu esperava mais da história, parece um pouco briga de ego. Não vai tão a fundo na discrepância de situações das duas personagens principais.

hannanza 17/06/2021

atemporal
?identidade? é um romance clássico dos estados unidos e escrito por nella larsen publicado em 1929. a história vai contar sobre a vida de duas mulheres negras de pele clara, clare e irene, que seguiram rumos diferentes uma se apresentou a sociedade como mulher negra e a outra se passa como mulher branca.

traz muito esse tema do colorismo existente nas relações sociais, fala também sobre o famoso mito da ?democracia racial?. e mesmo sendo um livro de 1929, infelizmente, é extremamente atual, principalmente aqui no brasil. com certeza uma obra atemporal!

enfim, o livro é interessante, a leitura é simples e traz temas que devem ser levados em conta. porém, eu senti falta de um aprofundamento na história e dos persongens também. além de ter achado o final muito abrupto, sem pé nem cabeça (?)

resenhasdakin 09/06/2021

Neste livro é retratado a realidade dos negros na década 20. Aborda assuntos de raça, classe, cultura e muitas outras questões importantíssimas. Nos faz refletir sobre a branquitude e negritude sob um ponto de vista diferente do que estamos acostumados.
Através das personagens que tem tanto em comum, mas são tão diferentes, nos ajudará a refletir sobre a branquitude e a negritude sob um ponto de vista diferente do que estamos acostumados.

A história acontece em Chicago em 1929. Irene e Clare eram amigas de infância, mas seguiram caminhos diferentes ao decorrer da vida e se reencontraram décadas depois.

Irene é uma pessoa que tem muito orgulho de ser uma mulher negra, gosta de estar no meio de sua comunidade e de fortalece-los, coloca a raça acima de tudo para defender a si e aos seus, porém ao decorrer da história vemos algumas contradições.

Já Clare, por outro lado, desde que seu pai faleceu e se afastou da comunidade negra, passou a conviver no meio de brancos se passando por branca e mantendo sua real identidade em segredo até mesmo de seu marido racista.
Clare sempre achou que o caminho que escolheu era o mais esperto e fácil, porém, após ela ver como Irene era feliz sem esconder quem realmente era e vivendo entre os seus, ela começa a perceber que talvez ela pudesse ser feliz se vivesse como Irene.

O livro é narrado sob a perspectiva de Irene, então a imagem que temos de Clare é que ela é contagiosamente carismática, seduz para conseguir o que quer, é egocêntrica e ambiciosa, capaz de passar por cima de tudo e qualquer coisa para satisfazer as suas próprias vontades.

Viver naquela época era arriscado e doloroso de qualquer forma para um negro. Ou você vivia as escuras oprimindo a sua ancestralidade, mas se arriscando estando no meio dos opressores, ou você lutava para se defender.

É uma pena que o livro é tão curtinho, pois queria que alguns acontecimentos tivessem sido mais aprofundados. O final teve um plot bem surpreendente, mas achei que o desfecho ficou muito vago. ?

Mas vale muito a pena ler para expandirmos mais a nossa consciência e respeito para com a comunidade negra. ?

Ligia.Carvalho 05/06/2021

Negritude e Branquitude
Duas amigas negras de pele clara se reencontram após anos afastadas. Uma assume a sua raça com força, enquanto a outra passa por cima de suas raízes e se assume como branca.

Achei a temática super interessante. Livro fácil de ler e super interessente, escrito em 1920, NY. Aborda não só raça, como gênero e classe.

Senti falta apenas de um aprofundamento maior das personagens e dos motivos da escolha de cada caminho. De todo modo, vale a leitura!

Louise.Furtado 02/06/2021

Livro a frente de seu tempo
Demorei muito pra ler o livro que apesar de curtinho, a narrativa é um pouco arrastada e esperava mais. Aqui só vemos a perspectiva da Irene e não da Clare, senti um pouco falta disso. Para a data em que foi escrito trata de várias nuances do racismo , principalmente trata do apagamento da sua própria essência e da identidade que o racismo trás. Aborda os assuntos com maestria para um livro de poucas páginas apesar da narrativa ser arrastada. Acredito que o que mais me incomodou foi os ciúmes que a irene sentia da clare de certa forma, acabou se tornando irrelevante pra história poderia ter abordado outras coisas enfim é isso