Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama

Resenhas - Uma Terra Prometida

Conrado Lourenço 27/03/2023

Um bom livro
"Uma Terra Prometida" é um livro de memórias escrito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que cobre sua vida desde a infância até o final de seu primeiro mandato presidencial em 2011.

Em relação à opinião de que os EUA historicamente têm a mania de interferir na política de outros países, Obama aborda isso em seu livro de várias maneiras. Em primeiro lugar, ele reconhece que, como líderes mundiais, os EUA têm uma responsabilidade única de ajudar a moldar os acontecimentos globais. No entanto, ele também reconhece que em algumas ocasiões os EUA interferiram de forma negativa, com o objetivo de impor o que eles consideram correto, sem levar em conta a cultura e a realidade dos países em questão.

Por exemplo, Obama fala sobre a Guerra do Iraque, que foi iniciada durante o mandato de seu antecessor, George W. Bush. Ele admite que a invasão do Iraque foi um erro, que custou vidas e recursos preciosos e que contribuiu para a desestabilização do Oriente Médio. Obama também descreve como a política externa dos EUA em relação à América Latina, em particular, muitas vezes prejudicou a democracia e a estabilidade política da região.

No entanto, Obama não se limita a apontar os erros do passado. Ele também descreve a abordagem mais colaborativa que sua administração adotou em relação aos assuntos internacionais. Em vez de impor soluções unilaterais, Obama se concentrou em trabalhar com outros países para encontrar soluções conjuntas para problemas globais, como a mudança climática e a proliferação nuclear.

Em resumo, "Uma Terra Prometida" é um livro fascinante e envolvente que oferece uma visão única do funcionamento interno da Casa Branca e das decisões políticas importantes tomadas durante o mandato de Obama.

Jonathan Vicente 23/03/2023

Surpreendido
Preciso dizer que esse livro me surpreendeu um pouco, que vai desde questões pessoas a questões do administrativo governamental do executivo.

Spoiler: Obama é mais liberal do que eu imaginava.

Tenho amor pelas página 406-420 por falar sobre um tema lindo e delicado pra mim, a saúde pública.

Pedro.Henrique 19/03/2023

A primeira metade é excelente. Traz a incrível visão de um líder político, com boas histórias pessoais e profissionais. A segunda metade fica enfadonha com a autopromoção pessoal e os gestos de heroísmo. Lições importantes sobre a história política e a forma de viver dos norte-americanos. Vale a pena

Bondgirl 007 07/02/2023

Barack Obama, você é O Cara!
A figura do Presidente dos Estados Unidos representa o ser humano mais poderoso do planeta e também o mais conhecido e influente economicamente falando.
"Uma Terra Prometida", livro de memórias do quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um relato em primeira pessoa de uma caminhada longa, pioneira e heroica rumo ao posto mais importante no mundo, a presidência dos Estados Unidos da América além dos desafios e responsabilidades que este cargo traziam consigo.
Ali está também um pouco do Obama marido e pai de família.
Obama é um cara interessante. Personalidade imponente, charmoso, inteligente, devotado à sua família e ao seu povo, um homem que tem sua fé. Decidido e firme.
O mesmo cara que se reunia com líderes mundiais para tratar de assunto sério era o cara romântico e sensível com a esposa, pai amoroso e carinhoso com as filhas; o torcedor que vibra assistindo aos jogos de basquete do seu time do coração, leitor inveterado que também gosta de escrever. Bem humorado que não se importava em rolar nos imensos jardins da Casa Branca brincando alegremente com seu cão de estimação ou percebendo marcas de patas sujas em seu terno impecavelmente elegante a poucos instantes de um compromisso. Tudo isso sem perder a consciência de quem foi um dia: um humilde advogado em começo de carreira que morava num pequeno apartamento em Chicago, de origem havaiana e sem perder a noção de que ele era naquele momento o Presidente dos Estados Unidos.
Por isso mesmo ele nunca hesitou em pedir conselhos a pessoas mais experientes em que confiava, enfrentava as crises com sabedoria e estratégia.
Recuando e recomeçando cada vez que era necessário.
Depois de ler esse livro e refletir sobre a personalidade dele e por tudo que passou e no que havia se transformado, só posso escolher uma frase para terminar essa resenha: Obama, você é o cara. E sabe disso.

site: www.bondgirlpatthy007.blogspot.com

Bruno.Defaveri 03/02/2023

Trajetória até a Presidência
Nesse relato, Obama nos conta de sua infância, as primeiras aspirações à política e seu primeiro mandato de presidente dos EUA.

Veronica.Goncalo 17/01/2023

Esse livro é muito interessante! Tem sim partes mais técnicas que são lentas e chatas (para mim), mas tem muita parte surpreendente.
Gostei muito depois da eleição, quando ele narra a rotina na casa branca, as pessoas, todos os países e pessoas que conheceu, e as decisões que precisou tomar. Vou ser sincera e dizer que queria saber como ele falaria sobre a operação que encontrou Bin Laden. Obama é bem sincero e isso me fez gostar mais dele. Agora quero saber do volume 2 já que esse narra somente os seus 4 primeiros anos como presidente.

kaiê ê ê 07/01/2023

3.0 - bom
essa biografia foi uma leve decepção.
sinceramente, na maior parte do livro, há detalhes acerca de cada decisão do Obama durante seus anos governando. apesar de der interessante, é algo extremamente maçante.
de qualquer forma, é uma leitura que recomendo.

Kelly 29/11/2022

Memórias
Eu já sabia que Obama era um excelente orador e o mesmo se aplica à sua escrita.
Na obra, ele relembra especialmente o período de seu primeiro mandato presidencial na Casa Branca e o período que antecedeu essa época.
Foi uma maneira bacana de ver os acontecimentos pela ótica dele.

Pretto 27/10/2022

UMA TERRA PROMETIDA
Acredito que todos conheçam o fascínio que a figura de Barack Obama desperta mundo afora. Entretanto, pelo menos para mim, foi uma novidade notar o quão bem ele escreve.

Obama consegue descrever assuntos complexos como a crise econômica mundial de 2008 como se fosse um amigo de longa data contando uma história de um conhecido de vocês. Isso por si só já seria suficiente para tornar o livro interessantíssimo, mas o fato dele ter ocupado o cargo mais poderoso do mundo por 8 anos ajuda a rechear ainda mais a história, a qual passa desde os momentos da campanha presidencial até os instantes decisivos da caçada ao Osama Bin Laden. Excelente leitura!

Sparr 17/10/2022

Dois homens em um... alguém que me fez acreditar que sim!
Vou dividir essa resenha entre o homem e O Homem. A divisão entre quem ele era antes da vida pública e quem se torna após. Sim, Obama não mais será quem será. Nunca deixará de ter seus passos fiscalizados, nunca mais provará do sabor do anonimato e sim, isso muda tudo.
O homem inicia sua narrativa explicando sua infância, um período pobre e conturbado de alguém que já cresceu pensando no coletivo. A trajetória e as motivações são nobres. Ele sentiu que, apesar da pouca condição, tinha ali uma oportunidade que outros não teriam e vou nisso um alcance para um coletivo. Ele narra a dificuldade de conseguir chegar à universidade com um sonho e sentir o dessabor de não encontrar o esperado. O homem ainda fala sobre como conheceu a sua esposa, sobre a delicadeza de segurar a filha mais velha pela primeira vez, o desejo de aprender a ser pai, e do sonho, agora amadurecido, de mudar o mundo, ou, o mundo ao seu redor. Sobre esse homem, senti falta de mais pessoalidade. Eu não queria uma coluna do Leo Dias, obviamente, mas queria saber mais de suas angústias, conquistas, dos sabores provados pela pessoa, antes de virar um símbolo, uma persona, um chefe, antes de tornar-se O Homem... Nisso, seu Obama fica me devendo um pouco.
O Homem aparece quando Obama se torna Senador Estadual de Illinois. A partir deste ponto, desfaz-se o homem, faz a persona. Cada vez mais, Obama passa a ficar conhecido dentre os Democratas, conhecendo realidades, pessoas, lugares. Obama era um senador ainda em primeiro mandato federal, sua experiência nacional era ainda muito pequena, e esse foi seu maior desafio, pelo qual até hoje tem quem o critique.
Acompanhamos sua chegada à presidência, galgando posição por posição, vencendo oposição por oposição. Acompanhar as facetas do modelo governamental dos EUA é interessante, apesar de distante e diferente do que temos cá. Chegamos ao fatídico discurso e à representatividade! Obama fala sobre a transição de governo, sobre aprender a fazer escolhas difíceis e confesso que aqui, bem nesse ponto, o livro podia ganhar tudo e ficou foi muito arrastado. Senti que ele se justificou por algumas coisas mais do que narrou, de fato, o que acontecia para que as decisões fossem tomadas. Gosto de bastidores, mas senti certa vontade de assoprar um machucado, de passar um mertiolate em algo ainda arranhado. Digo isso porque, Obama fez um exposezinho ao citar nomes daqueles qud barraram algumas coisas, falaram algumas coisas, enfim... O livro é dele. Mas fiquei com essa sensação. My opinion, Just it.
Sobretudo, Obama tem uma trajetória magnífica, teve pontos altos em seu mandato, como o fim do Osama, por exemplo. A perspectiva dele é interessante. Obama fala sobre o encontro com o Lula... Leia se quiser saber haha.
Esta é uma junção de biografia com certo pé em técnicas governamentais, gestão, escolhas e de sabores de se tornar um símbolo. Fato é que Obama tem uma oratória maravilhosa e sim, foi por ele que, realmente, passei a acreditar no poder de uma democracia.
Não entra para os meus favoritos, mas é sim grandioso no que se propõe, ainda que arrastado.

PH 17/10/2022

Imperdível!
Antes mesmo de entender como é o dia a dia da "pessoa mais poderosa do mundo", Obama consegue nos preender contando como é ser a "pessoa física" por trás desse papel.

Obama nos leva por toda sua trajetória politica: desde o despertar de sua conciência até suas decisões mais impactantes no governo norte americano).Um relato muito conciso de suas aspirações pessoais, história de vida, familia, medos, orgulhos, vitórias e fracassos.

Obviamente é um relato que apresenta apenas um lado da história. Durante o livro, Obama aproveita para explicar e até mesmo ratificar o motivo por trás de cada ação, de cada decisão. Aponta seus inimigos e as dificuldades que teve em desempenhar um governo mais eficiente.

De qualquer maneira, a forma como ele transforma seu relato em algo humano (suscetível a erros como qualquer outro, cheio de medos, ansiedades e questionamentos) tornou este livro uma das minhas melhores leituras em 2022!

Ansioso pela segunda parte!

Rhannya Moreira 24/07/2022

Queria que ele tivesse falado mais da trajetória pessoal dele, até no livro da Michelle tem mais curiosidades do que no dele kkkkkkk enfim, livro muito bem escrito - o cara é demais né- porém muitas coisas politicas que não concordo e o patriotismo dele me fez olhar ele com outros olhos, senti que em alguns momentos ele meio que floreou demais a situação do país dele.

Alemão 16/07/2022

Uma terra Prometida
Ótimo livro!! Leitura fácil e agradável! Uma biografia espetacular do homem que exerceu o cargo mais poderoso do mundo, mas que se mostra alguém com muita humildade e bom senso!! Super indico, acredito ser uma das melhores biografias que já li!!

Neno 08/07/2022

SIM! NÓS PODEMOS
Foi com esse slogan que Barack Obama venceu a concorrência branca e se tornou o 44o presidente dos EUA e 1o presidente negro. Esse livro é uma obra prima que conta a trajetória desse excepcional político, pai, marido, amigo, conselheiro e, principalmente, humano.
Uma obra que todos deveriam ler e que, com certeza, relerei novamente lá na frente. Ótima escolha.

Alysson.Henrique 06/07/2022

A proposta de escrever um livro sobre si, reavaliando as tuas ações e tentando contar ela com o máximo de detalhes para as pessoas, ainda mais em um livro - que deixa tão em aberto que as pessoas tenham sua própria interpretação -, é em si bastante complexa e desafiadora. Isso aumenta proporcionalmente quando em cada palavra usada você pode trazer consequências para seu partido e para sua própria vida política, além do fato de que basicamente todos que lêem um livro já tem uma opinião sobre ti antes de lê-lo.
Diante desse contexto, Barack Obama traz um livro que é surpreendentemente bastante honesto, com comentários sobre aqueles com quem conviveu - mesmo que do mesmo partido - e que nos traz alguns pontos centrais das suas tomadas de decisão e seu modo de pensar. Mesmo que em algumas vezes o tom assumido seja em demasiado voltado para se justificar, é uma experiência bastante interessante de ir percorrendo não só as ações e justificativas de um político, mas também da pessoa por traz destas decisões. Vale muito a pena a leitura e aguardo ansioso o segundo volume!