Uma terra prometida

Uma terra prometida Barack Obama

Resenhas - Uma Terra Prometida

Carla 14/03/2021

Barack é um cara de muitas palavras
O livro é pesado, deve estar perto de 1 quilo, é difícil de segurar, assim recomendo ler em casa.
Não vou dar spoiler, no livro Obama conta um pouco do passado até as eleições para o Senado e seu 1o mandato de presidente. Uma narrativa cativante e recheada do ponto de vista de quem ocupou uma das posições mais importantes do cenário político mundial.

Van 01/03/2021

Um homem comum, com uma missão extraordinária
Atualmente, o mundo vive em rede, é o que chamamos de Globalização. Tal configuração, faz com que as disputas eleitorais dos países se torne algo relevante, afinal ter um líder mais progressista ou extremista impacta de maneira significativa a economia e a segurança do mundo. Dentro desse contexto global, alguns países recebem uma atenção ainda maior, por terem poder econômico e militar capazes de alterar a ordem geopolítica mundial, é o caso dos Estados Unidos.

Em 2008, a corrida presidencial americana apresentava algumas peculiaridades. O terrorismo já tinha se espalhado, levando insegurança para todos os continentes, se tornando tema recorrente; a economia americana estava prestes a ruir, graças a especulação do mercado imobiliário; e, após dois mandatos tendo George W. Bush no comando, o favorito da disputa era Barack Obama - um homem negro, com a proposta de unir os americanos.

"O poder de inspirar é raro. Momentos como este são raros. Você pode achar que talvez não esteja pronto, que vai fazer isso numa ocasião mais conveniente. Mas a gente não escolhe a hora. A hora escolhe a gente. Ou agarramos o que pode vir a ser uma chance única, ou decidimos que queremos viver sabendo que deixamos a oportunidade passar."

Barack Obama, filho de uma mulher branca e pai negro, confirmou seu favoritismo nas eleições, sendo eleito como o 44º Presidente dos Estados Unidos. Os desafios, as escolhas e a experiência desse primeiro mandato é trazido em seu livro de memórias, chamado Uma Terra Prometida.

Na obra Uma Terra Prometida, lançada no Brasil em 2020, pela editora Companhia das Letras, Barack Obama apresenta um relato emocionante sobre como foi ser presidente dos Estados Unidos. Ao longo da narrativa somos apresentados a conceitos de democracia, economia, política externa, princípios do Estado americano e noções de liderança; além disso, conhecemos pensamentos pessoais do autor e sua vida familiar; somos convidados a refletir sobre pertencimento, identidade e questões de gêneros; e ainda, conhecermos bastidores de fatos históricos - como a operação que culminou com a morte de Osama Bin Laden e os bastidores da negociação para se chegar ao Acordo de Paris (medidas para reduzir o aquecimento global). Para uma melhor compreensão dos fatos narrados, o autor dividiu o livro em 7(sete) partes principais – “A aposta”; “Sim, nós podemos”; “Renegade”; "O bom combate”; “O mundo como ele é”; “A toda prova”; e “Na corda bamba”; além disso, ele apresenta Prefácio, Agradecimentos, Créditos das imagens e Índice Remissivo (que também valem a leitura).

"A democracia não como uma concessão oferecida de cima para baixo, não como uma partilha de recompensas entre grupos de interesse, mas como uma conquista, uma obra de todos. O resultado era não só uma mudança nas condições materiais, mas um senso de dignidade para as pessoas e as comunidades, um laço entre aqueles que antes pareciam separados por uma grande distância."

A leitura da obra de Barack Obama é densa e vale cada palavra. Ao longo das mais de 700 páginas, somos presenteados com a sinceridade de um político que começou a sua carreira desacreditado, mas teve coragem de se erguer para tentar reconstruir o país e devolver o orgulho a sua população. Para tanto, o cenário da época se mostrou um verdadeiro desafio, com crise econômica e uma intensa disputa política partidária - que Barack faz questão de abordar e convidar o leitor para participar das reuniões e dos eventos históricos, dando nome aos envolvidos e relatando com fidelidade as ações de cada um, permitindo, assim, a quem estar lendo fazer o julgamento dos fatos ocorridos. Em alguns momentos da narrativa o leitor pode ficar assustado com a complexidade dos temas abordados, em especial se for leigo no assunto. Contudo, Obama é um hábil escritor e explica cada questão com uma riqueza de detalhes, que torna a leitura fluída e de fácil entendimento.

Uma curiosidade da obra é a grande quantidade de acontecimentos e personagens. Isso enriquece o enredo do livro, oferecendo uma gama de temáticas a serem discutidas e permite ao leitor acompanhar eventos históricos in loco. Contudo, essa diversidade de pessoas e eventos, torna a leitura densa e com necessidade de pausas.

Uma Terra Prometida é um ensaio sobre a Democracia - com um imenso potencial para se tornar um clássico daqui a um tempo, quando os desdobramentos dos eventos narrados pelo livro forem mais consolidados - escrito por um homem comum, que aceitou a extraordinária missão de liderar um país desacreditado e devolver a cada habitante a esperança e a responsabilidade de ser agentes da mudança.

site: http://aartedelervan.blogspot.com/2021/03/resenha-uma-terra-prometida-barack-obama.html

Letícia 01/03/2021

Gosto muito da família Obama e do político Barack, então foi muito legal conhecer sua perspectiva de mundo e história. Recomendo a todos que gostam de biografia e/ou política. Entretanto, é importante lembrar que Barack é estadounidense, então é perceptível algumas frases de "somos os heróis do mundo".

Lucas 26/02/2021

Obama trás um relato autobiografico de sua vida e carreira política até parte de seu primeiro mandato como presidente dos EUA. Destacando suas disputas políticas para o congresso, senado e por fim a casa branca, mesclando suas rotinas e pensamentos, nos colocando quase ao seu lado em diversos momentos, inclusive dentro da sala de crise durante a operação netuno, na qual Osama Bin Laden foi morto pelos Seals.
Um relato interessante, de uma grande figura pública dos últimos tempos. Uma ótima leitura, mas que em alguns momentos foca bastante nas disputas e entraves políticos, pesando um pouco, mas que não poderia ser de outra maneira se tratando de um relato de um ex-presidente.

Marjory.Vargas 22/02/2021

"Eu me sentia contente por estar lá e ansioso por começar a trabalhar. [...] Ser um cavalo de tração, não um cavalo de exposição - era esse meu objetivo."
Bom pessoas, é até difícil fazer uma resenha desse livro. Isso porque ele é tão incrível, que vão faltar caracteres para expor tudo.
Eu particularmente sempre admirei o presidente Obama, e após ler a biografia da Michelle Obama, fiquei louca pra ler a biografia dele. E depois de ler essa biografia, quero ler os outros livros dele também ?
Apesar de ser uma biografia, a obra não trata tanto da vida pessoal do Obama, e sim dos seus anos como presidente. Esse é o primeiro volume das suas memórias, correspondente ao seu primeiro mandato.
Obama é um exímio escritor. Ao contar um episódio específico ele trás toda um contextualização histórica a partir do local, do fato ou até da pessoa envolvida. E isso facilita a compreensão das medidas e decisões tomadas pelo presidente e sua equipe/aliados em determinadas ocasiões.
Uma das coisas que mais se destacou para mim foi a importância que Obama deu àqueles que batalharam junto dele. Em nenhum momento ele leva os créditos somente para si. Sempre destaca que todo o trabalho e os resultados são fruto de uma equipe. E ele cita o nome de todas as pessoas, desde o seu ingresso na política, até o jardineiro e o mordomo da Casa Branca.
Para quem gosta e se interessa por política, ou admira Obama, essa é uma obra fantástica. Apesar do tamanho, a leitura é muito fluida e nem um pouco cansativa.

Vitor Hugo 09/02/2021

Muitos ensinamentos, porém cansativa!
O que falar de Obama? Um homem ousado, que bravamente, “lutou” contra o meio político de Washington, D.C (democratas conservadores e republicanos). Inicialmente virou senador e após uma longa corrida presidencial, se tornou o 44º presidente americano.

Na primeira parte de sua autobiografia, conhecemos a trajetória de Barack Obama até o final do seu primeiro mandato como presidente. Sim, um livro com mais de 700 páginas, não contém os dois mandatos de seu governo (ponto negativo).

Foi justamente em seu primeiro mandato que Obama tomou as medidas mais duras e enfrentou os piores problemas possíveis. Além de pegar o país em “frangalhos” das mãos de George W. Bush, teve que passar pela: crise de 2008, primavera árabe, guerra no Iraque (guerra com alto custo para os cofres públicos, iniciada por Bush), a sombra do ainda onze de setembro.

Com a leitura do livro, você aprenderá sobre liderança, diplomacia, corrida eleitoral americana, burocracias políticas e um pouco sobre economia. Meu intuito com a leitura era compreender como funciona o “jogo político” e os vários problemas enfrentados em seu governo. Entre eles, a crise de 2008 (a segunda maior crise econômica da história).

Um ponto negativo é o excesso de detalhes no livro. Quando precisa de várias páginas para explicar o que o novo secretário do governo fez/ou estava prestes a fazer.

Pontos positivos: crise de 2008, primavera árabe, corrida presidencial, uso da tecnologia em sua candidatura, o poder dos pequenos doadores de campanha.
Pontos negativos: leitura maçante em vários pontos (biografia mais cansativa que já li), ênfase em pontos pouco relevantes.

Ser presidente de um país, principalmente dos EUA, é uma tarefa bastante complexa. Já que sempre terá que intermediar conflitos, buscar acordos, ser “uma mãe” para outras nações. Se não bastasse isso, lidar com a mídia 24h por dia (Obama fez muitas críticas à imprensa). Ter que lidar com a grande rivalidade entre democratas x republicanos.

Apesar da leitura ser cansativa em vários momentos, foi interessante conhecer melhor a pessoa Barack Obama e o seu dia a dia como presidente.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Mari.Costta 07/02/2021

Um livro histórico
Neste livro, Obama conta em detalhes os bastidores de sua atuação na Casa Branca com pinceladas do seu cotidiano e reflexões pessoais.
Muito bem escrito - vale ressaltar o bom trabalho do tradutor em manter um vocabulário rebuscado na versão em português - e com um ?jeito de professor?, Obama é muito bom em contextualizar historicamente os eventos que marcaram sua presidência e embasaram suas decisões, tanto na política interna como em importantes acontecimentos geopolíticos.
Mais do que uma biografia, é um livro histórico e enriquecedor.
Em algumas passagens pode ser um pouco maçante (como quando descreve sua campanha), mas ainda assim é excelente.
Aguardando o segundo volume!

Rafael Arce 05/02/2021

Um relato da política e intimidade da família Barack dentro da White House. Fatos relevantes que muitos são histórico.

Gabriel 04/02/2021

Livro do ano
Acredito que este livro poderia ser considerado o livro do ano de 2020. Sincero, honesto, rico em detalhes e sem medo de esconder as fraquezas e ansiedade enquanto se é o homem mais poderoso do mundo. Honesto. Vale a pena.

Bárbara 03/02/2021

INSIDE WHITE HOUSE
Leitura importante para quem se interessa por política e como ela se relaciona hoje com os ideais- utópicos ou não - que a impulsionaram no passado, isso claro da perspectiva de um político que tem compromisso com a ciência e a humanidade.

Tem referências históricas importantes e sempre uma breve contextualização do período e a importância das medidas.

Se vc não gosta de relações internacionais e burocracias políticas talvez seja lento e moroso.

Continuo achando Obama emblemático e importante, ressalta ainda mais minha perspectiva- e do mundo - que tudo é político

É meio um alivio por anteceder o período mais obscuro da extrema direita que atualmente domina - infelizmente- muitos lugares democráticos de hoje

Sandra 02/02/2021

M bom janeiro 2021
Um relato emocionante de como é a vida de um presidente. A trajetória ate chegar la, e as dificuldades de querer e não poder. De ter que abandonar sonhos para pequenas conquista e não acumular derrotas.
É grande, as vezes didático, descritivo demais para ser fiel a realidade, tornando um pouco cansativo.
Mas recomendo
Achei muito interessante conhecer os bastidores do poder

Lorena 30/01/2021

Uma terra prometida, apesar de não ser o primeiro livro escrito por ele, é o primeiro livro do Barack Obama sobre os anos de presidente dos EUA. A promessa é que vão sair mais volumes. A trajetória até chegar na Casa Branca é colocada na mesa para o leitor. Juntamente com um pouco de como foram as coisas por lá. Por motivos óbvios nem tudo pode ser realmente falado amplamente.

A vida pessoal versus vida profissional vão sendo mescladas ao longo de suas páginas. Com carisma, humor e por vezes de forma romanceada (o que deixa a leitura menos densa), ele vai contando bastidores de suas decisões políticas, de sua vida familiar e do seu próprio eu.

Uma das coisas que impressiona ao longo do livro é perceber a forma cuidadosa como ele descreve aqueles que lutaram ao seu lado esse tempo todo. Do seu braço direito na política ao jardineiro. Ao contrário de muitos líderes. Sendo políticos ou não.

É o líder mundial amplamente reconhecido por sua liderança e não há nem o que se questionar. Não é qualquer presidente da maior potência mundial que ganha o Prêmio Nobel da Paz. Muito menos no seu primeiro ano em exercício. E ainda carrega consigo os feitos de ter sido o primeiro presidente negro dos EUA; não ter tido nenhum grande e mortal escândalo nos seus oito anos de presidente; marido da Michelle; escritor e tantas outras facetas.

Não só vale a pena a leitura como é importante objeto de estudo do cenário político mundial contemporâneo.
Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa ! Vou passar na frente na fila de leitura . Li o livro da Michelle e o dele é meio que uma leitura obrigatória pra mim .

Lorena 30/01/2021minha estante
??? agradecida! Eu também li o da Michelle. Muito bom. Muito bom mesmo. Eu não coloquei pra não ficar extensa a resenha, mas amei ver partes da mesma história sendo contadas por um e por outro. Além claro, da cumplicidade de um com o outro. Que casal! Os dois respeitando o espaço do outro em suas narrativas. Sem quererem roubar para si. (Vide o programa de alimentação saudável)

Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Simm ! Por isso fiquei tão ansiosa pra ler o dele . Pra comparar o contexto político e cúmplice enquanto casal e isso que vc falou de ver a mesma história contada por eles dois , comparar os olhares .

Lorena 30/01/2021minha estante
Vale a pena demais. Estou ansiosa para os próximos. Dos dois hahah

Renata Ribeiro 30/01/2021minha estante
Simm .. Vou ler esse dele e volto aqui pra te falar o que achei

Pagliuca 29/01/2021

Simplicidade é a palavra
Sabe aquela livro que te inspira? A história que você se identifica? Então... é isso. Com um escrita leve, até nos piores momentos, cheia de simplicidade, mesmo quando não é tão simples explicar, fluida, nas suas mais de 700 páginas e encantando como aquele grande amigo que te conta a sua história. A gente consegue ficar bem perto dele
durante toda a narração. Ótimo livro.

lucianem 29/01/2021

Uma Terra Prometida
Um relato detalhado de como Barack Obama começou sua carreira política e seus primeiros anos na presidência dos EUA.

Amanda.Monteiro 29/01/2021

Um relato da história por quem fez história

Nesse livro com relatos íntimos sobre as memórias do ex presidente americano, pude conhecer ainda mais esse sujeito que sou até suspeita pra falar (já que sempre gostei muito) e que agora admiro ainda mais por tudo que fez, é e representa. É super interessante acompanhar a história do ponto de vista de quem fez história, pois nos mostra através dos olhos do autor toda o nervosismo e as expectativas envolvidas.

Confesso que apesar de ser familiarizada com todas as suas qualidades, passei a maioria das páginas tentando achar algum podre do Obama haha ainda que achando só dois (fumar e o fato de as vezes ter empatia até demais), fiquei até mais inspirada por ver um líder político tão humano que sempre buscou o respeito, empoderamento e inclusão (um sonho). Com certeza ao longo das páginas foi possível perceber que a sua calma, empatia, educação e discernimento foram fundamentais para auxilia-lo nessa árdua missão de ser presidente dos EUA, porque olha... não é fácil.

Adorei a forma como a história foi escrita, dando sempre um pequeno contexto histórico antes de começar a falar de uma pauta nova, seja ela política ou não. Inclusive, Barack fala de política sem deixar tudo muito técnico, mostrando também ao longo da narrativa suas inseguranças e pensamentos em momentos que exigiam frieza e pulso firme.Tem até um ar muitas vezes cômico quando deixa ao longo do texto, suas impressões sobre certas figuras políticas nas primeiras vezes que os conhece! Como quando escreveu que Sarkozy parecia uma figura saída de um quadro do Toulouse-Lautrec e usava cunhas nos sapatos para parecer mais alto hahah

Enfim, eu gostei muito da leitura, foram 711 páginas muito bem aproveitadas e bem construídas.