A tirania do mérito

A tirania do mérito Michael Sandel

Resenhas - A tirania do mérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isabelle Lopes 14/01/2021

As credenciais acadêmicas como passaporte para a felicidade
É preciso repensar a vida, querer progredir não significa ser algoz de si mesmo. Colecionar credenciais em detrimento do colapso das emoções e da ausência de sentido em existir se consubstancia na mais vazia das vitórias.

Na era das credenciais meritocráticas, a mais importante delas (humanidade) é relegada ao último plano. E por quê? Porque a maioria de nós desaprendeu que o bem comum e o serviço ao próximo são a nossa vocação (comum) visceral.

Conteúdo atual, necessário, questionador e agregador.

Wilson 04/01/2021

Uma boa crítica à meritocracia
O livro mudou minha visão sobre a meritocracia. Agora consigo ver os aspectos negativos oriundos desta política.

naldho 10/12/2020

O canto da sereia
Através deste "tratado" sobre o mérito, podemos entender o que ocorre no mundo atualmente.
Porque tanto ódio,rancor,sentimentos aflorados e divisão na hora que mais precisamos nos unir.
O autor mostra a grande armadilha que é a meritocracia e seus efeitos nefastos na sociedade atual.É um grande canto da sereia,em que somos envolvidos sem nem percebermos..
Ótima leitura para quem quer entender o que se passa á sua volta.

Adriano.Seno 06/12/2020

Males meritocráticos
Uma ótima crítica a sociedade do mérito. Expõe a falsa ideia de autossuficiência e explora os problemas dessa "ideologia".
Infelizmente é muito focado na sociedade norte-americana, mas podemos trazer para nossa realidade esses problemas.

Karina 16/11/2020

Leitura muito importante
"em uma sociedade que valoriza tanto o mérito, é difícil ser julgado por não ter nenhum."
Apesar de retratar a realidade americana, muitos aspectos políticos e sociais se assemelham a nossa realidade.
Sandel explora todo o pensamento meritocrático de forma clara e pontua todos os problemas que resultaram dessa medida de sucesso.
Vale a leitura.

Alan.Sousa 30/10/2020

O livro expõe uma visão bem convincente de que, nas últimas quatro décadas, a fé exagerada na meritocracia gerou uma injustiça perversa na sociedade dos EUA (e também na de outros países), dividindo-a entre “vencedores” e “perdedores”, enfraquecendo valores nobres como a solidariedade e a humildade, ao mesmo tempo em que estimulou a arrogância meritocrática, que julga com aspereza aqueles que são rotulados de fracassados. Aparentemente, a meritocracia está por trás de alguns dos principais problemas contemporâneos, como a ameaça à democracia, o crescente apoio a populistas com tendências autoritárias, a perda do senso de comunidade, a desvalorização e o preconceito contra trabalhadores comuns (principalmente sobre aqueles que não possuem diploma universitário), a notória e triste tendência de aumento dos casos de depressão no mundo, sobretudo entre os mais jovens (uma tal de “epidemia de perfeccionismo oculta” ou “doença meritocrática”) etc. Muito do que é exposto também pode ser notado na sociedade brasileira atual. É gratificante adquirir uma nova visão de mundo durante a leitura e perceber que precisamos resgatar certos valores cívicos. O lado duro é reconhecer que todos nós apresentamos, em maior ou menor grau, essa tal da arrogância meritocrática e que não vai ser fácil superá-la. Apesar de ser uma obra de filosofia política, contém uma linguagem bem acessível, como todos os demais livros do Michael J. Sandel que são voltados ao público em geral (“Justiça: o que é fazer a coisa certa”, “Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética” e “O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado”).

Apenas um pequeno trecho da obra: "Vale a pena notar que o regime do mérito exerce sua tirania em duas direções ao mesmo tempo. Nas pessoas que chegam ao topo induz à ansiedade, a um debilitante perfeccionismo e à arrogância meritocrática que se esforça para esconder uma autoestima frágil. Nas pessoas que deixa para trás, ela impõe um desmoralizante, até mesmo humilhante, senso de fracasso. Essas duas tiranias compartilham de uma fonte moral comum: a permanente fé meritocrática de que somos, como indivíduos, totalmente responsáveis por nosso destino; se formos bem-sucedidos, é graças a nossas próprias ações, e se fracassarmos, não podemos culpar ninguém, a não ser nós mesmos. Apesar de soar inspirador, essa dura noção de responsabilidade individual faz com que seja difícil usar do senso de solidariedade e obrigação mútua que poderia nos suprir para enfrentarmos a crescente desigualdade de nosso tempo." (Sandel, Michael J., p. 255).

Adriano 13/10/2020

Uma visão comunitarista do mérito
Outro bom livro do Michael Sandel, apesar de bem menos comunitarista que seus outros livros e bastante focado no contexto americano e suas universidades, o que difere um pouco de nós. Mas traz muitas ideias necessária para refletirmos. Revi várias noções que tinha sobre mérito, política, e trabalho e fortaleci outras como o bem comum.
Um debate necessário para o Brasil, com os devidos ajustes contextuais. O contexto de universidades e mercado de trabalho é diferente, mas conceitos arrogantes de mérito são tão presentes quanto entre os estadunidenses. A compreensão ou a falha em entender essa linguagem tem produzido em ambos os países os candidatos políticos atuais. Mas tratar do debate sobre igualdade de oportunidades é algo que poucos fazem, ou o fazem de maneira superficial e demagógica.
O legal é que Sandel consegue fazer diagnósticos e propor soluções que podem ser defendidas tranquilamente por ambos os lados do espectro político. Um pensador que consegue olhar por cima das trincheiras políticas.
Karina 29/10/2020minha estante
Gostei da resenha. Estava em dúvida se "valia" a leitura, justamente por falar sobre a realidade americana.

Adriano 29/10/2020minha estante
Apesar de todos os livros do Sandel se focarem no contexto americano, valem demais a leitura. Eu super indico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6