O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

isa.dantas 26/03/2022

Leitura difícil e incômoda por conta da temática. Temos uma narradora, Aglaia, contando sua própria história e com isso conseguimos tatear muito bem os sentimentos que passam por sua mente depressiva e perturbada. Há muitas passagens excelentes e sensíveis. Fiquei curiosa para conhecer outros livros da autora.

Ana Bellot 26/03/2022

A menina e sua Coisa
Esse livro causa coçeira, incomoda, perturba.
A protagonista é completamente perdida sobre ela mesma, em delírios que misturam fantasia e realidade.
O que mais amei no livro foi o que muitas resenhas criticaram: os MOTIVOS que fazem a protagonista ter seus rompantes explosivos.
Vejam só: estamos falando da mente de uma menina de 14 / 15 anos que vive em uma intensidade enorme por coisas SIMPLES para nós, adultos. E detalhe: ela passou a vida sendo adultizada pela família.
Amor, sexo, aparência, auto estima, família.
Eu achei fantástico!

Rebeca 25/03/2022

real, consistente e presente
Uma leitura incrível. Histórias e conexões bem amarradas, ponto de vista claro e situações que fazem com que a gente acompanhe o sentido da história.

É envolvente como Aglaia consegue nos fazer ver e entender o que ela sente como se tivéssemos lentes olhando pela sua perspectiva. Além disso, apesar de parecer, não é nada previsível, então a cada passo que pensei que ela daria, a história tomava outros rumos.

É um contexto que nos trás pro presente e pro peso que tem o modo como tratamos nossas crianças. Vale a pena, mas respire fundo e
tenha estômago, pois, não é de leve.

Mi 24/03/2022

Não sei nem o que dizer sobre?
O livro trás a personagem principal, Aglaia, uma menina envolta dos seus livros, filmes e músicas (muito influenciada por seu pai, ator, mas que não é presente na família). É um retrato em primeira pessoa de alguém com transtornos mentais e é muito perturbador. É muito bem escrito, a narrativa é ótima, porém a história não me prendeu nenhum pouco. Não consegui ter nenhuma empatia pela personagem, principalmente depois do incidente que a levam para a clínica pela primeira vez: que repulsa!!! Enfim, ainda não absorvi o livro, mas a primeira impressão que fica é algo que poderia ser mais, principalmente o desfecho de outros personagens. E atentem-se: o livro possui vários gatilhos emocionais!

@admiravel_leitura 18/03/2022

O livro mais perturbador que eu já li!
❝Minha mente é uma floresta escura. Minha mente é uma floresta selvagem.❞

Com um final inesperado e arrasador, meu único sentimento ao terminar a leitura foi de vazio; uma melancolia que eu não sentia tem um bom tempo.

Talvez o fator determinante para essa história perturbar o leitor, seja o fato de que a protagonista e narradora, possuí ansiedade, depressão, bulimia e porque não, sociopatia.

Aglaia é uma personagem quebrada que vai se autodestruindo aos poucos ao longo da trama e esse, é o ponto central para fazer o leitor refletir sobre a história e sobre todos os sentimentos que a cercam.

É um livro que não é fácil de ler.

Seja pela confusão mental que advém dos sentimentos ruins da protagonista ou por realçar a vida difícil que a garota leva, tendo de conviver em uma família tóxica e desestruturada, com pais ausentes e narcisistas, ou mesmo suportar o bulling escolar constante devido a seu peso e aparência.

Cada página, capítulo, trecho, linha, palavra. É tudo imensamente forte e destrutivo.

E mesmo que o leitor não concorde com as atitudes tomadas pela personagem, visto que são condutas condenáveis por serem cruéis; é quase impossível não sentir nenhum traço de empatia pela garota, mesmo que ela esteja errada.

Afinal, suas dores são reais.

Fato é, que ao final da narrativa eu apenas me senti vazia e com aquela pontada de remorso por assim como todos da trama, também ter falhado com ela. Isso porque, em vários momentos eu a condenei e não me coloquei em seu lugar, não tentei entendê-la.

E é exatamente isso o que a narrativa propõe.

“O pássaro ferido” não é um livro que eu recomendo para todos. É uma leitura pesada, dolorosa, com uma narrativa confusa, mas, ainda assim, uma história que faz o leitor sentir empatia por uma personagem que por estar quebrada, possui as mais diversas e perversas atitudes.

Um livro que choca e perturba.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/

Carla Guerson 06/03/2022

O pássaro secreto
Editora José Olympio

"Como mães sentem o filho no ventre, eu sentia a Coisa em mim (...). Alada e espantosa, era da mesma matéria dos anjos, o que não quer dizer que eu fosse habitada por uma criatura de luz.
Doutor Xisto, um dos tantos psiquiatras com quem me tratei, foi o único a farejar sua presença. Um dia me disse, naquele discurso bonito de médico de almas, que não é o outro quem nos enlouquece, tudo se resumindo à aceitação de si mesmo, e um dia, quando eu conseguisse acolher minha face mais sombria, mais imperfeita, mais bem oculta em mim, finalmente estaria livre para ser feliz."

Aglaia Negromonte convive, desde a infância, com um fortíssimo sentimento de inadequação.

Ainda aprendendo a lidar com os conflitos familiares próprios da adolescência, recebe a notícia de que precisará aceitar a convivência forçada com uma meia irmã desconhecida que é a encarnação de tudo o que não vê em si mesma.

A chegada de Thalie perturba ainda mais a existência de Aglaia, que está a ponto de se perder em meio às tentativas de fazer calar a "coisa" que a habita.

"O inferno não era um lugar. O inferno era eu."

Marilia não doura a pílula. O romance é perturbador em alguns sentidos, talvez em todos. Denso, cheio de gatilhos. Muitíssimo bem escrito. Vencedor do prêmio kindle de literatura em 2021.

As personagens, os lugares, as descrições, me levaram pra dentro dessa história que me parecia tão próxima e tão distante. Na foto, o jardim de uma avó, que poderia ser o da minha avó ou o de vovó Sarita.

Ainda estou anestesiada por Aglaia, tentando digerir o que essa leitura me causou. Recomendo fortemente a quem quiser imergir na mente de uma jovem mulher extremamente angustiada.

Fer2410 06/03/2022

Pesado
A protagonista narra sua própria história.
É doloroso ver tudo que ela passa. Muitas vezes me coloquei em seu lugar, entendi suas dores, mas é inegável afirmar que em alguns pontos, ela foi muito cruel.
Amei o livro, trata de vários problemas familiares, como rejeição, chegada de uma irmã até então desconhecida, falta de conexão entre pais e filhos e etc.
Me fez pensar muito, às vezes as pessoas guardam dentro de si, dores incalculáveis...

Emilly1172 03/03/2022

Não sei nem o que dizer
É difícil expressar todos os sentimentos que esse livro trás. A personagem tem seu problemas e ficamos entre odiar suas atitudes e compreender aquilo que ela faz. Gostaria que ficasse mais claro sobre algumas coisas, mas de mande geral foi um misto de sentimentos a leitura inteira.

Ju 28/02/2022

A mente humana é uma caixa preta.
A mente humana é uma caixa preta. Assustador imaginar que acontecem situações como essa, com pais que pouco conhecem (de fato) seus filhos.

Doença mentais precisam de debatidas amplamente pela sociedade, que infelizmente ainda tem muito preconceito com tratamentos.

Livro forte e com gatilhos.

B.Dias 28/02/2022

Complexo
O primeiro livro que li que gira em torno de uma personagem com muitos problemas psíquicos e apesar de gerar muita divergência de opiniões, eu gostei de ter lido. Pq me fez entender um pouco mais sobre a personagem e seus conflitos, apesar de não concordar quando ela passava do limite e agia em extremos.

Alice Braga 28/02/2022

Não mereceu o prémio kindle
"As histórias do meu pai pareciam um bolo no qual eram colocados os ingredientes mais ricos, mas que não cresciam porque o fermento fora esquecido. Faltava-lhes a verdade, a verdade do coração de quem conta"

Frase retirada do livro, faz juz ao que li. Livro muito ruim, personagem que deveria cativar, mas que não consegue nos dar empatia e sim ódio. Acho que a autora usou um tema em destaque, a depressão, mas não soube explorar, não soube criar um personagem que cativasse o leitor e o fizesse ficar do lado dela. Foi difícil ler, e não pelo tema pesado, mas sim porque estava chato mesmo, dando ranço da menina que só sabia odiar e se sabotar. A escrita do livro foi confusa, misturando momentos distintos no mesmo capítulo, indo e voltando nas coisas, sem nos mostrar uma cronologia mais precisa para conseguirmos entender os sentimentos da personagem. As citações de livros, versos, musicas, falas em francês também não ajudaram, pareceu mais uma tentativa de fazer o livro ser mais validado como intelectual. E como dizem " nada é tão ruim que não possa piorar", o final terminou de matar o livro. Tantas possibilidades e o final foi ridículo, tentativa de ser trágico, mas me deixou foi com mais raiva. Só terminei a leitura porque fazia parte de um clube do livro e não gosto de abandonar os livros.
Thaís Furlan 23/04/2022minha estante
Ia ler e desisti. Obrigada pela narrativa, pois tenho a impressão de que ia odiar as mesmas coisas que você odiou e já me poupei da perda de tempo, pois Já fiquei com raiva do livro ?

fermata.literaria 01/05/2022minha estante
Estou em 79% e empurrando com barriga. Descrições totalmente desnecessárias e sem contexto. Parece q só pra encher linguiça.

Jessica858 26/02/2022

Um livro intrigante. A história te prende desde o começo. O livro aborda a mente de uma garotinha que sente "A coisa" dentro dela. Muito bom e de rápido leitura.

Myrandha 17/02/2022

Incrívelmente real
Achei Incrivel a intimidade que a autora tem com os sentimentos de Aglaia... É tão real, q quase chega a ser palpável, parece a visao de alguem q realmente passou por isso, q sentiu isso, q se viu nessa situação. Eu mesma, me identifiquei com Aglaia, com os mesmos pensamentos q tinha em sua idade, os mesmos sentimentos, é tão real, e tangível.

Lua 16/02/2022

Bom mas esperava mais
Não dá pra negar que é um bom livro, vencedor do prêmio Kindle 2021 merecidamente. É bem escrito e fica evidente o repertório cultural da autora. Mas, para o meu gosto, não foi tão bom assim. Trata do tema dos transtornos mentais em primeira pessoa, de forma bastante intimista. No entanto, a narrativa não me prendeu. Em certo momento, lutei para seguir a leitura, pois o texto é bem denso e tem momentos em que são tantos detalhes que cansa um pouco. Enfim, um bom livro mas esperava gostar mais.