O Retorno

O Retorno Nicholas Sparks

Resenhas - O retorno

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Uma história que fala de recomeços, superação e descobertas que transformam, além de ter uma pitada de mistério
O RETORNO (The Return, 2020) é um dos mais novos livros do "tio" Nicholas Sparks, escritor best-seller e um dos meus queridinhos. O autor é conhecido principalmente por seus livros Um Amor Para Recordar e A Última Música e Querido John.

Nicholas Sparks ganhou fama de escrever romances água com açúcar, mas nos seus últimos livros o escritor tem se reinventado e quem pensa que ele é o mesmo de Um Amor para Recordar está muito enganado, seus livros atuais provam que o autor mudou bastante sua escrita, porém vale a ressalva que seus livros ainda trazem ótimas reflexões e emocionam bastante.

Em O RETORNO, vamos acompanhar Trevor Benson que ao ouvir as últimas palavras de seu avô decide voltar para New Bern (uma cidade de Carolina do Norte) mesmo pensando que nunca mais voltaria para lá.

Já em New Bern, Trevor irá morar na antiga casa de seu avô, se deparará com a jovem e adolescente Callie, que se diz muito amiga do avô dele quando este vivia. Trevor além de cuidar de uma colméia, da jovem e misteriosa Callie, ainda terá que lidar com um sentimento cada vez maior pela policial da cidade, Natalie Masterson.

A vida desse trio não vai ser nada fácil, principalmente porque todos guardam segredos que no decorrer da trama vão sendo revelados e isso vai transformar e ligar cada vez mais a vida desses três personagens. Vale ressaltar que de cara Trevor e Natalie vão se unir para tentar descobrir quem é Callie e os motivos da adolescente estar sozinha na cidade.

Preciso dizer que O RETORNO tem o estilo de Nicholas Sparks, mas é perceptível como o autor tem mudado seus dramas e romances e focado em aspectos que não necessariamente vão nos levar às lágrimas, mas nos deixar reflexivos sobre a vida e sobre a jornada pessoal de cada pessoa e o quanto as vidas de todos estão interligadas.

O volume me emocionou muito, me fez refletir sobre recomeços, sobre abrir-se para conhecer a nós mesmos e aos que estão a nossa volta, ser mais empático e simplesmente AMAR. Além disso, O RETORNO, tem um clima bem especial de mistério que chega a ser viciante porque queremos simplesmente devorar o livro para saber como todas as peças do quebra-cabeça irão se conectar.

Sou muito suspeita para falar de um livro do Nicholas Sparks porque, como já mencionei no início, o autor é um dos meus queridinhos e mesmo tendo livros dele que gosto mais do que os outros, sempre indico a leitura dos livros dele, para mim o autor funciona bem para quem ama romances contemporâneos, dramas e quem quer uma leitura para emocionar e deixar mensagens bacanas.

Por tudo isso, é claro que indico O RETORNO sei que nem todo mundo curte dramas, mas esse é um livro bem especial do autor e é diferente dos outros livros dele, então para quem quer conhecer um "novo" Nicholas esse volume é uma boa pedida.

site: www.delivroemlivro.com.br

Sabrina 24/09/2023

Gostei muito.
São personagens adultos, o que me deixa muito feliz.
Temos um ex combatente militar que está lutando com seus traumas. Abelhas. Uma mulher misteriosa, cheia de segredos. Uma jovem que ninguém sabe sua história.
Gostei muito do desenvolvimento da história e de como ela termina.

Re Nader 22/09/2023

O amor é paciente
Para que ele precisava fazer residência? Se a vida dele era uma aula após a outra.
Depois de tudo que viveu, e tendo que lidar constam ente com perdas, a história de Trevor é uma ode à paciência e à esperança.
Tem drama, tem amor, tem humor.
É cativante e extremamente envolvente, daquelas leituras que não conseguimos parar.

Debinha 17/09/2023

Gosteiii
Gostei bastante da leitura. A história é bem envolvente e fiquei satisfeita por não ficar apenas em cima do romance em si e também abordar outros assuntos e histórias.
Fazia tempo que não li algum livro do Nicholas Sparks, acho que por isso que demorei pouco mais de um mês pra terminar esse kkkk.
Recomendo! É uma leitura ?madura?, sem romances clichês.

TâniaViana 09/09/2023

Esse livro não tem nenhum grande conflito ou surpresa. Bem morno perto de outros romances do autor. Desisti duas vezes antes de decidir finalizar, não gostei.

Alessandra.Oliveira 07/09/2023

Livro mediano
Tendo como base os outros livros do Nicholas que já li,esse definitivamente é bem razoável.
A história é bem escrita e interessante até o meio do livro, os desfechos acabam sendo bem simplórios e previsíveis.
É um bom livro para passar o tempo e conhecer mais sobre o universo das abelhas kkk

Mah 06/09/2023

O Retorno
Tio Nick nunca decepciona em seus livros como já falei no outro, é um dos meus autores favoritos sempre os livros dele faz a gente chorar e o coração quentinho diante da história.
A história deste livro terminei com lágrimas nos olhos e respondendo a pergunta que se encontra na capa do livro " Existe uma hora certa para o amor?" Não existe, as vezes você se apaixona a primeira vista e fica com o sentimento de que já conhecia a pessoa a muito tempo e seus pensamentos são tão iguais e até pela ligação ao telefone você sabe como está se sentindo, no decorrer da convivência com a pessoa ou seja o amor pode acontecer a qualquer momento com qualquer pessoa não importa o tempo, a idade mas um dia acontece.
E se por um acaso na época que se apaixonaram e não conseguiram ficar juntos e teve que se separar e depois um tempo reencontraram e ainda continua aquela chama viva do primeiro dia que se apaixonaram isto é o amor verdadeiro e apesar das circunstâncias, das dificuldades ele resistiu a tudo.

Gislene.Batalha 26/08/2023

O retorno
Trevor após um grave acidente na guerra, é dispensado da função de médico ortopedista. Assim, ele retorna à casa de seu avô, da qual herdou.
Natalie é policial e quando se conhecem a atração é imediata. Mas existe um segredo que os impede de ficarem juntos.
Collie é uma adolescente que apareceu na cidade e mora em um trailer. Sem falar de sua vida com ninguém somente com o avô de Trevor.
De repente ela passa mal e necessita de um transplante de medula.
Vidas interligadas e no futuro tudo pode ser diferente.

Juliana do @jdeoliveiraa 18/08/2023

Amei
Esse livro é maravilhoso, tem momentos um pouco previsíveis mas os personagens são muito interessantes e têm reviravoltas super legais!
Gostei do final, recomendo muito a quem ama um romance!

Fernanda309 29/08/2023minha estante
adorei sua resenha.

Alexandra50 08/08/2023

Um livro bom
Confesso que não foi o meu favorito, talvez por não ter me identificado com nenhum dos personagens da história, mas eu gosto muito do autor, então valeu a pena!!!

Ana 06/08/2023

Bom e previsível
No início a leitura não me prendeu tanto. Já li tantos livros do Nicholas que já acho que todos contam a mesma história. Mas da metade pro final o livro fica melhor. Os desfechos são previsíveis, mas não deixa de ser uma boa história para passar o tempo. Recomendo.

Patricia.Perrout 19/07/2023

O Retorno - Nicholas Sparks
O Retorno - Nicholas Sparks

Já li alguns livros do Nicholas Sparks e percebo que ele vem amadurecendo como autor. Quando falo isso é sem nenum tom crítico ou me sentindo especialista literária, mas sim como leitora que almeja assuntos mais profundos.

Em Dois a Dois, que eu li em 2019, me impactou muito. As relações entre as pessoas e como elas lidavam com seus sentimentos de alegria e frustração chamaram a minha atenção. Além da discussão de temas que podem acontecer com qualquer um.

Ontem, terminei de ler O Retorno,  livro mais recente do Nicholas. Não sei se é o último. E mais uma vez fiquei impactada com a abordagem de temas como distúrbio pós traumático, leucemia, abandono de incapaz.

Não foi só um romance sendo um fio condutor da narrativa, havia temas sérios e reais envolvidos.

Eu vejo pessoas torcerem o nariz para o tipo de leitura que faço, como se fossem apenas romances. Embora, eu também ache chato quando a história é só voltada para que os personagens fiquem juntos e tenha o "foram feliz para sempre",a leitura também serve para aliviar a mente de um mundo tão crítico e difícil.

Eu gosto quando o romance passa pelo lado dramático da vida e discute assuntos sérios.
Gostei desse livro e recomendo a leitura. Também aconselho que as pessoas leiam qualquer coisa, mas leiam.

Katy 16/07/2023

Existe uma hora certa para o amor?
Resenha feita à 1:20 da manhã depois de algumas taças de vinho, mas totalmente legítima. Que saudade da escrita do Nicholas!

Ele marcou a minha adolescência e início da vida adulta e suas histórias sempre foram o tipo de romance mais raro e bonito que pode existir.

Mas tio Nick também teve suas decepções e isso diminuiu um pouco a intensidade das suas histórias, ou talvez tenha sido só a minha visão que mudou. Ainda assim, amei "O retorno".

Como principal mensagem, a de que as coisas sempre têm uma hora certa para acontecer, o que é sempre um acalento para mentes ansiosas como a minha.

Nicholas tem uma escrita diferente, profunda. Hoje eu, beirando os trinta, vejo que pessoas dessa idade (idade aproximada dos seus personagens) não são exatamente como ele descreve, ou pelo menos eu não conheço ninguém assim, tão intenso. Era um sentimento que não tinha lendo Nicholas na adolescência: eu simplesmente acreditava que as coisas eram assim mesmo. Será que me tornei cética?

Mas o ponto é: a história é linda. Lenta, profunda, reflexiva e até um pouco surreal, dada a banalização que existe sobre sentimentos e relacionamentos hoje em dia, mas talvez por isso seja tão linda.

Também gostei como o foco não foi única e exclusivamente o romance, como se a vida das pessoas se resumisse a isso. Adorei a trama da Callie, adorei a história dos avós de Trevor, e Natalie foi, disparado, minha personagem favorita.

Previ o plot da Natalie de cara, mas não adivinhei o plot da Callie. Super recomendo a leitura. E pra quem acha que ele só escreve livros tristes, não achei esse um livro tão triste. Foi um nível ok de tristeza, tipo a vida.
bela 29/08/2023minha estante
amei sua resenha!!