Histórias de Horror

Histórias de Horror Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Histórias de Horror

Joanna Kod'S 04/02/2023

Comecei a ler esse livro apenas para esperar o livro do mês da TAG, mas os contos são tão curtos que acabei me dedicando mais a leitura.
Os contos são simples e bastante previsíveis para quem tem o hábito de lê Poe ou Lovecraft, inclusive O Terror da Fenda de BLUE John poderia facilmente estar em um livro de contos do Lovecraft.
Entre os melhores contos, destaco A Nova Catacumba como o melhor da coletânea e O Gato brasileiro como o mais inspirador.

Ogawa's 31/01/2023

Um terror mais puxado pro suspense, gostei mt de conhecer outras narrativas do Doyle sem ser Sherlock Holmes.
Meus contos favoritos foram "A nova catacumba", "O gato brasileiro" e o "O funil de couro" mas os outros três também são ótimos!!!!

srta_luaa 30/01/2023

Muito bom, porém deixou a desejar
Esse livro, por mais pequeno que seja, contendo apenas 128 páginas, apresenta 6 histórias curtinhas porém bem interessantes:

- O caso de Lady Sannox
- A nova catacumba
- O gato brasileiro
- O funil de couro
- O terror da Fenda de Blue John
- O horror das alturas

Das 6 histórias, apenas 3 me chamaram a atenção pois eram mais voltadas ao tema "horror", as outras 3 são histórias voltadas mais para o gênero suspense e mistério, mas isso não me impediu de gostar delas. As 3 histórias que mais gostei foram:

O gato brasileiro (terror psicológico)

Marshall um jovem morador da Inglaterra encontra-se em uma crítica situação financeira, que o faz visitar seu primo (rico) Everard que havia acabado de voltar de uma viagem que havia feito para o Brasil. Everard era um grande colecionador de animais e trouxe consigo do Brasil vários pássaros e um gato brasileiro, que pela percepção de Marshall mais parecia um puma do que um gato. Marshall contara ao primo sobre sua situação financeira, o mesmo demonstrando compaixão deixou que Marshall ficasse em sua residência pelo tempo que precisasse e o ajudaria financeiramente, o que Marshall não esperava é que o motivo pelo qual seu primo o aceitara de bom grado em sua casa, tinha a ver justamente com o gato brasileiro.

O funil de couro (baseado em um caso real)

História baseada no caso da assassina em série Marie-Madeleine Marguerite d'Aubray, Marquesa de Brinvilliers, conhecida como a primeira mulher da história a cometer envenenamento em série. A história em si aborda a curiosidade do jovem Lionel Dacre em relação ao ocultismo, a ponto de manter em sua casa uma biblioteca cheia de livros sobre o assunto e artefatos extremamente antigos. Ao receber seu amigo em sua casa, o mesmo é questionado sobre um funil de couro que havia guardado em sua coleção, Lionel Dacre diz para seu convidado que tinha suas dúvidas em relação ao artefato e que uma das formas ocultas de entender de onde vieram ou como aqueles artefatos foram usados, era colocá-los ao lado do travesseiro quando fosse dormir, pois os sonhos mostrariam a verdade. Tendo feito o que o anfitrião disse, o narrador ao dormir conseguiu enxergar exatamente toda a verdade e entender que aquele funil de couro era na verdade um objeto de tortura.

O terror da Fenda de Blue John (terror com monstro)

James Hardcastle, um médico britânico que viaja para uma fazenda na cidade de Derbyshire para repousar enquanto recupera-se de uma doença. Durante suas caminhadas rotineiras, James acaba descobrindo uma mina romana antiga, cuja lenda local diz ser o habitat de um monstro que sai durante as noites mais escuras para caçar as ovelhas das fazendas vizinhas. Tomado pela curiosidade, James resolve investigar por conta própria a mina, em busca desse tal monstro. Em uma de suas visitas ao local, ele acaba se encontrando com a criatura que não liga muito para a sua presença. Dias depois o mesmo retorna sozinho a mina, mas com um único objetivo em mente: matar aquele mostro.

Minha opinião
Mesmo tendo gostado bastante das 3 histórias acima, o livro deixou a desejar no quesito gênero "horror", sendo a última história (o horror das alturas) mais puxado pra fantasia (na minha opinião) e as outras 2 (o caso da lady Sannox e a nova catacumba) mais puxadas para o suspense e mistério. Esse foi o principal motivo pelo qual eu não dei 5 estrelas, fora isso ele dispõe de uma leitura rápida e confortável, o espaçamento entre linhas poderia ser um pouco maior, mas isso não torna a leitura ruim e por fim adorei a escrita e narrativa do autor.

TainA 29/01/2023

todos os contos são muito bons, mas o último me surpreendeu muito, qye leitura incrível e imersiva. Simplesmente incrível

Laura 28/01/2023

Meus contos favoritos foram Gato Brasileiro, o terror da Fenda de Blue John e O horror das alturas, tendo as duas últimas histórias me chamado a atenção por causa por ser um pouco ireal, mas com algum sentindo, como o da Ferra nas cavernas e as criaturas das alturas, dois contos que pessoas daquela época não poderiam desmentir totalmente.
Eu tinha esse livro a muito tempo e não sabia que era do mesmo criador Sherlock Holmes, fiquei realmente surpresa, já que gosto muito das aventuras do detetive consultor

DanteSw 13/01/2023

Nova descoberta
Admito que não tinha expectativa nesses conto. E por incrível que pareça o autor de sherlock holmes não sabe só escrever romance policial.
Nessa coletânea vemos histórias no mínimo intrigantes e curiosas, a escrita é simples mas completa que em alguns casos pode deixar você entediado.
São ótimas histórias, mas ao comparar com outros autores do mesmo gênero, elas são muito superficial.
Em suma gostei de cada conto, concerteza entra ma minha lista de autores favoritos, acho que se houvesse um maior detalhamento talvez ficaria mais gratificante e empolgante a leitura.

Adriane.Camille 13/01/2023

Terríveis Mestres: Conan Doyle (2,5/5?)
As histórias foram sem graça, dos 6 contos apenas 2 me agradaram. Conan Doyle escreve bem os livros de mistério (criou o Sherlock Holmes né) mas no terror não é la essas coisas.

Mabell 13/01/2023

Conan Doyle: Histórias de Horror
achei mto interessante os 4 primeiros contos, meu favorito foi O Funil de Couro. A escrita de Doyle é bem descritiva e de um vocabulário mto poético, mas não me prendeu os dois últimos contos.

Vex 12/01/2023

Surpresa
Fiquei inicialmente surpresa quando o vi em meio ao box, não havia conhecimento anterior sobre Conan Doyle escrevendo horror, mas assim que li minhas suspeitas se confirmaram: Não era exatamente horror. Mistérios envolvidos numa trama grotesca com elementos de suspense e macabro. Porem não me decepcionou, foi uma leitura agradavel

Kléver 11/01/2023

Aquém do esperado
Os primeiros contos são de uma grandiosa expressão do horror causado pela mão humana (não o horror que eu estava esperando)

O caso de Lady Sannox foi uma história bem construída e foi uma excelente escolha para a abertura do livro.

A nova catacumba já começa com uma certa expectativa que é alcançada no final do conto, nada muito surpreendente, porém agradável e angustiante de se acompanhar.

O gato brasileiro é o ponto alto desse livro, uma vez que esse é o único dos contos em que sente-se verdadeira surpresa.

Os contos seguintes são monótonos e a leitura é muito maçante.

No geral, é um livro que consegue te trazer algumas horinhas de leitura, nada mais.

bru.psps 11/01/2023

fluído e gostosin
como um livro geral, eu gostei! amo contos, e horror do começo de 1900 são peculiares!
agora nota de cada conto
o caso de lady sannox: 3/5 (gostei do final, porém achei supérfluo)
a nova catacumba: 3,5/5 (xuxu beleza mesmo sendo previsível)
o gato brasileiro: 5/5 (obra prima, gostei de como os personagens são apresentados e desenvolvidos)
o terror da fenda de blue john: 4/5 (realismo puro e uma mudança de escrita DO NADA, gostei)
o horror das alturas: 2,5/5 (sério? sem desenvolvimento sem sal sem tempero)

AleBerria 10/01/2023

Doyle
É bem construído e tem várias variáveis de textos. Todas as histórias são boas mas a do Horror nas Alturas é a minha preferida, todas sal bem superficiais mas isso que torna elas interessantes.

Ellen526 06/01/2023

Muito bom, aquele tipo de livro que você não tem vontade de parar de ler. Cada conto é surpreendente, nunca conseguimos imaginar como será o final