Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

Daniely43 12/09/2022

Terror atrás de terror
O que falar de um dos mestres do terror?
Este livro não é para qualquer um ler,a maioria dos contos são muitos descritivos e as vezes chega ser cansativo a narrativa para alguns.
Mais vale muito a pena dar uma chance.
Não vai ser todos os contos que vão agradar,mais posso dizer que dá um medo e muita tensão.

Vale muito a pena conhecer esse mestre do terror.

Universe 29/08/2022

Universo que consome
Lovecraft? O que posso eu dizer?
Acredito que o universo construído dentro de toda a literatura do H.P. é simplesmente o melhor que já tive contato durante toda esta minha vida. sinceramente, melhor até que o universo da marvel (Depois desta declaração provavelmente serei cancelada, mas verdades devem ser ditas)
A escrita é muito boa e intrigante. Em alguns momentos posso até ter cogitado proferir palavras de crítica negativa, porém, agora, lavo minha boca e palavras com água e sabão, mesmo ainda prevalecendo com um pouco de meus posicionamentos. Acredito que todos os pontos fracos, de acordo com minha visão, são cuidadosamente camuflados com uma ótima experiência, leitura e incrível imersão em um universo repleto de mistério, medo e suspense. Então, posso concluir que o livro e seus contos abordados são simplesmente incríveis. A tradução e palavras utilizadas em português são magníficas e transformam a leitura ainda mais intrigante. Por isso, parabenizo aos tradutores, Fátima Pinho, Marsely De Marco e Bárbara Lima, que proporcionaram um aprofundamento mais que agradável nesse mundo incrível da fantasia, ficção e, principalmente, horror do H.P. Lovecraft.

Patcha 24/08/2022

Inominável
É certo que as histórias do Lovecraft marcaram época, seja pelo seu estilo de escrita estranho ou pelo seu terror oculto. A questão é que, quase um século depois, seus contos continuam capazes de aterrorizar quem os lê.
Essa edição reúne os melhores contos do autor, que também são os mais acessíveis para novos leitores do gênero.
Os contos seguem uma narração em terceira pessoa, muito semelhante a livros de investigação e ou notações científicas ou diários, o que ajuda a criar um clima mais realista para a obra.
O tradutor também optou por manter certos traços raciais das histórias da época. Por mais que sejam datados, ajudam a conceber a forma com que as pessoas pensavam e ajuda a evitar esse tipo de pensamento nos dias atuais.
Recomendo a leitura.

Gabriela.Mascouto 26/07/2022

Vivemos numa plácida ilha de ignorância em meio a negros mares de infinito, e não está escrito pela Providência que devemos viajar longe.

Maicon 25/07/2022

Como todo o universo lovecraftiano, os contos são muito interessantes, mas acredito que alguns se tornam extremamente maçantes pelo excesso de descrições.
Mas como tudo acho uma boa leitura.

maria 22/07/2022

é uma leitura muito maçante e eu só queria que o livro acabasse logo. a escrita é bem descritiva e os contos também não me interessaram muito, apenas o último, do qual gostei. o conto ?nas montanhas da loucura? tem quase 150 páginas e achei que a história não se desenvolveu, mas era só descrição dos ambientes e quase me fez abandonar o livro. não é um livro que eu recomendaria e leria de novo, pois não gostei da escrita do autor

Danilo 17/07/2022

Ame ou odeie!
Definitivamente, Lovecraft não é para todos, além de seus contos conterem uma atmosfera densa, misteriosa e perturbadora, pendendo mais para o terror psicológico, existe no autor certos fascínios que poderão soar desagradáveis a depender do leitor, sendo que a leitura não é das mais fáceis.

Dito isso, esse compilado de contos trás os necessários para uma melhor compreensão do terrível terror cósmico e toda sua mitologia, sim, vários contos se conectam e poderão ser notadas citações de outras obras dentro da obra, anexando de maneira interessante o universo Lovecraftiano.

Para melhor entendimento sugiro começar pelos contos "O Chamado de Cthulhu", "A Cor Que Caiu do Céu", "O Horror de Dunwich", "A Sombra de Innsmouth" para só depois encarar o cansativo, porém interessante "Nas Montanhas da Loucura", o conto se torna massante pelas demasiadas descrições nele contido, chegando a ter capítulos inteiros só para isso, no mais é o que mais trás referências dos outros contos, inclusive citações a Edgar Allan Poe.

Também é considerados por muitos o conto mais importante, devido sua grande influência em obras futuras, sejam literárias ou cinematográficas.
Até o próprio Lovecraft considerou a obra o seu magnum opus.
Se sentindo imensamente frustrado na época, pois não repercutiu como ele esperava, a crítica dizia ser científico demais para os padrões daquele período.

No mais, é uma ótima compilação, meus contos prediletos são "A Cor Que Caiu do Céu", "O Horror de Dunwich" e "Sombra de Innsmouth".

LairJr 23/06/2022

Realmente não foi o que imaginava. Meu primeiro contato com o autor. Achei todos os contos excessivamente enfadonhos, por um exagero de descrição de cenas, ambientes, tornando tudo um tanto repetitivo. Não sei se foram as histórias dessa coleção em específico ou se toda a obra do autor tem essa característica. No geral não gostei, mas realmente é um opinião bem pontual dessas poucas obras lidas.

arthurcamandio 19/06/2022

Um desafio recompensador (e problemático)
Realmente, ler Lovecraft é uma experiência única. Os contos são interessantes, mas toda a mitologia criada pelo autor torna tudo ainda mais misterioso.

De todos os contos, o último foi o meu preferido. Ambientação fantástica, personagens interessantes e uma história assustadora.

Por outro lado, Nas montanhas da loucura foi uma grande decepção. Não só literária, mas também pelo descaso da editora que simplesmente sumiu (sim, sumiu) com 31 páginas do conto. A minha edição não conta com as páginas a partir da 257 até a 298. Admito que estava odiando a história, mas não tive como saber o final devido ao problema.

Apesar dos pesares, foi uma experiência bastante surpreendente mergulhar no universo indefinível de Lovecraft.

Clara 04/06/2022

Foi interessante conhecer melhor a escrita do Lovecraft. As gosto possuem uma ótima descrição dos espaços, uma incrível áurea sombria. Entretanto,sem dúvida a melhor característica de escrita do autor são os seus personagens!
Dentre todas as narrativas presentes no livro, a que mais gostei foi ?A cor que caiu do céu?, a áurea sombria dessa história é simplesmente surreal. É perfeito!

Nada 09/05/2022

H.P. (Não, não é Harry Potter)
As histórias de terror e o universo criado pelo H.P. Lovecraft, dispensam apresentações, simplesmente um marco de cultura pop e cult, sendo fruto de referência em várias mídias distintas.

Esta coletânea foi o meu primeiro contato com o Lovecraft e seu universo, realmente o universo criado por ele é maravilhoso desde os monstro, tanto as cidades fictícias que acrescentam nesta obra, porém, foram poucas as obras que eu realmente gostei. Acredito que ele se perder nas horas das descrições do cenário, ele se passa muito e se torna uma leitura bem maçante, mas quando chega no terror ele é perfeito, cria um clima muito aterrorizante que não consigo parar de ler.

Eu recomendo, mas já aviso que em alguns contos, o começo vai ser bem arrastado (principalmente na novela ?Nas montanhas da loucura?) e ser bem desgastante, mas ao todo é uma leitura boa.

Brenda.Oliveira 24/04/2022

Cansativo
São histórias interessantes e legais, os monstros e os contos são bem construídos. Mas as histórias em si são muito cansativas, as mais curtas são prazerosas de ler, mas as longas possuem muita caracterização de ambiente, de personagens, que torna a leitura mais chata.

Helena 19/04/2022

A prosa ficcional de H. P. Lovecraft é um mar de fantasia e pesadelo.
Criaturas assombradas se espreitam no escuro, em casas abandonadas, igrejas e até mesmo nos sonhos. Porém elas não surgem do nada, o autor ambienta seus leitores em cenários oníricos, por vezes psicodélicos, onde descrições cósmicas são feitas por meio de uma geometria não tradicional, permeadas de uma sinestesia frenética.