Histórias Favoritas

Resenhas - Histórias Favoritas

Dai Solyom 10/04/2022

Lovecraft!
Mestre do terror!

É minha primeira experiência com o Lovecraft, nunca havia lido nada, já vi várias séries e filmes que citam o autor, e conhecia muitas criaturas que nasceram na mente dele, mas nunca havia lido.

O autor cria uma mitologia incrível, e todos os seus contos parecem estar interligados, fora as referências ao mestre Poe.

Gostei dos contos, porém achei eles muito arrastados, pensa em um autor descritivo?

Ele descreve, descreve a descrição e depois faz mais um descrição em cima ?
alexandra165 10/04/2022minha estante
super concordo!

gabilopeswb 29/03/2022

Depois de 84 anos finalmente terminei esse livro ?
Foi minha introdução ao ?horror cósmico? e no geral gostei.
Dei 3?? por conta do odioso conto: ?nas montanhas da loucura? que ocupou quase metade do livro com uma história péssima.
Confesso que essa obsessão do Lovecraft por seres do mar e gosmentos não me agradou muito, não faz muito meu estilo.
Eu amei o final do último conto: ? a sombra de Innsmouth?, foi um dos meus favoritos.
Jannah Alves 07/04/2022minha estante
Mds e eu achava q era só eu tinha detestado Nas Montanhas da Loucura ?

Ash 27/03/2022

IMEDIATAMENTE TENHO CRISE DE ANSIEDADE
Realmente não houve muito além do meu ego ferido que me prendesse a narrativa, nem que me motivasse a terminá-la . apesar da fama, lovecraft tem um estilo extremamente detalhado e cansativo, sem contar que 4 dos 6 contos favoritos giram em torno de racismo e intolerância religiosa o que realmente dificulta a leitura prazerosa.

não apenas isso, os detalhes não são nem um pouco interessantes para o leitor, como ocorre no conto "nas montanhas da loucura" em que o horror da história gira em torno de datas históricas e o protagonista evita ao máximo criar o horror que se procura ao ler este livro.

apesar dos contos serem entrelaçados e terem muito potencial, foram todos desperdiçados nas mãos dele. não acho que nenhuma leitura seja perca de tempo, mas essa foi e me arrependo profundamente dela.
Jannah Alves 07/04/2022minha estante
Nossa sim, concordo com tudinho. Senti a mesma coisa lendo...

Mina 27/02/2022

Mestre do Horror
Quando falaram que o LoveCraft era o mestre do horror eu resolvi ler para saber, é a mais pura verdade, todos esses contos me dão um ar de suspense. Parece que LoveCraft está contando tudo isso em chá da tarde!

calebsrodrigues 25/02/2022

Cuidado pra não sonhar com o Cthulhu!
Lovecraft é o GOAT da literatura de horror. Os seis contos do livro são incríveis, alguns um pouco mais densos que outros, e com uma riqueza de detalhes que proporciona o desenrolar da história de modo que o horror vai aumentando, de maneira gradativa, até chegar ao clímax. No decorrer da leitura, dá pra perceber que o Lovecraft tinha uma preocupação em descrever as cores e as características de seus monstros visíveis/invisíveis, o que torna a experiência de leitura muito mais prazerosa e instigante. Mas admito que, especialmente no 5° conto, os detalhes são um pouco exagerados e não contribuem tanto pra história quanto nos outros. Mesmo assim, todas as seis histórias são sensacionais, cheias de simbolismos e com um horror mais psicológico do que físico. Super indico.

Os ratos nas paredes - 4
gabilopeswb 05/03/2022minha estante
Nossa estou no 5 conto, haja paciência para tantos detalhes? misericórdia

Menace 20/02/2022

Finalmente!
Eu relamente demorei muito, mas a culpa é do trabalho .
Eu amei de mais esse livro, e me pergunto o porquê eu nao li esse antes. É perfeito!

Luuizafkr 20/02/2022

Misto de emoções, gostei dos contos. Mas não gostei muito do jeito que ele desenrola a história, ele é muito detalhista e acho que não precisava, mas no geral eu gostei.

Cailo 16/02/2022

Mestre do Horror Cósmico
Os contos são cheio de detalhes, focando na imersão com a mitologia dos monstros e criaturas. Contudo, às vezes, o autor utiliza uma linguagem mais acadêmica e distante dos protagonistas que, por sequência, torna a leitura pouco objetiva e cansativa.
Além de apresentar falas racistas e preconceituosas com ofensas às religiões cristãs e de matrizes africanas. Assim, tornando uma leitura que não é necessariamente violenta, mas é bem pesada de digerir, pois é repleta de temas delicados.

Pati 16/02/2022

Histórias favoritas H P Lovecraft
Lovecraft me deixou uma sensação ambígua com respeito as sua obra. Me surpreendeu positivamente quanto ao seu modo de escrita. Estórias com o ambiente e fatos muito bem descritos que me fizeram literalmente mergulhar no texto.
Em certos momentos, mas precisamente no 5º conto ' Nas montanhas da loucura', o autor descreve exageradamente o ambiente e os fatos, o que me fez ficar dispersa na leitura deixando difícil a concentração. Isso porque gosto de texto com muita descrição.

Outro ponto importante é que apesar de achar que devemos sempre separar o autor da obra, contextualizando o mesmo no tempo e no ambiente em que cresceu e viveu, não há como você ser uma pessoa minimamente consciente social e não se incomodar com o racismo, xenofobia e intolerância religiosa presentes em toda a obra do autor.

Tirando esses problemas considerei a obra muito proveitosa e intrigante, Com certeza lerei mais contos do autor. Por fim deixo uma indicação de um canal no Youtube que tem ótimos audiolivros narrados por um professor de escola pública com uma voz espetacular: Conto um conto do Marcelo Fávaro. Ele me ajudou muito a progredir na leitura do 5º conto.

Os Ratos nas Paredes - 4 ⭐
A Cor que Caiu do Céu - 4⭐
O Chamado de Cthulhu - 4⭐
O Horror em Dunwich - 5⭐
Nas Montanhas da Loucura - 2⭐
A Sombra de Innsmouth - 5 ⭐

Karina.Loureiro 10/02/2022

Universo instigador
Eu sempre me interessei por rpgs e isso foi o que me levou a querer ler Lovecraft. Eu amei as criaturas, os contos e o fato de que o autor criou um universo completo, desde cidades, ruas, rios e pessoas fictícias até ao contexto de formação do mundo. Ele relaciona fatos científicos, como a teoria da deriva continental, com o contexto das suas criaturas e dos Grandes Antigos.
Com relação à escrita de HP Lovecraft, ele abusa das descrições com objetivo de construir o terror aos poucos na cabeça do leitor, no entanto em certos momentos isso torna a leitura cansativa e repetitiva, com algumas construções que são tão detalhadas que é até difícil entender como o autor queria que elas fossem, mas de um modo geral a escrita é bem clara e fácil de ler.
É importante destacar que é possível perceber as opiniões racistas e ocidentalistas do autor em algumas passagens, muitas delas são de maneira sutil, talvez alguns leitores desavisados sobre as opiniões pessoais do autor nem percebam, outras são bem escancaradas (me lembro de uma passagem que ele relaciona os africanos e asiáticos a costumes estranhos e dignos de serem discriminados). Essa fato me irritou bastante durante a leitura, mas resolvi seguir em frente, até porque eu já esperava essas opiniões abomináveis do Lovecraft. Tanto é que há uma série da HBO (Lovecraft Country) que explora o universo do autor o relacionando à discriminação racial.
Sobre os contos presentes nesse livro, acredito que os meus favoritos tenham sido "O horror de Dunwich" e "A sombra de Innsmouth", embora "Montanhas da loucura" seja bem interessante também para entender mais sobre o contexto criado pelo autor.
Em síntese, gostei bastante, me interessei pelas criaturas, mas acredito que os traços racistas não podem ser desconsiderados apenas porque o autor criou boas histórias. Ainda assim, pretendo procurar mais contos do autor e entender mais sobre o universo Lovecraft.

baddie 04/02/2022

CANSATIVO
acho importante separar o autor da obra, mas fica muito complicado fazê-lo quando os preconceitos do autor estão explícitos em sua obra. Havia abandonado a leitura, pois achei bastante cansativa e era impossível ignorar o racismo ali, retomei e me arrependi.

ViniC27 03/02/2022

O terror de Lovecraft
Realmente, todo o universo, toda a mitologia criada por Lovecraft é sensacional. Amei a seleção de contos e como acabam se referenciando. Te todos os que mais gostei foram "O horror de Dunwich" e "A sombra de Innsmouth", o do Cthulhu também é muito bom. Sempre parava de ler para procurar mais coisas sobre a mitologia na internet. Sensacional, quero ler mais!