Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

carlinha 08/01/2022

Hype alto demais
É mais que normal a gente não se identificar com histórias/personagens de livros escritos há muito tempo. Entretanto, é impossível não se incomodar com o explicíto racismo e intolerância religiosa em que TODOS os contos se apoiam. Dos seis contos desse livro, literalmente em todos eles o horror demoníaco tem sua origem (e permanência) por meio de pessoas pretas e de religiões não-cristãs.

Alguns contos são "curtos" quanto a isso e focam mais nas criaturas mitológicas criadas, enquanto outros parecem dar mais importância em frisar a aparência (pele e traços negros) daqueles envolvidos, como em "A sombre de Innsmouth".

É interessante avaliando a complexidade que a mitologia criada prlo autor tem, são várias criaturas e todas estão interligadas em algum ponto, mas podre quanto à origem (que é a mesma para todas) e pobreza em diferenciação de cada uma que não passa da aparência.

Viccesar 06/01/2022

Lovecraft é Lovecraft
Todos os contos são incríveis. Da trilogia Terríveis Mestres, esse com certeza é o melhor livro. Recomendo pra qualquer um.

suellensouza 27/12/2021

Cansativo
Eu estava curiosa sobre Lovecraft e mesmo antes de começar a leitura desse livro, já planejava comprar outras obras dele; o que não vai mais acontecer.

Foi uma decepção, foi ótimo deixar o livro dele por último, pois pude ver a diferença entre Poe, Doyle e Lovecraft. Os dois primeiros me agradaram muito. Já o terceiro, provavelmente não lerei mais nada.

Antes de saber que ele era racista, percebi já, acho que no terceiro conto, a descrição dele sobre pessoas pessoas de forma negativa. Então no conto, O Horror de Dunwich o racismo dele foi tão escancarado que muitas partes é totalmente incômoda a leitura, a forma que ele descreve é desnecessária, ele não esconde seu desdém pelos negros em sua escrita. O conto é interessante mas ele estragou com o racismo dele.

Em outro conto, A sombra de Innsmouth, novamente ele demonstra o preconceito dele não só por negros mas também por estrangeiros e pessoas falando em outras línguas que não o inglês. Gostei desse conto, mas já estava farta da forma como ele descreve as pessoas, que não posso dizer que é excelente. Sei que ele viveu em outra época, e não deveria deixar isso afetar a leitura, mas uma coisa era ele ser racista e outra colocar o racismo dele nas histórias, então não é algo que eu tenha interesse de continuar lendo.

Mas mesmo que não fosse a questão do racismo, uma coisa que me afastaria de ler mais obras dele, é a descrição desnecessária que ele faz de tudo, são várias páginas descrevendo a mesma coisa que tira o foco da história, várias vezes me perdi. Demorei dias pra terminar esse livro porque realmente me dava preguiça e sono. Acredito que várias páginas a menos, seria mais interessante a história.

Nas montanhas da loucura, é realmenre uma loucura o quanto esse conto é longo, levei dias apenas nele, muita repetição das mesmas coisas. 200 páginas praticamente das mesmas coisas.

Enfim, cada um precisa ter a própria opinião sobre ele, mas para meu gosto, não é um autor que eu recomendaria.
gabilopeswb 05/03/2022minha estante
Concordo, ainda estou nas montanhas da loucura? haja paciência

Wukng_Shadw77 26/12/2021

Bom do início ao fim ou quase.
Bem o estilo do HP é muito interessante e traz a curiosidade para o leitor.
O primeiro conto me lembrou bastante o conto do gato preto do Poe, mas os outros contos já conseguiram se desvencilhar mais da inspiração no estilo de escrita.
Os contos são muito bons com explicações suficientemente boas para instigar a suspensão de descrença no leitor e tem de um dinamismo que infelizmente desaparece nós dois últimos.
Os dois últimos contos peçam bastante em trazer muitas explicações que não agregam em nada na história e além de ser muito descritivo o ritmo se torna lento, apagando quase completamente o dinamismo dos outros contos.
Assim a leitura dos dois últimos contos na minha opinião foi maçante e me fazia perder o foco da leitura com facilidade tendo de reler o mesmo parágrafo ou até mesmo a página duas ou três vezes para conseguir prosseguir com a leitura.
Fora isso os contos são incríveis, dignos de um dos terríveis mestres do horror.

Laurinha. 13/12/2021

A narração e bem detalhada e fluída, apesar de saber que seria curto e não daria pra complementar muito eu esperava mais dos finais

Beatriz 13/11/2021

Eu li os três primeiros contos numa boa, foram muito bem escritos e nem se fala no enredo de tão maravilhoso. Porém, o conto, que na verdade é uma novela, "Nas montanhas da loucura" foi bem extenso e cansativo devido a grande descrição (eram umas 7 páginas só descrevendo) portanto, não recomendo pra quem não gosta ou tem preguiça ksksksk, além de ter MUITOS detalhes científicos de períodos históricos que eu não entendi nada. Mas de resto, foi maravilhoso e foi muito bom finalmente conhecer o mundo do famoso H.P Lovecraft
gabilopeswb 05/03/2022minha estante
Amore 7 páginas foi uma grande generosidade sua.. eu diria que de 100 páginas desse conto umas 70 é descrevendo?

Jéssica 25/10/2021

Criei expectativas para esse livro e ele me frustrou, pois nao me agradou nenhum dos contos, todos com o mesmo tipo de enredo e todos muito fracos para o meu gosto.

Lari 19/10/2021

Primeira leitura feita do Lovecraft
"Duvidar dos fatos, tais como os revelo, é inevitável; apesar disso, se eu omitisse toda a extravagância e os elementos fantásticos de meu relato, nada restaria."

Este foi meu primeiro contado com a escrita de Lovecraft. Ele tem uma maneira bem peculiar e descritiva de narrar suas histórias, com a criação de uma mitologia rica em detalhes, deixando a fantasia tão atrelada a realidade que é difícil discernir o que é verdade ou invenção.

Um ponto que me incomodou a ponto de dar 3 ? foi traços racistas que reconheci em alguns dos seus contos, e as vezes o excesso de detalhes e falta de diálogos deixava a história entediante e monótona.

Tiago Eduardo 17/10/2021

Leitura fluída e com muito detalhes. As historias se conectam e montam um universo para exploração dos leitores.

Sarah 17/10/2021

Uma coisa nunca vista antes.
Gostei, mas sei lá também. Sinto que meu interesse pelos contos foi sumindo conforme fui avançando e não me culpo nenhum pouco por isso. De fato, culpa a organização do livro pois ela não funcionou para mim. Achei os primeiros contos muito mais interessantes e instigantes que os dois últimos (que quase não terminei, por assim dizer). Deixando isso de lado, as narrativas de Lovecraft são inteligentes, ele tinha uma maneira incrível de construir tensão com palavras e admito que alguns contos realmente me deram um pouco de medo. Ao mesmo tempo, o racismo dele em alguns contos é tão escancarado que faz é raiva continuar lendo e ter de lidar com isso. Entendo como ele sendo fruto de seu tempo, mas também não fico calada! Especialmente em O Chamado de Cthulhu, que é uma de suas obras mais conhecidas, em que ele faz questão de reiterar sempre a cor das pessoas que participam do culto - e por consequência são pessoas vis e más -, além de todas as coisas que tais pessoas fazem e importando toda a culpa para apenas um tipo de pessoa. Ai nossa... Não aguento.

Marina.Latronico 12/10/2021

História favoritas
? : História favoritas - Lovecraft [ Editora Novo Século]
?Nota: ????

? O livro é uma coletânea de 6 contos de horror.

?Os ratos nas paredes (5?)
?A cor que caiu do céu (4?)
?O chamado de Cthulhu (3?)
?O horror de Dunwich (4?)
?Nas montanhas da loucura(1?)
?A sombra de Innsmouth(4?)

A leitura deste livro foi um misto de amor e ódio, a leitura começou muito bem e fluida amei o primeiro conto e os três que se seguiram.

Achei bem interessante que o autor criou toda uma mitologia sobres os terrores cósmicos, entre eles o Cthulhu que são abordados em vários de seus contos.

Mas o quinto conto "Nas montanhas da loucura" decepcionou.
A leitura se tornou extremamente maçante e excessivamente descritiva, com páginas e mais páginas descrevendo paredes, janelas e pisos de uma antiga construção encontrada pelos personagens.

Pensei seriamente em largar o livro,mas não gosto de deixar as coisas pela metade então continuei.

O último conto me agradou bastante e fiquei feliz de ter suportado o conto anterior.

Um ponto que acho importante frisar é que o autor Lovecraft é um autor racista, atacando com frequência latinos, indígenas e principalmente negros
O livro contém diversas passagens claramente racistas, especialmente em seu principal conto O chamado de Cthulhu.

Este livro juntamente com História primordiais (Edgar Allan Poe) e História de Terror (Arthur Conan Doyle) fazem parte do Box Terríveis mestre, que contém também um pequeno livreto sobre a vida dos autores e como um influênciou a escrita do outro.

Andre 16/09/2021

Este não é um autor de horror/terror "comum".
Lendo as resenhas já feitas deste livro uma coisa fica muito clara para mim: as pessoas criam uma expectativa e quando essa expectativa não é suprida a experiência geral é ruim.

Se você está lendo esta resenha por que está decidindo se vai ler Lovecraft ou não, fique avisado, se a decisão for pela leitura, deixe aqui todas as expectativas, todos os "pré-conceitos", todas as referências e até parte dos seus valores, pelo menos durante a leitura, por que sim, o autor era realmente racista como dizem e seus contos são muito diferentes dos contos de terror/horror produzidos hoje em dia.

Lembrem-se da época em que ele viveu e do pioneirismo das suas ideias artísticas e estéticas e prestem menos atenção a valores sociais que ficam cada vez mais no passado e com certeza vocês entenderam o por que de Lovecraft ser tão aclamado.

Carlos Alberto 09/09/2021

Desde que ouvi falar do autor tive vontade de ler as suas obras, sendo Histórias favoritas meu primeiro contato com o mesmo, que acabou atendendo as minhas expectativas, as histórias conseguem te envolver no clima de suspense o que acaba tornando a leitura bem fluida e com um gostinho de quero mais. Com certeza irei procurar ler mais obras do autor, sendo este um bom livro para aqueles que gostam de um suspense e terror.