Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

nacarolinga0 06/10/2023

Gosto muito de Lovecraft, e já havia lido alguns dos contos apresentados no livro. Só não dei uma nota maior porque achei alguns contos meio enrolados, porém continuam sendo bons e todos tem um plot twist incrível.

lanawsx 04/09/2023

Bom, ainda não terminei essa trilogia do box terríveis mestres, demorei muito para terminar o segundo livro, achei a escrita de love craft cansativa, os conto são interessantes e inusitados, possuem histórias bem elaboradas, mas não gosto de como fluem o sentido que o autor quer dar para o terror, ele tenta meio que enfatizar o porquê daquele horror, mas acaba não conseguindo muito ou deixar claro aquilo que ele quer passar, mas eu acho as histórias mais bem escritas e exploradas do que o de poe, mas eu acho massivo demais esse livro. O meu conto favorito foi o Chamado de Cthulhu, incrível todo o evento ocorrido durante esse conto, história com um final inesperado, parece q não aconteceu, eu simplesmente adorei

Ana 03/09/2023

Livro bem misterioso e também meio pesado, recomendo pra quem gosta de contos perturbados e de terror. É um livro muito interessante e que te prende na história... porém alguns contos são mais cansativos pela quantidade de detalhes e linguagem pesada; recomendo esse livro pelo fato de ter uns contos fantásticos e bem criativos, é um livro que consegue ser bem instigante.

BridgesInTheSky 31/08/2023

Interessante??
Fiquei com opinião dividida entre achar que o ritmo é arrastado e a construção lenta é importante pra submersão no enredo. Também existem alguns trechos que julguei problemáticos/incômodos.

Kimberly300 13/08/2023

Bom...
Eu particularmente gostei do livro, mas claro que tenho preferências em alguns contos, quase todos na verdade só não sei se gostei do "as montanhas da loucura", porque tinha muita explicação do ambiente que eu julgo desnecessária, mas do meio pro final do conto ficou maravilhoso, comparado com o início do conto, mas no geral se fosse pra dá uma nota pra cada conto seria:
Os ratos nas paredes 5/5
A cor que caiu do céu 4,5/5
O chamado de Cthulhu 4,5/5
O horror de Dunwich 5/5
Nas montanhas da loucura 4/5
A sombra de innsmouth 5/5

Bom mas é claro que é minha humilde opinião, mas no geral leitura maravilhosa.

massio. 11/08/2023

Lovecraft o monstro das suas histórias
Achei interessante as histórias, principalmente o chamado do Chutulo, kutulu ou qualquer coisa. Ratos nas paredes também é muito bom, foram meus preferidos. O que o Lovecraft faz bem é os finais, o final de Os ratos nas paredes, Chamado do Cthulhu e o A sombra de Innsmouth, meus amigos!!! É assustadoramente empolgante.

As descrições dos monstros são muito boas também, como é descrito o horror em ratos nas paredes é muito bom.

Lovecraft é um verme racista e ele fez questão de colocar da forma mais crua e nojenta as ideias dele nesses contos. Todo o horror de Lovecraft é só racismo, um racista descrevendo o que é perturbador na sua mente. Criaturas deformadas de pele escura e nojenta, cheia de escamas e lamacenta, características animalescas, mas ainda assim, pode-se reconhecer traços humanos na criatura. Além de ser repugnante, esses tais seres podem se reproduzir e formar híbridos com os seres humanos, o que seria para Lovecraft uma dá para chamar de mestiços?
O horror cósmico nas histórias de Lovecraft é em função do medo racista.

Os ratos nas paredes 4 / 5
A sombra de Innsmouth 4.5 / 5

Tirei a média e deu 3.5.

pieguimaraes 09/07/2023

Massante mais um clássico
É nítido o motivo pelo qual Lovecraft influenciou e influencia até hoje as histórias que temos, inquestionável a inteligência e a criatividade para criar mundos tão conectados e de forma tão elaborada quanto foi criada pelo autor. Importante lembrar que o contexto histórico era outro e isso ás vezes é bastante incomodo ao ler os contos.

D'ow 18/06/2023

O único arrependimento foi demorar para conhecer esse autor!
Mano, apesar de o Stephen King ser um dos meus autores favoritos, sem dúvida o favorito vivo, não sou muito de ler livro de terror, sempre gostei do King por saber que se trata de um TERROR CÓSMICO( termo que aprendi recentemente com Lovecraft), a ideia de livros ou filmes de terror não fazem muito minha cabeça, mó bad vibe. Porém isso pode mudar, pois elaborei esse pensamento há muitos anos.

Ler contos também não é muito minha praia, é estranho, sempre esqueço dos contos que li, mas não esqueço dos livros dei mil páginas, tipo Sob a redoma. rs

Esse é sem dúvidas o melhor livro de contos que li até o momento, não tem uma história ruim ou mais ou menos, são todas boas. A minha favorita foi A cor que caiu do céu, conto tão bem narrado que a gente vê cores e sente cheiros que o autor descreve. Outro conto que merece um destaque, Nas montanhas da loucura, apesar que considero uma novela pelo tamanho da trama, é incrível como é contado, faz lembrar muito Stephen King.

Esse autor também me fez pensar muito sobre r4cism0. Em quase todos os contos tem uma frase prec0nceitu0sa. É uma pena, um gênio da literatura com um pensamento tão m3rda. Infelizmente isso era meio que comum antigamente, acredito que nos dias de hj ele não seria assim. Acho que as editoras teem que mudar umas coisinhas quando publicar obras dele, acho que ninguém se incomodaria, pelo contrário, ficaria mais leve a leitura sem r4cism0.

Enfim, vou ler o máximo de livros que eu puder do H.P Lovecraft!

PS: Depois de ler Lovecraft nunca mais vou ver a cultura pop com os mesmos olhos, vejo referência dele em jogos de videogame como Gears of war e Dark Souls, em filmes como Vingadores e Transformers (entre muitas outras).

Renata.Loren 16/06/2023

Ótimo
Eu gostei bastante, adorei o estilonda escrita do lovecraft, teria terminado rapido se n fosse pelo penúltimo conto, que apesar de bom, foi demorado e cansativo
D'ow 18/06/2023minha estante
Também achei o penúltimo, nas montanhas da loucura, meio arrastado, mas meio que é um arrastado bom, foi uma das melhores coisas que já li com ódio na vida! Kkkk

Nando.Costa 05/06/2023

LOVECRAFT.
Esse livro é muito bom, se tratando do H.P LOVECRAFT aqui temos bons contos mesmo, para quem nunca leu sua obra, é um bom começo, reúne aí; Os ratos nas paredes, a cor que caiu do céu, o chamado de cthulhu, o horror de dunwich, nas montanhas da loucura e a sombra de innsmouth.
Dentre todos esses o que eu mais gosto, sempre que leio continua sendo o meu preferido o chamado de cthulhu, porém a cor que caiu do céu me pegou muito, se tornou um dos meus favoritos, a sombra de innsmouth eu gosto bastante até, trata muito bem sobre o medo e a loucura, nas montanhas da loucura, vejo que muita gente não gosta, eu entendo, mas é muito bom, ele é uma novela na verdade, é o conto que mais inspirou filmes que nós gostamos hoje, muita características daqui vemos nas obras de hoje.
Em termos de escrita, história, e inovação, ele é um grande escritor, criando esse gênero de terror cósmico, criou monstro indescritíveis que influência tudo hoje em dia, e sobre o que sabemos fora da literatura, sabemos que o grande vilão é o próprio h.p lovecraft.

Isaahzanardi 05/06/2023

Contas muito bons
fiquei viciada na leitura pois gera ima grandes curiosidade de como as histórias irão terminar e é mto legal ver q todas elas se interligam, contendo referências uma das outras, o que torna a leitura ainda mais imersiva

Duda 31/05/2023

Esse foi meu primeiro contato com H. P. Lovecraft, então li já sabendo de toda a situação voltada ao racismo, xenofobia e todos os outros preconceitos presentes em suas histórias. Em algumas eles estão mais presentes e mais fortes que outras, mas se você prestar atenção sempre tem algo. O que me deixa triste pois as histórias são bem escritas e possuem um bom enredo. Imagino também que não seja um estilo que agrade a todos, como eu mesma tive contos que não gostei nenhum pouco, mas no geral são interessantes. Reitero novamente, ninguém impede você de gostar da história, mas é sempre importante pensar no peso que as problemáticas do autor trazem para os contos. Vi muita gente reclamando dos floreios e demais descrições que eu acho justamente que completam a obra, então sejamos sinceros, não é uma leitura para todos os tipos de pessoas, é para um nicho mais específico, mas isso não torna o livro ruim.

Os Ratos na Parede(3,5): Um conto mais curto e menos descritivo dentre todos. Achei a história interessante e me lembrou vagamente um pouco de Edgar Allan Poe, um estilo bem similar. Algo comum nos contos do Lovecraft são as cidades pequenas com uma história absurda e misteriosa, e aqui não é diferente. Acompanhamos um homem que volta para o castelo de sua família e conta a história dessa amaldiçoada linhagem. Em vários momentos ele tem até um certo viés histórico, citando a Roma Antiga, algumas tradições familiares e questões culturais e religiosas. A história deixa pontas soltas e abre portas para diferentes interpretações ao mesmo tempo que em vários momentos, a história te agonia e sufoca, o que, imagino eu, seja o objetivo do conto.

A Cor que Caiu do Céu(2,0): Esse conto realmente não me pegou. A história é desenrolada a partir de uma cidade pequena que possui uma área onde nada cresce, tudo está morto. O narrador (que não sabemos quem é) sai buscando informações sobre isso e busca entender o que aconteceu.

O Chamado de Cthulhu(3,5): O conto responsável por popularizar o autor, e não vou mentir, esperava mais. O conto é dividido em duas partes, a primeira narra um encontro entre o professor Angel e Wilcox, que estão em busca de esclarecimentos obres os sonhos e imagens que vem aparecendo para o jovem. A segunda parte, é a investigação de um policial sobre um culto ao Cthulhu. Ambos as histórias se integram para entendermos toda a mitologia criada por Lovecraft e nos fazer entrar de cabeça na história.

O Horror de Dunwich(3,5): Esse foi um conto mais desenvolvido que os outros, mais detalhado. Acompanhamos a Família Whateley, que é tratada como a escória da cidade, visto seus hábitos diferentes e seus casamentos dentro da própria família. Tudo piora após o nascimento de Wilbur, uma criança diferente e que cresce em um tamanho anormal, tanto física quanto mentalmente. E a história se desenvolve a partir daí. Aqui inclusive, o racismo é bem explícito e deve ser lido com olhar crítico.

Nas Montanhas da Loucura(4,0): Uma história bastante descritiva e imagino que muitos não gostem justamente por isso, mas na minha visão é necessário para a história passar o que quer. O início é lento e possui várias descrições técnicas, o que dá credibilidade ao narrador que é geólogo, mas em breve a tensão chega e torna a história mais profunda e interessante. Enfim, vários pontos positivos e negativos, mas no geral um dos meus contos favoritos nessa coletânea.

A Sombra de Innsmouth (3,5): Novamente, visitamos uma pequena cidade envolta por mistérios e um sombrio passado, mesclando rituais entre várias outras coisas, a mitologia de Cthulhu, criada pelo próprio Lovecraft está presente em vários pontos da história, como se desenvolvida com base nos cultos a Cthulhu. Uma história interessante.

Vale0 30/04/2023

>Eu< não gostei
Pra não dizer que detestei tudo, posso falar que minha história favorita foi A Cor que Caiu do Céu (essa realmente me conquistou). De resto, achei muito arrastado pra mim, a ponto que demorei muito mais do que esperava para ler. Principalmente a história 'Nas montanhas da loucura' que é a mais longa que tem. PORÉM, essa é a minha experiência pessoal. Acho que posso colocar como "Vale o risco". ??

Mi 19/04/2023

Mais um da coleção, dessa vez o Lovecraft. O livro possui uma coletânea com os principais contos do autor, o que requer uma leitura atenta porém prazerosa, não é atoa que ele é conhecido como mestre do horror cósmico.

Aline ig @escape.abacharel 15/04/2023

Coletânea de contos excelente!
Aqui no livro Histórias Favoritas, temos diversos contos do Lovecraft reunidos em uma bela edição. Alguns eu já conhecia de antemão, e são contos maravilhosos. Outros ainda não conhecia e foi uma surpresa muito boa!

Os contos presentes nessa coletânea são: Os ratos nas paredes; A cor que caiu do céu; O chamado de Cthulhu, O Horror de Dunwich, Nas Montanhas da Loucura e o conto A Sombra de Innsmouth.

Amo cada um desses contos! A narrativa é bastante densa, muito descritiva. Isso pode parecer um pouco monótono quando se está lendo, mas os monstros criados por Lovecraft e a atmosfera que permeia a loucura traz uma imersão muito boa para as histórias.

O meu conto favorito, junto com A cor que caiu do céu (que eu já conhecia de outras obras), virou A Sombra de Innsmouth. Me deu até medo, algo que não senti com outros contos. Esta obra foi magnífica na minha opinião; é bastante sensorial, pois a narrativa do autor nos remete a cada instante para aquele lugar decrépito que era Innsmouth, com seu forte odor de peixe.

Concluindo, gostei muito desta coletânea de contos de horror. Recomendo para quem curte o gênero literário horror cósmico! Para quem curte Stephen King também, vai ver que ele se inspirou muito em autores como o Lovecraft e Poe. Histórias Favoritas de Lovecraft é indicado para todos que gostam de horror!

E também quero dizer aqui na resenha que estou ansiosa para ler os outros livros inseridos nesse box da Editora Novo Século (box Terríveis Mestres), que conta com outros autores como Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle. Sim, o autor clássico que escreveu sobre o famoso detetive Sherlock Holmes não escreveu só romances e aventuras, também escreveu terror! Algo que muita gente não sabe e nem desconfia haha

Aposto que os outros dois livros também serão ótimas leituras! Animada para adentrar nessas aventuras e horrores.

Nota: 5 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/CrD7gn9LsN_/
David 16/04/2023minha estante
Esse conto que você favoritou me deixou curioso!