A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Juliana 26/03/2024

Foi uma leitura gostosinha de fazer. Acho que é sempre agradável esse tipo de história de mulheres, em realidades distintas, que vão se aproximando por um mesmo fio condutor: o cabelo. E no caso dessa história, ainda mais explícito com a simbologia de trançar.
Agora, é um livro que tem muitas questões. Primeiro que é cheio de estereótipo étnico, principalmente na parte da cultura indiana. A outra que achei o final, clímax meio decepcionante. Esperava uma coisa mais profunda, sensível e recebi europeus explorando o terceiro mundo para ganhar dinheiro com pessoas de outros países ricos.

Leiturascomthays 24/03/2024

Que livro, que lição de vida. Simplesmente emocionante. Valeu demais a leitura. Uma força indescritível dessas 3 mulheres. Smita queria tanto te ajudar, como doeu tua história ??

Denise Ximenes 23/03/2024

"Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro."
Uma leitura rápida, bem fácil e com uma mensagem importante. Gostei.

Três personagens, narrações muito diferentes, e no entanto, representativas das nossas realidades. Smita, Sarah e Giulia podem ser espelhos de um sem-número de nós, mulheres.

Uma delas luta contra a opressão de um destino milenar desenhado; outra busca honrar a tradição da família em meio ao caos da falência; e outra carrega aquela culpa (tão conhecida nossa) de ser mãe-e-profissional....

Gosto de enredos que REPRESENTAM, que nos levam a pensar e enxergar lutas relevantes. É assim também no livro Três Mulheres, de Lisa Taddeo.

Parabenizo as duas. Lisa Taddeo e Laetitia Colombani.

Recomendo. Os dois enredos foram bem significativos pra mim.

Mahalia 20/03/2024

Excelente
Que livro bom! Leitura rápida, bem escrita e com uma história que se entrelaça entre as personagens que torna tudo mais interessante. Das três mulheres centrais do livro, os capítulos de Smita são os mais angustiantes. Ela e sua família têm uma trajetória de vida pautada na exploração do trabalho e de condições precárias de vida na sociedade indiana por ser uma dalit. Os seus capítulos são impactantes e causam revolta - como o pavoroso sistema de castas até às baixas condições de infraestrutura e os problemas de superlotação que a população mais pobre vive na Índia. Uma realidade difícil de ler. Sarah e Giulia completam as outras duas partes da trança, cada uma com sua história e dilemas de vida que, em algum momento, mesmo sem saber, seus caminhos se cruzam.

Thai.Campos 18/03/2024

Encontros
Como quem trança a vida, a autora faz encontrar a história de 4 mulheres de diferentes classes e países. Muitos pontos diferentes e demandas de gênero diversas se apresentam aqui, o que dá complexidade ao texto.

Eu.Miriam 17/03/2024

Retratos de diferentes mulheres, que apesar das diferenças se assemelham pelas dificuldades da vida e sobretudo o modo como encaram elas. Uma leitura rápida mas que vai ecoar pra sempre em mim.

KarinaR 16/03/2024

Um livro de mulheres, para mulheres!
O livro narra as histórias de três mulheres em diferentes partes do mundo, todas lutando por liberdade e superação.

Smita busca educação para sua filha na Índia, Giulia enfrenta desafios na Sicília após um acidente do pai, e Sarah, no Canadá, enfrenta uma doença grave enquanto tenta manter seu sucesso profissional.

Apesar das diferenças, elas compartilham um desejo comum de resistir às adversidades impostas pela vida!

A maneira como as histórias dessas mulheres se entrelaçam rende uma leitura emocionante, sobre esperança e solidariedade!

Ana Flávia 14/03/2024

Histórias inspiradoras!
Esse livro é curtinho, mas muito forte. A mulher que mais me emocionou foi a indiana, pensar quanto aquelas mulheres sofrem, dói na alma.
????

Aninha 13/03/2024

Emocionante
Retrata as vidas de três mulheres de diferentes partes do mundo, destacando suas lutas e triunfos pessoais. Com uma narrativa envolvente e sensível, o livro aborda temas universais como solidariedade, resiliência e aspirações individuais. É uma leitura cativante!

Flavia 12/03/2024

A trança
Quanto significado nessas três histórias! Ou nessa história?
É a história de mulheres muito corajosas, autênticas, protagonistas da sua verdade de ser mulher.
Adorei, espero ver como filme também

Carla513 04/03/2024

A Trança
Três histórias que estão entrelaçadas como os fios de cabelo em uma trança. Cada história com suas lições e aprendizados e que também nos mostra a evolução pessoal dos personagens. Gostei muito.

Taly 01/03/2024

Uma narrativa de esperança
Três mulheres que não se conhecem, cada uma vivendo em um país, acabam tendo seu destino conectado.
A narrativa vai sendo contada como num processo de construção de uma trança.

drielly 25/02/2024

A trança
Esse livro estava parado na minha estante há anos e resolvi ler durante uma viagem de ônibus. Contanto a vivência de 3 mulheres de 3 continentes diferentes, a autora nos prende nessa trama curta, porém enriquecedora.

gabiblioteca401 25/02/2024

Apesar de a partir da metade pro final já dar pra imaginar qual a ligação dessas mulheres, a história no deixa de ser tocante.

Whendy.Moura 15/02/2024

Eu sou fascinada por pessoas que escrevem livros, sempre fui. Mas essa escritora (francesa), me tocou imensuravelmente, inexplicavelmente. Que história! Ou melhor, que histórias!!! Que se entrelaçam, que nos desvelam a uma outra realidade. A novas culturas, totalmente diferente da nossa. Mas que no fim, buscam o mesmo que nós, a liberdade. De poder, de ter, de sentir, de viver! Simplesmente, tenho amado livros assim. E esse, é um livro curtinho, que você lê em um piscar de olhos. Está entre os melhores que li esse ano. Super recomendo! ?? .

@bibliothequedewhendy