A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Simone de Cássia 19/08/2022

Tipo de livro difícil de avaliar...por um lado passa uma mensagem bonita de superação, de determinação e de resiliência. As três mulheres retratadas ali são exemplos de força e de esperança. Mas, talvez por isso mesmo venha a sensação de que o livro não é de todo bom...a gente se empolga na história das mulheres e, de repente, o trem acaba meio sem acabar. A impressão que fica é que a autora queria só passar a mensagem, passou, acabou. Ficou raso o fechamento das histórias. Enquanto lia, tô vendo o final do livro chegar, tô vendo o "percentual" do ebook aproximar do 100 e ainda tinha muita coisa pra acontecer. Aí...acabou? Uai, gente...eu, hein!!

PAULA 11/08/2021

Foi uma leitura rápida, mas muito prazerosa, simples e de muita relevância para todas as mulheres que se veem aprisionadas em relacionamentos abusivos ou com suas esperanças apagadas diante de tantos desafios que a vida lhes impõe.
Esse livro vai contar a estória de três mulheres, Sarah, Giulia e Smita, cada um com seus dilemas, lutas e sofrimentos.
Sarah é uma brilhante advogada, dedicada desde sempre por alcançar e conquistar com maestria todos os seus objetivos, não se deixa abater por nada que entre em seu caminho e muito menos demonstra fraqueza, por maior que seja o seu problema. Ironia do destino ou não, o certo é que a vida dela toma outro rumo, após descobrir uma doença que a deixará balançada e tem que mudar o rumo da sua vida para não perder o império que passou anos para conquistar.
Giulia, uma jovem sonhadora que se vê diante de um dilema, após ver o negócio da sua família abalado por um segredo guardado por seu pai e que fará de tudo para superar essa tormenta que insiste em abalar a sua vida e de todos da sua família, em especia do seu pai, que por conta disso, acaba indo parar no hospital.
Por fim temos Smita, uma sofrida mãe que se nega a aceitar que a sua filha Lalita tenha a mesma vida miserável que tantos gerações de sua família teve e decide mudar o rumo dessa história, nem que para isso tenha que sacrificar o seu próprio casamento, abrindo mão do esposo que tanto ama, pai de sua filha.
São estórias diferente, mas que se encaixam no final, mostrando-nos que sempre precisamos uns dos outros para conquistarmos os nossos sonhos, para enfrentármos os nossos problemas, ajuda essas que, muitas vezes, vem de pessoas que não conhecemos e da qual não saberemos se um dia iremos conhecer, mas que fazem toda a diferença na vida daqueles que recebem.
Que sejámos sempre exemplos bons uns para os outros e consigámos mudar a realidade de um mundo que tem mais tristezas do que alegrias.

vitória 11/03/2021

?la tresse?
neste livro temos a história de três mulheres de três continentes diferentes, que vivem culturas distintas e enfrentam suas próprias dificuldades.

apesar de suas vidas serem completamente diferentes, smita, sarah e giulia tem a mesma sede de liberdade e eu diria até que de autoconhecimento também, pois elas vivem do jeito que foram ensinadas a viver sem nunca terem feito algo por vontade própria, nunca lhes foram dadas uma escolha.

em ?a trança? vemos a jornada de três mulheres de idades diferentes e extremamente fortes, que servem de exemplo a todas as mulheres do mundo, nos mostrando que não devemos desistir de alcançar nossa felicidade e e nossa lugar no mundo, não precisando depender de outros para isso.

não precisei chegar até a metade do livro para saber que daria cinco estrelas e entraria na lista dos favoritos. é o tipo de livro que te faz entrar na história (que poderia facilmente ser baseada na realidade) e aprender que o mundo é muito diferente do que estamos acostumados e que todos nós enfrentamos nossas próprias batalhas.

Camila 10/08/2021

Amei
Amei o livro e a forma com a história dessas três mulheres se entrelaçam é maravilhosa. Um livro curto e muito poderoso.
O final aberto não me agradou muito.
Rosy 10/08/2021minha estante
Final aberto... ai ai

Allie 23/06/2021

Não sei,pra mim faltou alguma coisa talvez tenha criado muita expectativa por ser tratar de história de mulheres imaginei uma coisa mais forte e emocionante que explorasse mais a vidas destas e não noite o que aconteceu faltou se aprofundar mais

Lu 17/08/2021

Profundo e raso ao mesmo tempo
O livro conta as histórias de três mulheres, Smita (indiana), Sarah (canadense) e Giulia (italiana), as três vivem vidas muito diferentes e não fazem ideia da existência uma da outra e, no final, há algo que entrelaça as três histórias.

Achei a reflexão trazida pelo livro muito interessante, porém, as três histórias são contadas de maneira bem rasa. A ideia poderia ter rendido um livro muito mais profundo, com várias reflexões sobre a história de cada uma.

A história mais bem construída é a da Smita, as outras duas são histórias bem clichês. Além disso, achei que o final poderia ter tido algo a mais, uma ligação mais direta entre elas na qual uma ajudaria a outra com seus problemas.

Juliete23 01/05/2021

A Trança
Sabia que ia amar esse livro, mas não esperava que fosse tanto.
Três histórias, três mulheres, três lugares, três culturas, três costumes, três forças.
Não consigo dizer quem terminei amando mais no fim do livro. Smita, Giulia ou Sarah.
Muito lindo ver a força que cada uma têm.
Como foi bom conhecê-las.
Livro favoritado pra vida toda.
Por favor, leiam

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Li esse livro sem grandes expectativas, e me apaixonei. São três histórias diferentes, com mulheres que vivem em lugares diversos, com realidades muito diferentes: Sarah, uma advogada muito bem-sucedida no Canadá; Giulia, que passa de ajudante da oficina do pai a responsável por ela, quando ele sofre um acidente; e Smita, na Índia, que é da casta mais inferior de lá, porém não quer o mesmo destino a sua filha.

Do meio para fim, você começa a entender os caminhos traçados pela autora e como essa trança será formada.

O livro todo é muito bom! Achei a parte da Índia muito sofrida, de doer o coração. Recomendo muito!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Evanuce Santana 07/04/2021

Três mulheres...uma trança...
Três mulheres em diferentes partes do mundo, três histórias que se cruzam em um determinado momento da vida delas e que tem um efeito decisivo para cada uma. Confesso que os trechos do livro contando a história da Smita mexeu mais comigo, é duro de se ler, dói na alma, não tem como não se sentir tão impotente lendo sobre uma realidade tão violenta, mas também vamos ver que ela é muito forte e determinada. As histórias das outras duas não deixam a desejar, Sarah no meio do seu maior tormento descobre que muitas vezes a felicidade está nos momentos simples da vida. Giulia tão nova tendo que carregar o peso de reerguer a empresa da família. E no momento que você vai descobrindo quando as vidas delas se encontram, dá uma sensação tão gostosa, tão aconchegante, aquece o coração. O livro é bem curto, leitura flui rapidinho.

Li Omodei 04/11/2021

Incrivelmente perfeito!
Forte e necessário. 3 histórias de 3 mulheres incríveis!
Livro maravilhoso. Amei cada página. É viciante!

Suh Oliveira 26/10/2021

Que livro maravilhoso!
Capa dura, lombada dourada, folhas grossas e amarelas. O livro é um luxo só !
Em relação ao conteúdo só posso dizer que foi um livro que me fez ansiar a próxima página. Muito bem escrito, leitura flui, você se sente na pele de cada personagem e entende o anseio de cada uma delas.
O enredo gira em torno de três mulheres que vivem culturas, poder econômico e história de vida completamente diferentes mas quis o destino que elas fossem ligadas pelos cabelos...

Cecilia 25/04/2021

Uma história linda
Que livro!!! Cada mulher passa por situações distintas, mas um ato pode mudar a vida de tantas outras. Amei conhecer a história dessas três mulheres e perceber que somos fortes, mesmo em momentos de adversidades

Isa 14/05/2023

O melhor até agora
Esse livro entra nos meus favoritos por ser uma grande surpresa, pela capa bonita que ele tem não imaginaria uma história tão triste. Contando a história de três mulheres que não aceitam o seu destino e são capazes de todas as peripécias para mudar suas histórias, confesso que a história da personagem Smita foi a que mais mexeu comigo por todas as precariedades que ela já viveu. Enfim recomendo a todos essa excelente leitura ??

Maisa @porqueleio 26/04/2021

Um livro sobre a força e os desafios de ser mulher
3 mulheres, 3 países, um único objetivo: a busca pela liberdade. Smita, Giulia e Sarah são mulheres muito diferentes, mas, como muitas mulheres, se vêm presas a papéis pré-estabelecidos na sociedade.

Smita é uma mulher indiana da casta dos dalits, também conhecidos como "intocáveis", responsável por recolher as fezes com as mãos desnudas na comunidade onde vive. Seu marido é responsável por caçar os ratos das plantações, e recebe como pagamento o roedor, que é utilizado nas refeições. Eles têm uma filha, e Smita sonha com um futuro diferente para ela.

Na Itália, vamos conhecer Giulia, uma jovem de 20 anos que trabalha no ateliê da família, com a delicada função de trabalhar com cabelo humano, recolhendo e transformando em laces e apliques, passando por um processo delicado de descolorir e desidratar as mechas. O pai está no comando do negócio, até que um acidente a coloca à frente do ateliê, uma vez que ela é a única das três filhas que se interessa pela empresa familiar.

Por último temos Sarah, uma advogada de sucesso, mãe de três filhos e divorciada duas vezes. Ela é uma workaholic, já que sabe que uma mulher, caso queira almejar sucesso, deve vestir uma máscara que não traga para o ambiente de trabalho qualquer situação de sua vida familiar. Não tirou licença maternidade, evita saídas para médicos e escola, e faz tempo que não tira férias. Mas uma doença coloca toda a sua vida em perspectiva!

A Trança traz uma discussão atual e necessária, que é o papel da mulher. Mesmo em sociedades tão diferentes, percebemos quanto as mulheres ainda têm de brigar com unhas e dentes para serem reconhecidas. A jornada dessas mulheres reflete a resistência a uma sociedade injusta e, apesar da raiva que sentem por essa limitação imposta, se permitem ter esperança. Elas encontraram, cada uma a sua maneira, uma forma de mudar seu destino.

Resenha completa em http://www.coisasdemineira.com/a-tranca-laetitia-colombani-resenha/

site: https://www.instagram.com/p/CN3CQaRDdkL/

helenacruz 18/04/2022

Leitura fácil e que te prende!
O livro conta a história de três mulheres de mundos e fases completamente diferentes: Sarah, Giulia e Smita.
Sarah mora no Canada e é uma advogada workholic, meia idade, poderosa, inteligente e totalmente preocupada com seu cargo. Giulia é uma jovem de 20 anos, que vive na Sicília (Itália) e trabalha junto ao pai em um ateliê super tradicional de perucas. Smita é indiana pertencente a classe dalit (os intocáveis), levando uma vida de muita pobreza, fome e desafios com sua filha e marido.

O curioso do livro, é que você não sabe em qual momento personagens tão distantes e distintas irão se conectar, mas quando você percebe que elas não irão se "encontrar" por vias comuns, aí que você entende a verdadeira mensagem deste livro: Nossos feitos são tão grandiosos que podem influenciar a vida de alguém do outro lado do planeta que nem conhecemos.

Realmente acho que a autora conseguiu transmitir esse sentido de conexão, sua escrita é muito fácil e os capítulos se passam na visão das três protagonistas. O fato de serem capítulos curtos agiliza a leitura, e a troca de narradores torna tudo ainda mais interessante, pois você enxerga o mundo que cada uma vive e sente cada angústia das personagens.
Particularmente me identifiquei muito com a vida da Sarah, as escolhas que ela precisou fazer e como ela é uma mulher empoderada que luta todo santo dia para manter seu posto no escritório. Foi minha personagem predileta!

SPOILER
Agora para os curiosos, segue detalhadamente o ponto de "conexão" entre as personagens:
Smita foge da vida que leva com a filha e faz uma peregrinação até um templo, onde a única oferenda que as pessoas muito pobres podem ofertar são seus cabelos. Acompanhamos essa trajetória e a sensação de dever cumprido, quando Smita raspa seus cabelos e sente que sua vida está recomeçando.
Ao mesmo tempo, do outro lado do mundo, o ateliê de perucas da família de Giulia está falindo, pois não é uma prática atual os italianos guardarem cabelos cortados para vender ao ateliê. O pai de Giulia sofre um acidente e ela precisa tomar a frente da empresa, até que conhece seu grande amor (que é indiano) e este lhe fala da possibilidade de importar cabelos indianos para manter o ateliê de perucas vivo e longe da falência.
No final, temos Sarah que está tratando um câncer e não se enxerga no espelho com o mesmo vigor e beleza que tinha. Quando resolve comprar uma peruca, experimenta várias, até que chega a um modelo feito à mão na Sicília (no ateliê de Giuliua) de cabelos indianos (de Smita e sua filha). Ela resolve raspar a cabeça e assumir a peruca, como uma nova parte dela e da luta que está enfrentando.

O que uniu essas três mulheres não foi um cabelo, uma doença ou uma peruca. Mas sim, suas histórias em busca de uma vida melhor. Ao buscarem o melhor para si, estavam influenciando no melhor de outra pessoa sem perceber.

Excelente história! Você só percebe o propósito do livro nos 4 capítulos finais, não imaginava esse fim...