A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Camila 10/08/2021

Amei
Amei o livro e a forma com a história dessas três mulheres se entrelaçam é maravilhosa. Um livro curto e muito poderoso.
O final aberto não me agradou muito.
Rosy 10/08/2021minha estante
Final aberto... ai ai

Cecilia 25/04/2021

Uma história linda
Que livro!!! Cada mulher passa por situações distintas, mas um ato pode mudar a vida de tantas outras. Amei conhecer a história dessas três mulheres e perceber que somos fortes, mesmo em momentos de adversidades

Maisa @porqueleio 26/04/2021

Um livro sobre a força e os desafios de ser mulher
3 mulheres, 3 países, um único objetivo: a busca pela liberdade. Smita, Giulia e Sarah são mulheres muito diferentes, mas, como muitas mulheres, se vêm presas a papéis pré-estabelecidos na sociedade.

Smita é uma mulher indiana da casta dos dalits, também conhecidos como "intocáveis", responsável por recolher as fezes com as mãos desnudas na comunidade onde vive. Seu marido é responsável por caçar os ratos das plantações, e recebe como pagamento o roedor, que é utilizado nas refeições. Eles têm uma filha, e Smita sonha com um futuro diferente para ela.

Na Itália, vamos conhecer Giulia, uma jovem de 20 anos que trabalha no ateliê da família, com a delicada função de trabalhar com cabelo humano, recolhendo e transformando em laces e apliques, passando por um processo delicado de descolorir e desidratar as mechas. O pai está no comando do negócio, até que um acidente a coloca à frente do ateliê, uma vez que ela é a única das três filhas que se interessa pela empresa familiar.

Por último temos Sarah, uma advogada de sucesso, mãe de três filhos e divorciada duas vezes. Ela é uma workaholic, já que sabe que uma mulher, caso queira almejar sucesso, deve vestir uma máscara que não traga para o ambiente de trabalho qualquer situação de sua vida familiar. Não tirou licença maternidade, evita saídas para médicos e escola, e faz tempo que não tira férias. Mas uma doença coloca toda a sua vida em perspectiva!

A Trança traz uma discussão atual e necessária, que é o papel da mulher. Mesmo em sociedades tão diferentes, percebemos quanto as mulheres ainda têm de brigar com unhas e dentes para serem reconhecidas. A jornada dessas mulheres reflete a resistência a uma sociedade injusta e, apesar da raiva que sentem por essa limitação imposta, se permitem ter esperança. Elas encontraram, cada uma a sua maneira, uma forma de mudar seu destino.

Resenha completa em http://www.coisasdemineira.com/a-tranca-laetitia-colombani-resenha/

site: https://www.instagram.com/p/CN3CQaRDdkL/

Juliete23 01/05/2021

A Trança
Sabia que ia amar esse livro, mas não esperava que fosse tanto.
Três histórias, três mulheres, três lugares, três culturas, três costumes, três forças.
Não consigo dizer quem terminei amando mais no fim do livro. Smita, Giulia ou Sarah.
Muito lindo ver a força que cada uma têm.
Como foi bom conhecê-las.
Livro favoritado pra vida toda.
Por favor, leiam

Bia 20/08/2021

Razoável
Embora o final seja interessante, a forma como, de alguma maneira, a vida de três mulheres distintas, de partes do mundo diferentes e com realidades diferentes, se cruzam, achei um livro bem superficial.

Isa 14/05/2023

O melhor até agora
Esse livro entra nos meus favoritos por ser uma grande surpresa, pela capa bonita que ele tem não imaginaria uma história tão triste. Contando a história de três mulheres que não aceitam o seu destino e são capazes de todas as peripécias para mudar suas histórias, confesso que a história da personagem Smita foi a que mais mexeu comigo por todas as precariedades que ela já viveu. Enfim recomendo a todos essa excelente leitura ??

helenacruz 18/04/2022

Leitura fácil e que te prende!
O livro conta a história de três mulheres de mundos e fases completamente diferentes: Sarah, Giulia e Smita.
Sarah mora no Canada e é uma advogada workholic, meia idade, poderosa, inteligente e totalmente preocupada com seu cargo. Giulia é uma jovem de 20 anos, que vive na Sicília (Itália) e trabalha junto ao pai em um ateliê super tradicional de perucas. Smita é indiana pertencente a classe dalit (os intocáveis), levando uma vida de muita pobreza, fome e desafios com sua filha e marido.

O curioso do livro, é que você não sabe em qual momento personagens tão distantes e distintas irão se conectar, mas quando você percebe que elas não irão se "encontrar" por vias comuns, aí que você entende a verdadeira mensagem deste livro: Nossos feitos são tão grandiosos que podem influenciar a vida de alguém do outro lado do planeta que nem conhecemos.

Realmente acho que a autora conseguiu transmitir esse sentido de conexão, sua escrita é muito fácil e os capítulos se passam na visão das três protagonistas. O fato de serem capítulos curtos agiliza a leitura, e a troca de narradores torna tudo ainda mais interessante, pois você enxerga o mundo que cada uma vive e sente cada angústia das personagens.
Particularmente me identifiquei muito com a vida da Sarah, as escolhas que ela precisou fazer e como ela é uma mulher empoderada que luta todo santo dia para manter seu posto no escritório. Foi minha personagem predileta!

SPOILER
Agora para os curiosos, segue detalhadamente o ponto de "conexão" entre as personagens:
Smita foge da vida que leva com a filha e faz uma peregrinação até um templo, onde a única oferenda que as pessoas muito pobres podem ofertar são seus cabelos. Acompanhamos essa trajetória e a sensação de dever cumprido, quando Smita raspa seus cabelos e sente que sua vida está recomeçando.
Ao mesmo tempo, do outro lado do mundo, o ateliê de perucas da família de Giulia está falindo, pois não é uma prática atual os italianos guardarem cabelos cortados para vender ao ateliê. O pai de Giulia sofre um acidente e ela precisa tomar a frente da empresa, até que conhece seu grande amor (que é indiano) e este lhe fala da possibilidade de importar cabelos indianos para manter o ateliê de perucas vivo e longe da falência.
No final, temos Sarah que está tratando um câncer e não se enxerga no espelho com o mesmo vigor e beleza que tinha. Quando resolve comprar uma peruca, experimenta várias, até que chega a um modelo feito à mão na Sicília (no ateliê de Giuliua) de cabelos indianos (de Smita e sua filha). Ela resolve raspar a cabeça e assumir a peruca, como uma nova parte dela e da luta que está enfrentando.

O que uniu essas três mulheres não foi um cabelo, uma doença ou uma peruca. Mas sim, suas histórias em busca de uma vida melhor. Ao buscarem o melhor para si, estavam influenciando no melhor de outra pessoa sem perceber.

Excelente história! Você só percebe o propósito do livro nos 4 capítulos finais, não imaginava esse fim...

Daniela Colaci 06/03/2021

Delicado, sensível, lindo e imperdível
Que livro é esse, meu Deus? O capítulo 1 já é um soco no estômago sem precedentes...

Fiquei totalmente envolvida com a história das três mulheres! Especialmente Smita, minha favorita.

Como eu tinha lido a sinopse, juntei uma coisa com a outra e pesquei rápido o que uniria a história das três. Mas perceber isso logo no início não tirou a graça da história pra mim, pelo contrário! Foi um motivador extra para que eu devorasse o livro, porque queria muito saber como as coisas aconteceriam. E foi lindo!

Estou encantada com o livro, as mulheres e suas histórias tão "reais"... A forma em que cada capítulo é narrado, é como se estivéssemos presentes ao lado de cada uma delas, sentindo o que elas sentem.

Adorei a forma que a autora escreve, ao mesmo tempo que o livro é fluido, ele também tem um lado poético que eu amei! ??

Fiquei muito curiosa para ler o outro livro da autora e espero que ele chegue logo ao Brasil!

liaentrelivros 09/03/2021

Três guerreiras!
A Trança conta a história de três mulheres de partes diferentes do mundo lutando pela liberdade de escolher o seu próprio destino.
Uma indiana dalit, fugindo do seu dharma para proteger sua filha, outra, jovem italiana, forçada a casar com um homem que não ama para salvar os negócios da família, e uma advogada canadense, diagnosticada com câncer quando está prestes a ser promovida ao cargo que batalhou a vida toda para alcançar.
É um livro curto, são 200 páginas que dariam facilmente pra ter desenrolado mais as histórias, uma vez que falar de questões culturais dá cabelo pra muita trança, mas o motivo que as une é tão singelo que não tem como terminar a história sem admirá-las e torcer pra que seus caminhos sejam como elas lutaram para que fossem!
Mariimagno 12/10/2023minha estante
Peguei pra ler tbm ?

Verona 13/03/2021

Maravilhoso
A trança narra a história de três mulheres distintas em 3 continentes diferentes, meu primeiro questionamento foi ?Como essas narrativas vão se interligar??
Passei o livro todo criando teorias e por fim realmente acertei. Esse foi um dos melhores livros lidos do ano!!

A leitura e escrita da autora é viciante e acessível do início ao fim, cada capítulo termina com ?quero mais? e as personagens são tão verdadeiras que é impossível não sentir empatia pelo que acontece.

Smita é uma intocável, cuja profissão Scavenger passa de mãe para filha, sua vida e de sua família vivem em condições precárias.
Giulia é uma italiana que trabalha ajudando o pai, mas um acontecimento atrapalha tudo ao que ela estava acostumada e lutar para se reinventar é a solução.
Sarah é a típica mulher de negócios, workaholic, com filhos e uma carreira perfeita, se considera durona, até descobrir uma doença.

Achei incrível o modo como essas histórias estão entrelaçadas assim como uma trança e em como as mulheres podem se descobrir, se reinventar e superar as dificuldades de cabeça erguida.

Um bônus muito especial é que entre alguns capítulos somos agraciados com umas poesias que aos poucos vão fazendo sentido.

Finalizo com algumas citações:

Smita:
?Minha filha vai saber ler e escrever, diz para si mesma, e essa ideia a deixa feliz.?

Giulia:
?Giulia quer acreditar no seu sonho (...) Só requer coragem, e fé. E isso não lhe falta.?

Sarah:
? Não será nunca mais invencível, nunca mais uma super heroína. Será ela mesma, Sarah, uma mulher maltratada e consumida pela vida, mas estará aqui, presente, com suas cicatrizes, falhas e feridas. Não vai mais tentar escondê-las. Sua vida de antes era uma mentira, essa agora vai ser de verdade.?
César | @extratextos 13/03/2021minha estante
Quero muito ler!!

Verona 14/03/2021minha estante
Leia é curtinho e maravilhoso!

Angie - @livros_libras 14/03/2021minha estante
Tá bem, subiu na lista dos próximos próximos rsrsrs

Verona 14/03/2021minha estante
Hahahaha ótimo Angie ??

Angie - @livros_libras 29/03/2021minha estante
Eii. Acabei! E tbm marquei essas três frases rsrsrsrs

Thaís 06/08/2021

"Não é ela que está doente, a sociedade inteira é que precisa ser tratada."

A Trança foi uma indicação e presente de amigo secreto de uma amiga. Confesso que fiquei curiosa ao ler a sinopse porque tinha a certeza que seria um livro impactante, e eu estava certa.

O livro narra a rotina de três mulheres, uma na Índia, uma na Sicília e outra no Canadá, que estão conectadas. Ambas possuem histórias de vida diferentes, mas estão ligadas por pontos em comum: a resistência a um sistema que é imposto por desigualdade de gênero e a esperança de uma nova manhã melhor.

Inicialmente, não é possível entender porque elas estão interligadas ou como vão se conectar. Somente após mergulhar nessas narrativas é que temos a resposta final.
A Trança foi uma experiência incrível porque me fez refletir de outra forma a sociedade injusta que vivemos.
Ótima indicação para quem precisa de um livro rápido, maravilhoso e que faça chorar de emoção.

olivia.tomazela 20/01/2022

Em A TRANÇA acompanhamos as histórias de 3 mulheres em 3 cantos do mundo, cada uma com sua dor em um determinado momento das suas vidas.

Sarah, canadense, é uma profissional de grande nome e sucesso (que me irritou muito no começo, rsrs)
Smita, indiana, é dalit e tem uma vida miserável e triste demais (é a história que mais me tocou e mexeu comigo).
Giulia, italiana, é a filha de um empresário de um ateliê e muito determinada.

A escrita é simples, às vezes com uns termos que eu tinha que reler para compreender (pode ser alguma coisa de tradução ou falta de inteligência minha), mas você lê rapidinho, pois quer saber o que, afinal, as entrelaçam!!!

Ali nos capítulos finais, você compreende e é, de fato, emocionante e muito bonito.
Lucas 20/05/2022minha estante
Que livro! Que sensação boa, realmente é uma experiência incrível quando chegar no final e tudo se encaixa ??

Piedade_Paulino 15/09/2022

A capa e o titulo não são atoa, conta a história de três mulheres fortes, determinadas e empoderadas que não se conhecem, mas que em determinado momento tem suas histórias entrelaçadas.
As personagens tem muito a nos ensinar sobre a valorização da vida, a importância da família e do amor.
Me Arrancou algumas lágrimas e me fez ter esperanças em um mundo melhor, livre da violência e com mais amor empatia. Está na minha lista de 5 estrelas e favoritado.

Ly 09/11/2022

Tocante
Uma história curta e leve. Gostei demais. Demorei um pouco porque estava de ressaca rsrs mas vale muito a pena. O final é de deixar o coração quentinho ?

Liane Brisque 29/04/2021

5/5 ??????????
Três mulheres que tem as vidas conectadas sem saber.

É um livro curtinho e rápido de ler, mas que te prende e emociona a cada página.
Temos três mulheres e três histórias em três continentes diferentes, três lutas diferentes entrelaçadas; todas por uma única trança.

Foi um livro que me fez refletir sobre como pequenas ações que temos, pode transformar a vida de, não só uma, mas várias pessoas.

??