Sim, Não, Quem Sabe

Sim, Não, Quem Sabe Becky Albertalli
Aisha Saeed

Resenhas - Sim, Não, Quem Sabe

Baduito 24/09/2023

"? É, podemos fazer tudo e dar de cara na parede. ? Dou outro passo na direção dele. ? Mas também podemos vencer. Podemos conseguir de fato mudar as coisas. E talvez ainda valha a pena lutar por isso, nao acha?
Entrelaço meus dedos nos de Jamie, e ele olha para mim.
? Você pensou nisso tudo, não foi? ? pergunta ele, com um sorrisinho discreto.
Não o respondo. Só o beijo"

Joyce252 23/09/2023

?? Simplesmente perfeito ??
Cara esse livro e incrível, a maneira com que as autoras desenvolvem a história é extraordinária, o livro te inspira a querer mudar um o mundo, mesmo sendo um trabalho de formiguinha. Além de ter um romance muito fofo e aconchegante. Perfeito ??????

Anelly 09/09/2023

É um livro gostosinho de romance mas com uma pegada política, eu gosto de ler sobre esse mundo real mesmo que me tire mais um pouco a esperança. Mas é muito legal, são dois adolescentes, então é mais leve, aquela paixão de troca de mensagens, olhares e toques sem querer sabe?
Além de ser muito bom pq Jamie fica caidinho por ela logo no início, ver homem bestinha por mulher me quebra dms kkkk

Lidinha 02/09/2023

Livro bem legal e bem tranquilo pra ler, .as gostaria que poderia ter um pouco mais de romance na história

vitória 29/08/2023

Sensacional
No começo do livro eu achei que seria só romance, não iria entrar tantas narrativas tão importantes a serem faladas. O que começou com apenas uma ajuda pra ganhar votos pra um político qualquer se tornou algo bem mais importante que isso, a descobertas sobre a política e como os seus direitos e a sua existência podem ser consideradas algo ruim para outro alguém.

Jamie é um personagem muito cativante e super fofo, um garoto que vem de uma família toda de judeus, que morre de medo de falar em público mas que possui o sonho de se tornar um grande político quando crescer. No começo acha uma chatice ter que pedir votos pela vizinhança mesmo sendo menor de idade e não poder votar, mas prometeu ajudarNao pois sua família toda está envolvida na campanha.

Maya é descendente de muçulmanos e ama as tradições da sua religião e após saber que seus pais estão se separando Maya não consegue lidar bem com a notícia já que não gosta de mudanças. Uma garota doce mas que não possui tantos amigos assim, na verdade só tem uma amiga, Sara, que nesse verão está super ocupada com as coisas da faculdade e não tem tanto tempo pra a amiga. Com a condição de ganhar um carro, Maya aceitar pedir votos com Jamie mas, após ver como são as propostas do adversário e em como elas podem afetar sua comunidade ela procurar saber mais sobre o assunto da política local.

O livro tem uma narrativa muito boa, a diversidade dos assuntos como as diferentes religiões, as questões de raça, o preconceito e a importância do voto são debatidas de uma forma muito leve mas com uma mensagem muito importante. É mostrado no livro como é importante possuímos uma opinião política e como devemos saber sobre todas as propostas e como elas afetam não só você mas outras pessoas ao seu redor, algo que pode ser bom pra um pode afetar a existência do outro.

Foi uma leitura leve e super descontraída, adorei as referências de the office, por que me deu um empurrãozinho pra assistir a série, teve referência à taylor swift também!!!!! Ganhou meu coração, com certeza merece todas as estrelas possíveis.

manu 24/08/2023

Bom, eu não consegui ler o livro direito pra ser sincera, no final pulei vários trechos, me deu uma baita ressaca literária, além de ter sido uma leitura arrastada.
Tem uma ótima proposta, com abordagens políticas leves, mas eu esperava um desenvolvimento melhor.
Enfim, posso ter lido de maneira errada, mas achei a nota das autoras mais interessante.

Paloma F. 24/08/2023

Amei o livro, fluiu muito bem pra mim e foi bem legal que apesar de ter o romance, ficaram bastante na política e nas diferenças entre os protagonistas

Celine 23/08/2023

Sim, Não, Quem sabe
Ess livro ele tem a eficiência de te apresentar um romance leve e tranquilo de duas pessoas que estão passando por diversas mudanças e tentando superar seus medos. Mas o mais importante desse livro é a jornada de luta e resistência em meio à um cenário de eleições com uma sociedade racista. Além de aprender sobre questões políticas você ainda vai se identificar com os personagens, que foi o meu caso.

Brenda 16/08/2023

Mente aberta e coração quentinho
Fui pega desprevenida com este livro, e a cada página lida eu só queria ler mais,mais e mais. Nele vemos a história de dois jovens que ainda não possuem idade para votar porém farão grande diferença, entrarão para a história, ambos com um sonho de luta contra a islamofobia e o antisemitismo, gosto da forma em que foi abordado e gosto ainda mais do casal PERFEITO que vi se apaixonar.

Aproveite a leitura tanto quando eu.
Nellakyram0 16/08/2023minha estante
Esse livro é ótimo!!

rayane_g 16/08/2023minha estante
Pra lista

pihcameron 16/08/2023

Sim,Não,Quem sabe
Li 600 páginas e a única coisa q tece foi um ?acho q gosto dela? tudo bem tudo bem, oque importa é q o livro é realmente muito bom, ele se trata sobre política com o desenvolvimento do romance de jamie e maya, acho q mais jamie q maya. eu passei uma raiva gigantesca lendo mas vou fingir q não?. a maya foi um pouco ruim com o jamie quando falou q foi um erro mas eu passo pano !!!!

Amarilys.raposo 14/08/2023

Achei a leitura bem fluida, senao me engano li em uns dois dias, e eu amei, o jamie é muito fofinho e timido, a maya é um amor, uma mulher de respeito, e juntos ele se completam, acho tambem que os temas abordados sao de extrama importância, mas a autora conseguiu trazer de uma forma mais leve, tornando a leitura mais facil.

bellapguimaraes 14/08/2023

O livro é ótimo, engraçadinho, leve, mas esperava um foque maior no romance e não na eleição, pelo menos no final

julianarocha27 06/08/2023

Não foi o que imaginei...
Achei que teria mais romance no livro e não foi isso que encontrei, com ele pude conhecer mais sobre a cultura muçulmana e judia como também sobre a política estadunidense. Mas a leitura foi arrastada, não tinha vontade de continuar por a história não estar me causando interesse, porém consegui finalizar. Acho que o problema também é que agora não estou curtindo livros com protagonistas adolescentes, prefiro os mais maduros haha

Isabel423 27/07/2023

Muito mais que um romance Infantojuvenil
Sim, Não, Talvez é o tipo de leitura que não promete muito mas entrega tudo e mais um pouco.

O livro estava na minha lista a algum tempo não pelo enredo (eu não fazia ideia), mas pela Capa (me julguem), entre tantas leituras proposta para 2023, comecei a ler depois de uma leitura incrível no meio de alguns livros?

A narrativa não é só pelo ponto de vista dos dois personagens, mas pela construção de duas escritoras.

O cenário foi um dos mais inesperado e que me chamou atenção, um campanha de eleição suplementar (confesso que fiquei um pouco confusa, por não entender total o sistema eleitoral estadunidense, mas as autoras conseguiram deixar bem claro ao longo do livro)

Assuntos de extrema importância foram tratados com uma delicadeza muito necessários, apenas pessoas que são membros desses grupos étnicoculturais poderiam fazer.

A islanfobia e o antissemitismo tanto dentro da Internet como na vida real são fenômenos cada fez mas desinibidos e a banalização dos mesmos é o que mais me assusta.

Os elementos da duas religiões o Isla e Judaísmo me deixaram muito curiosa, durante o livro a Maya passa pelo Ramadã um perido sagrado e marcado pela realização de jejum e o vemos o Bat Mitzvah na irmã do Jamie celebração judaica.

Todo a relação do Jamie é da Maya e muito fofa, eles vão descobrindo esses sentimentos de um forma bem bonita, muito vibes primeiro amor, a questão inter-religiosa não foi pauta.

Além de descobrirem esse sentimentos também vimos um ativimos político surgindo de diversas inquietação dos personagens.

Só agora durante a resenha, caiu a ficha do nome do livro.

Nem sempre é sobre ganhar, é sobre as pequenas mudanças que podemos causar na história.