Sim, Não, Quem Sabe

Sim, Não, Quem Sabe Becky Albertalli
Aisha Saeed

Resenhas - Sim, Não, Quem Sabe

Ana Ju 06/01/2024

"Há esperança. Agarre-se a ela e continue lutando."
Gostei muuuito desse livro! São abordadas pautas muito importantes, como responsabilidade política, intolerância religiosa, antissemitismo e islamofobia. Foi muito bom conhecer mais também a respeito de práticas islâmicas e judaicas.

A história aborda principalmente a questão política, já que as personagens estão empenhadas em uma campanha política, mas, além disso, há o romance entre Maya e Jamie, um friends to lovers super leve e fofo.

A escrita também é muito gostosinha de ler! Você lê o livro e nem vê o tempo passando.

Enfim, recomendo a leitura simmm!

gekinhas 05/01/2024

Retrata mt bem a vivencia de ambos os lados eu simplesmente AMEI, me senti representada e gostaria q tivesse mais livros envolvendo pessoas marrons e as vivencias delas como esse

Dannielholanda 04/01/2024

"Uma pessoa não pode consertar tudo sozinha."
Sim, Não, Quem Sabe:

Surpreendentemente bom e envolvente, já tinha começado a ler uma vez, mas não tinha me prendido, só que dessa vez foi uma experiência bem diferente. A ideia talvez pareça até um pouco bizarra, e nada coerente com a vida real, claro, estamos falando de um romance fictício, não se esqueçam disso. Os personagens têm princípios bem diferentes, enquanto o Jamie é judeu, a Maya é muçulmana, isso já seria o suficiente para termos certeza de que é algo impossível de acontecer, até pode ser, mas o foco da narrativa está bem longe de ser voltada apenas a mais uma história de amor.

Mesmo com um plano de fundo bem claramente indo em direção a um romance leve e confortável, com bastante negação por ambos os protagonistas, o foco obviamente é sobre os preconceitos, o racismo, inseguranças e tópicos bem mais sensíveis, além da política envolvida, com muitas críticas bem ácidas a muitos ideais. Os discursos proclamados pela Maya em muitos momentos refletem um cenário de anos atrás que permanecem enraizados até os dias de hoje, o preconceito contra diversas religiões existentes, além de mostrar como as pessoas agem ao constatar algo diferente dos seus padrões se destacando. Além de demonstrar que existe um preconceito velado em muitos, e que isso pode afetar de maneira direta em relação a movimentos de larga escala.

Foi uma leitura bem agradável, tirando o fato da constante falta de comunicação entre os protagonistas que me irritou bastante, o livro foi bem agradável de se ler e fiquei emocionado em vários momentos, mas nada tão maravilhoso que fará com que eu recorde tão bem da história daqui alguns meses, mas eu com certeza indico, é algo leve de se ler e dá para aproveitar tirar várias risadas da narrativa.

heve_martinez 31/12/2023

Me surpreendeu de uma forma maravilhosa
Sim, não, quem sabe é aquele romance que se desenvolve de uma amizade talvez improvável.
Confesso que achei o começo maçante, mas após alguns capítulos vemos a amizade deles florecer durante uma importante luta por um pouco de igualdade na sociedade.
O modo como o livro aborda as diferenças, tanto de religiões quanto de visões políticas, deixa a relação entre romance e questões sociais confortável e nos mostra como pequenas ações podem influenciar na história, mesmo que elas não pareçam ter força.
O modo como acompanhamos o amadurecimento de Jamie e Maya, tanto pessoal quanto sua amizade, faz parecer que somos amigos próximos (ponto para o livro com pov?s diferentes).
Não é meu favorito, mas com certeza vai para a lista de ?Super recomento? ????.

Núrya17 26/12/2023

"? Quer devagar comigo?"
De início eu pensei que não ia gostar tanto por envolver muito política mas a leitura foi bem agradável e divertida
O livro fala sobre o racismo, intolerância religiosa e valorização de religiões e costumes diferentes. Foi um boa oportunidade para conhecer sobre as práticas do Islamismo.
Amei o romance da Maya e do Jamie, os dois são bem fofinhos juntos e a relação entre os dois é tão leve

lenuccia 10/12/2023

Outra fofura!! a abordagem de romance e cultura super equilibrada. no início achava a maya uma chata mimada, mas depois ela vira uma fofa. o jamie é um fofucho do início ao fim, nunca chegou perto de uma mulher e se a maya mandar ele obedece. adoro que ele é menta e ela é baunilha. meu tipo fav de casal ?

Giu Aguiar 04/12/2023

Fofo, divertido e inspirador
O livro aborda questões importantíssimas e interessantes sobre muçulmanos, judeus, antissemitas, preconceitos, xenofobia, sexismo e política. A história de passa em volta da política, na verdade, os dois se conhecendo por trás da campanha eleitoral local.

Apesar de não curtir romance adolescente, o desenvolvimento do casal é fofo, divertido e no tempo certo. Adorei acompanha-los nessa jornada de amor, esperança e bater em muitas portas atrás de votos.

liaâ¤ï¸âð¥ 03/12/2023

Que livro mais fofo e importante. Fala sobre responsabilidade política, racismo, intolerância religiosa e a importância de valorizar religiões e costumes diferentes. Ah, é principalmente, o romance do casal principal: Maya e Jamie são um friends to lovers doce e delicado, são o primeiro amor e primeiro beijo um do outro.
E além de tudo isso, o final não termina como esperamos, trazendo a lição de que nem tudo na vida é como queremos e que, às vezes pode ser frustrante, mas temos que aprender a lidar com isso.
Amo demais, aproveitem a leitura!

_leticiaa_ 23/10/2023

"Não é assim que a história deveria funcionar. A linha do tempo não deveria andar para trás."

Em meio ao caos de uma eleição local, Jamie e Maya se (re)encontram e formam uma dupla de voluntários na campanha do candidato democrata, batendo de porta em porta arrecadando votos. E enquanto lutam pra impedir que um candidato horroroso, racista, islamofóbico e antissemita ganhe as eleições, os dois começam a perceber que são mais que companheiros de campanha.

Por mais que seja vendido como um romance, o romance aqui é mais um coadjuvante. O foco mesmo é a política, a luta pelas liberdades civis e religiosas. As consequências geradas pela eleição de um certo cara laranja lá em 2016, e como as minorias (no caso desse livro, os judeus e muçulmanos) foram afetadas, mas que seguem resistindo. Por se passar em uma eleição local, a história busca transmitir a mensagem que as grandes mudanças começam de pequenas ações.

Triz.Livros 13/10/2023

Curti muitoooo
Que livro fofinho cara, ele é tipo a versão hétero e light de vermelho, branco, sangue azul kkkkk. Muito bom e bota slow burn nesse livro. Talvez as pessoas achem chato porque ele fala bastante sobre política também, inspirado na época do Trump e Jon Biden. Mas eu amei demais ele, principalmente por eles serem um casal composto por um judaico e uma muçulmana, então trata assuntos e costumes de ambas as culturas, muito legal
emilivros 13/10/2023minha estante
eu amo a dinâmica entre eles e esse cenário político é tão importante

Triz.Livros 13/10/2023minha estante
Eu tbm amei dms a dinâmica entre eles, coisa mais fofa do mundo mds

pie 09/10/2023

Resenha de 15/10/2022
Legalzinho, mas nada demais. Personagens totalmente fora da minha realidade então não consegui me identificar NADA com NENHUM deles.