Sim, Não, Quem Sabe

Sim, Não, Quem Sabe Becky Albertalli
Aisha Saeed

Resenhas - Sim, Não, Quem Sabe

dudigreenbriar 16/02/2024

O livro é bem levinho de ler, o casal é muito fofo, ele aborda temas muito sérios de uma forma que dá para entender tudo, mas eu senti falta de algo que me prendesse mais na história e por isso demorei muito tempo para terminar...

Geovana584 15/02/2024

Affff, que CHATICE !!!!
Não lia um livro tão chato como esse fazia tempo, não me prendeu um só segundo, completamente desinteressante. Definitivamente não o recomendaria, a não ser que a pessoa tenha dificuldades para dormir.

Sali_ 14/02/2024

Uau
Um livro que não prometia nada, mas entregou tudo ( não gostava de romance quando ganhei o livro, então tinha 0 expectativas).

Thays 03/02/2024

Se eu gostei? Sim, Não, quem sabe...
Bom, pra começar, o livro não é ruim. Mas também não um romance maravilhoso e extraordinário (da pra perceber só de ler a sinopse kkk).O livro é muito bem escrito e me diverti muito lendo porque, algumas partes são bem engraçadas porém, O romance e a história de eleição não me envolveu tão.
É um livro interessante sim, mas não leria de novo. É uma história bem leve e divertida então quem tem 12 anos pra cima acho que ia gostar muito.

kaureads 31/01/2024

Meh.
Li esse livro na força do ódio. Sem brincadeira achei chato demais. Para mim é mais uma forma de protesto do que um livro de romance.

A começar pelas personagens, Maya e Jamie são fofos juntos, principalmente quando estão lutando pela eleição e contra o projeto de lei islamofóbico. Achei muito bonito a preocupação e todo o posicionamento deles mesmo não tendo idade para votar.

A família de Jamie, InstaGramm, Lauren e Shopie são legais na medida do possível. Em determinados momentos fiquei com ódio da mãe e da irmã de Jamie.

Na família de Maya consegui odiar todos. A mãe, Alina, é bem sem noção nas poucas partes que ela aparece. Principalmente com a questão do divórcio, Maya está extremamente chateada e preocupada com os pais e eles não se deram o trabalho de conversar com ela sobre tudo.

E os prêmios de mais odiados do livro vão para: Gabe e Sara! Sim, odiei os dois. Na mesma intensidade, se não mais o Gabe do que a Sara. Dois sem noções, beirando ao babaca.

O livro inteiro é politicagem só. Pouco romance, mesmo que ambos os protagonistas sejam mais novos, é monótono demais.

A "briga" deles no final é resolvida em um estalo de dedos e super rápido, o que me deixou perdida. Não entendi absolutamente nada já que os pais de Maya não aprovam que ela namore antes da faculdade e com alguém que não professa a mesma fé que ela.

O livro inteiro gira em círculo, não tem muito desenvolvimento da história deles em si.

Faltou muita coisa como: Os pais de Maya se separaram mesmo? Maya e Jamie ficaram juntos? A Sara e Maya voltaram a ser amigas? Gabe se desculpa por ter exposto o primo com a amiga na Internet?

Nada disso tem resposta. Como eu disse no início: esse livro serve mais como protesto do que um romance.

O único ponto positivo desse livro é a luta constante contra o preconceito e a liberdade religiosa que é ameaçada pelo governo de extrema direita. E novamente, o posicionamento contra a islamofobia e o antissemitismo são fatores muito importantes e que são discutidos no livro.

Enfim, não recomendo se você quer ler pelo romance.

Recomendo se você quer refletir sobre os problemas enfrentados pelas minorias nos EUA, sobre como se posicionar e se inspirar em não abaixar a cabeça e lutar pelo que é certo e o que acredita.
Giovanna 05/03/2024minha estante
Estava lendo algumas resenhas do livro para me inspirar e amei a sua. Você falou tudo. Realmente não é um livro para ser favorito.

Izabeli7 31/01/2024

Finalmente meu romance fofinho veio aí! Com certeza ele tem profundidade óbvio, mas não me fez chorar que nem uma maluca. Esse livro foi um cobertor quentinho em volta do meu coração! Jamie roubou me conquistou na primeira fala dele, juro que garoto perfeito!!!! A Maya demorou pra me conquistar, mas eu fui entendo melhor ela no decorrer do livro, mas que ela me deu raiva ela deu. Aquele primo também tirou minha paciência. Eu entendi que a temática do livro era com política, eu achei legal ver eles lutando por uma causa, mas não é muito minha praia, não entendi nada nessas partes. Mas é um livro mt bom e uma leitura bem gostosa e fácil. E eu amei como a relação deles fluiu, nao foi nada forçada e o final não podia ter sido melhor.

carolindesar_ 30/01/2024

Aquece o coração!!
A leitura é muito gostosinha, divertida, bem clichê mas é ótima para quem procura um romance levinho

Miguel686 24/01/2024

Não botei muita fé, mas até agora to pensando sobre
Há muitas palavras distintas para descrever esse livro, e "maravilhoso" é provavelmente uma delas. Toda construção do universo e dos acontecimentos são tão vividos e emocionantes, toda a construção dos personagens, do que eles sentem, do medo deles e do desejo de lutar deles, é inspirador.
Sim, não, quem sabe retrata de perto o medo de maiorias que sempre existiram e de como não podemos sempre brandir a bandeira branca para buscar a paz e também de como derrotas podem levar a finais felizes independentemente.
O livro possuí uma escrita maravilhosa das duas autoras que preencheram este livro cheio de culturas e referências a tradições muçulmanas e judaicas. Além de não possuir capítulos muitos longos, oque facilita a leitura.
Recomendo a todos, muda opiniões e mostra divergências que sempre existiram e estão enraizadas em nós. Além de mostras horizontes que nunca havíamos vistos.
Bianca.Gottgtroy 01/02/2024minha estante
esse livro é uma graça. você acha que o enredo vai ser bobo e ele acaba te prendendo como nenhum outro!

Laura 19/01/2024

Poxa...q livro lindo e fofo
É um misto de sensações e aprendizados. Mesmo o foco sendo o romance, consegui aprender muito sobre as religiões e como é o por trás das eleições. Eles deram tudo de si nisso...
Fiquei muito emocionada com esse livro, ainda mais por saber que a história é baseada em fatos reais da vida das autoras.
Esse livro vale cada centavo, recomendo!

Isa 16/01/2024

Sinceramente fui ler porque tava na estante e ser ver a sinopse , não esperava nada e também não obtive nada misericórdia livro chato

Maria.Clara 14/01/2024

De porta em porta ?
Incrível como a autora conseguiu passar a mensagem da importância de votar e fazer um voto consciente e ainda assim construir um romance que flui levemente entre duas pessoas com religiões e princípios divergentes que conseguem se respeitar e se amar!

Esse livro é um verdadeiro tapa na cara.

biamellos 11/01/2024

Uma gracinha ?
Comecei esperando um romance razoável, e saí amando tudo. Tem bastante política no livro o que no início me deixou meio confusa com as partes política ,mas depois fui me adaptando e acompanhando tudo. Um dos romances mais fofos que já li, amei acompanhar o desenvolvimento da maya e o jamie.

LauA 07/01/2024

De tudo um pouco e super necessário
Um livro muito gostoso de ler, um livro com diversidade, um casal lindo, muita política e assuntos importantes, uma família linda e personagens super desenvolvidos durante o livro.
Lindo ver a força deles de quererem mudar o mundo através da política, amei ver como o Jamie e a Maya amadureceram e perderam seus medos juntos durante o livro e como o relacionamento deles foi desenvolvido aos poucos... amei muito