Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

Leninha Sempre Romântica 24/11/2010

Fora de mim é um livro de leitura única, quase poética, trata o leitor como um confidente, e nos desvenda seus segredos, dores, amores.
Um pequeno livro, mas de uma grandeza sem tamanho.
O livro é dividido em três partes, o início nos mostra os traumas, a dor, o sofrimento de uma mulher abandonada e desiludida. Na segunda parte vemos como tudo começou. Como um relacionamento começa fadado ao fracasso, como ele pode destruir e nos tornar dependentes.
E na terceira parte vemos o desfecho, como os personagens estão hoje. Sinceramente achei a melhor parte do livro, que acaba nos dando uma lição.

Em nenhum momento do livro espere conhecer os personagens pelo nome, pois eles não são identificados assim, mas a relação leitor/personagens é tão forte que isso se torna insignificante.
Para que nome com tamanha narrativa, com tamanha sensibilidade.

A autora consegue inovar, na forma de desabafo ela coloca em palavras toda a emoção a dor, o sofrimento que vem com o término de um relacionamento.

Não poderia deixar de citar umas das frases do livro que me tocou:

Meu rosto está murchando. Um dia serei uma velha bem seca com cara de mal, mas por enquanto ainda estou sintonizada com a menina inocente dos retratos do colégio, que não acreditava que os sentimentos precisassem de tantas conexões para serem explicados.

Essa mostra a visão da personagem sobre o casamento:

"Casar é uma satisfação para a sociedade". Por mim, usaria esse termo pela metade, diria apenas: "É uma satisfação."

Recomendo como um aprendizado, nada melhor do que experiências alheias para nos abrir os olhos!

Camila de Oliveira 12/02/2021

Eu comecei o livro achando bastante pesadas as descrições sobre o término, e também achei longa demais a descrição dessa parte, até demorei um pouco pra engatar a leitura por isso. Depois percebi que, quando a gente sofre uma desilusão amorosa e o fim de um relacionamento importante, parece mesmo que essa fase nunca mais vai acabar, que a gente não vai ser feliz novamente, que o mundo e a nossa história se resumem àquela ausência. E perceber isso me fez gostar muito mais da leitura. A história se arremata perfeitamente! Apesar de não ser contada na ordem cronológica, torna tudo mais interessante. Por fim, me identifiquei com muitos, senão com todos os sentimentos da narradora em cada fase do relacionamento, e esse dom que a Martha Medeiros tem de ser tão realista e humana me faz amar demais todos os livros dela.
Camila.Pizzoni 12/02/2021minha estante
Eu amo os escritos da Martha! Quero ler esse livro há muito tempo...

Olgashion 06/11/2010

Sabe um soco no estômago? Foi o que eu senti quando eu li o livro!

É muito visceral, parece que você tá junto com a garota sentindo tudo o que ela tá sentindo e mais um pouco.

Muito bom o livro, dá pra ler de uma sentada. Recomendo!

Lari 17/05/2021

De um gole só
Nessa história, a personagem vai contando as entranhas de uma paixão arrebatadora. Com todos os defeitos, todos os detalhes. É uma paixão comum, mas com uma autocrítica invejável.
Martha é maravilhosa. Sempre quero mais do que ela escreve. Você vai lendo e se emaranhando na história até que ela acaba e você quer voltar a brincar com as frases da autora.
Sou muito fã!

Daniel.Braz 10/05/2022

Fora de mim: dor e responsabilidade afetiva
Tipo de leitura que não faria normalmente, mas uma amiga me indicou e leu comigo uma parte, aí fui gostando...
Ao ler a introdução achei interessante a comparação que a autora faz com avião em queda com o fim de relacionamento.
Enfim, leitura bem rápida e simples, quase um monólogo.
Sentimentos são bem intensos.
Bom compreender os sentimentos do outro no término, por questão de respeito, altruísmo e responsabilidade afetiva, certo? Acho que sim.
Para nós homens ainda mais, pois o livro aborda a visão feminina, o luto, dor, a transição, etc. E a visão delas é bem diferente da nossa, vale a leitura por respeito e ensinamentos deixados.

Amanda 10/08/2020

Início bemmm profundo, triste e depressivo... ela fala sobre o termino de casamento e de fato, acredito que os sentimentos sejam aqueles mesmos narrados... pois lembrei bastante da separação da minha mãe (por sinal ela q comprou esse livro) (tinham mtas marcações nessa parte da leitura)... depois ela conta sobre o início de um novo amor, o término novamente e como a vida vai acontecendo, as pessoas vão nos marcando e ficando nas nossas lembranças!

Nise 09/12/2020

A escrita da Martha é deliciosa, o livro vai e a gente nem percebe. É dívida em três partes, a primeira é mais deprimente, o fundo do poço, fossa total. A segunda conta acontecimentos com outro personagem e ajuda a entender o contexto e ligar as extremidades. A terceira parte é a mais narrativa das três, e é onde está o clímax, foi minha parte preferida. Só não gostei muito do desfecho, nenhum dos personagens cresceu com a história.

Joicy 25/01/2013

Martha Medeiros: uma decepção inespereda
O livro começa com um uma comparação muito massa: a queda de um avião e dor que sentimos quando alguém parte. Quando olhei para o livro pensei "A Martha vai me surpreender" mas não esperava que a decepção fosse tamanha. Os fatos em que a personagem se envolvem foram mal construídos e a autora me apresentou uma narração que poucos aspirantes escritores mantém. A personagem é muito confusa e não consegue mostrar por quais conflitos se encontra naquela situação e o fim do livro é ainda mais frustante. Estou completamente abismada com um livro tão ruim,justamente por conhecer outros trabalhos da autora. Primeiro: desculpem-me os defensores da obra,mas o assunto é muito clichê. Falar sobre separação, abandono e um cara lindo que só te ilude qualquer um consegue fazer,porém esperava da autora uma maneira criativa para abordar o assunto. O livro serve como um sinal,nem sempre autor "best seller" vai te encantar. É triste mas essa foi minha primeira decepção literária de 2013 :/

Fê Borges 05/12/2015

Muito bom!
Este livro é bem curtinho, li ele para o desafio para ler o livro em 1 dia. Relata o fim de um relacionamento doentio, de como a personagem ficou perdida com o fim, aparentando que está fora de si. Mostrando cada etapa do fim de um relacionamento, com certeza qualquer pessoa que ler e que já passou por isso vai se identificar com algum capítulo. Dei 3 estrelas pelo final, que me decepcionou, e como o livro é curtinho não posso dizer muito, mas recomendo!
Nise 09/12/2020minha estante
Faço minhas as suas palavras. Senti o mesmo. Fiquei bem desapontada em ver que com tudo que aconteceu o único personagem que teve alguma (não grande também) mudança foi o ex-marido.

Fê Borges 11/12/2020minha estante
Verdade

Jessica Alves 20/03/2020

Demorei pra engatar a leitura dele. Achei o começo mto triste, mas depois foi ficando mais fluído. Achei interessante a reflexão sobre relacionamos causada pela história.

Emerson 08/01/2022

Martha Medeiros sempre assertiva. A dança de palavras que a autora faz em "Fora de mim" é um exemplo de uma narrativa perfeita.
O livro é um manual de descrição e adjetivos de sentimentos que toda pessoa vivencia após o fim de um relacionamento amoroso.
Se você já passou por uma situação dessas eu não recomendo a leitura, pois, devido a escrita impecável, você irá lembrar de cada detalhe do que passou e sentiu.

Camilla.Alves 25/10/2020

Fora de mim
A escrita de Martha é absolutamente envolvente. O que me cativou foi justamente ser um fluir dos pensamentos da personagem que nos permite entender seus conflitos e nos toca profundamente. Há momentos em que os olhos se enchem e o nó na garganta aperta, mas também há o renovo.
Essa foi minha primeira leitura de Martha e foi experiência tocante.

eagorarenato 23/03/2020

Martha Medeiros é uma cronista famosíssima e especializada aparentemente em coisas do "universo feminino". Sabendo desse clichê, nenhum clichê que surge dentro do livro passa a ser surpresa. É sobre um término. O sofrimento e o drama todo desse período, das etapas de dor, raiva, saudade, etc. Confesso que tem partes que parecia que eu tava lendo meu próprio diário, da época que eu terminei com meu ex. Ela também fala dos vários términos com a mesma pessoa. Eu ri bastante enquanto lia, porque você percebe que esse sofrimento todo, essa sensação de que se vai morrer sabendo que não vai morrer que tem os amantes é passageira. Porque quando você se desloca da situação ela vira uma bobagem, mesmo que quando se vive um término pareça devastador. E daí foi isso, super breve leitura, ela captura muito bem a experiência e escreve de forma muito fácil.

Tamy 26/12/2010

Produto Interno (nem um pouco Bruto)
O início desse livro pode mesmo ser visto como alguém fora de si. Eu demorei algum tempo até me acostumar à forma como a Martha Medeiros narra, ainda que em primeira pessoa. Excesso de vírgulas e escassez de pontos finais, um emaranhado de pensamentos unidos em frases. Não sei se todos os seus livros seguem o mesmo estilo, mas a princípio confesso que achei a escrita inquietante. Talvez fosse essa a intenção. Ou talvez eu seja apenas cricri demais por adorar frases curtas, repletas de pontos finais ao invés de vírgulas ou ponto-e-vírgulas (não que isso esteja aparente nesse início de resenha que me atrevo a escrever agora).

Depois de imaginar a própria personagem, que pode ser qualquer pessoa que você conhece ou que eu possa conhecer, e sentir o ritmo do texto, ou a fluidez que a autora, muito provavelmente, teve a intenção de passar, consegui terminar de ler o livro em poucas horas.

Nossa personagem anônima - e conhecida por muitas, se não por todas as mulheres – começa relatando a desordem de sentimentos que passa após a separação de seu atual-ex-marido. Sim, complexo, mas interessante. Passa pelas diversas vestes do amor: dos arroubos de paixão às brigas por ciúmes, a depressão da separação e os amores substitutos.

Faz, então, uma volta ao passado e nos mostra como aquilo tudo já havia começado de uma forma louca e doentia, como o tão falado amor podia ser não definível, tão inconstante, tão desregrado. O amor não tem regras, não tem limites, seu ex-marido também não tinha, nem mesmo quando o conheceu. Ela só não quis admitir de cara no que estava se metendo, quis dar à si mesma a oportunidade de quebrar a cara como previu que aconteceria antes mesmo de começar. Quem nunca fez o mesmo que atire a primeira pedra!

Ah, ler esse livro acompanhado de “Mentes Perigosas” pode não ser o mais aconselhável. Uma obra que tem como título “Fora de mim”, fala sobre uma mulher ferida, em depressão, e seu ex-marido tan-tan, associado a um estudo sobre os psicopatas (de uma maneira geral, o que inclui os sociopatas também), não deve mesmo ser uma coisa saudável. Fica a dica.

Por fim, e essa foi a parte mais surpreendente, ela se aproxima da última pessoa no mundo que eu a imaginaria se aproximando. Não teria eu tanta coragem quanto ela, ou tanta curiosidade, mas admiro nossa personagem por isso. Digo nossa, porque também me sinto parte dela, me vi em alguns momentos, ainda que não tenha passado por nenhuma das situações descritas, nem mesmo o amor arrebatador tão famoso nos livros e filmes sobre os quais ela falou. Ainda me falta muita coisa para entender completamente a riqueza contida nesta obra, mas o futuro que ela pinta é bem mais atraente que seus amores passados.

No final, esse livro ficou em um limbo para mim, um limbo bom, com o perdão do cacófato. É mais que um conto, menos que um romance, não sei dizer. A narrativa em primeira pessoa, só contando a sua própria história, faz parecer um real relato ao ex sobre a história dos dois, mais informal do que qualquer livro que já tenha lido e ao mesmo tempo com um vocabulário vasto, que não vemos todo dia em que qualquer livro, nem bem empregado por qualquer autor.

Além disso, trata-se de uma autora nacional, de um produto interno, nem um pouco bruto, que foge ao boom do sobrenatural que povoa nossas livrarias e estantes hoje. Talvez ainda trate de uma questão que não tem muita explicação ou definição considerada correta, como é o amor e a ficção fantástica, todavia, tenta adicionar algumas outras palavras à pré concepção de amor como “um dilúvio, um mundaréu, um destempero”, mas esse assunto, ao menos, é bem mais real.

Não sabia se gostaria do livro dessa jornalista gaúcha, mas a surpresa foi boa. Recomendo, de fato, esta oportunidade de conhecer autores brasileiros e, para não fugir ao clichê, cito uma frase que muito me prendeu em Fora de Mim:

“Amar prescinde de entendimento. Por isso não sei amar, porque sou viciada em entender.”