Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

Atelier Wesley Felício 24/08/2015

#PraLer Fora de Mim - Martha Medeiros
Já havia lido algumas crônicas da autora, mas me encantei com o livro..
Segue o link pra acompanhar minha resenha..

site: http://atelierwesleyfelicio.blogspot.com.br/2015/08/pra-ler-fora-de-mim.html

Rafa 24/10/2015

Fora de Mim
Martha Medeiros é uma escritora completa, ela torna as letras escritas em puro sentimento e revelações. Em seu livro “Fora de mim” a autora conta com descrição as fases de uma separação e todo o sofrimento que toma conta do ser humano.

O livro é escrito em primeira pessoa, na história não sabemos como chama a personagem principal e nem o seu ex marido, a personagem é carregada de ira no inicio da separação até chegar na completa tranquilidade.

Martha Medeiros descreve com uma precisão incrível, ela transmite toda dor e frustração de uma pessoa que acaba de se separar e que junta aos poucos os cacos da vida. Em algumas partes do livro a descrição era tão intima da personagem que parecia que ela estava escrevendo em um diário do qual ela pode desabafar tudo que está preso em sua garganta.

O livro é bem curtinho e em um final de semana você acaba lendo ele.

site: http://www.livreando.com.br/2015/09/resenha-fora-de-mim.html

Dany 12/11/2015

Resenha: Fora de Mim
Tive uma pequena decepção ao pegar o livro nas mãos. Não imaginava que fosse tão pequeno e curtinho. Mas como o outro livro que eu li dela segue quase essa mesma linha – pequeno e com poucas páginas não me importei.

É o segundo livro da Martha Medeiros que leio, e nesse consegui encontrar os traços de autoajuda que muitos falam. Mesmo assim não me senti desanima, mesmo não tendo gostando tanto assim da história de Fora de Mim.

A história começa pelo fim do relacionamento, nos deparamos com a separação de um casal contada por ela. Que não tem nome, nem trejeitos físicos, mas em compensação um amor enorme e uma dor proporcional e consequentemente sobre toda a dor que essa mulher sente por perde o seu amor. O diferencial é a forma como foi escrito, contendo poucos pontos finais mais com muitas vírgulas, achei isso bem interessante. Deixa o sentimento da personagem mais intenso.

“Esse final de amor me roubou o juízo, eu era uma mulher de classe, uma mulher consciente, eu não perderia o chão desse jeito, eu já sofri outras vezes, mas sofria com mais discernimento, sem essa vertigem que faz parecer que a queda não tem fim e que não vou acorda tão cedo.” pág.20

Ela conta os fatos que levaram a separação, depois a forma com se conheceram e depois como é a vida estando separados. Dá pra ter uma noção grande desse amor, dar de sentir o momento exato que levou a desencadear os fatos que se sucederam.

“Um fracasso novo é o mínimo que se espera de qualquer relação.” Pág.38

Teve um fato em particular que foi inusitado, embora tenha achado que em certas partes só fez atenuar ainda mais esse sofrimento, porém nunca imaginei que uma coisa dessas poderia acontecer.

Talvez eu tenha achado ela chorona demais, talvez eu não tenha tido a percepção do tamanho do sofrimento dela, mas o livro é meio depressivo por conta desse grande sofrimento que ela despeja na gente.

“Será que em algum momento um amor deixa de ser nosso, mesmo tendo acabado para sempre?” pág.86

Não posso falar mais se não acabo contando tudo. Mais garanto, o livro é cheio de lindas passagens, sai marcando várias frases.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2015/11/resenha-fora-de-mim.html

Gabrielle Roveda 28/06/2016

Ah, Marthinha! <3
Martha Medeiros, tal como Tati Bernardi, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu fizeram parte do meu mundo escondido chamado tumblr. Foi lá que fui apresentada às frases conhecidas que pulam de linha do tempo em linha do tempo por aí. Assim como de todos esses outros autores, nunca tinha lido nenhum livro de Martha Medeiros, eis que me deparo com uma mulher que mesmo sem saber das coisas que acontecem em nossa vida consegue fazer com que nos encaixemos perfeitamente em seus escritos. Eu, que moro tão pertinho dessa escritora gaúcha, nunca tinha me dado ao luxo de ler uma de suas obras hoje me arrependo por não ter lido antes. Mesmo que contrariando meus próprios pensamentos ache que o livro Fora de Mim tenha caído em minhas mãos no momento em que tinha que cair. Antes tarde do que nunca, não é mesmo?
"Em que momento o amor se desfaz? Desaparece?"
O livro conta a história de uma mulher anônima que termina um relacionamento intenso e que passa a se reinventar e buscar a superação, por esse fato o livro parece ser a história da autora (não sei se não é ou é). Tem certos momentos que a leitura vira uma conversa e a imaginação cria uma voz e essa voz parece ser a Martha Medeiros narrando suas vivências no seu ouvido. Digamos que nunca tinha lido um livro como esse: é narrado em primeira pessoa como se fosse uma carta, ou seja, a personagem escreve não para o leitor, mas para um "você" que se remete ao ex-amor da própria personagem. O livro se parece realmente com uma longa carta de 120 páginas à alguém que precisava e não precisava saber do que se trata. Digamos que é um desabafo voltado ao ex-amor da personagem, mas que não é uma carta, embora pareça. Acho que confundi tudo. (leia mais)

site: http://www.florejar.com/2016/02/leio-ou-nao-fora-de-mim-martha-medeiros.html

Ale 03/01/2017

Resenha - Fora de mim # 01
Oi gente, tudo bem por aqui? Hoje é segunda-feira e é dia de resenha, na verdade toda segunda-feira e quarta-feira vocês terão um resenha, uma indicação de leitura...
Começando com chave de ouro, vamos de nacional!
Um livro para ser lido em um dia! Vamos conhecer e sentir a dor de alguém que termina um relacionamento na verdade, termina não querendo terminar, mas, já foi e agora é hora de caminhar e por mais que falem não é fácil e só ela pode virar página.
O livro é narrado em primeira pessoa e não sabemos o nome dela, apenas sabemos que ela esta escrevendo para ele ou escrevendo um diário ou simplesmente desabafando com o leitor...
Durante a leitura percebemos o quanto muitas vezes deixamos de viver a “nossa vida” e passamos a viver para o outro, até na hora de escolher algo simples como por exemplo beber uma água com ou sem gás pensamos não no nosso gosto mas, no gosto do outro... E o que acontece com a nossa vida se ele vai embora? Como continuar a viver se não temos mais a quem servir? Em cada linha vamos vendo o seu sofrimento e vamos torcer para que ela supere essa perda.
Percebemos o amadurecimento da personagem e como ela aprende a lidar com suas emoções.

“...mesmo não sabendo o que o amor significa, sei o que representa.” Página 121

Foi o primeiro livro lido do ano, primeiro livro que leio da Martha Medeiros,m mas, já me conquistou...

...”Mas, com sorte, talvez eu consiga aceitar que no amor não existe moral da história...” Página 131

site: http://blogtalendo.blogspot.com.br/2017/01/resenha-fora-de-mim-01.html

Fernanda.Matte 04/04/2018

Claustrofóbico, solitário e sensacional. A autora expressa com assertividade os sentimentos e emoções vivido pela personagem de uma mulher madura, decorrentes do término de um relacionamento.

Ana 28/08/2018

Cansativo, Cansativo, Cansativo.
Eu realmente começei com muitas expectativas, mas ao longo dos capítulos minha expectativa apenas caiu mais e mais.Eu realmente achei a obra bem cansativa e melodramática. E por isso abandonei sem olhar para trás.

Maíra Marques | @literamai 17/05/2019

Siga: @literamai
A protagonista desse livro é loucamente apaixonada por seu parceiro. Ela seria capaz de matar ou morrer por ele. Pense num amor intenso, profundo, impactante... É isso. Porém, num belo dia, ela descobre que não o ama mais. Oi?
É isso mesmo, leitor. A autora te faz se envolver num sentimento enlouquente, tipo um avião em turbulência e depois simplesmente... Acaba. Mas não se assuste! Até o fim da leitura, você consegue compreender o que de fato aconteceu e como esse sentimento foi se esvaindo.
Ela é uma mulher de 40 anos recém-separada e decide cair de cabeça em um novo romance que jura que não dará certo, mas que cresce e se desenvolve a cada dia.
Martha Medeiros não cita o nome de sua personagem, o que nos faz sentir que estamos invadindo a mente de uma pessoa e aprendendo com ela passo a passo do que se sente quando há o rompimento de um relacionamento que acreditavamos ser duradouro. É um livro super indicado para uma pós-ressaca literária, pois a escrita da Martha é suave e relaxante.
Quem já leu? O que achou? Tem outros livros da Martha Medeiros para me indicar? Comenta aí!

site: https://www.instagram.com/literamai

Camis 11/07/2019

Envolvente
um livro que devorei em 2 dias, ele também não é muito grande, a narrativa em primeira pessoa te envolve na história completamente, praticamente senti as dores da personagem, muito inteligente.

Bia 22/07/2020

Doloroso, solitário, brutal. Toda mulher que já amou intensamente uma pessoa que não merecia deve ler esse livro.

Nise 09/12/2020

A escrita da Martha é deliciosa, o livro vai e a gente nem percebe. É dívida em três partes, a primeira é mais deprimente, o fundo do poço, fossa total. A segunda conta acontecimentos com outro personagem e ajuda a entender o contexto e ligar as extremidades. A terceira parte é a mais narrativa das três, e é onde está o clímax, foi minha parte preferida. Só não gostei muito do desfecho, nenhum dos personagens cresceu com a história.

Inglethe 01/10/2022

Ela conta detalhes de como é estar separada, dramático demais e eu gostei disso.

?choro como quem implora, pare, não posso
mais suportar, mas o insuportável é uma medida que
nunca tem limite??

Julia5048 09/11/2022

Hhhsjsjsjsksk
Ndkdkzhdkkckfkdndmmdmfmsmdmndjfkfnncnxjxkmdmekdmdjdjjshbxhdnnnxbbdnskakjwjsjdjdjdjdndjdjdjchdhdhdjdhdfjjdj