Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

Mari 27/04/2020

Esse livro fala sobre o fim de um relacionamento extremamente intenso e doloroso e o processo de cura e reestruturação depois dele. Com sua escrita bem humorada, Martha Medeiros descreve de uma maneira muito verdadeira e intensa o fim de um dos muitos ciclos da vida e o que vem depois disso tudo.
Em diversos momentos, senti que aquele texto era tão real, descrevia exatamente como já me senti em situações semelhantes. As reflexões que a personagem faz me levaram a pensar junto a ela. A escrita genial dessa mulher vem me conquistando mais e mais!

Fê Borges 05/12/2015

Muito bom!
Este livro é bem curtinho, li ele para o desafio para ler o livro em 1 dia. Relata o fim de um relacionamento doentio, de como a personagem ficou perdida com o fim, aparentando que está fora de si. Mostrando cada etapa do fim de um relacionamento, com certeza qualquer pessoa que ler e que já passou por isso vai se identificar com algum capítulo. Dei 3 estrelas pelo final, que me decepcionou, e como o livro é curtinho não posso dizer muito, mas recomendo!
Nise 09/12/2020minha estante
Faço minhas as suas palavras. Senti o mesmo. Fiquei bem desapontada em ver que com tudo que aconteceu o único personagem que teve alguma (não grande também) mudança foi o ex-marido.

Fê Borges 11/12/2020minha estante
Verdade

Tibi 21/12/2022

Amor não existe moral da história.
AMEI conhecer a escrita da Martha Medeiros. Fora de mim é um livro que você consegue ler em um dia ou dois, por que a fluidez e a simplicidade (apesar de que ao mesmo tempo é complexo) permitem que você fique imerso nos sentimentos descritos no livro. É uma perspectiva de amor a partir de um relacionamento abusivo que toda mulher precisa ter, por que muitas vezes quem não passou por isso (graças a Deus) não tem noção da dimensão e da duração dos estragos que um relacionamento como esse pode causar.
Amei, pretendo ler muito mais da Martha Medeiros, merece entrar nos meus livros preferidos do ano

fefebooks 20/03/2024

Indico para quem acabou de passar por um término
Não me identifiquei com o livro, mas gostei mesmo assim, ele conta os estágios do "luto" que a personagem passa pós divórcio, e achei extremamente necessário esse assunto, uma leitura extremamente essencial, gostei e recomendo.

Cacá 22/02/2023

Dói, mas é bom. Muito bom!
Esse definitivamente é o meu livro preferido desde o ano de 2020. Não sei se consigo explicar perfeitamente a maneira a qual ele me tocou (e ainda me toca), mas sei que é de forma única. Recordo-me do dia em que o comprei e, confesso, não imaginava que ele se tornaria tão significativo para mim. Estávamos vivendo em meio ao caos de um mundo em pandemia e, ironicamente, eu também enfrentava o meu caos interior - devido a perda de um amor romântico. E foi lendo Fora de mim, de Martha Medeiros, que me reconheci em cada parágrafo, na dor, na bagunça, em todo o enredo. Lembro-me ainda de pensar enquanto lia: ?poxa, ela só pode ter escrito esse livro especificamente para mim.? E que sensação boa se sentir assim, acalantada pelas palavras, ora sensíveis, ora pesadas (mas necessárias). Fora de mim é um livro que nos encoraja. No entanto, também faz doer, machuca e mexe em nossas feridas mais delicadas e profundas. O difícil mesmo é quando as páginas vão terminando e a gente fica com aquela sensação de ?quero mais? e/ou ?por favor, não acabe?. Pelo menos eu tenho ele aqui comigo na minha estante, e sempre que bate a vontade, abro e leio as partes que sublinhei e destaquei, para que eu nunca me esqueça de sempre buscar ressignificar a dor, principalmente a do luto amoroso.

iellen Bruna 06/08/2023

Dolorosamente bom
A autora deixa-nos entrar na mente e no coração dela, expondo seus sentimentos e pensamentos de uma forma tão vívida e poética, que é impossível não senti-la dentro de nós, é impossível não sentir que somos íntimas e que compartilhamos da mesma dor, é impossível não se identificar naquelas situações impostas.
Ah... E quando o título do livro faz todo o sentido...

"Mas, com sorte, talvez eu consiga aceitar que no amor não existe moral da história, enfim."

"mas quem seria você se lhe roubassem o vigor, a impaciência e o sentido de alerta? Tenho certeza de deixará que você não que ninguém lhe descaracterize, não há remédio milagroso que lhe torne apático, mas aceite a ajuda possível, experimente um olhar cordial para o que lhe cerca, aprenda a lidar com os imprevistos e confie: nunca houve conspiração alguma, você é que perseguia a si mesmo."

Emerson 08/01/2022

Martha Medeiros sempre assertiva. A dança de palavras que a autora faz em "Fora de mim" é um exemplo de uma narrativa perfeita.
O livro é um manual de descrição e adjetivos de sentimentos que toda pessoa vivencia após o fim de um relacionamento amoroso.
Se você já passou por uma situação dessas eu não recomendo a leitura, pois, devido a escrita impecável, você irá lembrar de cada detalhe do que passou e sentiu.

Jessica Alves 20/03/2020

Demorei pra engatar a leitura dele. Achei o começo mto triste, mas depois foi ficando mais fluído. Achei interessante a reflexão sobre relacionamos causada pela história.

Tamy 26/12/2010

Produto Interno (nem um pouco Bruto)
O início desse livro pode mesmo ser visto como alguém fora de si. Eu demorei algum tempo até me acostumar à forma como a Martha Medeiros narra, ainda que em primeira pessoa. Excesso de vírgulas e escassez de pontos finais, um emaranhado de pensamentos unidos em frases. Não sei se todos os seus livros seguem o mesmo estilo, mas a princípio confesso que achei a escrita inquietante. Talvez fosse essa a intenção. Ou talvez eu seja apenas cricri demais por adorar frases curtas, repletas de pontos finais ao invés de vírgulas ou ponto-e-vírgulas (não que isso esteja aparente nesse início de resenha que me atrevo a escrever agora).

Depois de imaginar a própria personagem, que pode ser qualquer pessoa que você conhece ou que eu possa conhecer, e sentir o ritmo do texto, ou a fluidez que a autora, muito provavelmente, teve a intenção de passar, consegui terminar de ler o livro em poucas horas.

Nossa personagem anônima - e conhecida por muitas, se não por todas as mulheres – começa relatando a desordem de sentimentos que passa após a separação de seu atual-ex-marido. Sim, complexo, mas interessante. Passa pelas diversas vestes do amor: dos arroubos de paixão às brigas por ciúmes, a depressão da separação e os amores substitutos.

Faz, então, uma volta ao passado e nos mostra como aquilo tudo já havia começado de uma forma louca e doentia, como o tão falado amor podia ser não definível, tão inconstante, tão desregrado. O amor não tem regras, não tem limites, seu ex-marido também não tinha, nem mesmo quando o conheceu. Ela só não quis admitir de cara no que estava se metendo, quis dar à si mesma a oportunidade de quebrar a cara como previu que aconteceria antes mesmo de começar. Quem nunca fez o mesmo que atire a primeira pedra!

Ah, ler esse livro acompanhado de “Mentes Perigosas” pode não ser o mais aconselhável. Uma obra que tem como título “Fora de mim”, fala sobre uma mulher ferida, em depressão, e seu ex-marido tan-tan, associado a um estudo sobre os psicopatas (de uma maneira geral, o que inclui os sociopatas também), não deve mesmo ser uma coisa saudável. Fica a dica.

Por fim, e essa foi a parte mais surpreendente, ela se aproxima da última pessoa no mundo que eu a imaginaria se aproximando. Não teria eu tanta coragem quanto ela, ou tanta curiosidade, mas admiro nossa personagem por isso. Digo nossa, porque também me sinto parte dela, me vi em alguns momentos, ainda que não tenha passado por nenhuma das situações descritas, nem mesmo o amor arrebatador tão famoso nos livros e filmes sobre os quais ela falou. Ainda me falta muita coisa para entender completamente a riqueza contida nesta obra, mas o futuro que ela pinta é bem mais atraente que seus amores passados.

No final, esse livro ficou em um limbo para mim, um limbo bom, com o perdão do cacófato. É mais que um conto, menos que um romance, não sei dizer. A narrativa em primeira pessoa, só contando a sua própria história, faz parecer um real relato ao ex sobre a história dos dois, mais informal do que qualquer livro que já tenha lido e ao mesmo tempo com um vocabulário vasto, que não vemos todo dia em que qualquer livro, nem bem empregado por qualquer autor.

Além disso, trata-se de uma autora nacional, de um produto interno, nem um pouco bruto, que foge ao boom do sobrenatural que povoa nossas livrarias e estantes hoje. Talvez ainda trate de uma questão que não tem muita explicação ou definição considerada correta, como é o amor e a ficção fantástica, todavia, tenta adicionar algumas outras palavras à pré concepção de amor como “um dilúvio, um mundaréu, um destempero”, mas esse assunto, ao menos, é bem mais real.

Não sabia se gostaria do livro dessa jornalista gaúcha, mas a surpresa foi boa. Recomendo, de fato, esta oportunidade de conhecer autores brasileiros e, para não fugir ao clichê, cito uma frase que muito me prendeu em Fora de Mim:

“Amar prescinde de entendimento. Por isso não sei amar, porque sou viciada em entender.”

Miss..Sheridan 01/02/2024

Olha, não sei se isso é auto ajuda ou sei lá.. só sei que não gostei muito. Sei nem o que dizer.
Pra quem gosta, é um prato cheio.

eagorarenato 23/03/2020

Martha Medeiros é uma cronista famosíssima e especializada aparentemente em coisas do "universo feminino". Sabendo desse clichê, nenhum clichê que surge dentro do livro passa a ser surpresa. É sobre um término. O sofrimento e o drama todo desse período, das etapas de dor, raiva, saudade, etc. Confesso que tem partes que parecia que eu tava lendo meu próprio diário, da época que eu terminei com meu ex. Ela também fala dos vários términos com a mesma pessoa. Eu ri bastante enquanto lia, porque você percebe que esse sofrimento todo, essa sensação de que se vai morrer sabendo que não vai morrer que tem os amantes é passageira. Porque quando você se desloca da situação ela vira uma bobagem, mesmo que quando se vive um término pareça devastador. E daí foi isso, super breve leitura, ela captura muito bem a experiência e escreve de forma muito fácil.

mariforeverswiftie 10/05/2023

O amor não existe na moral da história
Martha Medeiros love u ?
amei tanto esse livro e como ele retrata essas três mulheres que ficaram fora de si por causa de um homem e um fim do relacionamento. Incrível para minha mente eu amo ler pensamentos e interpretei que elas estavam escrevendo para eles mostrando sem dó, seus sentimentos. Então é muito fácil uma mulher que ao passar da vida tem relações com homens se identificarem com essa loucura que acontece, o efeito que fazem na gente ao ponto de ficarmos fora de si, também sou obcecada por essa ideia de fim de relacionamento em músicas, filmes e livros, já nesse livro não tinha como ser retratado melhor, maravilhoso.

Luciane 29/12/2011

É um bom livro. É sobre o desespero do término de um amor (ou seria paixão?). É tranquilo de ser lido.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

babizinhafarias 29/11/2011

"O amor é uma subversão, e seu vigor nunca será encontrado em amizades ou parentescos." Pg. 122

Apaixonei-me por Martha Medeiros quando conheci o seu livro “Doidas e Santas”. Não conheço muito de sua narrativa, mas os digo, a mulher sabe como nos prender. Talvez, seja esse meu momento de introspecção é que tenha me ajudado a consumir tão rapidamente as páginas e me apreendido tanto em suas palavras, que mais pareciam de consolo. Sim, é de teor melancólico, mulherzice e apaixonado. Mas indico aos homens também.

Soasse simples falar de amor, contudo ela tece o amor que estamos acostumados a sentir e a presenciar no cotidiano. Nada de conto de fadas, vida real. O amor unilateral; o rompimento de casamentos de longa data e aquele sentimento que permanece; reergue-se e apaixonar-se de novo; a culpa, a raiva... Na história de três mulheres. Ou, quiçá, a história de outras tantas mulheres.

“Fora de mim” é um convite para que não vivamos às margens de nós mesmos. Uma fuga de tudo aquilo que nos prende no habitual, costumeiro e da rotina.

sabrina sexton 04/11/2010

(...)
Martha Medeiros definitivamente consegue escavar o lamaçal da fossa feminina em “Fora de mim” – título, aliás, mais que propício ao tema abordado. Narrado em primeira pessoa, o livro consiste no desabafo de uma mulher para um homem. Os personagens são apenas eu, você e eles, sem nomes, sem história linear...

As angustias de um “eu” feminino são tão corajosamente abordadas, que temos a impressão de estar lendo um diário, e confesso que a sensação de voyeurismo não me abandonou durante toda a breve leitura das 131 páginas de sentimentos à flor da pele. Devorei o livro numa taca só, em menos duas horas de leitura ininterrupta. Nem mesmo se eu quisesse parar, conseguiria, pois o ritmo da escrita de Martha Medeiros tem tal velocidade, e até mesmo musicalidade, que nos poucos segundos que me distraia, perdia o foco intenso da leitura.

Resenha completa no link: