Fora de Mim

Fora de Mim Martha Medeiros

Resenhas - Fora de Mim

leandro_sa 24/03/2011

"Fui descobrindo que os grandes amores sucumbem por falência múltipla dos órgãos"
Muito se fala sobre o amor. Martha Medeiros traz, em seu mais novo romance, uma das percepções mais intensas sobre o fim de um relacionamento.

Desde o desespero até a "aceitação" do fim a escritora nos apresenta todas as nuances que passa uma mulher conturbada com o término do seu "felizes para sempre".

Martha acertou mais uma vez, apesar de esse não ser o seu melhor livro.

adri cauduro 21/05/2011

Minha história, ainda incompleta
Martha Medeiros consegue escrever a respeitos dos meus sentimentos mmmuuuuiito melhor do que eu mesma faria... "Fora de mim"estava dentro de mim e eu nem sabia...

Driza 01/08/2011

Estou muito feliz pela oportunidade de ler esse lançamento da Editora Objetiva.

Eu já tinha ouvido falar de Martha Medeiros quando seu livro Divã virou filme de grande sucesso. Eu assisti e adorei! Mas é a primeira vez que leio um livro dela. E eu recomendo demais.

Nesse livro a autora vai fundo na dor que a protagonista sente depois de se separar do marido. Martha descreve de uma forma bem vívida todos os sentimentos que essa ruptura gera. As lágrimas, as negações, culpar, se culpar... as várias fases. Tudo muito nítido. Até o momento da recuperação, da libertação e cura.

Desde a primeira frase já me vi devorando todas as páginas do livro, de tão bem que flui a leitura, de tão cativa que fiquei. São apenas 131 páginas, mas com uma enorme carga de emoções.

Numa palavra: intenso.

Não deixe de ler. Além de prestigiar uma autora brasileira esse livro é garantia de uma rica leitura. É arte!

28/10/2011

Identifique-se!
Foi engraçado como eu "achei" esse livro. Estava num dia estressante e fui pra livraria, apenas ficar por lá, vendo livros e relaxando. Quando vi a capa e achei interessante. Não havia lido anda da Martha ainda, então não fazia ideia de que poderia ser bom. Peguei um exemplar, sentei numa poltrona da livraria e comecei a ler: não larguei mais!
Li, li, li e quando dei por mim já estava na metade do livro...Não tinha jeito, eu precisava ir embora, então o que fiz? Comprei pra terminar a leitura. Resultado: li todo no mesmo dia.

A narrativa é toda em primeira pessoa, de uma mulher passando pelo fim de um relacionamento, é impossível não se identificar!
Martha descreve de forma magistral todas as nuances do fim de uma relação, os pensamentos, os sentimentos, são detalhados com tanta precisão que você se sente dentro do livro.
Prende a atenção e é de uma intensidade ímpar!
Quem já passou pelo fim doloroso de um relacionamento vai se identificar!

Vinícius 16/01/2014

Fora de si
“Passei a ocupar meus dias pensando sobre o que, afinal, é isso que todo mundo enche a boca para chamar de amor, como se fosse algo simplificado: defina em meia dúzia de frases, é fácil querida.
É fácil? Pois a querida não entende como uma palavrinha tão simples formada por apenas duas vogais e duas consoantes pode absorver um universo de sensações contraditórias, diabólicas, insensatas, incandescentes e intraduzíveis. O que é amor? Já tentei explicar a mim mesma e, por mais que tente, jamais conseguirei atingir e essência dessa anarquia que dispensa palavras.”

Esse é um dos muitos trechos marcantes do livro que venho apresentar hoje para vocês. Trata-se do “Fora de mim”, de autoria da renomada escritora gaúcha Martha Medeiros. Ela, que se revelou como expoente da poesia brasileira no final dos anos 80, ganhou popularidade nacional como cronista dos jornais Zero Hora e O Globo, e recentemente com o sucesso estrondoso do romance Divã, adaptado para o teatro e para o cinema.
Fora de Mim foi lançado durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira do livro a céu aberto da América Latina, e de cara, foi o segundo livro mais vendido de todo evento.
É uma história aparentemente simples, de uma mulher sem nome, que poderia muito bem ser qualquer uma, ou então ser somente mais uma em meio a tantas que sofrem por uma desilusão amorosa. Poderia, mas graças ao inconfundível jeito de narrar de Martha Medeiros, não é. A narradora-personagem o tempo todo tece uma carta ao seu grande amor, seu ex-marido, o seu verdadeiro carrasco nessa guerra de sentimentos que foi o relacionamento entre os dois. Através dessa personagem, Martha Medeiros mais uma vez consegue adentrar profundamente na alma feminina, revelando-a cheia de contradições, de pontos fortes, fracos, incoerentes e intensamente sentimentais; ela lê de forma surpreendente tudo o que uma decepção amorosa pode ocasionar em uma mulher. Aos poucos, a narradora-personagem vai introduzindo elementos que norteiam a visão dos leitores em relação à sua conturbada vida, e esta vai tomando rumos muito surpreendentes. Irão fazer parte também de toda essa trama o simpático homem que ela cumprimentava todas as manhãs no parque, mas que sequer sabia seu nome, e também a atual esposa do seu ex, que, contrariando o óbvio, não se tornará sua inimiga.
Fora de mim sem dúvida vai te deixar fora de si.

babizinhafarias 29/11/2011

"O amor é uma subversão, e seu vigor nunca será encontrado em amizades ou parentescos." Pg. 122

Apaixonei-me por Martha Medeiros quando conheci o seu livro “Doidas e Santas”. Não conheço muito de sua narrativa, mas os digo, a mulher sabe como nos prender. Talvez, seja esse meu momento de introspecção é que tenha me ajudado a consumir tão rapidamente as páginas e me apreendido tanto em suas palavras, que mais pareciam de consolo. Sim, é de teor melancólico, mulherzice e apaixonado. Mas indico aos homens também.

Soasse simples falar de amor, contudo ela tece o amor que estamos acostumados a sentir e a presenciar no cotidiano. Nada de conto de fadas, vida real. O amor unilateral; o rompimento de casamentos de longa data e aquele sentimento que permanece; reergue-se e apaixonar-se de novo; a culpa, a raiva... Na história de três mulheres. Ou, quiçá, a história de outras tantas mulheres.

“Fora de mim” é um convite para que não vivamos às margens de nós mesmos. Uma fuga de tudo aquilo que nos prende no habitual, costumeiro e da rotina.

Luciane 29/12/2011

É um bom livro. É sobre o desespero do término de um amor (ou seria paixão?). É tranquilo de ser lido.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Andressa 08/02/2012

Estava desejando esse livro fazia um tempo e assim que o tive em mãos comecei a ler e terminei em um dia. É incrível o poder que a Martha tem de nos prender e de entender tão bem os desejos e anseios de nos mulheres. Amo!

jo 20/05/2012

Uma cronica cheia de sentimentos verdadeiros.Relata o fim de um relacionamento doentio que a gente ve muito hoje em dia.
Interessantíssimo!!!!!

bruninha 14/10/2012

amor sofredor ..
o amor na verdade e um sentimento mto belo e ao msmo tmp assustador .. muitos amam muitos deixam de amar e muitos nem sabem o que e o amor justamente por nao ter havido a pessoa ideal para le mostrar o AMOR..

Jhuly 26/04/2013

Todo mundo já passou por isso um dia ou vai passar.
O livro conta a história do fim de um relacionamento que ao mesmo tempo que parece ser tão bom, é a nossa âncora. Eu gostei bastante do livro e me identifiquei bastante com a situação, acho que todo mundo já passou ou ainda vai passar por essa situação. Eu tinha criado muita expectativa nesse livro, e ele felizmente não me decepcionou, é uma ótima leitura.

Rui Alencar 20/07/2013

Pag. 105...faltava o charme da descompostura...uma desordem que a personalizasse...

Pag. 109...saber é mais divertido do que supor.

Pag. 114...incorporei você na minha dieta sem me importar com o veneno que você continha.

Pag. 122...O amor é uma subversão, e seu vigor nunca será encontrado em amizades ou parentescos.

Pag. 123...nunca gostei de pausas nem mesmo na estrada para ir ao banheiro e tomar uma água, queria sempre seguir em frente, a constância para mim era sinônimo de paz, uma paz sem perder o pique, sem perder velocidade, uma paz dinâmica, diferente da paz dos cemitérios, da paz da solidão.

Patrícia 16/10/2013

Fora das ilusões
Eu sempre acreditei que os livros me chamavam. É estranho dizer que sou escolhida por um livro quando na verdade nós escolhemos o que ler. Na maioria das vezes, os livros que mais me tocaram, e que me marcaram foram aqueles que não tive a intenção de ler, foram os livros que simplesmente estavam na hora e no lugar certo, pararam nas minhas mãos sem serem procurados ou desejados. Foi assim que encontrei “Fora de Mim” de Martha Medeiros...
(Leia mais em no blog)

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/10/fora-de-mim-martha-medeiros.html

Felipe Lucchesi 22/10/2013

Quando a personagem fala com o leitor
Se você acabou um relacionamento tende a se identificar muito com a personagem/narradora dessa história,mas se você está solteiro há algum tempo ou namorando, se identificará de alguma forma, pois esse livro é um daqueles que a personagem fala com o leitor.
A escritora Martha Medeiros(que sou fã e baba ovo assumido há muito tempo) consegue aos poucos conquistar o leitor através das suas palavras bem colocadas e pensamentos traduzidos em frases perfeitas.
Aconselho ler essa obra com um bloquinho do lado, pois assim,poderá anotar os vários trechos interessantes que irá querer levar para o resto da vida.
Se você acha que encontrará um daqueles romances melosos "a la Sabrina" está totalmente enganado!
De fato é um romance, mas se eu pudesse defini-lo numa só palavra seria:reflexão, pois ao mesmo tempo que há uma conversa que a escritora estabelece entre personagem e leitor, a reflexão sobre relacionamentos também é estabelecida e no meu caso, foi além da última página lida.

Felipe Lucchesi

site: http://descobrilendo.blogspot.com