Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

Luciano Otaciano 01/12/2021

Livro bom, mas não espere muito da obra!
Sempre tive curiosidade em conhecer a escrita do autor, sendo assim fui desbravar seu livro. Já tinha ouvido sobre as obras de Aquino antes – principalmente sobre o sucesso Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – e a curiosidade era enorme. Com o burburinho em volta do primeiro romance depois de 16 anos, aproveitei o hype para começar a me aventurar pelas obras do autor. Já começo falando, então, que Baixo Esplendor não foi nada do que eu estava esperando. Foi bom e ruim ao mesmo tempo e já vou explicar o motivo. Confira abaixo!
Acompanhamos a história de Miguel, um agente da Inteligência da polícia civil que está se infiltrando em uma quadrilha de ladrões de carga. O interessante é que Miguel não é o nome verdadeiro do nosso personagem e, para o desespero dos leitores futriqueiros, nós nunca ficamos sabendo como ele realmente se chama. O problema inicial deste livro é conseguir entender como a narrativa se desenvolve. A falta das marcações de diálogo pode ser uma pedra no sapato de alguns leitores. Particularmente, gosto desse estilo de escrita – mais ou menos o que lemos em Pessoas Normais, de Sally Rooney – e não tive muitas complicações relacionadas a esse desenvolvimento especificamente.
O que me impediu de mergulhar na história foi a linha temporal. Simplesmente, não há uma indicação de que estamos lendo uma cena do passado ou até mesmo uma do futuro. Aquino faz quebras nos capítulos – que são um pouco extensos, diga-se de passagem – e deixa nas mãos do leitor a capacidade de encaixar determinada cena na cronologia dos eventos. Confesso que demorei umas 80 páginas para conseguir, de fato, adentrar na narrativa. Porém, depois desse início um tanto conturbado, engatei direto na leitura e só parei quando cheguei na página dos agradecimentos. Dá pra entender o hype em cima da escrita de Marçal Aquino. Apesar da fluidez da história, o autor não poupa quando o assunto é pegar o leitor com sua escolha de vocabulário. Não que seja uma leitura difícil – pelo contrário -, mas a escrita tem o seu quê de requinte.
Contudo, uma bela escolha de palavras não é tudo, não é mesmo?
Senti falta de uma profundidade maior nos personagens. Principalmente, no interesse amoroso de Miguel, Nádia. Não temos uma grande cena ou um diálogo marcante que inicie o relacionamento deles. Quando nos damos conta, os dois já estão nus no sofá e aproveitando a intensidade da nova paixão. A própria relação de Miguel com Ingo, o chefe da quadrilha, não é tão desenvolvida. Tudo parece muito “fácil” para o protagonista. Logo já se envolve com os ladrões e se torna o braço direito do chefe sem nenhuma pulga atrás da orelha. Poderia, sim, ter um pouco mais de páginas para que esses pequenos detalhes fossem mais trabalhados. No fim das contas a obra tem o seu brilho. Em resumo, BAIXO ESPLENDOR é uma ótima pedida para quem gosta de romances policiais e de ser desafiado por uma leitura que, de início, te joga num breu até você encontrar certas respostas. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!
Diego 18/12/2021minha estante
Acabei de terminar a leitura e adorei o livro! E minhas únicas ressalvas são as mesmas que você levantou. Em alguns momentos fiquei confuso com a linha temporal e também achei que o romance de Miguel e Nádia podia ser mais aprofundado. No mais, baita livro

Luciano Otaciano 19/12/2021minha estante
Que bom que curtiu. O livro é muito bem escrito realmente!

Pedro.Alves 09/11/2021

4.2?
(+17)

Vamos lá.

Eu gosto muito da maneira como o Marçal Aquino escreve e conta duas histórias, e aqui eu tive a confirmação desse fato. Mas se você não gostou de "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", eu acho que tem poucas chances de você gostar desse e o contrário também é verdadeiro.

Eu fui ler sem a menor idéia do que eu ia encontrar aqui, só vi tinha uma média boa de avaliações e como eu gostei do outro livro do autor dei uma chance a esse, e sinceramente foi o melhor que eu podia ter feito.

Mano, essa é uma história de máfia na época da ditadura militar, e ainda tem um romance (um pouco parecido com o do "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios"), o autor tinha a faca e o queijo na mão e conseguiu fazer um ótimo trabalho.

Mas por que essa nota? Simples, eu tô um pouquinho cansado desse tipo de romance que o autor bota, sei lá, não tem como pegar leve? Isso é mais pela minha vibe do que pelo livro em si, mas isso influenciou minha nota.

Além de eu achar que o livro se perdeu só um pouquinho nessa coisa de querer dar um panorama geral das coisas, é uma escolha narrativa boa? Sim, mas isso não impediu que eu me perdesse um pouco.

No geral é um livro muito bom. Ainda prefiro o outro? Sim, mas ele quase conseguiu chegar lá.

Recomendo!

Jackeline.L 17/07/2022

Essa leitura foi uma surpresa para mim, tendo em vista que sempre tive vontade de ler, mas demorei um pouco para adquirir o livro.
Gosto da forma que a história se desenrola e envolve o leitor, tiveram momentos que não queria parar de ler para saber o que aconteceria com os personagens.
Um ponto é que gostaria que tivesse mais páginas, fiquei com vontade de saber mais detalhes sobre determinada parte ou alguns momentos que fiquei na expectativa de acontecerem, mas de qualquer forma, gostei dessa leitura.
DANILÃO1505 17/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Anderson 12/06/2021

Impossível largar.
Marçal Aquino mais uma vez mostrando ser um dos grandes escritores contemporâneos brasileiros, construindo uma trama que nos prende do início ao fim.

Miguel, um investigador da polícia civil, se infiltra em uma quadrilha de roubo de cargas, mas ao conhecer a irmã do chefe da quadrilha, se apaixona loucamente e inicia um relacionamento que pode vir a atrapalhar os rumos da investigação.

Malé 07/06/2021

Venci o preconceito
Estava com receio de ler esse livro, já que não tinha curtido muito ?eu receberia...? do mesmo autor.
Gostei bastante e foi bem gostoso e rápido (pra mim) de ler.

Isadora Silva 11/10/2021

Marçal volta com maestria
Baixo esplendor é o segundo romance do Marçal Aquino e mais uma vez ele fez tudo. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios foi tão bom que fui para esse com altas expectativas e não me arrependi.

O livro acompanha um agente da polícia que se infiltra em uma quadrilha especializada em contrabando e roubo de cargas. Miguel é seu pseudônimo e sua função é identificar o grupo para que sejam presos em uma grande ação policial, mas cada vez que ele se entrega ao papel, fica difícil distinguir atuação de realidade, principalmente por conhecer e se apaixonar por Nádia, a irmã do chefe. Ele acredita que no momento certo será fácil romper, mas seus planos correm perigo.

Baixo esplendor é denso e violento, Marçal é excelente na narração e consegue tecer uma história onde o tempo muda muito rápido e ainda assim não é possível se perder na história. Estar ao mesmo tempo observando a polícia e o criminoso agindo é interessante demais, você se envolve e fica do lado dos dois.

Assim como no outro livro dele, a personagem feminina tem um forte teor sexual, mas que são amadurecidas dentro da narrativa e os protagonistas irresistíveis, me soa forçado, mas isso não tira a beleza da história.

Apesar dos muito personagens, tudo é ligado com muita maestria, o enredo é bem amarrado e o final arrebatador. Superou minhas expectativas e eu queria e espero mais do Marçal, um excelente representante da literatura contemporânea nacional.

José Cláudio 07/10/2021

Romance policial muito bem escrito, sem pontas soltas e com personagens que cativam. Retrata bem o espírito da época (ditadura militar) e pra finalizar são poucos os que escrevem sobre o amor como Marçal Aquino

Mary Manzolli 23/08/2021

Me surpreendi
Lançado em abril deste ano, Baixo esplendor é um romance policial, ambientado na São Paulo, dos anos 70, período brutal da ditadura militar. Miguel é um agente da inteligência da polícia civil que se infiltra em uma quadrilha de roubo de carga. Ganhando a confiança de Ingo, o chefe da quadrilha, Miguel se encontra frente à oportunidade de finalizar com muito exito a operação mais importante da sua vida.

O que Miguel não contava era que, ao ser apresentado à irmã de Ingo, Nádia, uma atração mútua ocorreria entre eles de forma muito intensa. Acreditando que não teria problemas para romper com Nádia no momento oportuno, Miguel se deixa envolver, estabelecendo um relacionamento, altamente, erótico e emocional com a irmã do criminoso, mas nem tudo sai como o esperado e Miguel se apaixona por Nádia.

Marçal Aquino consegue, nesta obra, prender a atenção do leitor de forma muito eficaz, uma vez que, iniciadas as sequencias de acontecimentos, fica muito difícil encontrar distrações para abandonar a leitura.

A viagem no tempo é uma atração a parte pois nos insere nos anos 70 através de detalhes na narrativa, de um tempo em que circulam Gordinis, Aero Willys, Corcéis e Opalas; Mazzaropi faz sucesso nos cinemas; Love me or leave me alone embala as noites nas casas noturnas e as Frenéticas imperam na TV; ao mesmo tempo o país sofre com um período de asfixiante repressão política. Embora o momento político seja apresentado apenas como pano de fundo para a estória, existem momentos em que a narrativa acerca da brutalidade das torturas, da truculência e corrupção do Estado, são colocadas de forma perturbadora e muitas vezes mais violentas do que àquelas realizadas pelos criminosos comuns.

A linha temporal se alterna entre presente e passado, sem prévio aviso, muitas vezes dentro de um mesmo capítulo e talvez possa causar alguma confusão para leitores menos atentos, porém na minha percepção, a trama bem escrita, o domínio da cena e os fatos amarrados de forma coesa, fazem com que as alternâncias de tempo tornem tudo ainda mais interessante e misterioso, permitindo que o autor controle as informações a nós passadas, nos mantendo sempre curiosos sobre os acontecimentos.

Uma leitura leve e agradável, aparentemente, despretensiosa, visando apenas nos dar o prazer do encantamento com a estória, mas é aí que nos enganamos pois nas entrelinhas somos confrontados com a face humana das personagens que, desafiando todos os esteriótipos, expõem suas falhas, contradições, medos e dúvidas, abrindo importantes reflexões sobre as mais variadas formas de ambições e como a história e vivência de cada pessoa podem levar por caminhos distintos e impensáveis.

Paulinha 17/03/2022

Marçal Aquino é um escritor que nunca decepciona, apesar de ter gostado mais de, ?eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios?, esse livro é muito bem escrito, tem uma trama igualmente instigante, com personagens humanos, que tem suas fraquezas.
Miguel é um personagem incrível que mostra suas fraquezas e seu amor genuíno por Nádia.
Amei a história e o final me deixou ??

Angelo.Lemos 21/11/2021

Literatura cinematográfica
Amores, sexo, traições, saudades, tiros, crimes, investigações, vingança, ditadura militar anos 70, solidão, corações, ódio, amizade, inveja, prazer, orgasmos, prostituição, vida, morte, são Miguel Arcanjo, sangue, sangue, sangue... Um romance policial demasiadamente pulsante. Sem dúvidas Baixo esplendor entrou para a lista dos meus favoritos dos contemporâneos.

Júlia 11/01/2023

Uma história já contada
O enredo do livro parte de uma história que já conhecemos bem, muito presente na sétima arte e na literatura, na qual um policial se infiltra numa quadrilha e acaba se envolvendo talvez mais do que deveria, o que a diferencia desse clichê que nos já tanto sabemos é a habilidosa e envolvente escrita de Maçal Aquino, e não podemos negar que apesar de estar no paradigma popular a premissa não deixa de ser magnética.
O que também difere a obra das demais é a construção do tempo, que não se da de forma linear, mas sim intercala o passado, o presente e o futuro, o que atiça a curiosidade do leitor e torna a leitura hipnotizante.
Apesar dos pontos positivos, é aquela história que já conhecemos pelos olhos de Maçal Aquino, então, se você busca inovação talvez não seja o ideal, já se há a busca pelo entretenimento o livro surpreende as expectativas e prende o leitor até a última página!

Pfmirand 21/08/2021

Baixo explendor é uma história que prende sua atenção e te faz querer devorar o livro. A escrita do Marçal é tão detalhada que vc consegue facilmente projetar as cenas mentalmente. Recomendo demais!

Licia Maria 29/01/2022

Baixo
Eu adoro a escrita de Marçal Aquino. O pé na literatura marginal; a forma como todos os detalhes da história estão sempre escancarados e mesmo assim surpreendem; a visão peculiar de amor; a tensão sexual, voltas e reviravoltas. Tudo amarradinho.

"Existem diversas maneiras de descrever um fato, mas apenas uma será fiel. Em geral, a menos verossímil".