Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

Marcele 22/03/2022

Policial
A narrativa conta sobre um policial infiltrado em uma quadrilha de bandidos especializada em tráfico em um período tenebroso da década de 70 durante a ditadura militar no Brasil. O chefe Ingo, logo se afeiçoa ao personagem quase o tornando um braço direito, trazendo para o seio de sua família onde Miguel, nosso protagonista, conhece Nádia, irmã de Ingo, uma mulher exuberante que desperta um desejo incontrolável no policial.

Kirsch 17/02/2022

Acredito que tenha sido meu primeiro romance policial e acho que estreiei muitíssimo bem. Gostei bastante do livro do Marçal Aquino, leitura muito fluída, rápida, não da vontade de parar de ler.

Ed Bortolotte 03/06/2023

Um futuro filme?
Essa aventura policial pode ser facilmente vista como um roteiro que se encaixaria perfeitamente em um filme para os cinemas.

A história é envolvente mesmo que os personagens não sejam tão desenvolvidos sentimentalmente. Tem sentimento. Mas não é algo a ponto de nós emportarmos tanto com a vida daqueles que o carregam.

Mas é um ótimo livro. Me surpreendeu! Estava esperando algo mais "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" e fui agraciado com uma drama alá Martin Scorcese.

nye 16/05/2023

(demorei a ler pq aparentemente agora eu só sou capaz de me concentrar pra ler se estiver no ônibus e eu tive um mês e meio de férias no meio disso)

Me decepcionou muito sinto que o protagonista e razo o que é interessante de se pensar já que são dados tantos detalhes sobre ele mas parece que nenhum deles chega a lugar nenhum é quase como se ele não tivesse uma personalidade, já o interesse romântico tem como personalidade ser muito gostosa, gostar de roupas, sapatos e de dançar (além de descontrole na bexiga) no fim não consegui me apegar a nenhum deles ou aos montes de secundários que a trama tem. A leitura do livro é fácil e as descrições são bem feitas, eu teria terminado rápido se não fosse pela minha mania de ler no ônibus mas a história em si não tem nada demais e não leva a muita coisa, existem pequenos detalhes colocados na história mas sinto que são dispensáveis, é quase um desperdício eu sinto q essa prática dos detalhes funcionava muito bem no livro anterior e no fim pela trama faca me senti simplesmente lendo páginas e mais páginas de male gaze.

Nani84 23/04/2023

Primeiro livro do autor e já fui pega. A trama e a escrita e o cenário são muito envolventes e te faz querer ler freneticamente. Pronta para ler mais Marçal.

milacrodrigues 31/01/2023

Se ele escrever receitinha de bolo, eu leio!
Eu sempre me surpreendo como o Marçal faz o uso das palavras. Simplesmente não sei explicar, mas é algo que me cativa demais!

Ele pegou uma trama já batida, que todo mundo em algum momento já se deparou na vida, e fez algo lindo! É intenso quando tem que ser, é sensual, é misterioso. A linha temporal pode ser confusa a início, mas, prestando atenção, o final fica surpreendente e te bota pra relembrar certos pontos! E mesmo perdendo um pouco o fio, ao ler o final, você ainda vai relembrar outros pontos, porque tudo se conecta de maneira maravilhosa.

Eu sou fã demais da escrita do Marçal. Não tem jeito, ele sempre me pega!

GiuLaganá 02/04/2023

Marçal Aquino e seus livros bem escritos
Terceiro livro que leio do autor e gostei. Não adorei, mas gostei. Leitura envolvente, com trama bem construída e final instigante.
Romance policial? Acho que sim. De um policial, pelo menos.
A vida cobrando o passado e o passado regendo o futuro.