Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

Patricia.Araujo 09/11/2022

Maravilhoso, umas das melhores escritas existentes, Marçal Aquino transforma qualquer cena banal em algo interessante a ser lido, sensacional. Ajudou a me interessar e acender mais a paixão pela nossa literatura nacional e tudo aquilo que fazem nos identificarmos seja regionalmente ou expressões que só nós brasileiros conhecemos, com seus romances absurdamente envolventes, trágicos e poéticos.

Cristian Monteiro 23/02/2022

Tensão e tesão do início ao fim.
"Baixo Esplendor", o retorno de Marçal Aquino que não lançava um romance adulto desde "Eu receberias as piores notícias dos seus lindos lábios", demonstra o melhor do autor: narrativa forte e atrativa aliada a um texto tão bruto, áspero e agressivo como também sentimental, o que torna tudo muito intenso.

Aqui ele narra uma operação policial em que Miguel, codinome do protagonista, se infiltra numa rede de contrabandista com o objetivo de desmanchar a quadrilha, se torna então amigo do lider e acaba se envolvendo com a irmã dele, Nádia, uma relação tórrida que ultrapassa a barreira do tesão.

Aquino sabe como ninguém equilibrar a ação intensa, a violência e criar um cenário todo sensorial (descreve cheiros, sensações) é quase como se tivéssemos na pele do protagonista, sentindo seus toques e arrepios, e com isso cria uma gama de personagens tão viscerais como humanos.

Talita 02/11/2021

Marçal Aquino não decepciona.
Furei a fila de leitura para iniciar, ainda em 2021, este livro. Desde que li ?Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios?, eu estava ansiosa para ler algo novo do autor.

E, olha, não decepcionou. Marçal Aquino sabe como levar nos levar para dentro da história sem escapatória.

Com certeza, passarei uns dias ruminando tudo. Especialmente, o final.

Icaro 17/09/2022

Excelente!
Mais um grande livro de Marçal Aquino. Trama envolvente com uma história incrível repletas de elementos narrativos bem desenhados.

Eddie.Erikson 16/11/2021

Supreenda-se também como foi comigo! Ótimo livro, perfeito! Recomendo!!! Quero agora conhecer outras obras do autor.

alenikollas 20/09/2023

Baixo esplendor foi a primeira leitura de Marçal Aquino, uma que eu estava muito ansioso pra fazer, ainda mais depois de conhecer o autor na Feira do Livro. O livro é uma novela policial muito bem escrita e que prendeu minha atenção desde a primeira pagina.

De forma resumida, o romance acompanha Miguel, o protagonista, um policial infiltrado em uma quadrilha com o objetivo de prende-los, mas que acaba criando relações intensas e perigosas enquanto estava disfarçado com a irmã de um dos bandidos, Nadia. Em alguns momentos, o livro se alterna entre presente e futuro, o que pode ser um pouco confuso, mas não é um fator que atrapalhe de fato a leitura. Apesar do livro se passar durante o periodo da Ditadura Militar, esse fato não fica tão explicito durante a leitura.

Repleto de momentos tensos, de escolhas duvidosas e de casos de amor, a obra combina muito bem ação, suspense e romance ao longo dos capitulos. Recomendo muito para quem é fã de historias policiais! Você certamente não vai se decepcionar, Baixo Esplendor é um prato cheio de ação!

Willian Nicácio 10/09/2022

A literatura nacional precisa de mais atenção!
Um livro simples e muito bem escrito por Marçal Aquino. História interessante e excitante, terminei o livro e fiquei triste ficou um gosto de quero mais, é isso que faz um livro ser inesquecível.
Marçal nos traz uma trama muito bem escrita e muito bem amarrada, com personagens palpáveis e diálogos que faz o texto parecer verdadeiro, me sentia na história.
A literatura brasileira precisa de mais atenção, devemos dedicar mais aos nossos escritores. Temos muitas pedras preciosas e grandes obras.
E um absurdo e muito triste que um arquiteto das letras como Marçal fique mais de 16 anos sem publicar um livro, porque nos leitores brasileiros não lemos nosso próprio "povo".
Favoritei o livro com toda certeza!
Leia pessoal vamos dar mais atenção a nossa literatura e aos nossos grandes escritores.

Vanessa.Gomes 25/07/2023

É possível se apaixonar pelo escritor? Pois, toda vez me ocorre com o Marçal Aquino. É a segunda obra dele que leio (a primeira, e minha favorita, "Eu Receberia As Piores Notícias dos Teus Lindos Lábios").
Uma vez dentro da leitura, me senti submersa. E cativada. A escrita dele me pega bastante.
Esperava mais do final (o nosso dom de florear tudo, né?!) Talvez isso fale mais sobre mim do que sobre o livro, de fato.

Sem spoilers =)

Renata 19/01/2023

Simples e dinâmico
Muito bem escrito, no vai e vem temporal e na perspectiva de vários personagens.
Miguel é um agente infiltrado investigando uma quadrilha de roubo de cargas. Ele consegue se aproximar do chefe do bando e sua investigação o leva a conflitos pessoais.
Vale a leitura.

Ju 03/01/2022

Primeiro livro de 2022. Uma abertura de ano perfeita.

Do autor, só tinha lido "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", o qual já tinha me encantado pela forma de escrita.
Não foi diferente com "Baixo Esplendor", que manteve encantada com cada detalhe.

A história em si não é muito original, mas os personagens, a narrativa e os detalhes ganharam meu coração.

Indico.

Fiquei com um vazio, querendo mais.

Gio 07/02/2023

A irreverência Marçal
Eu leria até um livro de receitas escrito por Marçal.
Depois de me apaixonar perdidamente pelo ?eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios? e achar que nenhum outro chegaria aos pés, Baixo Esplendor se iguala sendo incrível a cada capítulo.
Só Marçal consegue pegar um assunto tão batido e escrever de modo que me fez varar a madrugada lendo, amei demais!
Vale muito a leitura!

_Mi 02/02/2022

Quando um policial não é tão durão
Conheci Marçal Aquino através do livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, impactada por esse livro busquei outras obras dele e assim cheguei em Baixo Esplendor. Dessa forma, o que posso dizer é que a busca não decepcionou. Com uma escrita ágil que mistura os tempos vividos pelos personagens e uma humanização dos romances polícias o livro é daqueles que você lê em um fôlego só. Livro muito bom que conseguiu reforçar a minha admiração pelo autor.

Eduardo Santos 07/05/2021

Não é tão bom quanto o antigo mas a leitura é tranquila, não senti que houve muita emoção.