Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

Marcelo Costa 24/06/2023

A história se desenrola em um cenário intrigante, onde o personagem principal, um agente da polícia civil durante a ditadura militar no Brasil, se vê envolvido com a irmã de um chefe de quadrilha de bandidos sob investigação. O enredo habilmente construído apresenta uma série de mistérios e segredos que mantêm os leitores ávidos por mais e agrada aqueles que curtem literatura policial/investigativa.

Licia Maria 29/01/2022

Baixo
Eu adoro a escrita de Marçal Aquino. O pé na literatura marginal; a forma como todos os detalhes da história estão sempre escancarados e mesmo assim surpreendem; a visão peculiar de amor; a tensão sexual, voltas e reviravoltas. Tudo amarradinho.

"Existem diversas maneiras de descrever um fato, mas apenas uma será fiel. Em geral, a menos verossímil".

Camila Magda 13/01/2022

Marçal Aquino é um autor surpreendente, todos os personagens bem construídos, tenho vontade de ler sobre cada um deles.
Amei.

Teca Fernandes 22/08/2023

Recheado de brasil
Comecei a ler Baixo Esplendor numa quarta, estava muito cansada, o dia tinha sido pesado. A ideia era desacelerar para adormecer. Mero engano. Devorei o livro em dois dias!

Me peguei aflita e envolvida com o objetivo do agente Miguel: infiltrado numa quadrilha que roubava cargas. Ingo, Moraes, Elvis, Nádia e tantos outros personagens, tão bem construídos, me pegaram de jeito.

Eu já queria ler algo do jornalista Marçal Aquino, especialmente me chamou muito a atenção o livro "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" (mais o título que o livro, admito) e então me deparei com o Baixo Esplendor e estou muito feliz com a escolha.

Adoro essa escrita meio Mutarelli, recheado de brasil (minúsculo mesmo, de tanto que tentamos escondê-lo), de sangue, sujeira, tesão puro e de malandragem.

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

Júlia 11/01/2023

Uma história já contada
O enredo do livro parte de uma história que já conhecemos bem, muito presente na sétima arte e na literatura, na qual um policial se infiltra numa quadrilha e acaba se envolvendo talvez mais do que deveria, o que a diferencia desse clichê que nos já tanto sabemos é a habilidosa e envolvente escrita de Maçal Aquino, e não podemos negar que apesar de estar no paradigma popular a premissa não deixa de ser magnética.
O que também difere a obra das demais é a construção do tempo, que não se da de forma linear, mas sim intercala o passado, o presente e o futuro, o que atiça a curiosidade do leitor e torna a leitura hipnotizante.
Apesar dos pontos positivos, é aquela história que já conhecemos pelos olhos de Maçal Aquino, então, se você busca inovação talvez não seja o ideal, já se há a busca pelo entretenimento o livro surpreende as expectativas e prende o leitor até a última página!

Pfmirand 21/08/2021

Baixo explendor é uma história que prende sua atenção e te faz querer devorar o livro. A escrita do Marçal é tão detalhada que vc consegue facilmente projetar as cenas mentalmente. Recomendo demais!

Eddie.Erikson 16/11/2021

Supreenda-se também como foi comigo! Ótimo livro, perfeito! Recomendo!!! Quero agora conhecer outras obras do autor.

Beatriz 07/01/2023

Achei legal a ideia de abordar a vida e os dilemas de um policial infiltrado, as surpresas que a vida prepara, como se apaixonar em uma de suas missões? não gostei mto do final, achei que poderia ser diferente, faltou um último encontro entre Miguel e Ingo. E as idas e vindas entre passado, presente e futuro acaba deixando a leitura um pouco confusa, não me agradou mto.

Icaro 17/09/2022

Excelente!
Mais um grande livro de Marçal Aquino. Trama envolvente com uma história incrível repletas de elementos narrativos bem desenhados.

luizguilherme.puga 13/09/2021

Trama policial de leitura rápida e fluída e que se presta bem ao que se propõe: Entreter. Não espere grandes discussões filosóficas ou existenciais, tampouco a discussão de temas relevantes como política, violência ou racismo. É um livro pra passar o tempo. Não obstante isso, faço várias ressalvas a história: vários erros temporais e de continuidade, inverossimilhança, furos, coincidências pouco críveis que nos fazem duvidar um pouco da nossa inteligência.

Talita 02/11/2021

Marçal Aquino não decepciona.
Furei a fila de leitura para iniciar, ainda em 2021, este livro. Desde que li ?Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios?, eu estava ansiosa para ler algo novo do autor.

E, olha, não decepcionou. Marçal Aquino sabe como levar nos levar para dentro da história sem escapatória.

Com certeza, passarei uns dias ruminando tudo. Especialmente, o final.

Barbara 11/01/2023

Eu leria qualquer coisa que o Marçal Aquino escrevesse. Dito isso, demorei pra ler esse livro. Acho que por medo que ele acabasse, e então eu não teria mais um livro novo dele pra ler.
Enfim, acabei lendo bem rápido esse livro e gostei muito da história. De certa maneira os personagens me lembram um pouco os do ?eu receberia??, que é um dos meus livros favoritos. A diferença aqui é que a personagem feminina é bem distinta.
Eu amo como o Marçal Aquino descreve as cenas mais lascivas e também as cenas tristes e de ação de forma a parecer poesia.
Não superou minhas expectativas, mas eu amei demais a experiência de ter um frescor dele pra que eu pudesse matar a saudade. Espero que venham mais por aí.

bea 27/12/2022

3 ESTRELINHAS
Marçal de Aquino é um dos autores que mais me surpreenderam ao longo das minhas muitas leituras, mas talvez sua maior obra prima, até então, tenha sido Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios.

Pois foi com aquela obra na mente que iniciei esta. O título e a capa já chamam atenção e atraem, e junto ao talento do escritor, me fizeram desejar que esse fosse meu último livro do ano.

Apesar de achar bom e bem escrito, não é muito surpreendente e fascinante. É uma boa história, mas somente isso. Vale a pena pela literatura brasileira presente em cada linha.