Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

Willian Nicácio 10/09/2022

A literatura nacional precisa de mais atenção!
Um livro simples e muito bem escrito por Marçal Aquino. História interessante e excitante, terminei o livro e fiquei triste ficou um gosto de quero mais, é isso que faz um livro ser inesquecível.
Marçal nos traz uma trama muito bem escrita e muito bem amarrada, com personagens palpáveis e diálogos que faz o texto parecer verdadeiro, me sentia na história.
A literatura brasileira precisa de mais atenção, devemos dedicar mais aos nossos escritores. Temos muitas pedras preciosas e grandes obras.
E um absurdo e muito triste que um arquiteto das letras como Marçal fique mais de 16 anos sem publicar um livro, porque nos leitores brasileiros não lemos nosso próprio "povo".
Favoritei o livro com toda certeza!
Leia pessoal vamos dar mais atenção a nossa literatura e aos nossos grandes escritores.

nye 16/05/2023

(demorei a ler pq aparentemente agora eu só sou capaz de me concentrar pra ler se estiver no ônibus e eu tive um mês e meio de férias no meio disso)

Me decepcionou muito sinto que o protagonista e razo o que é interessante de se pensar já que são dados tantos detalhes sobre ele mas parece que nenhum deles chega a lugar nenhum é quase como se ele não tivesse uma personalidade, já o interesse romântico tem como personalidade ser muito gostosa, gostar de roupas, sapatos e de dançar (além de descontrole na bexiga) no fim não consegui me apegar a nenhum deles ou aos montes de secundários que a trama tem. A leitura do livro é fácil e as descrições são bem feitas, eu teria terminado rápido se não fosse pela minha mania de ler no ônibus mas a história em si não tem nada demais e não leva a muita coisa, existem pequenos detalhes colocados na história mas sinto que são dispensáveis, é quase um desperdício eu sinto q essa prática dos detalhes funcionava muito bem no livro anterior e no fim pela trama faca me senti simplesmente lendo páginas e mais páginas de male gaze.

Lucas.Macedo 10/07/2021

Bom livro!
Eu sou muito fã do Marçal Aquino, por conta do livro "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", então fui ler com muita expectativa.

Confesso que demorei um pouco para me conectar com a história, mas, com o decorrer da história e do aumento da presença da relação de Miguel com Nádia, o livro me cativou.

Gostei bastante do livro, apesar de, em alguns momentos, não ter achado o ritmo da narrativa tão fluido como eu gostaria.

Cinara 17/08/2021

O que esperar de um escritor contemporâneo?
Há 16 anos sem publicar um livro( desde o sucesso do maravilhoso " Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", Marçal Aquino, lança em abril deste ano "Baixo Esplendor". Um romance policial, embalado por uma paixão ardente.

O que eu posso dizer? Que eu esperava mais? Sim! Mas por que?

A narrativa é muito bem construída, os personagens bem elaborados, apesar do emaranhado de acontecimentos, não fica nenhum fio solto, tem momentos que dá até mesmo pra molhar a calcinha( ops)...Então o que não me agradou? Ou melhor, por que não me agradou totalmente?

Sempre penso que  EU deveria ler mais autores brasileiros contemporâneos, ao ponto de me sentir culpada, em falta mesmo...Com o caos que este país se encontra, deve ter verdadeiros gritos e alertas em milhares e milhares de páginas que me são desconhecidas...

A história se passa no ano de 1973...E ainda assim, a ditadura é algo citado de uma forma tão sutil que, me senti vivendo em uma...

Terminei a leitura e fiquei pensando sobre o ato de ler. E sobre a responsabilidade que um escritor( ainda mais contemporâneo) deve ou não deve ter...

Duas citações ficaram ecoando no meu cérebro de rolinha, dando choque entre elas e deixando o tico e o teco doidões:

"Um livro é bem escrito ou mal escrito. E isso é tudo." Oscar Wilde

"Apenas deveríamos ler os livros que nos picam e que nos mordem. Se o livro que lemos não nos desperta como um murro no crânio, para que lê-lo?" Kafka

Sílvia 10/10/2022

A muito tempo não lia nada escrito por autor brasileiro, demorei pra me conectar com a história, mas da metade em diante a apreensão pelo desfecho fez valer a leitura.

Ed Bortolotte 03/06/2023

Um futuro filme?
Essa aventura policial pode ser facilmente vista como um roteiro que se encaixaria perfeitamente em um filme para os cinemas.

A história é envolvente mesmo que os personagens não sejam tão desenvolvidos sentimentalmente. Tem sentimento. Mas não é algo a ponto de nós emportarmos tanto com a vida daqueles que o carregam.

Mas é um ótimo livro. Me surpreendeu! Estava esperando algo mais "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" e fui agraciado com uma drama alá Martin Scorcese.

Marcele 22/03/2022

Policial
A narrativa conta sobre um policial infiltrado em uma quadrilha de bandidos especializada em tráfico em um período tenebroso da década de 70 durante a ditadura militar no Brasil. O chefe Ingo, logo se afeiçoa ao personagem quase o tornando um braço direito, trazendo para o seio de sua família onde Miguel, nosso protagonista, conhece Nádia, irmã de Ingo, uma mulher exuberante que desperta um desejo incontrolável no policial.

Nani84 23/04/2023

Primeiro livro do autor e já fui pega. A trama e a escrita e o cenário são muito envolventes e te faz querer ler freneticamente. Pronta para ler mais Marçal.

profuilma 15/08/2022

Foi uma leitura bem diferente para os meus hábitos de leitora, porque é um romance policial. No entanto, a escrita mistura em uma trama intensa paixão, sensualidade, violência e ação em três partes denominadas como suor, sêmen e sangue, justamente, para destacar os detalhes em cada momento do enredo.

O livro a história de Miguel, codinome de um policial infiltrado numa quadrilha de ladrões de cargas, cujo objetivo era conquistar a confiança de Ingo, o chefe do bando, passar as informações e ajudar a prender a quadrilha. Porém, Miguel se envolve com Nádia, irmã de Ingo, acreditando que não teria dificuldades para romper os laços quando fosse necessário.

Os personagens são complexos, nem tão maus, nem totalmente bons. Os que atuam fora da lei, possuem famílias e de algum modo cuidam dos seus. Já o agente do setor de Inteligência da polícia civil mantêm seu propósito de desmontar a quadrilha, apesar de desenvolver um certo carinho por alguns integrantes. Porém, por uma fatalidade o líder consegue escapar e sua ética é questionada. Ele fica sob investigação, ao mesmo tempo em que passa a viver com Nádia.
Enfim, lance final é surpreendente e mantêm o suspense.

Elza.Fatima 02/02/2022

Adorei a leitura, não esperava um livro tão bom. Um romance policial com uma pitada de humor. Personagens bem colocado no livro inclusive a cachorra Bibi.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/02/2023

O livro se passa no início da década de 1970, durante um dos períodos mais violentos da Ditadura Militar. Traz a história de Miguel, policial que trabalha infiltrado e, não apenas desenvolve laços de amizade com os criminosos que investiga, como também se apaixona por Nádia, irmã de um deles.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/97865559210299

milacrodrigues 31/01/2023

Se ele escrever receitinha de bolo, eu leio!
Eu sempre me surpreendo como o Marçal faz o uso das palavras. Simplesmente não sei explicar, mas é algo que me cativa demais!

Ele pegou uma trama já batida, que todo mundo em algum momento já se deparou na vida, e fez algo lindo! É intenso quando tem que ser, é sensual, é misterioso. A linha temporal pode ser confusa a início, mas, prestando atenção, o final fica surpreendente e te bota pra relembrar certos pontos! E mesmo perdendo um pouco o fio, ao ler o final, você ainda vai relembrar outros pontos, porque tudo se conecta de maneira maravilhosa.

Eu sou fã demais da escrita do Marçal. Não tem jeito, ele sempre me pega!

Kirsch 17/02/2022

Acredito que tenha sido meu primeiro romance policial e acho que estreiei muitíssimo bem. Gostei bastante do livro do Marçal Aquino, leitura muito fluída, rápida, não da vontade de parar de ler.