A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Tracy Anny 06/10/2014

QUINTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2012
O que você faria se no dia do seu aniversário de 18 anos, sua vida mudasse drasticamente?

A Fada, de Carolina Munhóz (Novo Século, 224 páginas, R$ 29,90), nos mostra a história de Melanie Aine das Fadas (sim, esse é o nome dela!), uma garota que ao completar 18 anos ganha de presente uma tatoo estranha, a morte do pai e a descoberta de que realmente é muito diferente dos outros.

Mel, como é chamada pelos poucos amigos que tem, descobre sua origem e o motivo pra ter aprendido tantas lutas e línguas diferentes quando criança. Ela agora é uma fada adulta e se não bastasse isso, ela também é a princesa das fadas. Só que para que ela possa ir para o mundo dela, em outra dimensão, ela precisa descobrir qual a sua missão.

Havia quebrado uma promessa. Não havia conseguido quase nada. Apenas um mísero olhar. De quem seria aquele olhar? Eu só sabia de uma coisa. Nunca tinha visto o dono dos belos olhos. E também sabia: eles significavam algo. Senti-me estranha. Vazia. Notei que, por ser diferente, estagnei. Perdi a sensação gostosa de viver aproveitando cada minuto.
Como se fosse o último.
Pág. 37

Algumas vezes me apaixonei e outras odiei a Mel, contudo o final me surpreendeu de uma forma linda. Dá pra aprender um pouco da vida com esse livro.

Pode-se perceber a evolução de uma relação amorosa, em seus altos e baixos. Gostei muito do fato dela se sentir meio isolada do mundo, sem rumo e sem um objetivo, para depois se redescobrir como mulher, como amiga e fada. E, quando ela tem essa redescoberta, a alegria de viver toma conta de seus pulmões novamente.

Então fica a dica, viva cada momento como se fosse o último! A gente nunca sabe quando ele vai acabar.

O livro tem uma escrita leve e a história cativa desde o início. Eu estava louca pra lê-lo e não me decepcionei, mas confesso que esperava um pouquinho mais. Tem muito diálogo (o que eu adoro), porém algumas partes ficaram um pouco confusas, como quando aparece alguma lembrança ou alguém está contando uma história ou explicando alguma coisa.

Bjus!

site: http://www.meninadabahia.com.br/2012/01/fada-carolina-munhoz.html

Vanessa Vieira 30/08/2014

A Fada_Carolinha Munhóz
O livro A Fada, da autora Carolina Munhóz, nos traz um romance leve e sutil, envolto por magia e descobertas. Apesar de não ser uma história tão densa, consegue encantar pelos elementos presentes na trama e, sobretudo, pela escrita assimilável e gostosa que nos transporta para Londres como em um passe de mágica.

Em seu aniversário de 18 anos, os jovens geralmente ganham presentes caros, viagens exuberantes, festas surpresas e afins. Mas esse não foi o caso de Melanie Aine, que acabou se deparando com a morte do pai, além de ter ganhado uma tatuagem pra lá de estranha e ter descoberto que não é um ser humano como todos os demais.

E além de todas essas descobertas excêntricas em um prazo de tempo tão curto, Mel ainda descobre que por trás da nebulosa e sombria Londres se esconde um mundo fantástico que não pode ignorar, justamente por fazer parte dele. Tal legado lhe acarreta diversos problemas pessoais, mas ela precisa se adaptar, já que não pode fugir de seu destino.

Dentre os pontos positivos deste místico acontecimento, ela pode destacar o fato de ter conhecido Arthur, um rapaz misterioso que vem de uma longa linhagem de bruxos e com quem tem uma relação um tanto quanto turbulenta, beirando afeto e fúria. Um afeto que pode preenchê-la por completo e lhe conduzir a vida eterna. Uma fúria que pode levá-la a morte e posteriormente, ao esquecimento...

"Havia a imagem de uma fada. Um desenho preto com cores envelhecidas, ainda saltando da pele machucada. Parecia uma tatuagem. Mas a dor de se fazer uma daquelas não conseguia ser tão violenta. Por que existia uma fada com asas abertas em minha cintura?"

A Fada nos traz uma história doce e singela, permeada de descobertas e superações. Mesmo não se tratando de uma trama tão profunda, as lições contidas em suas páginas são bem interessantes e conseguem nos levar a reflexão. Passamos por muitos momentos especiais em nossas vidas, mas isso não significa que eles serão eternos e é justamente isso o que a autora pondera em suas entrelinhas. Narrado em primeira pessoa por Mel, conhecemos seus sentimentos, anseios e dúvidas em meio a um universo tão surreal e surpreendente.

"O que eu sentia podia parecer familiar, mas não era. Eu nunca havia me apaixonado por alguém. Ou se havia, não sabia de verdade como funcionava a coisa. Será que realmente criei uma armadilha e fui pega por ela? Podia estar tão envolvida, tão certa dos próprios sentimentos, e tão confiante nos sentimentos dele? Isso se ele também estivesse interessado em mim. Definitivamente havia algo anormal ali. Algo que fazia uma parte de mim ficar avoada todas as vezes em que pensava nele. Sentia borboletas brincarem no estômago. O coração forte como um tambor. Parecia uma criança. Mas não podia ser assim."

Mel amarga momentos de muita tensão em sua vida e logicamente que ela não está preparada para lidar com isso à primeira vista. No começo do livro, notamos sua indecisão e medo, que são bem compreensíveis, e ao decorrer dos capítulos, podemos vê-la mais madura e independente. O seu romance com Arthur não me cativou tanto quanto eu gostaria e atribuo a isso o fato de não ter me afeiçoado tanto a esse personagem. Mesmo ele sendo alguém especial na vida de Mel, além de tê-la despertado para o amor, nota-se uma certa frieza por parte dele, além de faltar aquele ar romântico de mocinho que tanto me encanta.

Resumidamente, A Fada é uma história bem escrita e gostosa, recheada de magia, feitiços e criaturas sobrenaturais. Não chega a ser uma leitura extremamente profunda, mas nos mostra como se sobressair e principalmente, como superar determinadas situações em nossas vidas, além de ter um desfecho surpreendente. A capa é muito bonita e arrisco a dizer uma das mais belas das edições do livro já publicadas e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, diversas ilustrações fofas e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2014/08/resenha-fada-carolina-munhoz.html

Luiza 21/07/2014

A Fada
Para quem gosta do genero, fadas, gnomos, duedes, bruxos e bruxas, florestas encantadas, a estoria e bem narrada, bem detalhada. Tem uma continuação que nao interfere no final do livro.

Bia 27/06/2014

Resenha - A Fada
Veja mais detalhes no blog: http://mysecretsbooks.blogspot.com.br/

Conheci esse livro há algum tempo enquanto passava na livraria Saraiva. Quando vi a capa logo me encantei, mas não levei pra casa comigo. Meses depois eu conseguir comprar o livro pelo site da Saraiva.

O livro tem as folhas amareladas e uma textura (meio grossa), os capítulos são divididos pelo dia e o mês e a pagina inteira do capitulo é decorado com varias borboletas. Na parte da orelha (quando você abre a orelha do livro, na orelha do inicio e a do final onde fala um pouco da autora) também é decorado com varias borboletas em dourado (muito perfeito). A parte de trás do livro também é muito perfeita, assim como a capa.

A Fada nos trás a história de Melanie (Mel) Aine das Fadas (sim esse é o nome completo dela), uma garota que ao completar dezoito anos ganhe de presente a morte de seu pai e o abandono de sua mãe. Tudo mudou na vida de Mel quando descobre fazer parte de um mundo místico, onde sua vida parece um conto de fadas.
Sozinha em Londres, Mel sempre está muito triste... Sentada na Trafalgar Square em uma fonte todos os dias nas mesmas horas, sempre com a cabeça cheia de pensamentos que a perturbam. Mel é designada a uma missão que a faz remexer no passado de sua família para descobrir que tipo de missão precisa cumprir. Tentando entender os mistérios, as descobertas sobre o passado de sua família que a cada vez a surpreende, ela acaba conhecendo um bruxo, de uma família poderosa, muito bonito e misterioso que viu em uma de suas curtas visões. A relação dos dois acaba sendo uma confusão onde vemos romance, paixão, afeto e fúria.
Carolina Munhóz nos mostra um mundo muito lindo cheio de criaturas mágicas, cenários lindos (em minha mente imaginava uma coisa linda do jeitinho que ela descrevia as coisas), e um final surpreendente (juro que não imaginava esse final).

Apesar de tudo no livro ter corrido um pouco rápido demais em minha opinião, o livro é bom sim... Pra mim não chegou a ser ótimo porque muitas coisas me fizeram quase abandonar a leitura, como: as brigas loucas, e em minha opinião sem sentido, de Mel e Arthur (o bruxo por quem ela se apaixona), o jeito como se conheceram rápido demais e logo depois já estavam namorando, e também não gostei muito da personagem. Certas características dela até que me agradava por serem fortes e às vezes determinadas, mas outras coisas me incomodavam muito nela.

Mas, tirando algumas falhas o livro é bom. Recomendo pra quem gosta de Fadas, e outros seres místicos.

site: http://mysecretsbooks.blogspot.com.br/

Nelmaliana 18/05/2014

Olhe com cuidado, pode ter uma fada ao seu lado...
Melanie Aine mora em Londres e é uma garota retraída que tem poucos amigos. Ela está completando 18 anos, e ganha uma festa surpresa, a primeira de sua vida. Mas, junto com isso vem o falecimento inesperado do pai, o abandono da mãe, uma tatuagem nas costas que surge do nada e a descoberta de que é uma fada.

E agora sozinha, ela tem que lidar com tudo isso, e ainda descobrir e cumprir uma missão para a qual foi designada.

No meio desse momento turbulento ela encontra Artur, um garoto vindo de uma família de bruxos, e que desempenhará papel importante nessa missão.

O livro me chamou a atenção por se tratar de uma história de fantasia sobre fadas e o seu mundo. Porém, exatamente essa parte pra mim é pouco desenvolvida, sendo que o foco principal do livro é o relacionamento amoroso dela com Artur.

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/04/olhe-com-cuidado-pode-ter-uma-fada-ao.html

ELB 16/05/2014

“Aproveite até o último minuto a sua vida. Ame como nunca amou.”
É um livro apaixonante, poderia dizer até um pouco mágico. Sua narrativa é bem leve e envolvente, esta história consegue ser lida em menos de um dia.

Antes de lê-lo, fiquei um tempinho só olhando. O livro é muito bonitinho, a diagramação e a arte ficaram muito fofas. E me surpreendi logo de início, antes de começar a história, só ao ler a mensagem da autora no final. É uma história de vida, uma mensagem muito emocionante.

E acho que isso foi o que tornou essa leitura mágica. Todos os personagens parecem fazer parte da vida dela, tudo parece ter saído de sua vida, amei esse tom que ela impôs à história, muito legal mesmo.

Mas, é claro que peguei esse livro para ler despida das minhas exigências (que não são poucas) e justamente não esperando grande coisa. Precisava apenas ler algo leve e que me envolvesse. Acertei em cheio.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Lu, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/04/resenha-fada.html

Paulo Weber 10/04/2014

Minha Resenha em video de A Fada
Falei num episodio de Quero Na Minha Estante sobre A Fada

site: https://www.youtube.com/watch?v=Y9bJmO_UJxk

Mi 17/02/2014

A fada é um livro fascinante,porém,em alguns momentos me dava sono por ser uma história narrada a cada momento digo com muitos detalhes e por as vezes ficar muito tempo num assunto .
Mas no desenrolar da história foi dificil parar de ler,enfim percebi que na capa dentro da lanterna tem um homem(sou meio desligada) possivelmente Arthur Wales.Tenho que confessar que o final me surpreendeu!!
É um otimo livro!!!

AndreLSarausa 12/10/2013

Resenha - A Fada
Melanie Aine completa 18 anos e uma coisa muito estranha acontece. Seu pai morre no mesmo dia, e também aparece uma tatuagem de fada em suas costas. Ela descobre que é a Princesa das Fadas, e que tem um missão para cumprir, só falta descobrir qual é.

Ela mora em Londres e só tem dois amigos na vida. Mas logo ela conhece um homem e se apaixona perdidamente por ele e ele por ela. Ela começa a se apaixonar mais e mais, e começa a descobrir sua verdadeira missão, e faz de tudo para cumpri-la.

Falei pouco, né? É porque realmente não tem mais o que ser dito sobre a história.
A Fada é um livro com uma capa LINDA, a diagramação então nem se fala, mas o principal, que é a história, está faltando. Eu simplesmente amei a história, fala de amor, magia, descobertas...
Porém ela foi mal desenvolvida. Tudo o que está escrito ali seria facilmente resumido em 50 páginas.

Muita coisa ficou sem explicação e os romances aconteceram MUITO, mais MUITO rápido.
As descrições foram realmente escritas com maestria, na verdade, o livro todo foi perfeitamente escrito, porém faltou a história em si. Se ele tivesse sido mais desenvolvido, se tivesse falado sobre o reino das fadas, o que acontece no meio dos acontecimentos, daria 500 páginas facil.

Resumindo: Um livro lindo, com uma ótimo história que foi mal desenvolvida. Não me prendi a leitura, foi um livro que conseguia facilmente para de ler.
Mas, ainda assim, recomendo para quem quer uma história para relaxar e ler um domingo de chuva com um chá quente e uma coberta (Resumi a perfeição).

site: http://www.viajandonoslivros.com/2013/03/resenha-fada.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 03/09/2013

"Toda vez que você diz que não acredita em fadas, uma fada morre." Peter Pan - J. M. Barrie
A maior parte da história se passa em Londres. Na noite em que Melanie Aine das Fadas, a Mel, completa 18 anos, seu pai morre. Logo depois sua mãe vai embora e a jovem descobre que é uma fada e que precisa completar uma missão. Não é o melhor presente de aniversário que alguém possa receber, não é?
Na busca pelo seu destino, Mel encontra o jovem bruxo Arthur Wales de uma forma não muito convencional. Segundo uma visão de Mel, ele poderia ajudá-la nessa missão que nenhum dos dois sabe direito qual é. Mas no passado de Arthur também aconteceram coisas ruins que o marcaram, o que pode afetar a relação dos dois.
Eu já gostava desse livro antes mesmo de lê-lo. Desde a primeira vez que o tive em minhas mãos, fiquei encantada com os detalhes da parte visual, era tudo muito bonito. E a história foi tão bonita quanto a aparência do livro! Acho que até melhor do que eu esperava.
Dá pra conhecer um pouco de Londres; se encantar com Fairyland: o lindo mundo das fadas (achei a descrição dos cenários muito bem feita). Tem um suspense bom na forma como a história é contada; a gente vai descobrindo a história da Mel e de seu povo aos poucos, algumas vezes descobrimos junto com ela. Tem uma cena de ação que é de tirar o fôlego. Tem coisas clássicas de contos de fadas: uma história de amor, um baile com uma princesa usando um lindo vestido. Tem bruxo, vampiro, anjo, de tudo um pouco, mas muitíssimo bem dosado para não perder o foco: a missão da fada. E no final, quando você já está conformado (ou inconformadíssimo) com um desfecho que não é o que você esperava, tem uma surpresa, uma virada que me fez gostar ainda mais da história.
Uma coisa que gosto em livros com personagem-narrador é quando o autor nos permite ver além do que o personagem diz, a gente entende o que ele está sentindo e passando sem que ele precise dizer. Isso aconteceu em "A Fada", os sentimentos da Mel transbordavam das linhas.
Sobre a parte visual/diagramação do livro (edição da Fantasy-Casa da Palvra): as folhas são amareladas, o tamanho da letra e das margens é ótimo. A capa e a contracapa são lindas! Cheio de detalhes, a parte interna da capa é dourada e cheia de borboletas (ou devo dizer fadas?), a história é divida em datas e tem capítulos curtos e numerados.
Essa edição vem com o conto "Outra vez na escuridão" no final, "inspirado nas Leanan Sídhes, fadas que encantaram milhares de leitores no livro 'O inverno das fadas'" (o segundo escrito pela autora). Gostei do conto também, apesar de ele ser meio sombrio.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2013/09/resenha-livro-fada-carolina-munhoz.html

Vanessa Sueroz 14/08/2013

Hoje viemos com um livrinho nacional. Nele conhecemos Melanie uma menina que cresceu no mundo dos humanos e ao completar 18 anos, descobre que é uma fada, porém na mesma noite do seu aniversário e da descoberta seu pai acaba morrendo e sua mãe acaba indo embora por outros motivos que descobrimos ao longo da leitura.

Melhor do que ser uma fada, Mel descobre que é uma princesa, a princesa das fadas. Ela é a herdeira do trono em Fairyland na dimensão das fadas.

Mas Mel não pode ir para o mundo das fadas assumir seu trono, Mel tem uma missão para cumprir na Terra, uma missão que ela nem faz ideia do que seja.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-fada/

Alexandre | @estantedoale 28/07/2013

Reli esse livro depois de 10 anos
As páginas com manchas amarelas, os errinhos de escrita - que mais uma revisão resolveria - e a birra de Melanie Aine não me impediram de fazer esta releitura. Também não me fizeram parar de gostar de “A Fada”.

Como consta em uma das páginas: “Afinal, perfeição não existia no mundo. Ou existia? Não… Nada nunca seria perfeito”.

Como o primeiro livro de minha adolescência, e o que me fez descobri escritores vivos e em plena atividade no Brasil, essa é uma história que nunca deixará de fazer parte da minha trajetória. Porém, depois de tanto tempo e de mudar tanto ao longo desses anos, qualquer mente leitora descobriria as imperfeições e os pontos em que se discorda de uma história como essa.

Rever Mel, uma princesa das fadas, vivendo um turbilhão de emoções com a morte do pai, a descoberta de suas origens e a busca pelo próprio destino é complicado. Por um lado, toda a fantasia envolta na história é colorida, mas permite perguntar para onde vai tudo isso quando, do nada, a protagonista se envolve e se apaixona pelo homem que tem seu destino nas mãos.

Sou amante de fantasia, e sei como o enredo pode e deve fazer parte da realidade mágica da obra. A proximidade com o final - e só darei UM spoiler mais à frente - me faz lembrar porque gostei tanto desse livro quando o li em seu ano de relançamento, em 2012: a diversidade de seres mágicos e o cruzamento da magia com o mundo humano.

No último capítulo, Carolina se transforma em personagem, lançando este mesmo livro como uma garota de 16 anos - uma forma de contar a própria história através do que foi escrito. Uma espécie de “inception” que se forma na mente leitora.

Hoje, admiro essa Carolina da vida real. Uma mulher com vários livros de fantasia publicados por grandes editoras e, hoje, roteirista de alguns dos maiores serviços de streaming do mundo, tendo contribuído para os roteiros de séries como “Cidade Invisível” e “O Escolhido”.

Certamente, “A Fada”, nos dias de hoje, merece uma releitura e, quem sabe, alguns ajustes. E se transformaria numa história incrível para leitores que, assim como eu - naquela época - ainda podem se apaixonar pela literatura nacional contemporânea.

Eri Guimarães 26/07/2013

Bonjour Anges!

Hoje é dia de mais uma leitura da nossa “Pilha do Anjo”. E dessa vez trago pra vocês um livro nacional. Fazia um tempinho que eu queria resenhar os livros da Carolina Munhóz, e aproveitei o clima que a visita dela à São Paulo para o lançamento de seu novo livro trouxe e aqui estamos.

A Fada é o primeiro livro da autora, que ela escreveu quando tinha apenas 16 anos, ela passava por momentos conturbados e graças a um sonho surgiu a inspiração para a história.

O livro em primeira pessoa é narrado pela Melanie Aine das Fadas, uma garota que cresceu solitária e que na noite em que completou 18 anos acabou ganhando sua primeira festa de aniversario, uma surpresa e tanto! Mas, o presente não parou por aí, na mesma noite seu pai acabou falecendo e uma estranha tatuagem de fada apareceu magicamente em sua pele.

Depois de todas essas surpresas, Mel ainda se deparou com uma verdade que nunca havia imaginado, a jovem na verdade era uma fada. E mais, não uma fada qualquer, mas a princesa delas, herdeira do trono em Fairyland, a dimensão das fadas.

Com tudo isso na cabeça, a jovem ainda tem que aguentar mais um baque: sua mãe simplesmente a abandona e, mesmo humana, se muda para Fairyland, para governar a dimensão. Você deve ter se perguntado: se a Melanie é a herdeira do trono por que ela não se mudou logo para a dimensão das fadas? Ela até teria ido, se pudesse, mas uma missão a prende na dimensão dos humanos.

Com sua vida de pernas pro ar e sem saber qual é a bendita missão que a impede de ir para a dimensão das fadas, Mel se torna alguém deprimida, amargurada e extremamente triste. Ela não vê luz em seu futuro e não tem motivação para nada.

Mas, isso muda quando ela encontra Arthur Wales. E é a partir desse encontro que essa história toma o rumo para uma mensagem de amor muito linda. Os dois aprendem e amadurecem juntos e acompanhar essa evolução é bem interessante.

E nessa evolução há muita magia, não apenas a sobrenatural e fantástica, mas a magia humana, onde o conhecimento de si mesmo e a compreensão do seu lugar no mundo abre portas para a luz e para uma vida mais feliz.

Uma coisa que não posso deixar de comentar é sobre o romance relâmpago. Tudo bem que tem toda uma explicação e uma magia toda envolvida, mas o fato de que Melanie e Arthur se apaixonam e juram amor eterno em questão de horas (literalmente) é um pouco incomodo.

O ponto mais alto da história está em seu final, há uma reviravolta em tudo o que foi construído durante a leitura e que realmente me surpreendeu (e confesso que me fez chorar também).

A edição da Leya na verdade é a terceira. A primeira edição foi lançada pela editora Arte Escrita e a segunda edição pela editora Novo Século. Eu tenho a versão da Novo Século também, mas tenho que citar que a edição atual é a mais linda das três, não só pela capa, mas toda a diagramação e organização, tendo muitas borboletas.

E há um acréscimo nessa edição, tem incluído o conto Outra Vez na Escuridão que é inspirado no universo do Inferno das Fadas, segundo livro da autora, também publicado pela editora Leya. Esse conto tem a Leanan Sidhe Sophie em um de seus relacionamentos onde ela inspira o artista para poder recarregar sua energia. E pra quem já leu tudo o que a autora já lançou pode dizer com segurança, é a melhor criação dela. O conto é fantástico!

Então mais que recomendo o livro pra quem curte fadas, pra quem não conhece e é curioso com esse mundo fantástico e pra quem é romântico ou está precisando de um pouco de ânimo e amor na vida. Essa é uma leitura que vale muito a pena.

Aline 19/06/2013

Chato demais!!!
Não consegui ir até o fim...