A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

JoAo.Padilha 09/10/2022

Ideal para quem está iniciando a jornada
Livrinho bem leve sobre finanças, ideal para quem está iniciando sua jornada. Generalista, ele traz vários pensamentos, exemplos e histórias sobre as melhores formas de pensar a respeito de investimentos. Boa leitura.

Mariane 01/06/2023

O livro mais legal que já li sobre finanças. Como o autor parte da psicologia, tem bastante dicas práticas. Achei o máximo.

Kaiane 19/09/2023

Indico!
Se você já leu ou não algum livro sobre finanças, esse livro é para você. Ele traz muitas reflexões que quando lemos alguns outros livros (pelo menos os que li até agora) sobre o tema, trazem coisas que nem é sempre possível fazermos, e este livro traz realidades, tipos diferentes de investidores, sem ficarmos nos martirizando.

Aborda a questão do suficiente x comparação social, e também da paciência, em um mundo atualmente imediato creio ser bem importante.

Por fim reflito o seguinte:
Felicidade" -> controle do tempo e vida -> poder de escolha -> dinheiro... isso não quer dizer que você deva ser extremamente rico para isso, mas sim, vc precisa do dinheiro para poder tomar certas decisões e proporcionar alguns momentos. Até pq não adianta trabalhar horrores e ter um belo salário, se vc não desfruta do seu tempo com algo que goste (lazer, hobbies...).

Enfim, leiam!
Paula 20/09/2023minha estante
Que bom que gostou :)))

Kaiane 20/09/2023minha estante
Siim, obri!! ?

Tiago Souza 09/10/2022

Excelente livro
Um livro gostoso de ler, leve, sem muitos termos técnicos, com uma linguagem simples e direta, com muitos exemplos palpáveis que nos fazem entender a mensagem que o autor quer nos passar.
Com uma forma descontraída o autor consegue nos transmitir não apenas uma mensagem de como lidar com a questão financeira, mais do que isso, ele passa uma mensagem mais pessoal, do âmbito psicológico mesmo, e principalmente, sem uma fórmula mágica que funcionaria para todos, ele faz questão de falar que cada um de nós temos realidades, desejos e expectativas diferentes, por isso, cada um lida com sua parte financeira de modo e estratégias diferentes, mas a grande diferença seria enchergar as nuancias do mercado e saber agir a partir disso.

Rogerio Orp 17/07/2023

Alguns livros mudam a nossa forma de pensar, esse é um caso. Se você não leu, ou não se interessa muito sobre o assunto, a leitura de A Psicologia Financeira irá fazer você mudar seus conceitos sobre o dinheiro, nossas atitudes relacionadas ao assunto e ser mais consciente em algumas situações em que somos literalmente conduzidos ou induzidos a uma ação que pode comprometer nossa vida, nossa saúde, nossos relacionamentos. Gostei do livro.

Adilson22 21/08/2023

Muito bom. Livro gostoso de ler, com muita história e explicação baseadas em ciências. Recomendo a leitura.

Aline Medeiros 17/08/2023

Devagar e sempre!
No mundo dos investimentos não existe uma única resposta correta; existe apenas a resposta (método) que funciona para cada um aplicada a própria realidade.

?O que importa não é estar certo ou errado, mas o quanto de dinheiro você ganha quando está certo e o quanto perde quanto está errado?

Rafael.Gomes 20/09/2021

O livro é mesmo muito bom. Com dicas de Taleb, Kahneman, Graham e Munger, ele nos mostra como jogar o nosso próprio jogo. Recomendo com destaque para os trechos sobre a relação entre felicidade e liberdade.

Trechos:

Umas das formas mais eficazes de aumentar suas economias não é aumentando a sua renda, mas, sim, a sua humildade.

A forma mais elevada de riqueza é a possibilidade de acordar todo dia e dizer: ?Eu posso fazer o que eu quiser hoje?.

Cuidado com as dicas financeiras de pessoas que jogam um jogo diferente do seu.

Para que vocês estão economizando? Para comprar uma casa? Um barco? Um carro novo? Não, nada disso. Eu estou economizando para um mundo onde os imprevistos são mais comuns do que imaginamos.

Amanda 08/09/2023

Bom de ler e fácil de aplicar
Uma maneira diferente de ver o controle financeiro. Explicado de forma simples e direta, o livro trás bons ensinamentos e ótimos exemplos práticos

w.Ever.t.On 29/12/2021

A psicologia financeira - Morgan Housel
Um livro sobre finanças onde o foco não são as finanças em si, mas sim a pessoa a qual vai tornar as decisões sobre as finanças. Foi uma abordagem diferente da que já havia visto em livros do gênero e gostei bastante, afinal, como muitos já sabem que a inteligência emocional é tão ou mais decisiva no sucesso de um indivíduo do que o QI, nessa abordagem se confirma isso mostrando que as melhores decisões financeiras provém de pessoas que tem a capacidade de manter uma constância aderente aos seus planos, mesmo em meio ao caos. Enfim, excelentes ensinamentos e vale demais a leitura, até como um livro pra se revisitar de tempos em tempos, afinal um livro nunca é lido pela mesma pessoa, somos como um rio, sempre evoluindo e ao reler um livro já não seremos os mesmos, agora com nova perspectiva, nova carga de experiências que fazem a leitura ser sempre diferente!

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até mais...
@weverton.santosr

Lucas 11/08/2023

Quem você é e quem você quer ser?
Quando comecei a ler A Psicologia Financeira, pensava que a abordagem seria muito mais sobre teorias financeiras do que mentalidade e estilo de vida.
Morgan Housel descreve através de histórias dos Estados Unidos, os comportamentos que você deve ter para adquirir algum tipo de sucesso num dos principais pilares da vida: o dinheiro. E de uma forma facilitada para você entender.
É um livro para parar e refletir sobre suas atitudes com seu dinheiro, pois de uma forma ou outra, seus objetivos e desejos são alcançados através dos seus hábitos e modelos mentais.

Diogo 06/01/2022

Uma leitura sensacional
O autor aborda de forma simples, objetiva e brilhante a relação emocional (e não lógica) do homem com o seu dinheiro.

"Imagine como a física seria muito mais difícil se os eletróns tivessem sentimentos" - Richard Feynman

Dongo 20/08/2021

Morno
O livro tem seus momentos interessantes, mas são poucos.

Se tratando de finanças, existem títulos mais inspiradores.

Nota 6/10
TalitaRuiz 22/12/2021minha estante
Finalmente um comentário condizente com a minha percepção sobre o livro. Já estava achando que eu tinha interpretado totalmente errado.

Dri Stone 20/11/2022

A psicologia Financeira
O livro é muito bom, te deixa entretido e te conta muitos cenários históricos sobre a economia dos Estados Unidos e faz um comparativo elucidativo sobre o mundo financeiro do pós guerra pra cá, conta as mudanças na mentalidade e nos paradigmas das famílias . Pra quem curte saber mais sobre diversos assuntos é um ótimo livro. É bom de ler, leve, sem jargões técnicos. É informativo sem ser cansativo.