O Assassinato de Roger Ackroyd

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Otávio - @vendavaldelivros 31/10/2021

“É inútil negar. Hercule Poirot sabe.”

Desde o meu primeiro contato com Agatha Christie e Poirot, há pelo menos vinte anos, quando li o impressionante “Um gato entre os pombos” o detetive belga entrou para o hall dos meus personagens favoritos da literatura e não saiu mais. Se uma parte se dá por memória afetiva, uma parte ainda maior é reflexo da genialidade desse detetive belga baixinho, curioso, inteligentíssimo e simpático. E, claro, genialidade ainda maior da Rainha do Mistério.

Publicado em 1926, “O assassinato de Roger Ackroyd” é aclamado por muitos como o melhor livro da autora britânica e considerado pela própria como um dos seus favoritos de Poirot. Não só isso, o livro chegou a ser eleito um dos melhores livros policiais da história. Nele, na pequena vila de King’s Abbott, lugar que tem a fofoca como ponto alto de diversão dos moradores, vive Roger Ackroyd, um industrial rico, viúvo e com muitas questões familiares e pessoais que acabam sendo sempre motivo para assuntos dos fofoqueiros de plantão.

Envolvido em uma relação conturbada com seu enteado Ralph Paton, Ackroyd também tinha um relacionamento “oculto” com a viúva Sra. Ferrars, viúva essa que, dentre tantas fofocas, era suspeita de ter envenenado o primeiro marido. Acontece, porém, que a Sra. Ferrars morre subitamente, pouco depois de Ackroyd descobrir que ela era vítima de chantagem de alguém próximo a ele. É nesse contexto que Roger é assassinado em sua mansão e as suspeitas recaem sobre todos os moradores e funcionários presentes.

De todos os livros da autora que tive o prazer de ler, esse é, sem dúvidas, o com o final mais incrível e marcante. Toda a forma de construção da narrativa se torna clara nos últimos capítulos e na solução do mistério em si. Por ser um romance policial, muitas vezes lemos na ânsia de achar a solução, mas não percebemos que a solução pode estar muito clara se soubermos analisar tudo que está sendo apresentado. Se você nunca leu nada da autora, O Assassinato de Roger Ackroyd é, sem dúvidas, uma das melhores portas de entrada. Esteja sempre atento.

Xuneor 31/07/2022

QUE?! COMO ASSIM?!
Eu simplesmente NÃO tenho palavras pra descrever esse livro. Surreal. Todos os suspeitos tinham um motivo real e válido para cometerem o crime, mas eu NUNCA suspeitei de real assassino. O plot de milhões! Completamente genial!
Xuneor 31/07/2022minha estante
**ah eu amo me sentir burro depois dos finais da Agatha ?

Liv.. 31/07/2022minha estante
Gente eu me sento tão burra com esse livro, eu até pensei "mas e se for fulano x" mas descartei pq não era possível, aí o final ???? Amo demais

B.norte 07/12/2021

Recomendo!
Essa foi minha primeira experiência lendo Agatha Cristhie, posso dizer que não foi ruim. Talvez um pouco entediante, afinal levei sete meses para terminar a leitura. O final não me surpreendeu muito, mas foi bom.
Alguns pontos poderiam ter ganhado mais destaque, outros poderiam ter sido citados antes para que o leitor pudesse raciocinar mais sobre os acontecimentos que levariam ao culpado.

Tinha esquecido de fazer o histórico da melhor frase do livro!
"Mas eu gostaria que Hercule Poirot não tivesse nunca se aposentado e vindo para cá cultivar abobrinhas."
Fred 07/12/2021minha estante
7 meses? Eu já teria abandonado depois de tanto tempo ?
Meu primeiro livro dela foi "E Não Sobrou Nenhum". Fui direto nele pq diziam que era um dos top 3 dela. Li e achei bem... Mais ou menos. Tenho mais uns 3 (incluindo esse que você leu) e estou com mó preguiça de ler. Pensei que seu feedback poderia me acender uma vontade, mas... Acho que ainda não vai rolar ?

Fred 07/12/2021minha estante
Tá. Talvez eu leia Morte no Nilo em janeiro. Tô precisando de uma novela mexicana pra mudar de ares ?

B.norte 08/12/2021minha estante
Hahaha ? 7 meses! Sou relutante em abandonar um livro.
Então, como eu coloquei... Eu recomendo, ele não é ruim, mas também não foi uma leitura que me empolgou. Acho que leria outras obras dela, mas só se tivesse com muito tempo sobrando e a sinopse chamasse muito a minha atenção.

Carlos 12/12/2021minha estante
Então, pelos que já li, a literatura dela é isso mesmo, não é ruim, mas não empolga. É pra ler mais como passatempo mesmo rs

B.norte 12/12/2021minha estante
Né? Talvez uma próxima leitura dela seja só depois do mestrado...

Mariannah 14/05/2021

Chocadah
A história me prendeu demais, suspeitei do assassino algumas vezes mas simplesmente não quis acreditar. No final tive que engolir a verdade.

Se você gosta de um suspense policial esse livro é uma ótima opção. Super rápido e engenhoso, recomendo.

Nan 18/04/2022

Surpreendente!
Mais uma história surpreendente de Agatha Christie. A melhor coisa nos livros dela é como no final você fica com cara de bobo, porque o criminoso estava na sua cara o tempo todo e você não percebeu. Na verdade, teve um momento que eu até pensei que fosse, mas descartei a hipótese quase que instantaneamente. Vou tentar ficar mais atenta nos próximos livros da autora que eu lerei com toda certeza.

Flávia Cabanillas 21/10/2023

Mais um livro do caramba da Agatha Christie!!! PQP!!!! detectei o assassino desde o início e mesmo assim várias vezes achei que podia estar errada, afinal a mulher brinca muito hehehe
leiam!!! não vão se arrepender.

leiturasdaursula 05/02/2022

Surpreendente!
Chocada, gente é incrível! O assassino é totalmente fora da casinha hahaha fui feita de trouxa. Infelizmente é a segunda vez que vejo sinais de gordofobia em um livro da AC, mas foi uma única passagem, então deixo avisado, mas amei o livro.
amanita :) 05/02/2022minha estante
fiquei dias em choque com o final!

leiturasdaursula 05/02/2022minha estante
Então, tô chocada! Nem me passou pela cabeça a identidade do assassino!

Caah Pierrot 09/02/2022minha estante
Terminei agora e estou abalada com esse final, Agatha sempre me pegando de jeito. Inacreditável!!

Aline ig @escape.abacharel 23/10/2020

Na vila de King’s Abbot, na Inglaterra, o passatempo preferido dos fofoqueiros de plantão é o mexerico. Essas pessoas, principalmente a irmã fofoqueira do médico Sheppard, sempre estão falando e discutindo sobre a vida dos ricos da cidade: Roger Ackroyd, Ashley Ferrars e Miss Ferrars... Desde a morte do sr. Ferrars, a cidade está em um alvoroço ainda maior. Todos desconfiam da Miss Ferrars, ainda mais depois da morte da mesma, que todos acreditam ter sido um suicídio por remorso.

Como muitos da cidade já desconfiavam, havia uma relação entre Roger e Miss Ferrars, tanto que, mesmo antes de sua morte, ela envia uma carta para Roger contando que havia alguém que a estava chantageando. E é aí que, no mesmo dia que Roger recebe tal carta, ele é encontrado assassinado com um punhal travado nas costas. Nessa misteriosa sequência de três crimes, será que há uma ligação?!

Uma investigação tem início a fim de descobrir quem é o assassino, mas haviam vários suspeitos na mansão de Roger. Tudo corria sem solução, até que a srta Flora descobre que o detetive Hercule Poirot está morando na cidade com uma identidade secreta. Apesar de Poirot estar na cidade com sua identidade secreta por estar aposentado, ele aceita pegar o caso.

Poirot está presente nesse e outros romances da Agatha Christie. Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Christie, que é excelente, mas já conhecia o detetive Poirot das obras adaptadas para o cinema e para a televisão! Depois desse romance, quero ler todos os livros dela!

pudimdojk 24/03/2024

Agatha Christie é genial, minha teoria (uma delas, é claro) estava certa e mesmo assim eu me surpreendi!! Um velho rico, pão duro, tem muito a oferecer, bem, o que poderia dar de tão errado?
(é minha primeira ?resenha?, peço desculpas). É um livro envolvente, não li tão rápido pois cheguei a me irritar pq nada era o que parecia kkkkkkkkkkkkk. Não vejo a hora de ler outros livros de Agatha.

Vitorin 21/09/2021

MEUS AMORES.
pra mim esse livro foi INCRÍVEL, eu real oficial não esperava pelo assassino, amei o Poirot nesse livro, amei o enredo e amei os personagens, A caroline SUPER FOFOQUEIRA SÉRIO, eu amei demais!!!
Vanea 21/09/2021minha estante
Eu amei esse livro também. Um dos melhores da Agatha na minha opinião.

Gabriela3115 21/09/2021minha estante
Poirot está em vários livros?

Vanea 21/09/2021minha estante
Sim. Ele está em muitos livros da Agatha.
Em outros tem a Miss Marple (não sei se já conhece), uma senhora que investiga, mas não é investigadora (só curiosa rsrs).
Assassinato no Expresso do Oriente é outro livro famoso com o Poirot.

Raquel 14/10/2021

Imaginei que fosse melhor
Esse foi meu primeiro Agatha Christie e confesso que não me empolguei tanto quanto gostaria. A escrita é muita fluida e a leitura também. Mas me senti frustrada com a resolução do caso.
Caroline foi minha personagem favorita de toda a leitura, queria que ela tivesse sido mais explorada
alice 14/10/2021minha estante
leia a morte na praia é perfeito

Raquel 17/10/2021minha estante
Obrigada pela indicação. Vou procurar por ele

Leti 02/11/2023

Formada em Ágatha Christie
EU ACERTEI KKKKK

Que livro perfeito! Já posso ser considerada formada em Ágatha Christie? Kkkkk Fiquei tão feliz por ter acertado que ainda não analisei a confusão mental que essa explicação me deu. ?