Na casa dos sonhos

Na casa dos sonhos Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado




Resenhas - Na casa dos sonhos


188 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Sâm 09/10/2022

Um livro sobre a casa das memórias
Um livro que trança os fios da memória, dos fatos e da percepção.
Li no começo com empolgação depois fui desacelerando pois a história é um tanto quanto crítica e pesada, fui lendo mastigando aos poucos até o fim. Uma leitura que prende e que ao mesmo tempo que te deixa numa agonia absurda mas nos capítulos seguintes tudo se ameniza e fica na casa dos pesadelos vividos.
Escrita incrível, as metáforas usando "a casa" nos títulos me fez entrar na história e sentir tudo com as personagens. Um livrão, cheio de referências de filmes, séries e livros.
Visceral, uma das melhores leituras de 2022 com certeza.

Recomendo mas muito cuidado com os gatilhos de abuso físico, psicológico e moral.

Abaixo alguns trechos:

"às vezes uma história é destruída, às vezes ela sequer chega a ser dita"

"uma casa grande demais para se demolir com as próprias mãos; uma situação muito complexa ou muito opressora para que ela a domine sozinha."

"Sempre que ouvia que alguém era ?de casa? ou ?se sentia em casa?, expressões muito comuns, eu pensava que uma casa sempre fosse um lugar íntimo e seguro; Mas, na realidade, muitas vezes as expressões idiomáticas relacionadas à casa e suas variações significam o oposto de segurança e proteção."
comentários(0)comente



CEmmanuel 07/10/2022

Fui dormir muda e acordei calada
Que livro bom,a autora se contenta em escrever a sua história através de metáforas (oq eu achei muito bem feito),mas também através de outros meios como a literatura,filmes,arte e histórias reais(oq acaba trazendo mas veracidade e certeza pra aquilo que ela quer mostrar).

Eu achei que seria um livro que ia precisar de muita atenção,mas acabou que algumas metáforas são bem tranquilas de entender e outras que você tem que ter um olhar além do que está escrito(mas nada tão difícil).

Eu poderia dar 5 estrelas fácil,mas não é um estilo de livro que eu estou acostumado de ler,então eu tive que me adaptar,oq tornou o começo do livro um pouco maçante,mas nada que 10 páginas não resolveram.
comentários(0)comente



nathysun 04/10/2022

Impactante e doloroso
Eu tenho trabalhado em um livro sobre relacionamentos abusivo e estava buscando leituras sobre isso. Então encontrei um vídeo da Pam sobre este livro. E eu comecei a ler.
Ele não é longo e nem tão denso, mas ele consegue te deixar sufocada. Conseguimos ver cada parte de um relacionamento sucumbindo e como ele vai arrastando você com ele. As sensações são tensas e assustadoras, vamos caminhando pensando no pior. É uma leitura essencial.
Amo como somos levado pra aquele lugar e conseguimos enxergar tudo, mesmo sem nunca ter andado no EUA, mas estamos lá.
É uma leitura prazerosa, mas fique atenta aos gatilhos. Boa leitura.
comentários(0)comente



MarAlia 04/10/2022

A casa dos pesadelos.
Foi um baque, ainda mais para alguém que já viveu isso, os gatilhos me pegaram em cheio.
Mas tenho que enaltecer esse livro, tenho que enaltecer a importância de tudo que foi falado, cada minima vírgula foi extremamente importante e eu admiro muito a Carmem.
Sem contar que a dinâmica do livro é sensacional, eu recomendo ler se vc estiver com a cabeça preparada para assuntos de abuso domiciliar.
comentários(0)comente



Jessika 28/09/2022

meu deus que aflição
esse livro inteiro é uma sirene de carro de polícia piscando e fazendo zuada até você ficar doido

o tamanho do bucho em que essa coitada se enfiou meu deus (quem já viveu sabe e quem não viveu nem queira

é isto na comunidade lgbtqiap+ tem muito relacionamento abusivo sim

se liguem viu
comentários(0)comente



Camila 23/09/2022

Na casa dos sonhos, de Carmen Maria Machado, é um livro de memórias em que a autora relata suas vivências em um relacionamento abusivo com outra mulher. Nesse cenário, através de uma escrita poética e repleta de referências e metáforas, Carmen demonstra desde o início cheio de sonhos até o final doloroso e confuso do relacionamento.

Através da escrita, a autora também faz uma análise cultural e sociológica sobre uma questão pouco debatida: a existência de relacionamentos abusivos entre pessoas do mesmo gênero.

Contém gatilhos de relacionamento abusivo e violência.

"?Sentir-se em casa? se torna uma expressão mais próxima de ?a casa sempre ganha?. Em vez de apontar para uma estrutura compartilhada que oferece abrigo, significa que a pessoa que manda na casa está protegida; todas as outras estão correndo risco."

A escrita da autora é poética e coloca o leitor como principal autor da ação ("você faz isso), o que torna a leitura mais imersiva. Os capítulos são curtos e rápidos de ler. Porém, diante da narrativa crua das violências sofridas pela autora, pode não ser um livro rápido de ler. Precisei fazer várias pausas durante a leitura para absorver alguns capítulos.

A autora também traz análises sobre as violências que ocorrem dentro dos relacionamentos queer e da forma como a sociedade, muitas vezes, visualiza e interpreta essa violência. É uma leitura muito importante, tanto para quem faz parte da comunidade LGBTQIA+ quando para quem não. Foi meu primeiro contato com a escrita da Carmen Maria Machado e, com certeza, favoritado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Carol 07/11/2022minha estante
concordo pra caralho k




sophi5 16/09/2022

Um livro rico
Um livro rico de detalhes, exemplos e informações. Apesar do relato da autora ser cruel, doído e de cortar o coração. Necessário pausas e muito psicológico para ler esse livro. Amei as metáforas, os títulos e todas as ideias que ela expõe com graça e força. Nao achei a escrita dela a melhor coisa do mundo, mas é boa, e a esposa dela parece ser uma fofa pelo oq ela descreve. A sensação do final do livro é de alívio (também porque a leitura dá um estilo muito acadêmico e sufocante pelo oq retrata) e enriquecimento de conhecimento sobre esse assunto.
comentários(0)comente



Vivian24 07/09/2022

?
Li por indicação da Pam Gonçalves e fiquei decepcionada. O livro trata de um assunto sério, mas o jeito como a autora conta e o monte de analogias ao longo do livro são muito cansativas e muitas coisas são redundantes e isso tornou a leitura maçante. Consegui terminar só depois de muita, MUITA leitura dinâmica.
comentários(0)comente



Tony Amorim 06/09/2022

Um estudo, um manifesto para que não aconteça novamente
É angustiante ler e imaginar as situações, ainda mais percebendo a sutil monstruosidade da violência e a lógica silenciosa da sua construção. Houve partes que tive de fazer pausas para respirar, antes de continuar.

O livro é muito bem construído e fácil de ler, são capítulos curtos mas construídos sempre com muita intenção. O que é notado pelos seus títulos metafóricos.

Ela intercala entre cenas do seu relacionamento, de outros casos reais, ilustrações em ficção e na cultura. Isso irriquiceu muito a leitura, facilitando a compreensão da gravidade do assunto, se aproximando de um estudo.

Não tem como sair desse livro sem entender o que é relacionamento abusivo. Ela cita escrever ele na tentativa de dar voz e prevenir outros iguais, e ela alcançou esse material.

Ainda mais de uma relação queer, que na tentativa de garantir direitos humanos, esconde a existência de falhas humanas, como o abuso.
comentários(0)comente



jaquesant0s 03/09/2022

Uma história necessária e profunda sobre violência entre casais do mesmo gênero mas a pegada um tanto acadêmica acabou me tirando um pouco da história o que me fez não gostar tanto.
comentários(0)comente



marina510 03/09/2022

não consigo comentar direito ainda, muita coisa pra digerir, principalmente a escrita e as tématicas que ela traz no livro. é tudo muito doloroso e a forma com ela expande o assunto, como ela propõe trazer estudos teóricos, imagens de filmes e livros, como ela se expõe. muita coisa mesmo.
comentários(0)comente



João 29/08/2022

Extremamente necessário
"Um lembrete para se lembrar: só porque a agudez da tristeza arrefeceu, não significa que um dia essa mesma tristeza não foi insuportável. Significa apenas que o tempo e o espaço, criaturas de proporções e generosidade infinitas, se interpuseram entre vocês, e hoje a protegem como no passado não puderam."

É triste saber que essa história é realidade na vida da autora. Mais triste ainda de saber que é uma realidade para muitas mulheres, independente da orientação sexual. Mas, além de tudo, uma história extremamente necessária de ser conhecida.
comentários(0)comente



Mcbloom 26/08/2022

O livro tem um formato diferente dos usuais, são capítulos curtos com capítulos que começam com o título "Casa dos sonhos". A forma de escrita não é "eu fui e fiz tal coisa", é no modelo de "você foi e fez tal coisa", coloca o leitor como agente da história e faz a gente se sentir no lugar de quem está narrando mesmo.
Para quem já passou por um relacionamento abusivo (ainda mais um entre mulheres), é dolorido se identificar com algumas coisas. Quando há abuso, as pessoas mais próximas costumam perceber antes mesmo de você conseguir nomear aquilo como uma violência. Você sabe que tem alguma coisa errada, mas não sabe dizer o que.
Um ponto fraco do livro: tem muita divagação, você quer pular as partes que são enroladas. O final teve um plot twist considerável.
comentários(0)comente



Rafa 24/08/2022

Um livro de memórias que retrata a história de um relacionamento abusivo entre mulheres e reforça o quão comum isso é.
Os relatos são pesados e tristes!
A autora reforça a importância de uma obra com este tema que é "a violência dentro de um relacionamento de pessoas do mesmo gênero" mas é um livro para todos os tipos de casais.
comentários(0)comente



188 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13